Chocolate com Pimenta – O retorno de Ana Francisca a Ventura



“CHEGOU A HORA DE VOLTAR. AGORA SERÁ A MINHA VEZ!”
Uma doce vingança está a caminho. Ana Francisca resolveu enfrentar o passado e acertar contas com quem merece castigo. Ela agora é a viúva de Ludovico, e após a morte de seu melhor amigo, Aninha decide que é tempo de retornar a Ventura. E esse é um dos momentos mais esperados da novela. O momento em que a viuvinha começa a traçar sua vingança, para o desespero de seus inimigos. Isso é tão delicioso de se ver! Ana Francisca já não é mais a ingênua de antes, e aqueles que a humilharam terão que lidar com as consequências – “Chegou a hora de voltar. Agora será a minha vez!”. Logo, é ela quem dará as cartas daqui em diante… pelo menos por um tempo. Quando Jezebel recebe um telegrama urgente, com a notícia de que Aninha estará de volta muito em breve, ela se desespera. Porque a viuvinha herdou tudo, inclusive a fábrica de chocolates que ela tanto acha que deveria ser sua. Então, ela convoca uma reunião com Conde Klaus, Vivaldo e Terêncio, para comunicá-los sobre o retorno a “negócios” de Ana Francisca.
Eles se lembram da humilhação que ela sofreu no Baile de Formatura. E sabem que agora é ela quem estará no comando da economia de Ventura por ter herdado a Bombom. Então, eles concluem que Ana Francisca deve ser recebida como uma “rainha”, enquanto Jezebel se recusa a dar toda essa pompa a “maria-mijona”… mas ela se convence de que é o melhor, já que não lhe resta mais nada a não ser “bajular o estrupício”. E Vivaldo tem a grande ideia de organizarem um baile em homenagem a Ana Francisca, a fim de que ela esqueça os “problemas do passado”. Com certeza ela não esqueceu, e jamais esquecerá. E aqui está toda a maravilha desse retorno de Aninha, porque esse baile promete. Enquanto Jezebel começa a bancar a boazinha, querendo os familiares pobres da Aninha como convidados do baile, Olga vai contar para Danilo sobre a grande novidade de Ventura: “a caçadora de dotes está voltando”. E depois de sete anos de um noivado enrolado com ele, acho que com o retorno de Ana Francisca, ela terá que esperar um pouco mais para se casar.
Olga procura saber se Danilo e Aninha mantiveram algum contato durante esses anos em que ela esteve longe de Ventura, porque ela pensa que certamente a “maria-mijona” irá correr atrás dele outra vez. Então, depois daquela reação de surpresa com a novidade, ele demonstra aversão a Aninha, a “golpista que se casou com um velhote para dar o golpe do baú”. Porém, sabemos que não é um sentimento de repulsa o que ele sente por ela, lá no fundo. Mas isso é história para um próximo texto. Danilo promete a Olga que não irá no baile de Ana Francisca, porque se recusa a homenagear a “caçadora de dotes”. E assim, Olga pôde ficar mais tranquila em relação ao seu ciúme. Finalmente temos a grande chegada de Ana Francisca em Ventura, e é uma cena que movimenta toda a cidade. Todos estão curiosos para rever aquela que saiu humilhada da cidade, e agora retorna como dona de tudo. E eu adoro esse momento. Adoro o carro de luxo de Aninha entrando na cidade enquanto todos se aglomeram para vê-la passar… e ao mesmo tempo em que busca por vingança, ela também se emociona por estar de volta. Porque nem tudo foi maldade.
Mas é somente em frente a mansão que todos têm a oportunidade de contemplar a mulher esplêndida que Aninha se tornou: altiva, poderosa, bela e rica. E como eu amo esse instante. Como eu adoro o desempenho que a Mariana Ximenes teve para criar uma nova faceta para a personagem. É incrível! A bajulação de Jezebel começa no exato momento em que ela recebe sua “querida irmãzinha” de braços abertos… destilando falsidade, é claro. E Aninha sabe bem que sua cunhada quer vê-la pelas costas, só que daqui por diante, as coisas vão mudar drasticamente. Então, Jezebel não quer bajular somente Ana Francisca para tentar conquistar a confiança da viuvinha de seu irmão, ela também quer conquistar o Tonico. E eu me diverti muito com ele dizendo que ela tem “cara de bruxa”. Crianças são tão sinceras, né? (kkkkkkk) Depois, eu também me diverti com a Bernadete, quando Aninha pergunta pela filha da Jezebel e ela aparece quebrando uma janela com sua bola de futebol – brincadeiras de Bernadete (rs).
Não demora para que Jezebel comunique a Aninha sobre o baile em sua homenagem que estão preparando para recebê-la, porque “todos sentiram muito sua falta”. E diante da falsidade de Jezebel, ela já tem em mente como fará uma surpresa para toda Ventura – “Mas eu adoraria ir a esse baile. É justamente do que eu estava precisando”. Logo, temos um momento emocionante no meio de todo esse alvoroço que foi o retorno de Aninha a Ventura. Ela ainda não havia ido ao sítio, e sua família começa a achar que talvez ela não virá vê-los agora que ficou rica. A vó Carmem, com todo o amor e carinho, está preparando o doce de abóbora que Aninha tanto gosta… mas ela ainda não apareceu por ali. Então, eles ficam meio desapontados e tristes, achando que ela não veio porque não quer “sujar os sapatos no barro do sítio”, ou talvez esteja sentindo que “está com o rei na barriga”. E não tem como não sentir um dó deles. Porém, é claro que Ana Francisca não esqueceu a família, porque com eles ela continua sendo a mesma de sempre. E quando ela chega no sítio, é aquela alegria sem fim.
Ela também está emocionada em rever a família, e aquele reencontro é contagiante. Ainda mais porque agora há mais um membro para trazer ainda mais alegria para a família: o Tonico (chorei demais com eles!). E é claro que a Aninha provou com gosto do doce da vó Carmem. Eu adoro esse núcleo caipira da novela. É tudo tão sincero e acolhedor entre eles, mesmo com as brigas hilárias, as discussões cômicas e os divertidos desentendimentos. Eles são uma família de verdade. E Ana Francisca faz questão de ter as pessoas que ama junto a ela no baile. Então, finalmente chegamos no dia em que Ventura quer homenageá-la. A cidade em peso está no baile. E a chegada de Ana Francisca no evento é um dos melhores momentos. Ela está deslumbrante com seu look viuvinha sensual e provocante, chamando a atenção de todos quando entra no salão… e mostrando o quanto não é mais a mesma do passado. Todos só têm olhos para Aninha, enquanto ela adora ser cortejada e admirada pelos homens, assim como adora ser a sensação do momento.
A Olga também está presente, claro, porque ela não quis que as pessoas achassem que era uma “despeitada” caso não fosse ao baile. Então, ela quer competir com Ana Francisca em tudo, querendo mostrar quem está melhor vestida e quem se sairá melhor no evento. Mas não tem pra ninguém, Aninha é o centro das atenções em todos os sentidos. Assim, Olga provoca aquele acidente, destruindo parte do deslumbrante colar de pérolas que Ana Francisca estava ostentando apenas para humilhá-la. E enquanto Aninha junta suas pérolas do chão, ela e Danilo dão de cara. Ele resolveu ir ao baile, contrariando Olga. E depois que eles se olham por um longo tempo, com um olhar que mistura paixão, desejo, mágoa e ressentimentos, Aninha decide sair daquela humilhação em grande estilo: colocando uma rosa em seu decote e dançando de forma provocante aquele tango pra lá de sensual com vários homens no baile. E ela não tem pudores enquanto arrasa no salão e provocando Danilo com sua beleza e sensualidade, para mostrar o quanto está se divertindo em seu próprio baile.
E ela realmente está adorando tudo aquilo, fazendo com que todos vejam como ela está feliz enquanto continua dançando de forma caliente. Tão caliente e sensual que eu adoro quando a vó Carmem faz aquele comentário a respeito do decote da neta: “Daqui a pouco as laranjas vão sair pra fora” (kkkkkk). Definitivamente, Aninha está dona de si. E ela também sabe que praticamente é a nova dona de Ventura, porque agora que a fábrica de chocolates é sua, a economia da cidade está em suas mãos. Então, ela decide revelar a todos a grande surpresa que havia preparado para aquela noite. E não há como não adorar esse momento. Ana Francisca é um HINO!
“Senhoras e senhores, tenho uma revelação a fazer. Como todos sabem, eu saí desta cidade há muitos anos. Vivi na Argentina durante todos esses anos, com meu falecido marido, um amigo de toda uma vida, Ludovico. Mas, quando ele se foi, eu percebi que a vida deve continuar. Viajei pelo mundo. Segui o conselho do meu querido Ludovico, que ao se despedir, me pediu para que fosse feliz. Mas o que é a felicidade? Eu era feliz quando vivia com meu pai no mato. Eu era feliz quando vivia com a minha avó, o meu tio e os meus primos lá no sítio. Mas eu percebi que quando somos pobres, muita coisa ruim pode acontecer. E que o dinheiro me ajudou a ver a vida de um modo diferente. Ao lado do meu falecido marido, eu aprendi muito. Eu aprendi a usar o dinheiro. E, por isso, resolvi expandir meus negócios. Encontrei um grupo de empresários interessados em investir na fábrica de chocolates. Serão meus sócios. E em consequência desta sociedade, a fábrica será transferida para São Paulo, que é a cidade que mais cresce no país. Voltei apenas para acertar as contas da fábrica e finalizar as negociações. Em poucos meses, a fábrica de chocolates Bombom deixará esta cidade. E eu irei embora com ela”.
O discurso de Aninha surpreende a todos. E o seu olhar de vingativa, de quem sabe que está no comando, é o melhor. Essa não era bem a revelação que a cidade esperava. Assim, Jezebel e seus comparsas precisarão de um plano de emergência para impedirem Aninha de tirar a Bombom de Ventura, e para não irem à falência com isso. E enquanto Danilo sabe que, lá no fundo, nunca esqueceu Ana Francisca, Jezebel tem noção do que sua querida cunhadinha quer: ela quer VINGANÇA, de todos que riram dela, e de todos que pisaram nela. AH, COMO EU AMO ESSA NOVA ANA FRANCISCA! Agora, uma nova fase inicia-se. E Aninha irá surpreender e ser surpreendida algumas vezes.

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.

Comentários