Chocolate com Pimenta – O fracasso dos inimigos de Ana Francisca e o casamento de Olga e Danilo

“CHEGOU A MINHA HORA DE RIR, OLGA”

Os inimigos de Ana Francisca seguem fazendo de tudo para impedir a venda da fábrica de chocolates, mas, por enquanto, as coisas não estão dando muito certo para eles. Quando os sócios estão chegando para comprar parte da fábrica e levá-la para longe de Ventura, Jezebel coloca um plano em prática: dar a Reginaldo uma boa quantia em dinheiro para que ele guarde em segurança, pois, segundo ela, alguns fornecedores só aceitam pagamento à vista. Mas a finalidade disso tudo é fazer com que Reginaldo perca o dinheiro numa mesa de jogo, já que ele tem um vício em jogos de azar e talvez não consiga resistir em usar o dinheiro da fábrica no jogo, e o prefeito Vivaldo, Conde Klaus e Sebastian ficam responsáveis por induzi-lo a não resistir ao vício. E eles conseguem.

Assim, Sebastian rouba no jogo e Reginaldo acaba apostando o dinheiro da fábrica, se endividando e perdendo tudo, inclusive sua própria filha, Celina (mas isso e assunto para um outro texto). Logo, a artimanha de Jezebel surte o efeito esperado. Agora, além de conseguir desmoralizar Reginaldo, ela e seus aliados também conseguem atrasar os relatórios que Ana Francisca havia pedido a ele para provar aos futuros sócios que a Bombom e lucrativa, além de fazer com que a fábrica fique com uma má reputação perante os sócios, por ter um diretor de relatórios capaz de gastar o dinheiro do próprio trabalho em seu vício no jogo. Então, o mais importante para os inimigos de Ana Francisca acontece: Reginaldo e demitido por Aninha quando ela fica sabendo tudo o que ele fez.

Só que Jezebel e cia não contavam com o fato de que os futuros sócios continuariam querendo comprar parte da fábrica, mesmo com Ana Francisca não conseguindo provar que ela é lucrativa. Então, o plano dos inimigos da viuvinha vai completamente por água abaixo quando Ismênia, uma das futuras sócias, decide ficar em Ventura para analisar o andamento da Bombom, e ela logo percebe que Jezebel não e de confiança, e elas trocam inúmeras e divertidas farpas. Assim, de nada adiantou tirar Reginaldo da jogada para atrasar os relatórios, porque Ismênia e sagaz, muito inteligente e dura na queda, e está disposta a trabalhar com afinco na contabilidade da Bombom, sempre contando com a ajuda da Roseli, já que ela e uma secretaria muito “eficiente” (rs). Logo, os inimigos de Ana Francisca fracassam no plano de impedir a venda da fábrica de chocolates.

Quanto a Reginaldo, de nada também adianta ele tentar reverter a situação quando vai falar com Conde Klaus para pedir um prazo maior para pagar suas dívidas de jogo, porque o banqueiro não faz questão de ajudá-lo em nada. Então, quando ele apela para que Jezebel o ajude “em nome dos velhos temos” que já viveram, e óbvio que ela também não o ajuda em nada, afinal de contas, tudo o que ela mais queria havia acontecido: ele foi demitido e os relatórios não foram concluídos. Mas não demora muito para que Ismênia fique cada vez mais convencida de que uma sociedade com a Bombom e um excelente negócio. E com um novo empecilho na jogada, Jezebel e os demais já articulam uma nova artimanha: fazer com que Vivaldo seduza Ismênia para conseguirem tirá-la do caminho.

Porém, isso é muito mais difícil do que eles imaginam, já que Ismênia não é mulher de se deixar seduzir, e o prefeito Vivaldo terá que cortar um dobrado para conseguir conquistá-la. Sendo assim, ele fracassa em todas as tentativas, e os dois nos entregam alguns momentos hilários, como aquele em que Ismênia derrama bebida nele ou aquele em que ela quebra uma garrafa de champanhe na cabeça do prefeito abusado. Bem, me parece que os ventos não estão soprando a favor dos inimigos de Ana Francisca, ao menos por enquanto, e eles seguem fracassando em seus intentos de impedir que a fábrica de chocolates seja levada de Ventura, embora sigam investindo no plano de sedução de Vivaldo. Será que Ismênia irá ceder aos encantos do prefeito? (rs)

Agora, vamos falar um pouquinho dessa complicadíssima relação amorosa entre Danilo e Ana Francisca. Gente, convenhamos, como esses dois dificultam as coisas. Eu nunca vi um casal protagonista tão complicado assim. E eu não sei como o Walcyr Carrasco conseguiu nos prender por tanto temo em algo tão simples de ser resolvido entre esses dois – bastava uma conversa bem esclarecedora entre os dois e pronto, tudo resolvido. Por um lado, Ana Francisca pensa que Danilo está envolvido na humilhação que ela passou no Baile de Formatura e também acha que ele sabe sobre Tonico ser seu filho, mas que prefere fugir de sua responsabilidade porque não presta. E tanto ela quanto ele não têm a menor noção de que tudo foi uma armação de Bárbara e Olga para separar os dois.

Logo, está tudo bem mal resolvido entre eles.

Quando Aninha resolve seguir o conselho da Vó Carmem, de conversar com Danilo, eles se encontram para uma conversa onde ela quer falar sobre o passado e esclarecer tudo. Porém, a conversa não surte o efeito desejado, porque eles acabam discutindo e Danilo a ofende por acreditar que ela é uma “golpista que se casou com um velhote para herdar a fortuna dele”, e Aninha faz questão de mostrar que não é mais a “ingênua de antes” e que não vai tolerar ser ofendida. Então, depois de se acalmarem com um beijo, porque nem só de desentendimentos vive esse casal (rs), eles decidem que o melhor é deixar os assuntos surgirem naturalmente entre eles, sem nenhuma pressão. E é assim que os dois resolvem se encontrar mais uma vez para tentar corrigir o que precisa ser corrigido e se entenderem de uma vez por todas.

Porém, Danilo pisa na bola quando, no encontro seguinte, demonstra que quer passar a noite com Aninha, e é óbvio que ela se ofende. Então, Aninha dá uma bofetada nele, e o encontro que havia começado bem acaba muito mal. E outra vez eles não têm a chance de falar sobre o passado para esclarecerem as coisas. Assim, Danilo vai se desculpar por sua grosseria, de achar que Aninha iria facilmente querer passar a noite com ele, e tudo termina na primeira grande cena de guerra de comida da novela, quando Aninha se recusa a falar com Danilo e Timóteo resolve defender a prima do “armofadinha”, lascando uma tortada na cara dele… e tudo sai de controle, com bolos voando na cara de todo mundo e muita bagunça.

São as famosas cenas de guerra de comida de Walcyr Carrasco em “Chocolate com Pimenta”, cenas que nós amamos ver, rever e nos divertimos muito assistindo. Como eu adoraria estar numa cena dessas, gente! Imaginem só a deliciosa loucura que não era gravar essas sequências, ainda mais na direção do nosso saudoso Jorge Fernando. (kkkkkkk)

Um novo encontro acontece entre eles, quando Danilo insiste em se desculpar e vai perturbar o sossego de Aninha até que ela aceite falar com ele, e ele é todo cavalheiro com ela. Dessa vez, não há discussões acaloradas e a conversa é amigável do início ao fim, só que novamente eles não conversam sobre o que de fato deveriam conversar: sobre o passado. Meu Deus, como esses dois dão voltas e mais voltas! Assim, Danilo diz coisas como “não entender o porquê de Aninha tê-lo abandonado para se casar com um velhote”, o Ludovico, e ainda diz à Aninha o quanto “queria ter dançado com ela no Baile de Formatura e no baile de seu retorno a Ventura”.

E Aninha também não compreende, afinal de contas, se ele “queria dançar com ela, por que fez tudo o que fez?” – Toda aquela história envolvendo o balde de tinta verde, que ela pensa que foi Danilo que armou tudo para se livrar dela e fugir da responsabilidade de criar Tonico. Mas desse encontro nós temos alguns momentos de ternura entre os dois, como vê-los dançando no coreto, tarde da noite e com a cidade somente para eles, e mais alguns beijos românticos. Com isso, Ana Francisca está disposta a perdoar Danilo pelo que ela acha que ele a fez passar no passado, até porque, para ela, “as pessoas se transformam, e Danilo era muito novo”. Logo, ela cria esperanças de que, finalmente, eles consigam ficar juntos e felizes.

Mas coisas mal resolvidas do passado não são o único empecilho para que eles fiquem juntos, porque temos algo muito maior no caminho: a Olga – Ahhhhhh, como eu adoro a Olga! Àquela altura, para impedir que Danilo terminasse o noivado de sete anos, Olga protagoniza o maior escândalo e ameaça se atirar da janela se Danilo não marcar logo a data do casamento. E é assim que ela consegue forçá-lo a, finalmente, marcar a bendita data. E com a data marcada, e já sabendo que Ana Francisca está novamente em seu caminho, se passando por Danilo, Olga arma um encontro com a viuvinha, e as duas se confrontam. Primeiro, Aninha diz umas boas verdades para sua rival, coisas como “se Danilo quisesse se casar com você, ele já teria se casado”.

E Ana Francisca ainda diz à Olga que ela lhe “dá tristeza, porque é triste amar sem ser amada”, e Olga “tem o coração seco, incapaz de amar” – Eita! Obviamente, a vilã não fica por baixo, porque ela mostra para Aninha o papel que confirma que a data do casamento já foi marcada, além de também dizer algumas coisas que ofendem a viuvinha, algo como “Danilo ser um homem que gosta de se divertir e que ele quis provar que bastava estalar os dedos para que Ana Francisca fosse correndo atrás dele, e que Aninha nunca deixará de ser uma maria-mijona”. Assim, Olga consegue plantar uma dúvida em Aninha sobre Danilo realmente querer algo sério com ela. E depois, ela se sente feliz ao ver Ana Francisca chorando com as coisas pesadas que ela lhe disse.

E eu fiquei tipo: Se Ana Francisca conhece bem o caráter da Olga, por que é que ela foi se deixar abalar pelas coisas que sua inimiga lhe disse? Afinal de contas, agora, mais do que tudo, ela precisa demonstrar ser inabalável.

Depois, seguindo os conselhos da Margot, de atacar um por um de seus inimigos, e de não deixar que Olga e Danilo se casem para passar o resto de suas vidas rindo dela, Ana Francisca decide que vai se vingar dos dois e acabar com o casamento deles, até porque, como bem disse Margot: “Não seria vingança, seria justiça”. E Aninha resolve seguir mais um conselho, dessa vez um conselho da Márcia, o de arrumar um namorado para “afastar Danilo e fazer ciúmes nele” – Como podemos ver, conselheiros é o que não falta para Ana Francisca (kkkkkkkkkk). Agora, se eles dão bons conselhos ou não, aí já é outra história (rs).

Nesse meio tempo, Sebastian acaba entrando na vida da viuvinha, e ela nem imagina que as intenções de seu “novo amigo” não são as melhores. Ele quer dar o golpe do baú em Aninha, se casar com ela e ficar muito rico. E o Conde Klaus está adorando o fato de que seu sobrinho e ele, eventualmente, poderão se tornar donos da cidade com a fortuna de Ana Francisca. Então, Sebastian faz a linha homem gentil e de bom-caráter, e se declara para Aninha. Mas ela é sincera a respeito de seus sentimentos por Danilo e o quanto não está pronta para um novo relacionamento, mas Sebastian é cauteloso, e se oferece para ser amigo dela enquanto deixa que as coisas entre eles fluam… e ela aceita, até porque, a companhia de Sebastian é agradável, e também serve para despertar ciúmes em Danilo.

Posteriormente, Danilo protagonizaria diversas cenas de ciúmes por conta de Sebastian, como aquela em que ele encontra o rival na casa de Ana Francisca e exige explicações dela sobre a presença de Sebastian (mas olha só quem está falando, aquele que está de casamento marcado), e, então, ele quer sair na porrada com o sobrinho do banqueiro. Já num outro momento, eles realmente brigam na rua, e é hilário ver Sebastian enfiar uma melancia na cabeça de Danilo (hahahahahah) – é mais uma das inúmeras cenas malucas escritas por Walcyr Carrasco, e eu me divirto muito com essas cenas (rs). Contudo, Sebastian se torna um bom amigo aos olhos de Ana Francisca, e ele ainda viria a ajudá-la em sua vingança contra Olga e Danilo.

Enquanto isso, Olga ganha uma ótima aliada num plano de fingir estar gravemente doente: Jezebel! Depois de perceber que Danilo está tentando se aproximar de Aninha, Jezebel quer separar os dois, afinal de contas, se Danilo se casar com a viuvinha, aí é que ela não conseguirá colocar as mãos no dinheiro da fábrica. Então, ela também precisa agir. A plano de Olga e Jezebel não é dos piores, porque se Danilo, finalmente, marcou a data do casamento quando Olga ameaçou se jogar pela janela, o que mais ela não poderia conseguir se passando por uma pessoa muito doente. E ela finge muito bem (rs). Para o plano ganhar veracidade, Jezebel tenta convencer o Dr. Paulo a dar um diagnóstico gravíssimo para Olga, mas ele se recusa porque isso é antiético.

Assim, Jezebel precisa recorrer ao prefeito Vivaldo para ajudá-la, e ele ameaça acabar com a carreira do Dr. Paulo se ele não entrar no plano. Logo, Dr. Paulo não tem alternativa, ele pede inúmeros exames para Olga, para que todos pensem que sua doença é realmente muito grave, mas se recusa a dar um diagnóstico preciso e receita muito bife de fígado para ela (kkkkkkkk) – eu também odeio bife de fígado, Olga (hahahahaha). Mas pedir vários exames já é o suficiente para Olga enrolar Danilo por um tempo e fazer com que ele se compadeça dela, e, assim, impedir que ele acabe com o casamento. Danadinha! E quando Danilo e Aninha se encontram, sei lá, creio que pela centésima vez (rs), para resolverem suas questões mal resolvidas, ele ainda não conseguiu desmarcar seu casamento com Olga, como Aninha havia imposto como condição para que eles pudessem ficar juntos. E o motivo é o fato de Olga estar muito doente.

Naturalmente, Ana Francisca fica decepcionada com Danilo, e ela já não confia mais nele. Agora, ela exige uma prova de que ele realmente quer ficar com ela, e Danilo promete que vai desmarcar a data do casamento com Olga. Mas o destino reserva outros caminhos que não chegarão a um bom lugar. Mesmo descobrindo que os preparativos do casamento estão a todo vapor, Aninha prefere esperar por Danilo, pois se ele ainda não terminou tudo com Olga é porque ela está doente. Mas quando ela decide ir pedir conselhos para sua família – Ahhhh, como eu amo esse núcleo do sítio. A família da Aninha é a melhor família que alguém poderia ter –, e Márcia resolve ajudá-la a desvendar se Danilo realmente vai desmarcar a data do casamento, elas descobrem que o terno para o casamento e as alianças já estão prontos. E o mundo da viuvinha volta a cair.

O que elas não sabem é que foi Bárbara quem encomendou o terno e as alianças, e não Danilo. Assim, por conta dessa confusão, Ana Francisca volta a querer vingança, porque ela acredita que Danilo só quer rir dela, novamente, e que a estava enganando esse tempo todo ao dizer que acabaria com seu casamento com Olga. Logo, ela quer dar o troco e arma um encontro com Sebastian para que Danilo pense que ela está interessada no dinheiro que o sobrinho do banqueiro vai herdar, e para provocá-lo e deixá-lo morrendo de ciúmes. Então, ela rebaixa Danilo e tem uma postura que o deixa decepcionado com ela, além de fazer com que ele pense que ela sempre foi uma golpista, interesseira e caçadora de dotes. Com isso, Danilo chega à conclusão de que Aninha não vale nada, e decide se casar com Olga.

O dia do casamento chega, e com ele a vingança de Ana Francisca. E ela tem um bom plano para acabar com o casamento. Quando Aninha manda Sebastian dar o sinal para a marcha nupcial, Olga entra na igreja sem que Danilo esteja presente, e ela dá de cara com Ana Francisca, toda altiva, soberana e poderosa (adoro!). Então, quando Olga se dá conta de que Danilo ainda não chegou na igreja, ela dá o maior chilique e arma um grande barraco, querendo saber onde ele se encontra. Assim, é a vez de ela ser humilhada com todos rindo de sua desgraça, tal como, no passado, a cidade inteira riu de Ana Francisca no Baile de Formatura. E Aninha está assistindo, contente, todo seu plano dando certo, um plano que, até aqui, como parte dele, sabemos que Sebastian e Timóteo ajudaram a embebedar Danilo.

E quando todos procuram por Danilo, ele é encontrado no meio da cidade, dormindo e completamente pelado. Uis! (hahahaha). É o maior vexame! E Danilo não se lembra do que lhe aconteceu. Ainda assim, Olga está decidida a se casar com ele de qualquer maneira, e ela quer que o casamento se realize, custe o que custar, afinal de contas, o importante é se casar com Danilo. Mas o padre se recusa a realizar uma cerimônia onde o noivo está pelado (hahahahaha), e, então, eles terão que marcar uma nova data, o que provavelmente poderá levar mais sete anos para acontecer (rs). Logo, depois de tanta confusão, e de um quase nudes de Murilo Benício – Gente, que bundão era aquele do ator, hein? Será que ainda é assim? Haja glúteos! (rs) –, Terêncio dá voz de prisão a Danilo por toda aquela algazarra e por atentado ao pudor, quebra de contrato matrimonial, humilhação pública e por aí vai (rs). E ele vai parar na cadeia! Detalhe, peladão. (Nossa!)

Logo, é o fim para Olga! Quando ela dá outro chilique no salão de festa, destruindo toda a decoração e querendo quebrar tudo, Aninha chega toda trabalhada no cinismo e no deboche (amooooo) para tripudiar em cima da rival e rir de sua desgraça – “Chegou a minha hora de rir, Olga!”. Assim, Olga entende que tudo foi uma armação de Ana Francisca. Então, Aninha a lembra de como foi humilhada no Baile de Formatura e de seu juramento de vingança de todos que riram dela. Ela confessa que tramou tudo, e fala coisas como “Danilo estar se casando à força e sobre como ele não ama Olga, além de muitas outras verdades sobre sua inimiga, coisas que Olga merecia ouvir. Assim, elas discutem, trocam bofetadas, se atracam, rolam no chão, e Aninha ainda enfia o bolo de casamento na cara da Olga (hahahahah).

E tudo termina como? Em guerra de comida, claro. Quando os convidados chegam no salão e veem a briga das duas, eles tentam separá-las e acabam fazendo parte da confusão, e é tortada e comida voando pra tudo o que é lado. Como eu ri dessa cena. Mais uma das maravilhosas cenas de guerra de comida da novela, ao melhor estilo Walcyr Carrasco. Um verdadeiro circo! (hahahahahah) Jesus, que delícia! (rs). Depois, para dar sua cartada final, Aninha vai visitar Danilo na cadeia, para também tripudiar em cima dele, mostrar sua vitória e contar que foi ela quem planejou tudo. Danilo se surpreende que ela tenha tido “uma mente tão maligna”, enquanto ela continua acreditando que foi ele quem lhe fez muito mal no passado e que por causa dele seu coração acabou endurecido.

Dessa maneira, Ana Francisca está pouco se importando se Danilo “não gostou do que ela se tornou”, porque tudo o que ela quer é humilhá-lo. E ele quase esgana ela. Assim, não temos avanço nenhum quanto ao relacionamento dos dois, porque tudo parece ter voltado à estaca zero, com Aninha acreditando que Danilo só queria usá-la e ele tendo a certeza de que ela é uma golpista. E aquela conversa sobre o passado, para colocarem tudo em pratos limpos, e todos os pingos nos is, parece que não acontecerá tão cedo. E olha que nem estamos na metade da novela ainda. Temos muita história pela frente. Haja enrolação! Ao menos temos mais cenas de guerra de comida pela frente (hahahahahaha).

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.

Comentários