Solange enfrenta Odete e Heleninha se apaixona por Ivan

“Não deu pra entender ainda que eu não sou mulher de conchavo?”

Odete Roitman já está no Brasil, e ela pensou que algumas coisas haviam mudado por essas terras, mas bastou descer no aeroporto para sentir o calor horroroso e ter que ver gente feia e horrível esperando uns ônibus caquéticos – Concordo com o calor e com os ônibus caquéticos (hahahahaha). Mas ela não veio apenas para resolver questões da TCA, Odete também está no Brasil porque tem planos para Afonso: ela quer que ele siga carreira em Paris. Assim, ela terá alguns problemas quanto a isso, porque o filho deseja ficar no Brasil e está apaixonado pela Solange, que encoraja o namorado a enfrentar a mãe e impor sua vontade de não morar no exterior. Assim, Afonso é firme com Odete, mas ela garante que ele não ficará no país. Solange até presencia uma discussão acalorada dos dois quanto a essa questão, e ela acha um absurdo a maneira tirana que Odete tenta enfiar sua vontade em Afonso.

Eu adoro a Odete, ela é uma vilã incrível, do tipo que só gasta dinheiro com coisas que possam lhe dar algum retorno e ainda é uma mulher poderosa à frente de uma baita empresa. Ela é uma vilã inteligente e, olha, assistindo a versão de 1988 só agora, dá até para entender algumas atitudes dela: uma mulher, numa época ainda mais misógina do que a atual (embora a novela não retrate isso), no comando de uma Companhia de Transportes Aéreos, não poderia se dar ao luxo de ser tão flexível assim – Algumas atitudes de Odete são compreensíveis, não aceitáveis. Mas eu amo a vilã poderosa que ela é. Enquanto isso, Maria de Fátima e César continuam tentando separar Afonso e Solange, e, dessa vez, César tem a ideia de fazer Fátima estragar as fotos que Solange fez para um trabalho, para que ela tenha que refazer tudo e passe mais tempo trabalhando do que com Afonso.

Então, Maria de Fátima rouba os negativos das fotos, mas o plano dá errado, porque Solange se recusa a trabalhar no fim de semana e decide que vai “vadiar” com Afonso (kkkkkkkk).

Quando Tiago aparece na TCA, depois de ficar desaparecido por conta do drama de ter descoberto que Marco Aurélio pagou uma garota para tirar sua virgindade, Odete fica muito feliz em reencontrar o neto que tanto adora. Tiago quer um emprego, quer ser mais dono da própria vida, mas Odete acaba estragando as coisas depois que conta para Marco Aurélio que o filho apareceu e pede para desistir de uma viagem para correr para a TCA. Logo, Tiago resolve sumir novamente e acaba se escondendo na sala de Ivan, que descobre que ele está ali, faz amizade com o garoto e consegue fazer com que ele desabafe sobre seu drama de adolescente decepcionado com o pai. Ivan tem todo um jeito paternal com Tiago, muito melhor do que Marco Aurélio certamente teria. Ele ganha a confiança do neto de Odete, dando bons conselhos para que Tiago saiba lidar melhor com as situações da vida, pois viver fugindo não é a melhor solução.

Assim, quando Heleninha invade a sala de Ivan, atrás do filho, toda se achando a poderosa por ser uma Roitman, ela tem um atrito com Ivan, que não gosta de sua atitude e não está nem aí se ela é ou não é uma das herdeiras do Grupo, e ainda joga na cara dela que a família está tratando Tiago como uma criança, o que não é nenhuma mentira. Então, quando Tiago prefere ficar conversando com Ivan, não há nada que Heleninha possa fazer quanto a isso, é melhor deixar o filho conversando com alguém que esteja entendendo melhor da situação, ainda que um estranho. E Tiago desabafa mais um pouco, falando sobre como não conseguiu transar com a garota e o quanto isso o frustrou, e Ivan consegue falar, como um pai deveria conseguir, sobre questões do início da vida sexual de um homem, além de também conseguir fazer Tiago enxergar que, mesmo sem sabedoria nenhuma, Marco Aurélio só estava tentando ajudar.

E é dessa maneira que Ivan convence o neto de Odete a não fugir mais e a voltar para a família… e então Tiago vai falar com o pai e se entender com ele. Marco Aurélio entendeu a burrada que fez. Com isso, Heleninha pede desculpas a Ivan pelo seu comportamento e agradece a ele por ter ajudado seu filho, mas Ivan não dá a mínima pra ela. Nesse meio tempo, a novela discute, através do personagem Gildo, a desigualdade e as injustiças no país, e o quanto a falta de suporte pode afetar no caráter e na formação de uma pessoa. Gildo é o garoto em quem Raquel confiou e deu uma oportunidade de trabalho quando chegou no Rio de Janeiro, mas ele a roubou e também roubou a pulseira de Eunice quando ganhou abrigo na casa dela por conta do pedido de Zezé, a quem Gildo também traiu a confiança. Então, quando toda a história do roubo da pulseira vem à tona, Raquel é firme com o garoto.

Ela faz Gildo enxergar que “marginal morre cedo, vive com medo e não tem uma vida fácil”. Raquel o quer bem, e quer que ele mude de vida, o que não é tão simples assim, porque Gildo é mais um dos muitos garotos que cresceu sem acesso ao básico, mas, felizmente, ele é salvo por alguém que lhe dá mais uma chance, que acredita em seu potencial e o ajuda a ir por outro caminho que não o crime, e ele vira uma das pessoas da maior confiança de Raquel – A oportunidade pode mudar vidas. Em outra trama, quando Ivan é convidado para um jantar com os Roitman, Raquel fica insegura de perdê-lo, porque ele vai frequentar roda de gente rica, e então ela decide pegar o tal empréstimo para investir num restaurante com Poliana, uma grana que ela não queria se comprometer por acreditar que, possivelmente, poderia não conseguir pagar.

Raquel enxerga que Ivan é um homem de ambição e resolve que também precisa ser mais ambiciosa. E ela está certíssima, precisa investir para crescer… quem não arrisca, não petisca.

Como namorada de Afonso, a pedido de Odete, Solange também é convidada para o jantar, mas a vilã não sabe que a garota com quem o filho tem um relacionamento é alguém que ela não aprovaria como futura esposa de seu herdeiro. Então, para fazer intriga, Maria de Fátima faz uma ligação anônima para a casa de Celina e fala com Odete, para dizer que quem está fazendo a cabeça de Afonso, para não ir embora do Brasil, é a mulher com quem ele está andando, uma vigarista que só está interessada no dinheiro dele... mas Odete decide não dar importância para uma ligação anônima. Quando Solange chega na casa de Celina, a irmã de Odete apresenta as duas, e a vilã finge que nunca ter visto Solange, mas ela solta a indireta de que as duas já foram apresentadas por Renato, na Tomorrow, quando Odete fez questão de ignorá-la e nem olhar na sua cara… e Solange ainda afirma que a vilã lembra muito bem dela.

E a treta entre as duas já começa aqui.

Durante o jantar, as falas horrorosas e preconceituosas de Odete não agradam a Solange – “Essa terra aqui não tem jeito, meu amor. Esse povo não vai pra frente. As pessoas aqui não trabalham, só se fala em crise. Desde que eu me conheço por gente só se fala em crise nesse país. É um povo preguiçoso. Isso aqui é uma mistura de raças que não deu certo. É isso que é o Brasil”. E Odete ainda é a favor da pena de morte e de cortar a mão de quem rouba, em praça pública, como exemplo – Meu Deus! O pensamento da Odete de 1988 não está longe do pensamento de muitos nos dias atuais. Socorro! Ela realmente é uma vilã. E apesar de todo mundo achar as falas de Odete um verdadeiro absurdo, Solange é uma das poucas que tem coragem de tentar argumentar, mas Celina decide mudar o rumo da conversa para que aquilo não acabe em algo pior. Que situação delicada, não?

Depois do jantar, Solange se irrita com mais uma fala preconceituosa de Odete, quando a vilã diz que “a violência do Brasil não pode ser justificada com a situação econômica do país, porque todos que cometem violência estão drogados”. Então, Solange não suporta mais esse absurdo, deixa claro que diverge de Odete e vai embora, e Afonso discute com ela porque pediu para que não declarasse guerra contra a mãe logo no primeiro dia – Odete Roitman é preconceituosa, e o Afonso é um insuportável. Assim, Fátima faz a linha amiga e vai conversar com Afonso e depois com Solange, fingindo que quer o bem do casal e que eles se reconciliem. Ainda durante a reunião na casa de Celina, Ivan e Heleninha se aproximam. Ele tem uma conversa agradável com ela sobre arte, elogia as obras que ela já fez e isso dá ânimo para Heleninha voltar a pintar.

Emocionalmente instável, precisando de alguém que lhe dê atenção, que lhe ajude com suas questões e muito carente de apoio e afeto, não demora para Heleninha se apaixonar por Ivan, ele é alguém que ajudou seu filho num momento delicado e, agora, está sendo querido e atencioso com ela… então, com a vida caótica que ela leva, não é difícil se apaixonar por ele. Depois que Afonso convence Odete a ficar no Brasil, ele quer que ela e Solange se entendam de uma vez… então, por ele, Solange decide tentar e convida Odete para um jantar. Assim, as duas são educadíssimas uma com a outra até a vilã demonstrar o que realmente quer da chérie. Odete tenta subornar e manipular Solange, garantindo que pode lhe conseguir um bom emprego em Paris em troca de ajudá-la a convencer a Afonso a desistir da ideia de ficar no Brasil. Porém, Odete não contava com a audácia de Solange em enfrentá-la e bater de frente com ela.

Solange entende que tudo não passa de um ardil de Odete e deixa claro que não fará parte de nenhum “conchavo” para manipular Afonso, porque seria um desrespeito a individualidade dele, e em resposta a insistência de Odete, em querer comprá-la com um bom emprego em Paris, Solange solta aquele “Não deu pra entender ainda que eu não sou mulher de conchavo?”. Eita! Naturalmente, Odete não se agrada de alguém que foi capaz de bater de frente com ela e de ainda desmascará-la, revelando sua verdadeira intenção por traz de uma falsa amabilidade. Detestando a atitude afrontosa de Solange, ela ainda vai tentar destruir a carreira da chérie. Confrontar a vilã rende outra discussão entre Afonso e Solange, e dessa vez é uma briga mais intensa, e eu adoro quando ela joga na cara dele que a família dele obedece a Odete porque é cheia da grana, mas que com ela não será assim porque não depende do dinheiro da poderosa.

Solange foi maravilhosa em enfrentar Odete. E eu também a adorei dizendo verdades para Afonso. Agora, Fátima vai aproveitar esse desentendimento para separar de vez o casal.

Para mais postagens de Vale Tudo, clique aqui.

Comentários