Penúltimo Capítulo de “Deus Salve o Rei” (28 de Julho de 2018)

 

“ELA É MINHA IRMÃ!”

Centrado no início do julgamento de Catarina, na reconciliação de Ulisses e Selena, e em mais uma revelação bem clichê de final de novela, mas que coube bem nestes momentos decisivos da trama, posso dizer que “Deus Salve o Rei” teve um bom penúltimo capítulo. E me agradou bastante o fato de a novela ter nos proporcionado grandes e interessantes reviravoltas em sua reta final. Realmente, acompanhar esse finalzinho da história tem sido muito bom. Com a morte de Otávio, e, consequentemente, a vitória de Montemor sobre a Lastrilha, Catarina tenta escapar de ser capturada uma última vez… mas Amália estava atenta a cada passo de sua inimiga. Então, em meio à fuga, ela consegue alcançar Catarina, e as duas têm um embate que culmina na captura definitiva da vilã quando Selena aparece para ajudar Amália e então dá voz de prisão à Catarina. E agora, finalmente, ela será julgada por todos os seus crimes.

Em Montemor, juntamente com Afonso e Amália, o povo celebra a vitória na guerra, e a plebeia, antes rejeitada pelo povo, é vista com ares de heroína em meio a todos. Enquanto isso, Catarina é mantida na masmorra até que seu julgamento tenha início. Assim, ela se vê diante de mais um problema depois que Lucíola demonstra sua revolta por ter sido abandonada por ela e ameaça contar tudo o que sabe sobre sua ama quando chegar seu momento de testemunhar. Logo, quando Brice surge na masmorra, e revela que não tem poderes para libertar Catarina, a vilã quer que ela acabe com a vida de Lucíola, porque sua dama de companhia é uma testemunha que pode complicar ainda mais sua situação durante o julgamento. E Brice está disposta a ajudar sua filha a escapar da forca, elaborando um plano que só descobriremos do que se trata no último capítulo e que provavelmente não será suficiente para livrar Catarina da morte.

Diante de tudo isso, temos Ulisses tomando a atitude correta ao ter uma conversa sincera e objetiva com Teodora para colocar um ponto final na relação dos dois, e ela reconhece que como namorados eles não teriam um futuro. E depois de reconhecer que aprendeu muitas coisas com ele, e de aconselhá-lo a ir atrás de Selena, ela aceita o rompimento… e tudo o que fica entre eles é uma amizade saudável, o que é algo maduro de ambos os lados. Assim, temos aquela fofa reconciliação entre Ulisses e Selena, e eu só posso dizer que estou feliz com esse final romântico dos dois, porque eu sempre shippei muito esse casal (S2) – a história de amor da guerreira com o cozinheiro real finalmente prevaleceu! Por outro lado, o capítulo caminha para mais uma revelação, quando Constância encontra Brice pelas ruas de Montemor e se surpreende ao rever sua antiga conhecida, assim como também se surpreende ao perceber que os anos parecem não ter passado para ela.

Em uma conversa com Amália, e através de um flashback, vem à tona todo o mistério que envolve Brice em relação a uma parte do passado da vida de Constância, quando ela conta para a filha sobre a mulher que reencontrou depois de muitos anos ter sido amante de Martinho. Então, Amália quer detalhes da relação que seu pai teve com a bruxa, e ela vai confrontar Brice. E no meio de todo esse turbilhão, Amália acaba descobrindo que seu pai também é o pai de Catarina, e que sua grande rival é sua irmã! “Ela é minha irmã!”. E isso é um impacto tanto para ela quanto para Brice. E eu já estou ansioso para ver como Catarina reagirá a isso. Com a chegada do juiz da Cália em Montemor, o julgamento de Catarina se inicia, e a primeira testemunha disposta a contribuir para fazê-la pagar por seus crimes é Diana… e momentos maravilhosos nos esperam no último capítulo da trama.

Para mais postagens de Deus Salve o Reiclique aqui


Comentários