Desalma 2x01 – Às vezes eles voltam

 

“Estou te perguntando, o espelho, com quem devo unir a minha alma?”

Gente, nossa “Desalma” voltou com tudo! Eu estou muito feliz que a série ganhou uma segunda temporada, muito aguardada pelos fãs e cheia de novos mistérios para desvendarmos. E agora ela já está disponível no Globoplay para matarmos nossa saudade desse suspense sobrenatural criado e escrito por Ana Paula Maia – aliás, uma das coisas que também me deixou feliz com a estreia dessa nova temporada foi o fato de que o texto está mais aprimorado e melhor elaborado, o que ajuda bastante a tornar a trama mais convincente para nós. É, meu povo, nós estamos elevando nosso nível em tramas sobrenaturais. E isso me deixa tão orgulhoso das nossas séries nacionais. Tão orgulhoso que eu já estou torcendo para uma terceira temporada (rs).

Acho três temporadas um número perfeito para uma série, é como se completasse um ciclo com suas fases de início, meio e fim.

Com uma pegada ainda mais sombria, tudo indica que vamos ter uma segunda temporada à altura das nossas expectativas, mas, por enquanto, eu apenas posso afirmar que estou maravilhado com esse episódio inicial – só pra constar, Fábio Assunção chegou chegando na série, vocês não acham? Muito curioso para o desenvolvimento de seu personagem. De volta ao universo de Brígida e seus mistérios, eu tenho a impressão de que veremos bons episódios pela frente, e o meu desejo é que esta temporada seja ainda melhor que a primeira. Será que vamos conseguir esse feito? Eu espero que sim.

O episódio tem início numa Brígida de 1995, onde um homem busca acertar contas com a figura sobrenatural que destruiu sua família. Trata-se do misterioso personagem de Fábio Assunção, ainda sem sua identidade revelada no episódio, mas que, através da divulgação dos novos personagens da série, sabemos que é Traian Troader, um bruxo centenário “condenado à vida”. E como eu detesto saber mais do que o necessário, tudo o que eu sei desse personagem é basicamente o nome, porque eu quero que ele seja uma surpresa para mim e que nenhum spoiler estrague isso. E falando no Assunção, benzadeus, hein!? O cara bem demais com os seus cinquentinha, não!? Todo saradão e muito bem na fita. Teremos um bruxão gostosão na série? Sim, meus amores, teremos. Podem vibrar!

Na floresta, o homem fica frente a frente com sua caça e atira para matar. Então, Traian cai no meio da estrada e é atropelado por um carro. Em 2019, uma Médica Legista examina uma cabeça encontrada, a cabeça de Traian. Vocês lembram daquela cabeça encontrada no último episódio da primeira temporada, e que parecia não fazer o menor sentido para a história naquele momento? Pois bem, acredito que agora teremos nossas respostas. Pelo menos eu fiquei bugado com aquilo meio do nada – Olha elaaaaaaaa, Ana Paula Maia fazendo links geniais entre uma temporada e outra. Depois que uma mariposa preta sai de dentro da boca de Traian, já podemos imaginar que a treva vem por aí. Eita que o bruxão delícia promete! (rs)

Estamos no Eclipse Lunar, e, com a chegada da “primeira lua cheia de sangue do ano”, Haia e Elena fazem um ritual para trazer Halyna de volta no corpo de Melissa, que está em coma depois dos acontecimentos do episódio final da temporada passada – “aceitem nosso ritual, e que a menina desperte do coma”. Elas sabem que “os mortos não podem ser trazidos nos corpos de outras pessoas”, assim como Haia sabe que pagará por isso. Gente, eu adorei toda essa coisa de Eclipse Lunar e primeira lua cheia de sangue, o que me faz acreditar que essa temporada será bem mais bruxesca que a anterior. E isso me deixa ainda mais interessado em “Desalma”. Eu quero ver essas bruxas tocando o terror (hahahahaha).

Depois jogar as cartas, Haia sabe que o momento de Halyna retornar está próximo, e o símbolo formado por ela na floresta, para o ritual que ela e Elena executaram, pega fogo… então, Melissa/Halyna desperta do coma – “Quanto tempo estive morta?”. Enquanto isso, no mesmo instante, Boris também desperta de um coma, na verdade, Roman é quem está no corpo dele desde o fim da primeira temporada, quando Boris “morreu” e ressuscitou sem explicação. Dias depois, quando Anatoli o vê em casa, ele sabe que não é seu pai quem está ali, e sim Roman. Será que teremos um Anatoli mais calminho nessa temporada? Por enquanto, chega de criança assustadora, né? (rs)

No corpo de Melissa, Halyna precisa se adaptar a sua nova realidade: a realidade que Melissa estava vivendo em Brígida. E o comportamento incomum e estranho da nova Melissa está começando a deixar sua família e amigos desconfiados de que as coisas não estão no devido lugar como deveriam. Halyna estranha quando Maksym a beija, e lembranças do seu passado com Roman e da noite de celebração a Ivana Kupala, em 1988, começam a surgir. Assim, Ignes e Giovana conversam sobre como Melissa e Boris estão estranhos, embora Ignes tenha mais propriedade do que Giovana para saber o que pode estar acontecendo, porque a mãe de Melissa apenas desconfia que algo grave está passando com a filha.

Seguindo o fluxo do episódio, eu não poderia deixar de comentar aquela cena da Melissa/Halyna no banheiro da escola – uma cena bem vibe “Carrie, a Estranha” –, quando ela começa a perguntar, freneticamente, para si mesma e de frente para o espelho, “Estou te perguntando, o espelho, com quem eu devo unir a minha alma?”… E tudo em volta parece que vai explodir, mas é só a torneira da pia que dá uma estourada (rs). Mas é uma cena muito boa. Eu amei! Em um rápido flashback, em 1995, vemos Traian chegar à Brígida, e ele sente o cheiro de “bruxas” no ar. Em outro flashback, também em 1995, somos levados à Kiev, na Ucrânia, e vemos um Roman jovem começando a vivenciar coisas estranhas que estão ligadas à Halyna, como quando o chuveiro abre sozinho e ele encontra fios de cabelo no ralo da banheira.

De volta a 2019, Ignes tem uma discussão com o suposto Boris, acusando o marido de ter sido cúmplice na morte de Halyna e na acusação de Aleksey como o responsável pela morte da filha de Haia… e ela não o reconhece mais. Depois, um estranho invade sua casa e ela se desespera. Então, vemos que, depois perambular atormentado por Brígida, o estranho é Aleksey, que se emociona ao ver um retrato de família. Quando Ignes chama Pavlo para investigar a invasão, ele pensa que ela está alucinando, e a aconselha a não misturar remédios com bebida. Até porque o invasor limpou a sujeira do vaso que ela quebrou quando se assustou com ele. E que tipo de invasor faria isso? Para Pavlo, seria um delírio dela ou não se trata especificamente de um estranho?

E me parece que ele estava fingindo que não sabia quem havia entrado na casa da Ignes, já que ele sabe que Aleksey está por aí.

Mas Ignes sabe muito bem o que viu, e ela ainda tentou reconhecer o rosto do invasor, embora não tenha conseguido. Por fim, ela encontra um bilhete deixado por Aleksey, e isso lhe causa um impacto: “Eu não morri, irmã”. E agora ela está ainda mais perturbada. A cena final do episódio é muito boa, e carrega uma emoção sobrenatural na medida certa. Melissa/Halyna chega à casa de Haia, ou seja, sua própria casa, e o reencontro das duas é mesmo emocionante, embora também seja um tanto quanto macabro, já que estamos falando da volta de uma morta. Elas se emocionam, afinal de contas, mãe e filha estão juntas novamente – me arrepiei. E eu me pergunto o que os demais podem esperar da volta dessa união?

Halyna voltou para casa! Que episódio f*da!

Para mais postagens de Desalmaclique aqui.


Comentários

  1. Tive que reassistir toda a primeira temporada para refrescar os acontecimentos e acabei por ler todo seu material. Muito bom.
    Por enquanto só assistir o primeiro episodio da segunda temporada.
    Sobre a transgressão de alma de Roman. Como ele se suicidou se ele ja tinha feito a transgressão? Entendo que depois da morte dele, ele vai atras de Anatolis mas antes disso, onde ele estava e pq voltou para o corpo? Você conseguiu entender isso com base nos 10 episodios da temporada anterior? É falado que não tem como escolher o corpo reencarnado.
    Fiquei com impressão que poderia ser um furo no roteiro, ou que Halyna atormentou ele no corpo que ele reencarnou e o fez se matar tbm, e depois ele volta para o corpo original dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ash! Que bom te ter por aqui e que bom que gostou das postagens do blog :) Também estou assistindo a temporada com mais calma, até porque eu escrevo sobre os episódios, então não dá para maratonar como quase todo mundo (rs). Sobre seus questionamentos, vamos lá. Deixa eu ver se consigo te ajudar nas suas dúvidas. Sobre o Roman, ter feito a trasmigração antes do suicídio era a garantia de que ele poderia voltar em outro corpo. E não precisa estar vivo para realizar a transmigração de almas, alguém que faz o ritual, tipo a Haia, pode fazer isso com alguém já morto, como é o caso da Halyna no corpo da Melissa. No caso do Roman, sua alma ficou vagando até encontrar um corpo para habitar, sendo assim, quando ele toma conta do Anatoli, a alma do Anatoli é quem sai do seu corpo e fica vagando para que outra alma consiga habitá-lo. No caso, quem estava querendo retornar ao corpo de origem era o Anatoli, e ele consegue voltar quando a Ignes segue as instruções da Haia, no último episódio da temporada passada. Então, o Roman precisou de outro corpo para habitar, e ele possuiu o Bóris. O Roman não volta para o seu corpo de origem, quem volta é o Anatoli. Mas essas séries sempre deixam pontas soltas para uma próxima temporada, e são coisas que nós vamos entendendo com os outros episódios. Espero te encontrar mais vezes por aqui. E espero também ter te ajudado um pouco, senão te confundi mais (rs). Qualquer coisa vamos trocando ideias por aqui, vai ser um prazer falar de "Desalma".

      Excluir
    2. Aquele episodio que Haya faz a transmigração, ela fala "bem vindo seja lá quem você for". Então pensei que a transmigração ocorreu e houve a troca de almas e que fosse algo permanente. (O que não foi já que sabemos que ele se matou).
      Por isso fiquei confuso. Então meio que a transmigração ocorre com o tempo e não diretamente.

      Excluir
    3. Basicamente sim, a transmigração pode ocorrer com o tempo e não instantaneamente. Lá no primeiro episódio da primeira temporada, vemos o Roman cometendo o suicídio e só depois ele toma conta do corpo do Anatoli. Só episódios mais a frente é que vamos ver o que ele foi fazer em Brígida antes de se matar, no caso, o ritual que a Haia fez de trasmigração de almas para ele, naquele episódio que eles estão no rio. Lembra?

      Excluir

Postar um comentário