Desalma 2x06 – Forasteiro

 “Quem ama não mata”

Que episódio mais incrível! Depois de ter assistido aos dois últimos episódios da série, e de não ter gostado tanto como os três primeiros, eu me deparo com “Forasteiro”, que foi um episódio de tirar o fôlego, principalmente no quesito bruxas reunidas fazendo um ritual macabrinho. Eu amei! Continuamos com o mistério de como Aleksei foi dado como morto e de como Traian foi enterrado em seu lugar, e esse episódio nos mostrou mais coisas a esse respeito. No flashback, Aleksei provoca Boris ao ameaçar contar sobre o relacionamento dele com Roman, e eles discutem – “O Roman sabe que você vai se casar com a Ignes?”. E Boris não deixa barato, usando de hipocrisia para humilhar Aleksei quando o lembra que foi ele quem matou Halyna, dizendo algo como “nenhuma mulher estar segura com ele à solta”. Então, Aleksei se sente humilhado.

“Tá com saudade de matar outra garota?”

Seguindo o conselho de Boris, de ir falar com Haia para assumir sua culpa na morte de Halyna, Aleksei decide ir até a casa da bruxa. A conversa com Haia não é nada fácil, e ele diz a ela o quanto amava Halyna e pede perdão pelo que fez – “Quem ama não mata”. E ela não o perdoa, porque “não tem o dom de perdoar”, mas Aleksei está disposto a fazer qualquer coisa para conquistar esse perdão e tentar consertar o que parece não ter conserto. Então, Haia arma para ele, lhe dando um chá que faz com que Aleksei fique imobilizado, e enquanto ela sai de casa, ele pede ajuda a um Pavlo que ainda era uma criança, mas o garoto volta a se esconder dentro do quarto. É melhor não provocar a titia Haia (rs).

Na floresta, Haia encontra o corpo decapitado de Traian. Então, ela tranca Aleksei no cativeiro, volta à floresta e manipula toda uma situação para que pensem que aquele corpo é o de Aleksei Skavronski, e depois enterra a cabeça de Traian. Já estou aguardando ansiosamente um embate entre Traian e Haia. Isso seria demais, não? Será que vai rolar? Eu amo a Haia. Só que no meio disso tudo eu meio que buguei diante dos acontecimentos (rs), porque eu jurava que tinha sido o Aleksei que havia atropelado o Traian depois que o bruxão levou um tiro no comecinho da temporada – Help, eu já não estou entendo mais nada quanto a isso (kkkkkkkkkk), sem falar que houve um episódio onde Aleksei passou por cima de algo com o carro que estava dirigindo.

Então, eu continuo achando que foi o Aleksei, sim. Será que perdi várias coisas? (rs)

No presente, Ignes e Aleksei conversam sobre a vida normal que ele nunca terá, e ele fala sobre o quanto Boris não presta e o quanto ele precisa pagar por tudo o que fez. Eu adoro quando temos cenas de Ignes e Aleksei, adoro essa cumplicidade, cuidado e amor de irmãos que um tem pelo outro. E é notável o quanto eles precisam um do outro. Depois, Aleksei discute com Pavlo sobre ele sempre saber de tudo quanto à sua prisão no cativeiro e nunca ter feito nada, mas, como disse Pavlo, ele não sabia de tudo o tempo todo. Logo, Aleksei diz que mais cedo ou mais tarde a verdade irá aparecer, enquanto Pavlo afirma que fará de tudo para proteger Haia. Aleksei sabe que há algo muito maior acontecendo, e ele quer saber sobre Roman, o que faz Pavlo alertá-lo para que ele não se meta nisso.

E isso, com certeza, ainda vai render muito, porque Pavlo quer saber os motivos pelos quais poderia confiar no seu meio-irmão, enquanto Aleksei responde que o motivo é porque estão afundando juntos nessa merda. Fato.

Na escola, Melissa/Halyna quer conversar com Maksym a respeito dos boatos de que ela e Boris estão tendo um caso, mas ela é rejeitada por ele e os outros, porque agora eles acreditam que ela é uma vadia que está “trepando” com Boris. Eles não a querem mais por perto por conta disso, e são até um pouco cruéis com ela. Assim, numa cena com uma pegada bem estilo “Carrie”, Melissa fica agitada com os ataques e seus poderes sobrenaturais provocam um apagão. E quando tudo volta ao normal, ela não está mais ali, enquanto Iryna está apavorada (e toda cagada de medo kkkkkkkk… bem feito), porque não era Melissa quem estava com eles, era “a garota morta”… e ela revela o que viu: Melissa era Halyna. Então, eles veem pegadas de água na parede. Que cena maravilhosa!

É pra esse tipo de cena que eu assisto “Desalma” (rs).

De volta a 1995, a polícia encontra o corpo sem cabeça na estrada e conclui que é de Aleksei Skavronski… e essa e uma cena forte, porque Ignes se desespera quando chega com os pais para ver o suposto coro do irmão. E foi uma ótima interpretação de Valentina Ghiorzi, impactante eu diria. Então, estava feito, o plano de Haia dá certo e todos acreditam que Aleksei morreu vítima de um atropelamento, e sua cabeça não é encontrada. Depois, Haia recebe uma carta de Mykhaila, contendo a informação de que Boris e Roman são os verdadeiros assassinos de Halyna, e por um momento ela sente uma certa culpa por ter trancafiado Aleksei no porão. Mas isso logo passa, afinal de contas, como disse a carta, Aleksei também teve sua parcela de culpa na morte de Halyna, e os Skavronski não são tão boa gente assim… e, assim, ele passou anos sob o domínio dela.

Partindo para a cena mais maravilhosa do episódio, no presente, Maksym e os demais decidem seguir Melissa/Halyna, e eles acabam vendo demais quando se deparam com ela, Haia, Mykhaila e Anninka fazendo um ritual macabro na floresta... e eles ainda resolvem filmar tudo. As bruxas de Brígida estão reunidas a fim de invocar Veles, para que o deus do submundo aprisione Roman e, assim, Boris seja liberto. Gente, que cena! Eu amei demais! Quando elas entram em transe, os jovens se surpreendem com a transfiguração de Melissa em Halyna, e Anna Melo protagonizou uma atuação de milhões. Arrepiei!

À frente do ritual, Halyna manipula o corpo de Boris para que Roman o deixe de uma vez por todas. E a cena e muito boa, além de ter sido muito bem dirigira, alternando entre as bruxas na floresta e Boris/Roman sendo lançado, arrastado e suspenso, até que Roman não tenha alternativa a não ser libertar Boris do tormento de estar sendo possuído por ele – PQP, que cena de arrepiar. Era disso que eu estava precisando nessa série de suspense sobrenatural. Foi demais! Assim, Halyna e as demais conseguem libertar Boris, mas a alma de Roman não foi aprisionada no submundo conforme o planejado. Os jovens são descobertos pelas bruxas, e eles fogem para a floresta enquanto Haia resolve ir atrás deles.

Talvez eles tenham algum castigo por esse atrevimento.

Por fim, quando os jovens se reencontram, Iryna e os outros encontram Maksym numa espécie de alucinação, e claramente ele não está nada bem. Na casa de Ignes, ela constata que Boris está de volta, mas questiona para onde Roman pode ter ido agora que o marido retornou. E, ao que tudo indica, Roman se apoderou novamente de Anatoli, quando o garoto desmaia e Ignes o encontra caído. Será? Ah, não, acho que Roman possuindo Anatoli já deu o que tinha que dar. Isso já está batido. Chega, né? Mas no fim das contas, para quem não estava com tantas expectativas para esse episódio, “Forasteiro” me surpreendeu bastante, e eu curti muito tudo o que nos foi entregue. É um dos melhores episódios até aqui.

Para mais postagens de Desalmaclique aqui.


Comentários