Desalma 2x07 – A sombra dos mortos

“Procurando pelos seus restos mortais, Roman?”

Mais um bom e maravilhosa episódio, e isso só me faz ter cada vez mais certeza de que essa temporada é melhor que a primeira. Eu realmente estou curtindo muito cada episódio. No início de “A sombra dos mortos”, Boris está atormentado com todas as coisas que lhe aconteceram enquanto Roman o estava dominado, e, além das lembranças do passado, de quando foi cúmplice na morte de Halyna, ele ainda sente Roman perturbando sua mente, e isso o está enlouquecendo – Bem, não podemos dizer que ele não merece todo esse inferno, não é mesmo? Então, tomara que ainda sofra muito. E eu acho que vai sofrer (hahahahahaha).

Em uma conversa com padre Andreiv, Aleksei fala sobre Pavlo ser filho de seu pai, além de também dizer que o pai era envolvido com bruxaria por ter tido um relacionamento com Mykhaila. E ele também conta que Roman e Boris são os verdadeiros assassinos de Halyna. Então, padre Andreiv lhe dá o livro A Sombra dos Mortos para que ele estude as “práticas pagãs”, como uma forma de saber com que tipo de mal eles estão lidando e como derrotá-lo. Acho que talvez seja melhor eles não comprarem essa briga, hein? É melhor não mexerem com quem já não está muito quieto (hahahahahahaha) – É só um pequeno conselho (rs).

No flashback de 1995, em Kiev, Ucrânia, Roman também é atormentado pelas coisas que fez no passado referentes à Halyna. E eu adorei a cena em que ele guarda os manequins cobertos por lençóis em um armário e depois a maçaneta da porta gira sozinha e os manequins reaparecem exatamente onde estavam antes de serem guardados – Eu amo ver o Roman ser assombrado pelo espírito da Halyna. Isso me faz tão bem (rs), porque ele, assim como Boris, merece esse tormento. Esses flashbacks são muito bons. Aliás, eu já disse o quanto eu amo quando a série nos leva ao passado desses personagens? Acho que sim. Inúmeras vezes (rs).

Em 2019, Maksym confronta Melissa/Halyna para descobrir quem ela realmente é, porque a viu na floresta e sabe que ela é uma bruxa. Mas ela não dá a mínima, afinal de contas, o que ele poderia fazer de tão significativo com uma informação dessas? Nada demais. Mais tarde, ele e os jovens se reúnem para examinar o vídeo que gravaram das bruxas em um ritual, e eles constatam que era Halyna no corpo de Melissa. Agora eles sabem que ela está observando cada um deles. Então, depois que Iuri decide pular fora do grupo e parar de investigá-la com os demais, porque estão lidando com o espírito de uma garota morta, os outros continuam com o plano de seguir cada passo de Melissa/Halyna, para ver até onde ela é capaz de chegar.

Eu acho que isso vai dar ruim, hein, galera!? Acho que não é uma boa ideia.

Depois, Melissa/Halyna conta para Giovana o que aconteceu com ela quando desapareceu na floresta, sobre ter acordado e sentido que não estava mais no controle e que Halyna a havia possuído porque Roman tinha feito muito mal a ela no passado, além de dizer que Halyna se foi e que não a sente mais por perto. E por um minuto eu acreditei que realmente era a Melissa num momento em que Halyna não estava no controle, mas não era. A Giovana acredita que a filha está de volta, e ela fica aliviada por isso, mas nem imagina que, na verdade, Halyna a estava enganando, para que Giovana não desconfiasse mais e, assim, ela pudesse agir livremente.

Num determinado momento do episódio, Aleksei conta para Ignes que Pavlo é o irmão bastardo deles, e eu achei essa tão engraçada que eu até ri com junto com os personagens, porque eles já presenciaram tanta coisa sinistra acontecer em suas vidas que nada mais parecia abalá-los. E os dois caem na gargalhada, porque o Pavlo deve estar odiando ser um Skavronski. Ver os dois gargalhando disso tudo foi bem divertido (hahahahaha). Mas a seriedade volta a tomar conta deles quando Aleksei fala para a irmã que Pavlo lhe contou sobre a transmigração de almas entre Roman e Anatoli, e ele também conta que Halyna está possuindo Melissa.

E quando Aleksei fala para Ignes sobre Roman ter admitido ser o assassino de Halyna, que Boris foi seu cúmplice no ato, e que Haia tem uma carta provando tudo, ela fica perplexa. Então, Aleksei confirma tudo, porque ele viu como tudo aconteceu… ele estava lá, afinal de contas, o acidente que fez com que Halyna desmaiasse naquela noite de Ivana Kupala foi causado por ele. Então, Aleksei conta que viu Roman e Boris tirá-la do rio e depois afogá-la novamente – “Por que eles fariam isso?”. Mas a conversa é interrompida por um barulho estranho na casa de Ignes, e as teorias teriam que ficar para depois, porque algo sobrenatural estava acontecendo.

A porta do quarto se tranca sozinha, e quando eles conseguem entrar, Ignes e Aleksei veem o desenho do símbolo do deus Veles na parede, um desenho que Anatoli desenhou minutos antes. E o mais estranho: fisicamente, Anatoli estava na escola. E isso assusta Ignes, porque ela está com medo de que tudo o que aconteceu com o filho volte novamente – Meu Deus, essa mulher não tem paz. E eu preciso ser sincero em uma coisa: não estou gostando do fato de Roman estar possuindo outra vez Anatoli, isso foi um plot da temporada passada, e voltar com isso de novo me parece repetitivo, como um roteiro sem criatividade. Já chega de Anatoli possuído. Já deu.

Uma das cenas mais curtas, porém, uma das mais interessantes desse episódio, porque me deixou bem curioso para saber o que está por vir, é a cena em que, finalmente, descobrimos o que tanto Haia guarda em seu quarto secreto. Quando ela permite que Mykhaila entre no quarto, há um espelho lá, um espelho que parece ter poderoso. E Haia não permite que sua irmã o desperte, porque ainda não é a hora. É sério, eu estou curiosíssimo para saber o que esse espelho é capaz de fazer. Será algum portal? Será que vamos ver coisas macabras através dele? Espero que ele seja usado para algo bem interessante na série, de preferência ainda nesta temporada.

Numa cena bem bonita entre mãe e filha, Haia e Halyna estão juntas, e Halyna diz para a mãe que ela sabe que ela não poderá ficar aqui, que precisa aceitar que ela morreu, que não podem mudar o passado e nem a morte e que de alguma maneira ela sempre estará com Haia, sempre. É bom vê-las ali, compartilhando de um momento afetuoso enquanto Halyna está usando o corpo de Melissa para ter um instante de carinho com a mão. Mas antes de se despedir definitivamente deste mundo, ela precisa “levar Roman até a casa de Veles”, para que o deus do submundo possa mantê-lo aprisionado na escuridão, eternamente.

E Halyna está disposta a tudo para conseguir tal coisa. Eita!

Depois de Boris contar para Giovana que Roman estava tomando conta de seu corpo, e que ainda o escuta sussurrar, Aleksei vai confrontá-lo para provocá-lo, querendo saber como Boris se sentiu quando afogou Halyna e dizendo coisas sobre a relação do cunhado com Roman. Aleksei sabe que foi de Roman a ideia de chantagear seu pai para conseguir dinheiro, e ele quer sua vida de volta, mesmo sabendo que isso jamais será possível. Então, ele jura fazer da vida de Boris um verdadeiro inferno. Sinceramente, eu gosto do Aleksei, mas às vezes eu tenho ranço dele. Está se sentindo muito injustiçado para quem também tem uma grande parcela de culpa na morte da Halyna, até porque foi ele quem jogou o corpo dela no rio por pensar que ela estava morta, após ter tentado agarrá-la à força e ela ter se desequilibrado, batido com a cabeça e desmaiado.

Sendo assim, menos, Aleksei, bem menos. Você também foi tão escroto quanto Roman e Boris.

Em uma nova conversa, Aleksei e Ignes tentam entender os motivos pelos quais Roman e Boris tiraram Halyna da água para depois afogá-la novamente. E a Ignes acerta em sua teoria de que talvez Halyna soubesse alguma algo sobre eles ou tivesse alguma coisa que pertencia aos dois. Mas a verdade é que ela e o irmão não têm certeza de nada, e sabe-se lá quando é que terão. Depois, Elena/Anninka vai contar para Haia e Mykhaila o que descobriu na sessão de terapia com Ignes: Roman retornou ao corpo de Anatoli. E ela também conta sobre o desenho na parede da casa, o triângulo de Veles. Mas o que elas não sabem é que o garoto, dominado por Roman, está usando um colar com o triângulo do deus do submundo.

E talvez acabar com Roman seja muito mais difícil do que elas imaginam.

Quando Aleksei procura Natasha, para saber se ela tem alguma pista sobre a identidade da pessoa que foi enterrada em seu lugar, ele fala para ela sobre o misterioso anel encontrado junto ao corpo que supostamente era dele, a joia que pensaram pertencer a ele e entregaram a sua família. Assim, ele também conta que há 24 anos viu um homem usando aquele mesmo anel quando se viram em um bar, e essa pode ser uma peça muito importante para ajudar Natasha nas investigações. Na casa de Giovana, Melissa/Halyna procura pelas cinzas de Roman, porque ela precisa disso para algum ritual que acabará com ele, definitivamente.

Mas Halyna acaba cometendo um deslize em seu comportamento, e Giovana percebe que foi enganada… sua filha não está de volta. Logo, quando Ignes aparece de surpresa com Anatoli/Roman na casa, porque Anatoli esqueceu um livro da escola com Emily, um livro que ele mesmo colocou na mochila dela para usar como pretexto para irem até a casa, Roman também está atrás das cinzas para impedir qualquer artimanha de Halyna contra ele, e eles se encontram – “Procurando pelos seus restos mortais, Roman?” “Sua diaba!”. OMG, quando é que teremos aquele embate entre Roman e Halyna, hein? Eu estou esperando por isso há séculos. Será que vai rolar ou vamos ficar só na vontade? Nos dê esse presente, Ana Paula Maia.

Enquanto isso, Giovana confessa para Ignes que foi enganada por Halyna. E agora ela está disposta a apelar para um exorcismo, porque é a única chance de ter Melissa de volta, mesmo que isso possa custar a vida de sua filha, afinal de contas, algumas pessoas morrem durante um exorcismo. Mas ela já está surtando com tudo isso, e a única salvação que ela vê para Melissa é, de fato, um exorcismo. Será que a série caminhará para esse lado mais terror hollywoodiano? Não sei se combinaria com o tom que a obra nos entregou até aqui, mas também não vejo por que não… pode ser interessante, desde que não seja exagerado e a série não mude completamente.

Por fim, a médica legista, que eu nunca me lembro o nome, porque pouquíssimas vezes foi mencionado (hahahahahahaha), diz à Natasha o resultado da análise para datar a idade do corpo que foi enterrado no lugar de Aleklei. E de acordo com o resultado, o corpo tem 161 anos de idade. Então, Natasha acredita que possa ter ocorrido algum equívoco, mas a médica confirma que foram feitos vários testes e que os resultados foram os mesmos. Paralelo a isso, Aleksei vê a imagem de Traian Troader no livro A Sombra dos Mortos, e ele tem certeza que se trata do mesmo homem que viu no bar. Então, outra informação deixa Natasha intrigada quando a médica lhe diz que foram encontrados dentes humanos no estômago do corpo, e isso só pode significar uma coisa: canibalismo.

Socorro! OMG, essa temporada está muito boa!

Para mais postagens de Desalmaclique aqui.

Comentários