Primeiro Capítulo de “Mulheres de Areia” (1 de fevereiro de 1993)

 

“Você tem um rosto lindo”

Elas estão de volta! Ruth e Raquel, as gêmeas mais famosas da teledramaturgia brasileira, regressaram à grade de programação da Globo para nos trazer fortes emoções pela quinta vez – com mais essa reprise, a trama conta com quatro exibições na televisão aberta e uma no canal Viva. Clássico de Ivani Ribeiro, “Mulheres de Areia” (1993) é um remake com a junção de duas novelas da autora, a própria “Mulheres de Areia” (1973) e “O Espantalho” (1977). Com Glória Pires em dose dupla (adoro), o remake foi um verdadeiro sucesso em sua exibição original e conta com bons resultados em suas reprises, ou seja, mais uma aposta do plim-plim para garantir boa audiência em sua Edição Especial. E dificilmente será um flop.

Particularmente, eu gosto bastante de “Mulheres de Areia”.

A trama tem aquela vibe gostosinha de novela praiana, com bons personagens e boas histórias para contar, e colocá-la novamente no ar nos traz uma nostalgia deliciosa, principalmente para quem acompanhou o folhetim desde sua estreia, já que estamos falando de uma novela de 30 anos. Também não poderia deixar de comentar sobre a maravilhosa abertura original desta versão de “Mulheres de Areia”, uma abertura icônica com a então modelo Mônica Carvalho surgindo nua na água e na areia a fim de representar as distintas personalidades das gêmeas Ruth e Raquel, ao som de “Sexy Iemanjá”, canção de Pepeu Gomes. De fato, uma belíssima abertura que é mais um elemento inesquecível e nostálgico desse remake.

O primeiro capítulo não é longo – o que é algo muito agradável de assistir – e começa com uma cena de Raquel tomando um banho de mar (ainda que seu rosto não seja revelado) e momentos que mostram a rotina e as atividades diárias de parte dos personagens pescadores que moram na fictícia Pontal D’Areia, além de também vermos Tonho da Lua fazendo suas esculturas de mulheres de areia para, em seguida, termos aquela cena em que Raquel destrói cada uma delas por pura maldade… e Tonho da Lua surta. Na Pousada da Praia, o caos está instalado porque a comida foi “envenenada” e os hóspedes estão passando mal, reclamando da qualidade do estabelecimento, cancelando suas estadias e ameaçando denunciar a “espelunca”.

Então, Virgílio (saudades de Raul Cortez) descobre que foi Malu, sua filha rebelde, a responsável pela brincadeirinha de péssimo gosto no hotel da família, só para prejudicá-lo e provocá-lo. Assim, ele quer esganá-la enquanto Malu está toda trabalhada no deboche e se diverte ao ver que tirou o pai do sério – me lembro bem dessa personagem de Vivianne Pasmanter. A Malu é babado! (rs) Na fazenda de Arlete, Ruth está se despedindo da amiga e do lugar após ter passado muito tempo morando e trabalhando ali como professora na Escola Rural, porque a propriedade será vendida. E também parece haver um motivo desagradável para Ruth estar voltando para a casa dos pais em Pontal D’Areia, um motivo que ainda não sabemos qual é.

No momento da partida, os alunos se despedem carinhosamente dela, mas não serão apenas as crianças e Arlete que sentirão a ausência dela, porque Alaor não está sabendo lidar com o fato de Ruth estar indo embora e tenta convencê-la, mais uma vez, a ficar para se casar com ele, mas ela só o vê como um amigo. Então, Alaor a beija sem seu consentimento e estraga ainda mais as coisas para ele porque Ruth se irrita com sua atitude inoportuna. Depois que o ônibus quebra na estrada, ela e outros passageiros conseguem uma carona com Marcos, que está a caminho de Pontal D’Areia para resolver o problema que Malu criou na pousada. E é assim que os protagonistas se conhecem.

Antes de chegarem no destino, Marcos convida Ruth para uma água de coco, procurando saber mais sobre ela, elogiando sua beleza e demonstrando interesse – não perde tempo, hein, Marcos!? (rs) Na mansão dos Assunção, Andréia, a noiva de Marcos, não gostou de Virgílio ter cancelado o programa dos dois para que o filho resolvesse o transtorno que a irmã criou. Por conta disso, Andréia e Malu trocam algumas farpas, porque a própria Malu não acredita que Marcos se casará com a cunhada enquanto Andréia revida a provocação e diz coisas como sentir pena de Malu, pois imagina o quanto ela deve ter sofrido quando o babaca do namorado se envolveu com traficantes e acabou em cana.

Naturalmente, Malu não aguenta a provocação e vira uma mesa em cima de Andréia, afinal de contas a cunhada foi longe demais tocando nesse tema. Logo, quando Clarita vai atrás da filha, ela descobre que Malu já não está indo ao analista há um bom tempo e que Gilberto, seu namorado, morreu. E ela joga na cara da Clarita que ela não ajudou quando podia e que Virgílio ainda vai pagar por isso… e fica bem claro o motivo pelo qual Malu odeia tanto o pai: ela culpa Virgílio pela morte do grande amor de sua vida. Mas nós só vamos saber como isso se deu no decorrer dos capítulos. Mais adiante, Malu e Virgílio batem de frente, porque ele, para castigá-la, tomou as chaves do seu carro e ela quer de volta.

Logo, eles discutem, se enfrentam, se ofendem e ela o chama de “nazista”. E Sampaio intervém para evitar que Virgílio dê uma bofetada na cara da filha – é quase um “Casos de Família” (hahahahaha) Quando Marcos e Ruth chegam à Prainha, endereço que o pai deu a ela, ele tenta ajudá-la a encontrar o novo lugar onde a família dela está morando, mas algo desagradável acontece porque Ruth é confundida com Raquel e Tonho da Lua quer agredi-la pela crueldade que sofreu horas antes: as esculturas de areia que Raquel destruiu. Assim, Marcos salva Ruth da raiva de Da Lua e eles conseguem encontrar o endereço da casa.

Neste primeiro capítulo também conhecemos outros personagens da trama como a espevitada da Tônia e o Joel. Quando ela o vê entrando no restaurante Estrela do Mar, ela vai atrás dele e os dois terminam se pegando em cima de tomates esparramados pelo chão. (hahahahaha sensacional!) Também conhecemos o prefeito Breno e sua esposa Vera, um homem que ama a mulher enquanto parece querer exercer um certo tipo de controle sobre ela porque teme que Vera desapareça sem deixar rastro ou algo assim. Por fim, depois de combinar com Marcos de se encontrarem no dia seguinte, Ruth entra em casa e só encontra a irmã Raquel, que, pela cara, não gostou muito de rever sua gêmea.

E aí, vamos juntos reviver a história de Ruth e Raquel?

Para mais postagens de Mulheres de Areia, clique aqui

Comentários