Desalma 2x09 – O Despertar

“Há algo despertando em Brígida”

Sabe aquele episódio que anda em círculos e não entrega quase nada de relevante para a história? Então, este é um desses casos. Eu esperava mais de “O Despertar”, justamente por ser o penúltimo episódio da temporada, mas o que foi entregue me pareceu um compilado de tudo o que já aconteceu até aqui, um previously – tipo, nós já sabemos que Haia e Mykhaila estão preparando um grande ritual para aprisionar Roman no submundo e que Halyna está atrás das cinzas dele para que tudo dê certo. Além disso, está cansativo e repetitivo esse plot do Anatoli possuído (mais uma vez) pelo Roman. Espero que o último episódio não me decepcione, porque como venho elogiando em minhas reviews anteriores, está temporada se revelou melhor que a primeira. Está mais sombria e mais aprimorada em diversos aspectos.

Eu amei a primeira temporada, mas confesso que é muito visível a melhora da série de uma temporada para a outra. E que bom, porque o Brasil precisa continuar fazendo mais obras do gênero – “Desalma” é a prova de que somos capazes. Neste episódio, Ignes e Aleksei são levados à delegacia para depor sobre a morte de Boris. Eles afirmam que foi um acidente e contam para Natasha como tudo aconteceu quando, depois de uma briga, Boris "caiu" do alto da represa: possuído, Anatoli disse ao pai que o tio Aleksei quis agredi-lo... e então Boris quis matar o cunhado por isso, assim como também quis matar Ignes no meio da confusão e tudo o mais.

Após Mykhaila ter sonhado com a avó, ela e Haia chegam à conclusão de que o sonho é um alerta da grande bruxa da família de que algo de ruim está prestes a acontecer e de que há alguma coisa rodando e querendo despertar em Brígida – “Há algo despertando em Brígida”. Até aqui nenhuma novidade. Depois, em uma conversa franca com Pavlo, Mykhaila desabafa com o filho e conta para ele que, no passado, os habitantes de Brígida tentaram matá-la na fogueira, assim como fizeram com tantas outras que não conseguiram escapar como ela escapou. E ela também revela que contou com a ajuda de Viktor quando ele conseguiu impedir o pior. Logo, Mykhaila tenta fazer Pavlo enxergar que Viktor, mesmo distante, sempre cuidou dele como pôde, e que o filho tem seu mérito, mas que ele só ocupa a posição que ocupa por causa do pai que também o ajudou.

E finalmente Pavlo compreende muitas coisas e perdoa a mãe por ter ido embora da cidade quando fugiu da caça às bruxas e teve que deixá-lo aos cuidados de Haia, para que ele pudesse estar seguro, protegido e longe de qualquer perigo – não era muito difícil para Pavlo compreender as motivações de Mykhaila. Ele sempre soube dos perigos que sua família de bruxas teve que enfrentar. Não precisava de todo esse drama de ele se revoltar contra a mãe quando ela retornou. A única coisa que realmente pesava era o fato de ter descoberto ser filho de Viktor Skavronski. Mas agora as coisas parecem ter se acertado e mãe e filho poderão recuperar o tempo perdido e ter uma relação saudável.

Uma das cenas tensas do episódio acontece quando Oksana e Iuri invadem o necrotério para investigar o corpo do homem que foi enterrado no lugar de Aleksei – e eu nem preciso dizer que isso não foi uma boa ideia, né? Então, eles levam o maior susto quando várias mariposas saem da gaveta onde Traian está, e é claro que mexer com quem não está tão quieto assim só podia acabar em algo sobrenatural acontecendo. Enquanto isso, Ignes e Aleksei sabem que Roman, no corpo de Anatoli, está cada vez mais forte e que ele tem algo a ver com a morte de Boris… e os dois temem que a consciência de Anatoli não volte mais ao corpo de origem. Assim, após preparar um chocolate quente com calmantes, para fazer Anatoli apagar, e de trancá-lo no quarto, Ignes pede para Aleksei tomar conta do filho enquanto vai pedir ajuda para Haia.

Obviamente, o chocolate quente batizado não faz o menor efeito, porque Anatoli/Roman já está quase quebrando a porta para sair. Veremos o que ele vai aprontar no episódio final.

Quando Giovana confronta Melissa/Halyna sobre o que ela quer com as cinzas de Roman, e fala para a garota que quer a filha de volta, Halyna revela que vai mandar Roman para o inferno e garante à Giovana que devolverá o corpo de Melissa. Então, Giovana tenta deixá-la trancada no banheiro, coisas sobrenaturais acontecem na casa através do poder de Halyna e ela consegue escapar, deixando Giovana e Emily presas no quarto. Na casa de Haia, Ignes implora para que a bruxa ajude a libertar seu filho uma outra vez. Assim, Haia confirma que a consciência de Anatoli irá sucumbir a de Roman, e a esperança de Ignes está no ritual que as bruxas irão fazer para aprisionar Roman, um ritual do qual Haia diz que precisarão dela.

Ainda na casa da bruxa, Ignes vê Halyna e se emociona com a imagem da amiga no corpo de Melissa. Ela demonstra a culpa que sente por não ter conseguido impedir a morte da filha de Haia. Então, Halyna conforta Ignes, porque sua amiga não é culpada pelo que lhe aconteceu e garante que ela e as outras bruxas conseguirão salvar Anatoli. Por fim, usando a brincadeira do copo, os jovens decidem acessar a consciência de Melissa, mas acabam invocando e libertando o espirito de alguém da Romênia, o espírito de uma pessoa que viveu em 1888, ou seja, eles libertam Traian. Com isso, as coisas saem do controle e eles não conseguem fazer com que o espírito vá embora – “Ele ainda está aqui”. Ahhhhh, adolescentes e suas incríveis ideias de fazer o que não devem. Eles sempre são geniais, não é mesmo? (contém ironia hahahahahaha)

Agora é esperar pelo último episódio e ver se teremos um bom desfecho para essa temporada.


Para mais postagens de Desalmaclique aqui.

Comentários