A grande reviravolta de “Terra e Paixão”

 

Nada do que acontecer vai ser obra do acaso”

Convenhamos, Walcyr Carrasco sabe usar muito bem o clichê em suas obras. O autor conseguiu dar uma maravilhosa repaginada em sua novela e nos entregou momentos maravilhosos em “Terra e Paixão”, momentos que estávamos esperando e que, em minha opinião, ajudaram muito a dar aquela bela alavancada na atual trama do horário nobre da Globo. Daniel descobriu que a mulher por quem Caio está apaixonado é Aline, e ele tratou logo de tentar afastar os dois quando articulou para convencê-la a não se encontrar mais com seu irmão. Mas Aline não acha justo se distanciar da pessoa que sempre a ajudou e é firme ao garantir que não irá cortar relações com o primogênito dos La Selva – gosto dessa protagonista que não se deixa levar pelas vontades de um homem. Ela tem sido compreensiva (até demais) com o fato de Daniel não ter rompido com a Graça porque a rival está em uma “gravidez de risco”… portanto, ele não tinha o direito de querer que ela se afastasse de Caio.

E ela pede que Daniel seja compreensível quanto à sua amizade com o filho rejeitado de Antônio.

Enquanto isso, Irene continua fingindo amizade e buscando convencer Aline a ir embora de Nova Primavera com Daniel, porque Antônio jamais aceitará o relacionamento dos dois e porque ele pode ser violento, caso venha a descobrir tudo. Na verdade, tudo o que a vilã quer é que a protagonista se desfaça de suas terras para que Antônio consiga tomar posse delas... e Aline quer acreditar que Daniel a ama e que não está interessado em suas terras para entregá-las ao pai, já que ele também está com a mesma ideia de ir embora com ela e querendo que ela venda sua terra vermelha. Por outro lado, uma bomba está prestes a explodir quando Kelvin vê Aline e Daniel, juntos. Ele acaba contando para Ademir que a viúva está namorando com Daniel e Ademir revela para Caio sobre o romance dos dois. Obviamente, a casa cai e o circo pega fogo, porque Caio se sente traído pelo irmão que tanto ama e resolve revelar grandes segredos do passado, segredos que estavam na caixinha que a Cândida deixou para ele entes de morrer. Eita!

E eis que chega um dos grandes momentos que estávamos esperando na novela.

E se tem fortes revelações em uma trama de Walcyr Carrasco, tem que ter um grande barraco com toda a família reunida. (rs) Revoltado, irado, se sentindo traído, fora de si e com dor de cotovelo (rs), por Daniel e Aline estarem juntos, Caio revela, diante de todos, que Irene já foi prostituta, que Daniel e Aline estão juntos e que o irmão é filho de Irene com Ademir – OMG! Foi um verdadeiro fogo no parquinho! Isso é que é um bom Casos de Família. (hahahahahaha) O crème de la crème dos clichês do Walcyr. Babado forte. Babado dos bão! (hahahahaha) Eu adoro! Com isso, Daniel não suporta o passado da mãe que sempre idolatrou e a verdade sobre sua paternidade. E todo o transtorno das revelações culminam em ele sofrendo um grave acidente que o deixa entre a vida e a morte. E eu não posso culpar o Caio por ter jogado todos os podres da família no ventilador, afinal de contas ele sempre foi humilhado e rejeitado pelo pai e detestado pela madrasta má.

Eu acho que faria o mesmo. Eu também acabaria com a vidinha falsa dos La Selva. (hahahahaha)

Quanto a Daniel não ser o filho biológico de Antônio, tanto Antônio quanto Ademir sabiam disso, mas o amor que o vilão sempre sentiu por Daniel estava acima de qualquer laço sanguíneo – e eu achei isso nobre da parte de Antônio. Quando Petra vê Daniel acidentado, na estrada, ela se desespera com a situação trágica em que o irmão se encontra. E eu chorei com o desespero da Petra. Depois, foi impossível não rir com a Anely no hospital, dizendo para Irene aquele “Chato, né? Então quer dizer que seu filho descobriu que é piranha?” “Piranha não é um termo adequado. Mas o fato é que meu filho sempre me viu como uma santa” “Fala que é santinha do pau oco” “Cê tá fazendo piada, num momento como esse?” “Elegante, distinta e piranha”. (hahahahahahaha) Só a Anely para nos entregar essas cenas sensacionais. Ela sabe consolar como ninguém. Definitivamente, impossível não rir com ela.

Em um momento emocionante (que me fez chorar novamente), Daniel, à beira da morte, diz à Irene que a melhor parte de sua vida foi ter tido ela como mãe. Então, ele não resiste e morre. E é a partir da morte do personagem que temos a grande reviravolta da novela… e uma nova fase tem início. E que reviravolta, não? Eu amei. Walcyr Carrasco sabe entregar o que o público quer ver em suas novelas. Com a morte de Daniel, Caio se sente culpado por ter revelado os segredos da família e Irene jura que vai se vingar e destruí-lo. E tudo indica que ela vai cumprir com a promessa. Se sentindo a viúva desamparada, Graça vai falar com Marino para que ele assuma o filho que está esperando dele, mas o delegado pula fora da responsabilidade e não demora para ela conseguir um amparo quando entra no plano de Irene, o de fazer Caio se casar com a ex-nora. O objetivo do plano de Irene é simples: ela não quer o neto crescendo longe dela, e também está pesando o fato de Antônio estar cogitando dar a sucessão para Caio.

Se conseguir fazer Caio se casar com Graça para cuidar do sobrinho, naturalmente, de uma maneira ou de outra, Irene conseguirá manipular a fortuna dos La Selva através do neto.

Obviamente, Graça e sua família falida enxergam vantagens nessa união. E eu estou só esperando pelo momento em que ela será desmascarada quando todos descobrirem que esse filho não é do Daniel. Vai ser mais um barraco daqueles. (hahahahahaha) Assim, Graça e Irene começam a fazer chantagem emocional com Caio, porque Graça não quer criar seu filho sozinha e tanto ela quanto Caio amavam Daniel. E ela mexe com o psicológico dele ao inventar que Daniel a visitou em sonho e pediu para que se casasse com o irmão – meu Deus, apelou, hein, Graça? (hahahahaha) Além disso, ainda tinham aquelas ligações e mensagens do celular de Daniel, que Caio estava recebendo e que pedia para que ele cuidasse do sobrinho – “Irmão, cuida do meu filho”. Em meio a tudo isso, Irene tira sua máscara diante de Aline e, cheia de ódio, desconta sua ira em cima da viúva, até porque ela também a considera culpada pela morte de Daniel.

Ela acredita que o melhor era Aline ter ficado com Caio, já que ele é apaixonado pela viúva e porque se ela tivesse deixado Daniel em paz, sua morte não teria acontecido. Irene não quer saber se havia ou não amor entre eles, e ainda faz questão de falar para Aline coisas como não saber o que Daniel viu nela, porque não é nem mesmo uma mulher sedutora. Completamente fora de si, ela afirma para Aline que “nada do que acontecer será obra do acaso” e jura que vai “destruí-la” – foi um CENÃO daqueles. Como sempre, Glória Pires arrebentando. Depois, muito louca, surtada e amargurada pela morte do filho, ela decide cometer uma vilania daquelas. E temos uma outra grande cena quando Irene põe fogo na plantação de Aline, totalmente desequilibrada e dando gargalhadas maquiavélicas – e eis que nasce uma vilã de verdade, ao melhor estilo Walcyr Carrasco. Então, ela consegue acabar com tudo o que Aline construiu até agora como produtora rural. De fato, é um grande ato de vingança, e Irene não pretende parar por aqui.

Naturalmente, quando Aline se dá conta de que toda a sua plantação foi queimada, ela se desespera… e é um momento de partir o coração, pois ela já lutou muito para conquistar o pouco que tem – eu me sensibilizei com o sofrimento da personagem. E Bárbara Reis arrasou muito na atuação! Porém, com o apoio de Caio, e também de seus amigos, ela não se deixa esmorecer, porque ela é uma protagonista de Walcyr Carrasco… e uma protagonista do Walcyr se levanta, sacode a poeira vai à luta – “Quando a gente chega ao extremo, a gente só pode contar com a própria coragem”. Assim, ela recomeça do zero. Quanto às chantagens emocionais de Irene, ela coloca o caderno de desenho de Daniel no quarto de Caio, e depois diz a ele que sentiu que o filho queria que o irmão ficasse com aquele caderno. Com isso, ela vai manipulando os sentimentos dele, para que se sinta culpado e acabe aceitando se casar com a Graça a fim de cuidar do filho de Daniel.

E enquanto Caio não se decide por Graça, em nome do irmão, Jonatas rompe com a Nina para tentar uma chance com Aline. Mas ele quebra a cara quando se declara para ela e a viúva explica que apenas o vê como um bom amigo. Então, ele se arrepende de ter terminado com a Nina e volta a correr atrás dela para reatar esse romance nada a ver – gente, esse namoro já começou todo errado quando a Nina quis namorar o Jonatas e acreditou que seria capaz de fazê-lo esquecer Aline da noite para o dia. Depois, ela comete mais um erro ao acreditar que eles podem dar certo com a decisão dele de reatar o namoro porque levou um fora da Aline… e ela aceita voltar para ele. Eu sei que o Jonatas é um gostosão, mas te valoriza, Nina. (rs) Mais adiante, ao pressionar Enzo, Caio descobre que foi Antônio quem clonou o celular de Daniel e que era o pai quem estava enviando as mensagens e fazendo as ligações para manipular o psicológico e o emocional dele. E é claro que ele vai confrontá-lo.

Sem saída, Antônio confessa que clonou o celular de Daniel antes mesmo de ele morrer, com a intenção de vigiá-lo porque havia lhe dado a sucessão, mas sabia que ele estava envolvido com um rabo de saia. Agora, Antônio também quer que Caio se case com Graça para manter o neto por perto. E se o filho fizer o que está pedindo, ele está disposto a dar sua parte na herança. E assim seguimos com essa novela de Caio começando a se sentir na responsabilidade de se casar com a Graça para cuidar do filho do irmão. Numa outra trama, quando Antônio descobre que há diamantes nas terras de Aline, ele manda Ramiro matar a viúva para explorar as terras dela. Mas esse é mais um plano que não dá certo, porque Caio flagra a tentativa de assassinato e a salva de morrer afogada. Logo, Aline faz uma denúncia, que não dá em nada porque Marino prefere fechar os olhos para os crimes comandados por Antônio. Mas isso preocupa Caio, que faz um acordo com o pai: se Antônio prometer deixar Aline em paz, ele se casa com Graça.

E um outro acordo também é feito quando Antônio aceita pagar Aline para usar a água das terras da viúva. Isso já estava virando uma novela dentro da própria novela. (rs)

Para proteger Aline, e se sentindo na responsabilidade sobre o filho de Daniel, Caio aceita se casar com Graça porque acredita que tem uma dívida com o irmão. Então, ela aproveita para seduzi-lo e eles acabam trocando beijos calientes, embora ele deixe claro que só está se casando para cuidar do sobrinho – pelo visto não só do sobrinho, mas da mãe também, já que achou o beijo da Graça “quente” e ela sentiu que ele tem “pegada”. (hahahahahaha) E ela resolve que quer amá-lo e ser feliz ao lado dele – o casamento não vai ter amor, mas pelo jeito pode ter muita pegação. (rs) Gente, nada a ver o Caio achar que tem que se casar com a Graça porque deve algo ao Daniel. Tudo bem ele cuidar da criança, mas é desnecessário esse casamento para cumprir tal função. Que coisa mais bizarra! Vai cuidar do sobrinho e dar uns pegas na ex-noiva do irmão. (hahahahahaha) E ainda teve aquela cena picante, em que a Graça surpreende Caio no banho e entra debaixo do chuveiro com ele… e é claro que tem mais pegação. Ui!

Sinceramente falando, Caio tem muito mais química com a vilã do que com Aline. Verdade seja dita.

Sabendo que Caio, finalmente, decidiu pelo casamento, Irene joga na cara dele que ele não fez mais que a obrigação dele, já que é o responsável pela morte do Daniel. Assim, os planos das vilãs parecem caminhar às mil maravilhas, mas Irene ainda quer acabar, de uma vez por todas, com qualquer relação entre Caio e Aline. E ela tem novas artimanhas. Sem dinheiro para pagar o empréstimo do banco, as coisas se complicam ainda mais para Aline quando não consegue as aulas de matemática, pois a Gladys não quer problemas com os La Selva e, novamente, volta atrás em sua promessa de admitir a mocinha como professora – olha, se eu fosse a Aline, eu chantageava a Gladys para que ela me pagasse um salário bem recheado todo mês, já que ela flagrou a loira com o Enzo e resolveu ficar calada quanto ao que viu. (hahahahahahaha) Que palhaçada esse negócio de não querer devolver essas aulas.

Diante da má situação financeira, Aline deixa o orgulho de lado e aceita a ajuda de Caio para pagar mais uma prestação do empréstimo. Porém, Irene coloca mais um plano em prática para abalar a relação do casal ao conseguir pegar todo o dinheiro da conta de Caio e doá-lo para um orfanato. No entanto, ele tem certeza de que conseguiu pagar a dívida da viúva, mas Aline se dá conta de que não houve pagamento nenhum e se sente enganada por ele. Naturalmente, esse estremecimento na relação não dura muito, porque Aline acredita em Caio quando ele explica sobre o equívoco de seu dinheiro ter ido parar em um orfanato. Logo, só resta a Irene tentar um acordo com a viúva, e ela pede para Aline não ter nada com Caio para que ele possa se casar com Graça e, assim, ela consiga ter o neto por perto… e ela está disposta a pagar para a viúva não atrapalhar seus planos.

Sem pretensões com Caio (por enquanto), Aline quer algo em troca para permanecer longe dele: descobrir o motivo de Antônio continuar vasculhando suas terras. Então, Irene se faz de amiga e promete descobrir todas as artimanhas do marido contra a viúva.

Enquanto isso, Aline vai bater de frente com Antônio porque ele ainda não pagou pela água de suas terras conforme o combinado… e ela o chama de “caloteiro” – que baixaria, Antônio! Paga o que tu deve, homi. (hahahahahaha) Assim, ele joga o dinheiro no chão e ela se recusa a se ajoelhar para pegar o que é seu. E sobra para o Luigi amenizar toda a situação. Para ajudar Antônio a se livrar de sua grande inimiga, e também para impedir Aline de acabar com seus planos, Irene tenta assassinar a viúva ao preparar um boa noite, cinderela, usando os remédios da Petra. Ela vai à casa de Aline para executar seu plano, com uma garrafa de champanhe para que elas comemorem tudo o que descobriu sobre as artimanhas de Antônio. Mas Aline se recusa a beber, afinal de contas ainda tem muito trabalho durante o dia – genteeeeeee, que ideia foi essa da Irene de levar bebida para a Aline em pleno meio-dia? A Irene esqueceu que sua inimiga é pobre, honesta e trabalhadera?

E gente trabalhadera não costuma ter tempo para beber em pleno meio-dia, ainda mais com tanto trabalho pela frente. (hahahahahahahaha) E, assim, a vilã não consegue executar seu plano.

Quando Jussara vê o “pozinho branco” no fundo do copo – pozinho branco foi sensacional! (hahahahahahahaha) –, ela comenta com a filha sobre a champanhe que Irene trouxe, talvez, estar estragada. E Jussara tem um mau pressentimento. Aline também comenta com Caio sobre o tal pozinho branco, e ele acaba descobrindo, através de Angelina, que a madrasta havia pegado os comprimidos da Petra – Está desconfiado de alguma coisa? Pergunte para a Angelina que ela sabe de tudo. (hahahahaha) Obviamente, Caio confronta Irene sobre sua intenção de “envenenar” Aline, e ela, claro, desconversa, porque só foi ajudar a viúva com a questão do geólogo nas terras dela. Mas Caio deixa o seu recado: se Irene fizer algo contra Aline, ele não se casa com Graça e ainda a coloca na cadeia – ele pode até não se casar com a Graça, mas que adora das uns pegas nela… ahhhhhhh, isso ele adora, porque quando ela o seduz, uma outra vez, ele gosta dos beijos da vilã. E eu cheguei a pensar que, talvez, pudesse começar a torcer por Graça e Caio, já que a química entre eles, em minha opinião, fluiu muito bem.

Contudo, os planos de Irene para eliminar Aline seguem seu percurso. Dessa vez, é ela quem dá ordens para Ramiro assassinar a viúva, mas ele fracassa numa tentativa de atropelamento… e pior, Aline o reconhece no volante do carro. Com isso, Aline e Caio pensam que esse é mais um plano de Antônio para destruí-la. Porém, quando Angelina revela que essa foi uma ideia de Irene, Caio conta para o pai o que a madrasta andou aprontando e Antônio repreende a vilã, porque seus planos contra a viúva estão indo longe demais, já que ela não sabe fazer as coisas e ainda pode prejudicá-lo. Então, ela o enfrenta, porque quer sua vingança contra Aline e porque também a culpa pela morte de Daniel. Com os ânimos alterados, Antônio, para mostrar que é ele quem manda, joga na cara de Irene tudo o que já fez por ela e que foi ele quem a tirou da sarjeta. Irene demonstra o quanto é grata e garante que não fará nada para o prejudicar, e pede que ele não a impeça de se vingar de Aline.

Assim, ele está disposto a deixá-la seguir com seus planos, desde que não o comprometa.

Por fim, por Aline e também por algumas rixas do passado, Gentil decide se vingar de Antônio. E seu plano é colocar drogas nos caminhões de carga do rival e depois fazer uma denúncia. Com isso, o poderoso Antônio La Selva é preso por tráfico de drogas, e Aline adora o fato de seu grande inimigo ter se dado mal com o que quer que seja que Gentil tenha feito. Então, é sua hora de estar por cima, e ela vai à delegacia para debochar e humilhar Antônio. Contudo, Irene consegue livrá-lo da cadeia ao acionar aliados importantes na política… e então Antônio responderá pelo processo em liberdade. Enquanto isso, no capítulo 71 da novela, Caio e Aline protagonizam uma cena caliente no rio, embora, em minha opinião, ainda falte aquela química entre o casal protagonista, uma química que eu já vejo muito mais entre Caio e Graça. E agora? Caio e Aline ou Caio e Graça?

Ao descobrir que foi Gentil quem armou para que fosse preso, Antônio vai tirar satisfações com o pai de Jonatas e Menah e ele não nega… e é aqui que descobrimos que Agatha abandonou Gentil para ficar com Antônio, no passado. Diante da confissão, Antônio faz ameaças e está empenhado em cumpri-las – “O que eu vou fazer vai ferir o teu coração”. Assim, Menah acaba sequestrada e Jonatas invade a mansão dos La Selva em busca do paradeiro da irmã, fazendo acusações contra Antônio e dizendo que ele é um “assassino”. E quando Angelina aparece com Menah, e ela explica o que lhe aconteceu, ter sido atacada por um homem que nunca viu, Antônio exige que Jonatas lhe peça desculpas, mas ele se recusa porque sabe que Antônio La Selva não é nenhum inocente e ele não vai abaixar a cabeça para seu inimigo. Assim, as vilanias continuam, e novas surpresas estavam por vir.

Para mais postagens de Terra e Paixão, clique aqui.

Comentários