Verão 90 – A última esperança de João



Dizem que “A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE”. E foi meio que nesse ditado que João colocou sua fé, acreditando que ainda haveria chances de ser inocentado das acusações do assassinato de Nicole… então, enquanto aguardava o seu julgamento, ele foi bater aquele “papo” com Jerônimo, onde tentou arrancar alguma informação que pudesse ajuda-lo em sua defesa, porque João tinha certeza que Jerônimo sabia quem realmente estava por trás daquele crime na Joatinga. E ele acusou Jerônimo de estar acobertando o verdadeiro assassino. E além de querer que o irmão enxergasse o quanto tudo aquilo poderia prejudicá-lo – “Jerônimo, eu posso ser preso!” –, João queria que ele falasse a verdade. Mas Jerônimo não estava disposto a colaborar, e ele provoca João com aquela história de que ele é o “irmão do bem, um homem respeitado e diretor da PopTV”, e que não sabia de nada referente ao assassinato de Nicole. Então, Jerônimo aconselha João a dizer que tudo foi um acidente, ao invés de ficar bancando o inocente.
E aquela conversa acaba com um descontrole de João, quando ele soca a cara de Jerônimo, que não revida, mas, posteriormente, consegue aquela liminar para que João não se aproxime dele, e faz o irmão passar por aquela humilhação de ter que se retirar do Baião de Dois porque ele estava ali – e aquilo foi bem revoltante. Logo, João vai tentar a sorte com Vanessa, a cúmplice de Jerônimo nas mentiras sobre o assassinato de Nicole… assim, ele tenta convencê-la de que Jerônimo não é uma pessoa muito leal, “que não presta, e que ele irá traí-la, e que se ela estiver mantendo aquele falso testemunho por ele, vai estar fazendo a maior besteira de sua vida”. Mas Vanessa não dá muita moral para as palavras de João, até descobrir que Rafaela Stor chegou ao Brasil para apresentar o Disque PopTV, o programa que Jerônimo havia prometido a ela como apresentadora… então Vanessa desconfia que o pilantra possa estar trapaceando e a usando para continuar sustentando para todos que viu João empurrar Nicole do penhasco.
Àquela altura, a imagem de João estava mais suja que pau de galinheiro, com Murilo Fraga o difamando ainda mais – a mando de Mercedes – em seu novo programa, o “COMPROMISSO VERDADE”. E o programa de estreia é o mais sensacionalista possível – “Como nascem os monstros?”. E isso me fez lembrar um pouco a vibe daquele programa investigativo/jornalístico do SBT, o “AQUI AGORA”, que também era da década de 90, lembram? Além do “LINHA DIRETA” – esse eu morria de medo de assistir (rs) –, com aquela pegada policial e ao mesmo tempo aterrorizante, com suas simulações pra lá de tensas. A apelação sensacionalista era tanta, que esses programas eram quase uma piada, ainda que me deixassem com o coração na mão… enfim! Murilo Fraga cumpriu direitinho o seu papel de jornalista que adora transformar um fato num acontecimento, e João acabou pintado como o “Patotinha do Mal”. Gente, isso é muito programa investigativo dos anos 90, sem falar que uns e outros ainda seguem a mesma linha até hoje, não?
Logo, João foi alvo de uma série de notícias forjadas – como sendo o chefe de uma gangue de surfistas do mal, na adolescência; de ter sido o responsável por aquele assalto em Armação do Sul, onde era Jerônimo quem estava envolvido, dirigindo a Brasília amarela dele; que sua carreira de radialista era uma fachada, entre tantas outras mentiras que quase todo o Rio de Janeiro estava acreditando porque estava na TV – teve até reportagem do Tutano e sua gangue, afirmando que fugiram do Brasil não por medo da polícia, mas por medo do “Patotinha del mal”. É sério, eu rachei de rir com o “Patotinha del mal”. E para deixar João ainda mais na bad, tinha toda a hostilidade que ele já estava enfrentando da população, e uma delas foi sua Brasília pichada com os dizeres “assassino” e “João na cadeia”. Então, ele estava péssimo, além de estar sofrendo à beça por um crime que não havia cometido. E aquilo tudo era uma enorme injustiça com ele.
Mas, ainda assim, João estava confiante que conseguiria provar sua inocência, e quando Vanessa marcou aquele encontro com ele para dizer que tinha certeza que Jerônimo a estava enganado, João teve sua esperança ainda mais fortalecida, porque ele estava prestes a ganhar uma possível aliada. Vanessa estava com ódio de Jerônimo, por ele ter contratado Rafaela em seu lugar na PopTV… então ela inventa para João, quando ele a indaga sobre a verdade do crime da Joatinga, que não viu quem empurrou Nicole do penhasco, e que só mentiu para a polícia porque estava apaixonada por Jerônimo, e ele iria colocá-la na PopTV. Assim, João vê uma chance de provar sua inocência quando bola aquele plano de fazer Vanessa ir tirar satisfações com Jerônimo sobra a contratação de Rafaela, com um gravador dentro da bolsa, caso ele revelasse algo comprometedor… e Vanessa aceita participar daquele plano, porque ela está revoltada com as mentiras de Jerônimo e quer vingança.
Então, Vanessa vai cumprir o combinado, e ela quer, toda alterada, tirar satisfações com Rogê sobre Rafaela Stor ter sido colocada em seu lugar como VJ do Disque PopTV. Assim, Jerônimo a enrola mais uma vez, juntamente com Quinzinho, quando confessa que contratou Rafaela para apresentar o programa ao lado dela, porque Rafaela é uma estrela… então, ela cai na conversa deles, ainda que continue desconfiada… então Vanessa os deixa sobreaviso – “ai de vocês dois se aprontarem uma pra cima de mim”. Só que a pilantra ainda precisava de uma última confirmação de que eles estavam dizendo a verdade, e ela foi esperta o suficiente para fingir esquecer a bolsa com o gravador dentro, na sala da diretoria. Então, Jerônimo cai em sua armadilha, e acaba dizendo justamente o que não devia em uma conversa com Quinzinho: que “Vanessa vai dizer o que ele quiser no julgamento, e depois ele vai dar um jeito de se livrar dela, porque não aguenta mais a pilantra na sua cola”.
Assim, Vanessa volta para buscar a bolsa, e depois escuta a gravação da conversa de Jerônimo com Quinzinho, enquanto sua vontade de acabar com o pilantra só aumentava, por ter sido passada pra trás e por ter descoberto que estava sendo usada por ele para sustentar o falso testemunho contra João, enquanto convinha a ele e aos Ferreira Lima… logo, ela decide que é hora de se vingar de Jerônimo e de se aliar a João. Então, Vanessa garante a João que vai dar sua versão dos fatos a favor dele para o juiz no julgamento, assim como garante que vai falar que foi coagida por Jerônimo a mentir e que não viu João nem chegar perto de Nicole na festa. Dessa maneira, João estava com a certeza de que tudo ia dar certo, porque sua última esperança, Vanessa, mudaria seu testemunho, o que o livraria, de uma vez por todas, daquele pesadelo que era ser acusado de assassinato…

Para mais postagens de Verão 90, clique aqui

Comentários