Totalmente Demais – Prisão injusta




“EU NÃO SOU LADRÃO”
Jonatas estava prestes a cair numa cilada daquelas. E tudo porque a inveja e o ciúmes que o Fabinho começou a sentir dele estava indo longe demais. E querem saber? O Germano tem grande parte nisso tudo. No começo da novela, tivemos várias cenas de conflito entre pai e filho, onde Germano vivia jogando na cara do Fabinho o quanto ele não era a Sofia, e o quanto ele gostaria que o filho fosse como a irmã. Ele não dava a atenção que o Fabinho precisava. E o garoto era meio que deixado de lado pelo próprio pai. Sinceramente, competir com a memória da falecida irmã era completamente impossível, já que tanto Germano quanto Lili viviam lamentando a morte da Sofia, e a falta enorme que ela fazia. E embora a Lili vivesse mais deprimida que o Germano por ter perdido a filha, ao menos ela dava a atenção e o apoio que o Fabinho precisava… e era mais sensata que o Germano em compreender o filho em determinadas situações. Mas falando a verdade, eu não sei até onde essa atenção e proteção toda que ela dava ao Fabinho era saudável.
Ainda nos primeiros capítulos da novela, vemos Jonatas e Fabinho se tornarem amigos. Mas as coisas mudam rapidamente quando o herdeiro da Bastille percebe o quanto o novo amigo começa a ganhar destaque na vida do Germano, da Leila e até do Jamaica – pai, namorada e melhor amigo estavam cada vez mais admirados com o carisma, a simpatia e forma batalhadora com que Jonatas levava a vida. E convenhamos, é muito difícil não admirar o caráter do Jonatas, e não se apaixonar pela pessoa que ele é. Então, Fabinho se sentiu ameaçado, mesmo que ninguém o estivesse trocando por Jonatas… a não ser o Germano, que, mesmo inconscientemente, não escondia o quanto se identificava com o seu novo pupilo, por ver em Jonatas o mesmo garoto batalhador que um dia ele foi na juventude. E foi assim que a inveja do Fabinho cresceu, e sua amizade com Jonatas começou a ruir para dar lugar a insegurança que ele passou a sentir diante da presença do novo queridinho que o ex-amigo se tornou para todos…
E eu meio que entendo o Fabinho, porque todo esse lance de sempre ser comparado com a Sofia, e com o carinho que o pai deveria dar a ele sendo transferido para Jonatas, ficava complicado não se sentir excluído. Mas que fique claro que nada justifica as coisas que ele viria a fazer para tirar Jonatas de seu caminho. Porque o Jonatas não merecia nada de ruim. Ele sempre foi um cara gente boa com o Fabinho, e ele tinha zero culpa na falta de atenção que o Germano dava ao filho. Então, Fabinho planeja sua primeira tentativa de prejudicá-lo, quando coloca o relógio da Lili na mochila de Jonatas para que todos pensem que foi ele quem roubou a joia de família da mãe. Mas ele quebra a cara, porque o Jamaica vê o que seu melhor amigo fez e resolve salvar Jonatas daquela roubada, tirando o relógio da tia Lili de dentro da mochila. Assim, quando há aquele pequeno alvoroço por conta do sumiço da joia, e Fabinho insinua, sutilmente, que Jonatas possa ter roubado, ele faz questão de mostrar suas coisas… e o relógio não está lá. Valeu, Jamaica!
Dessa forma, se torna uma obsessão para Fabinho acabar com Jonatas, porque ele não para de se destacar… e um desses destaques inclui Jonatas resolvendo algumas burradas do Fabinho referente ao projeto de despoluição do rio Tamanduá na Comunidade. E é bem difícil para Fabinho ficar sempre escutando o pai tecer elogios ao Jonatas praticamente o tempo todo. Assim, ele decide dar um passo mais pesado em seus planos contra seu ex-amigo. Ele descobre que é Jonatas quem faz o pagamento dos trabalhadores do projeto Tamanduá – um excelente projeto que ele mesmo criou, mas que Jonatas soube executar muito melhor na prática por ser um garoto do povo. Aliás, a ideia de dar emprego para os moradores da Comunidade no projeto foi dele –, e com isso, Fabinho dá um jeito de aproveitar da ingenuidade do Jamaica a fim de que ele faça uma cópia da chave do armário do Jonatas na Bastille para sua próxima armação, mentindo sobre a cópia ser do armário da Leila na faculdade, e que quer fazer uma surpresa para a namorada. Com essa chave, Fabinho comete uma crueldade contra o protegido de seu pai.
Ele troca os envelopes com o dinheiro dos trabalhadores do projeto por envelopes com papéis picado. E são esses envelopes que Jonatas entrega para o seu Gilmar fazer o pagamento dos demais na Comunidade. E as coisas se complicam, porque os trabalhadores se sentem enganados, e se revoltam… a história do falso pagamento logo vem à tona, e ninguém entende direito o que aconteceu, principalmente Jonatas. Assim, Germano chega à conclusão de que foi um “crime premeditado”, e o Fabinho percebe que pode ter ido longe demais quando o pai resolve envolver a polícia. Porque o seu plano era que apenas descobrissem que Jonatas era culpado e o demitissem da Bastille. Logo, a polícia começa a fazer seu trabalho. Depois que Jonatas relata que colocou o dinheiro em seu armário enquanto trocava de roupa, e afirma que o deixou trancado, os policiais encontram o dinheiro lá, e a casa cai para ele… Jonatas é preso por “tentativa de furto”.
Como sempre, pobre não tem muita voz nesses momentos – A corda sempre arrebenta do lado mais fraco? Quase sempre. E é muito triste ver Jonatas ser levado, algemado, para a delegacia… diante de todos. É revoltante. É uma humilhação. E ele chora, afirmando que “não é ladrão”. Assim, ainda que a culpa pareça ser dele, Germano pede para que Zé Pedro o acompanhe até a delegacia. Porque ele não quer ver Jonatas preso, por mais que esteja decepcionado com o que ele fez. O Germano gosta demais do Jonatas para deixá-lo à própria sorte, ainda que de agora em diante as coisas possam mudar entre os dois… ele está disposto a demitir o seu protegido. E o Fabinho acaba discutindo com ele, por conta do apoio que o pai está dando ao Jonatas e que não deu a ele quando também foi preso pelos seus protestos contra a Bastille – lá no comecinho da novela. Enquanto isso, durante a terceira etapa do concurso, Eliza está dando um show de elegância. E a Carol ainda procura um ponto fraco da ruiva para desestabilizá-la durante a prova.
E ela tem essa oportunidade quando descobre, através da Leila, que Jonatas foi preso por roubar dinheiro da Bastille. A Leila não sabe se deve ou não contar para Eliza o que aconteceu, e o Pietro prefere que ela não diga nada enquanto a ruiva estiver fazendo a prova. Mas Carol faz questão de cometer sua maldade do dia naquele exato momento. E ela conta para Eliza que Jonatas foi preso por roubar dinheiro da fábrica. Então, ela consegue desestabilizar Eliza, que decide ir imediatamente para a delegacia para ver seu amigo, no meio da prova. Como sempre, o Pietro não concorda com as maldades da Carol, e ele dá a sugestão de Eliza ser a última a fazer a prova enquanto vai à delegacia. Ela está desesperada, e Stelinha e Arthur intervém, tentando convencê-la a ser profissional, porque o Zé Pedro já está cuidando do Jonatas. O Arthur acaba tocando em outro ponto fraco de sua candidata: sua família… que precisa dela. E ele também menciona todo o esforço que ela está fazendo para trazê-los para perto…
Eliza acaba refletindo sobre, e aceita fazer a prova, deixando claro que quando terminar vai à delegacia. E ninguém vai impedi-la. Eu gosto de como Eliza se preocupa com Jonatas, ela sabe que deve muito a ele, e não aceita abandoná-lo em qualquer momento que ele precise dela. Porque tem consciência de que Jonatas fez tudo o que podia por ela quando chegou no Rio de Janeiro. Então, ela se recompõe e volta com tudo, mostrando todo o seu potencial e profissionalismo – “Senhor Giancarlo, eu estou pronta para o meu close up”. E a Carol quebra a cara mais uma vez. Adoro! Por fim, Eliza consegue concluir a prova. E diante do emocional abalado, ela não é a que melhor se sai bem… mas também não é a pior. Eu achei até que ela foi bem demais para quem tinha recebido uma notícia como aquela. Na delegacia, Jonatas não conseguiu convencer o delegado de que é inocente, claro. E as coisas ainda ficariam feias para o lado dele. Dessa maneira, ele não tinha outra opção a não ser aguardar o que viria pela frente. E ele, infelizmente, passa a noite na cadeia.

Para mais postagens de Totalmente Demais, clique aqui.

Comentários