Desalma 1x06 – Revelações

 

“ELES PODIAM TER EVITADO TUDO ISSO”

Como sempre, Cláudia Abreu brilhando muito! Esse episódio foi dela… e ponto final. Ignes está ficando cada vez mais atormentada com as coisas sobrenaturais que estão assombrando Anatoli. E para mexer ainda mais com o seu psicológico, ela inventa de fazer uma pesquisa sobre casas mal-assombradas e obtém informações de que assombramentos em casas sempre estão ligados a uma pessoa da casa, geralmente uma criança, devido a sua pureza e falta de discernimento que a torna suscetível a manipulação de espíritos que busca algum tipo de vingança… sendo assim, acho que está mais do que claro que o Anatoli se encaixa muito bem no quesito criança assombrada, ou mais do que isso, uma criança que está sendo possuída por alguma força maligna: Roman.

Depois, Ignes vai desabafar com sua terapeuta sobre esses assombramentos do Anatoli, enquanto a terapeuta tenta convencê-la de que é tudo fruto da imaginação dela, porque a mente cria muitas sugestões quando estamos apavorados e quando precisamos desesperadamente encontrar respostas para as coisas que não entendemos – ai, gente, eu sempre achei essa terapeuta muito bizarra, desde a primeira vez em que ela apareceu. Convenhamos, ela não passa nenhuma tranquilidade. E se precisávamos de alguma prova de que ela está envolvida com as coisas bizarras que andam acontecendo com Anatoli, nós a temos quando Ignes se irrita com ela e vai embora antes da sessão terminar, e a terapeuta faz uma ligação misteriosa para dizer “É o menino. Anatoli! É ele”. É “ele” o que, gente? A grande brecha para o mal se alastrar em Brígida? Pode ser que sim.

Em busca de mais explicações que a ciência não pode lhe dar, Ignes vai falar com o Padre Andreiv sobre as coisas estranhas que estão acontecendo com Anatoli e que a estão atormentando também, porque antes ela pensava que tinha algo a ver com os remédios que estava tomando, mas agora sabe que tem algo maligno rondando sua casa, e Anatoli está sendo assombrado… e ela desabafa sobre achar que pode ser o espírito de Aleksey e sobre suas desconfianças a respeito do irmão realmente ter assassinado Halyna. Então, depois da conversa, ela sai da igreja com um certo alívio espiritual, quando o Padre Andreiv pede para que ela acenda uma vela para Aleksey e lhe diz que vai celebrar uma missa para que a alma dele fique em paz… mas, ao que tudo indica, o tormento de Ignes está longe de acabar.

Na escola, Emily se assusta ao ver que o reflexo de Anatoli se tornou o reflexo de Roman, na água do chafariz. E depois, na aula de natação, ele a assusta mais uma vez, com aqueles olhos brancos e com a sua presença na borda da piscina enquanto deveria estar debaixo d’água, onde estava segundos antes – gente, tadinha da Emily. Essa criança não merece ser atormentada. No carro, Anatoli pede a Boris para brincar com o Veludo quando chegar em casa, como se não se lembrasse muito bem do acidente que o cavalo sofreu. E enquanto Boris lhe faz perguntas sobre o incidente com o Veludo, Anatoli lhe diz coisas como o cavalo ter lhe dito que queria fugir, que Boris é mal, e que o Veludo sabe de seu segredo.

No ápice do episódio, Ignes vai conversar com Anele e a amiga resolve revelar o segredo que guarda há 30 anos sobre os acontecimentos da última Ivana Kupala. Então, descobrimos que Roman e Boris viram Aleksey afogar Halyna e não foram capaz de fazer nada, e que para proteger Aleksey e os Skavronski de um escândalo, aceitaram dinheiro em troca – é, realmente o Roman não prestava mesmo… um covarde. O Boris então, nem se fala. Mas falando em Aleksey, eu ainda não acredito que essa história de ele ter assassinado Halyna esteja totalmente concluída com essa informação que a Anele guardou por tanto tempo. Me parece que ainda temos muitas lacunas a serem preenchidas, não? Estou com essa sensação. Assim, Ignes está chocada com o que acaba de descobrir, além de desapontada por ser a única que não sabia de nada. Ignes literalmente passada para trás, coitada! Parece que o segredo era único e exclusivamente para ela, não?

E eu adorei a atuação da Cláudia Abreu nessa cena. Aliás, como o episódio foi dela, em todas as cenas ela estava maravilhosa!

A Ignes se revolta com a covardia do Roman e do Boris – “Eles podiam ter evitado tudo isso” –, e depois ela confronta o marido por conta disso… e o casamento deles fica abalado, porque ela nunca vai “perdoá-lo” por isso. Ainda neste episódio, temos parte do mistério envolvendo o sumiço dos porcos sendo esclarecido, quando eles são encontrados mortos no lago (está aí o gosto estranho na água da cidade). Agora, só resta saber quem os roubou e para que os matou. E deixando a coisa ainda mais bizarra, a cena da Iryna sendo envolvida por um círculo de porcos mortos enquanto nadava no lago, e algo lhe puxava para o fundo, foi bem agoniante… por fim, ela é salva pelo Ivan e o Maksym.

Para finalizar o episódio, depois de descobrir sobre os porcos no lago, Anele sugere a Ivan que ele peça ao Padre Andreiv para benzer os animais, porque eles estão possuídos por demônios, assim como na passagem bíblica do Evangelho de Mateus, capítulo 8… e ela fala sobre ter alguma coisa errado em Brígida – Ah, vá! Sério? Essa cidade é toda errada. E todos sabem disso –, e que tudo tem a ver com a noite de 1988, além do Anatoli está sendo assombrado e a Ignes achar que é o espírito do Aleksey. E enquanto Ivan acha aquilo tudo uma estupidez, ela lhe diz que estupidez é o que eles fizeram naquela noite… e que acredita que o que aconteceu com os porcos é um sinal de que alguma coisa está manipulando a todos para destruí-los. Assim, temos o espírito de Anatoli sendo levado à floresta enquanto dorme… lá, ele parece ver Haia submergir Roman nas águas, e então acorda.

Será que agora Roman o possuiu de vez?

Para mais postagens de Desalma, clique aqui.


Comentários