Desalma 1x07 – Halyna

 

“EU NUNCA VOU FICAR COM VOCÊ, ALEKSEY… NEM MORTA”

Que episódio maravilhoso! Esse era o momento pelo qual eu tanto estava esperando, porque enfim descobrimos como tudo culminou na morte de Halyna durante a celebração de Ivana Kupala, em 1988. Agora, outro mistério toma conta da temporada: quem é a pessoa que Haia mantém em seu porão. E posso até estar engando, mas a minha teoria é de que seja o Aleksey… talvez ele não tenha morrido como todos pensam. Seria uma boa reviravolta se ele ressurgisse, não? No começo do episódio, temos Melissa pedindo para que Iryna a leve até “aquela mulher que lê a sorte”, porque ela está tentando rever seus conceitos quanto as coisas místicas de Brígida e principalmente porque quer explicações sobre o motivo pelo qual Roman se matou.

As duas vão parar na casa de Haia, e o que as cartas dizem não são nada agradáveis para Melissa. Haia lhe fala coisas como Roman não ser o homem que aparentava ser, que ele estava amaldiçoado por ter feito algo muito ruim e que sua alma não está em paz… e pior, ela ainda diz a Melissa que ela irá perder alguém que ama muito, e que o passado será consertado… e não há nada que ela possa fazer para a alma do pai ficar em paz. Bem, diante de tudo isso, o mais provável é que a pessoa que Melissa perderá será sua irmã Emily. E sinceramente, essa criança não merece que nada de ruim lhe aconteça. Ela é um anjinho, gente! E eu não quero que a Emily tenha que pagar por nada para que o passado seja consertado.

Não tivemos nenhum foco no Anatoli neste episódio, o que eu achei ótimo! E não é que eu não goste do artificio da criança macabra como ferramenta para nos amedrontar, o fato é que eu acho que o personagem estava merecendo um descanso para não ficar saturado na série. Enfim, Anatoli não teve foco, mas foi o fio condutor da conversa que Ignes teve com Anele quando ela vai até a casa da amiga para se entender com ela, depois de se sentir enganada com aquele segredo que Anele guardou durante tanto tempo… o segredo envolvendo Aleksey na morte de Halyna e a chantagem de Roman e Boris em cima do pai de Ignes por terem presenciado o amigo assassinar a filha de Haia.

Para Ignes ainda é difícil aceitar que o irmão tenha sido um assassino, e ela tem medo que esse DNA tenha passado para Anatoli, porque seu filho abriu o portão para o Veludo e ele sabia o que estava fazendo… ele queria que o cavalo morresse naquele atropelamento. E a Ignes desabafa com Anele sobre ter momentos em que não reconhece o filho, e que às vezes sente medo dele – neste caso, quem não sentiria, né, Ignes? Então, Anele fala sobre os porcos encontrados no lago e sobre o dinheiro de sua família ser fruto da chantagem de Roman e Boris, além de acreditar que tudo o que a família tem seja amaldiçoado, porque suspeita que Haia esteja fazendo magia negra para se vingar dos Skavronski. Afinal de contas, para Anele, o suicídio de Roman, o afogamento dos porcos e o comportamento do Anatoli estão conectados (e como estão).

No passado, finalmente chegamos na noite de celebração a Ivana Kupala de 1988, e eu adorei todo o flashback em si… adorei a boa construção do roteiro até chegarmos, enfim, ao assassinato de Halyna e descobrirmos os detalhes de como ele se deu. Eu sempre tenho muitas coisas para elogiar quando a série nos transporta para o passado, porque eu amo a fotografia, os figurinos, e a maravilhosa trilha sonora composta por canções eslavas que nos deixam completamente envolvidos na história… é um máximo se sentir parte do ambiente da trama. Neste flashback, Aleksey continua tentando ter uma chance com Hallyna como seu namorado, mas ela o rejeita por saber da fama dele com as garotas e por odiar os Skavronski, responsáveis pela morte de seu pai em um acidente de trânsito ocasionado por horas exaustivas de trabalho…

“Eu nunca vou ficar com você, Aleksey… nem morta”

Na noite de Ivana Kupala, os jovens estão animados e envolvidos na celebração da tradicional festa pagã de Brígida, mas eles não imaginam no que aquela festa pode terminar. Halyna tenta entender o porquê de Roman não a querer mais enquanto ele lhe dá mais uma desculpa vazia, dizendo que “nem tudo poder ser entendido e explicado” e lamentando por tê-la magoado, porque não era essa a sua intenção. E ele ainda fala a respeito de sua ambição em conhecer o mundo fora de Brígida, e Halyna se revolta por não fazer parte dos sonhos dele. Então, quando Roman vai se encontrar com alguém na floresta, ela o segue… e descobre que ele e Boris têm um caso e que pretendem ir embora da cidade para viverem juntos – desculpa, Halyna, mas eu não posso dizer que não gostei daquele beijo entre Roman e Boris, porque eu adorei… achei tão EXCITANTE!

Halyna consegue tirar uma foto dos dois, e isso chama a atenção deles que a perseguem para recuperar a fotografia. E quando Aleksey a vê transtornada, ele vai atrás dela e se declara outra vez, e depois de mais um fora de Halyna, ele debocha da cara dela, porque ele sabe o que ela acabou de ver: Roman e Boris, juntos. Sem aceitar a rejeição, Aleksey tenta agarrá-la à força, e um acidente acontece quando Halyna tenta se desvencilhar dele, ela se desequilibra, bate com a cabeça em uma pedra e supostamente morre – para mim, foi uma morte meio desinteressante, porque eu estava esperando por algo mais impactante. Afinal de contas, esperamos muito para saber sobre os detalhes da morte da personagem, mas fazer o que, né? O que está feito está feito. Roman e Boris presenciam tudo, e no meio do desespero, Aleksey joga o corpo de Halyna no rio.

E eu fiquei bem revoltado com o Roman e o Boris não fazendo nada por Halyna (mais o Roman que o Boris), porque eles estavam muito mais preocupados em recuperar a foto do que qualquer outra coisa. E eles recuperam. Eu sempre soube que o Roman era um lixo. E eu sei que a Halyna não devia ter tirado uma foto comprometedora dos dois para depois fazer alguma chantagem ou algo do tipo, mas nada justifica a covardia do Roman e do Boris em não fazer nada, deixando simplesmente que Aleksey desse um fim no corpo de Halyna… talvez tudo isso pudesse ter sido evitado se o Roman tivesse dado a ela alguma explicação plausível para o fim da relação deles. E ele nem precisava ter contado a verdade, bastava ter inventado uma mentira consistente, ou até mesmo um simples “eu não gosto mais de você”. Afinal de contas, ele a usou para encobrir sua sexualidade, não?

Sinceramente, o Roman mereceu ser atormentado a ponto de se matar.

De volta ao presente, Iryna lidera um ritual para que ela e os outros jovens consigam abrir portais que lhes mostrem seus futuros, e quando chega a vez de Melissa se olhar no espelho, ela vê Halyna no reflexo. Nossa, que tensão! Eu já sabia que ia dar uma pequena m*rda, e mesmo assim quase pulei de susto – crianças, não façam isso em casa. Depois, temos Haia descendo no porão para levar comida à pessoa que mantém aprisionada… e então, Pavlo chega para visitá-la e acaba descobrindo que a tia está aprisionando alguém. Que final de arrepiar!

Para mais postagens de Desalma, clique aqui.


Comentários

  1. Hey! Adorei seus posts sobre a série! Espero que vc continue escrevendo sobre Desalma!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi, Manzana podrida (Adorei esse nome). Muito obrigado por ter gostado dos posts. E, sim, eu continuarei escrevendo sobre a série. Sinta-se sempre à vontade para aparecer por aqui. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário