“Malhação” nunca mais?

 E aí, qual foi a sua temporada favorita?

As últimas notícias sobre “Malhação” não foram das melhores para nós fãs dessa novelinha teen que marcou a história da dramaturgia brasileira: infelizmente, “Malhação” is over. Obviamente, apesar de não ter acompanhando as últimas temporadas dessa produção voltada para o público jovem (vida adulta, galera. Quem não chegou lá, quando chegar, entenderá o que estou falando rsrsrsrs), é muito triste falar do fim de algo que fez parte da sua vida durante tanto tempo e que te traz lembranças tão maravilhosas e nostálgicas… afinal de contas, foram 26 anos e nós nunca cogitamos que “Malhação”, de fato, um dia fosse acabar. Será que realmente tudo o que é bom não dura para sempre? Triste! Falar sobre o fim de “Malhação” é triste. Agora só nos resta ficar de olho nas temporadas que o VIVA reprisará e maratonar e maratonar o que já temos no Globoplay. Assim, de alguma forma, “Malhação” permanecerá eternamente viva em nossos corações.

E eu já começo a visualizar os milhares de pedidos à plataforma de streaming da Globo: Globoplay, por favor, disponibiliza tal temporada, é a minha favorita (rs). Com certeza te encheremos muito o saco, Globoplay. Se prepare.

Há mais de duas décadas no ar, é claro que nós temos nossas temporadas favoritas e aquelas memoráveis que nós jamais esqueceremos, como a temporada de 95, onde tudo começou, com o nome “Malhação” realmente fazendo mais sentido para a trama que era ambientada numa academia de ginástica e esportes; a temporada de 99, introduzindo a nostálgica era Múltipla Escolha – Ahhhhhhh, que saudades dessa fase –; 2004, com a inesquecível Vagabanda em alta durante aquela temporada (uma das mais aclamadas pelos fãs); 2005, muito lembrada pelos protagonistas Bernardo e Betina, mas que particularmente eu não acho uma das mais inesquecíveis assim; 2008, com a mimada e surtada vilã Débora e demais personagens que caíram no gosto da galera; 2012, a temporada da icônica Fatinha de Juliana Paiva; 2014, uma temporada carismática e com um casal que conquistou os fãs por seu relacionamento meio gato e rato (o Pedro e a Karina, ou como preferirem: Perina), temporada esta que, inclusive, está no ar e encerrará o ciclo “Malhação”.

E calma, eu não me esqueci de uma das últimas grandes temporadas inéditas da novelinha: “Malhação: Viva a Diferença”, com cinco protagonistas muito amadas e carismáticas… uma temporada tão marcante que até ganhou um spin-off, de tão sucessão que foi. E de tão aclamada, foi a primeira a ser escolhida para ser reprisada enquanto a produção da temporada de 2020 precisou ser suspensa por conta da pandemia… temporada essa que, infelizmente, não veremos jamais. SERÁ? Sabem de uma coisa? Eu posso até estar sonhando ou tendo esperanças de mais, mas eu ainda acho que “Malhação” pode voltar a qualquer momento. Eu ainda acredito que a Globo deu o maior tiro no pé encerrando algo que ainda poderia continuar dando certo.

Enfim! Agora, talvez, só nos resta valer daquele ditado: “recordar é viver”.

Bem, sinceramente falando, é com aquele aperto no peito que, diante das notícias, nos despedimos de “Malhação”. Nas redes sociais, eu sigo muitos atores que tiveram a sorte de fazer parte desse grande projeto, e eu fico todo sentimental com as inúmeras postagens que eles estão fazendo para homenagear esse trabalho do qual eles fizeram parte e que levarão tão orgulhosamente em seus corações. Foram tantos personagens inesquecíveis; tantas tramas maravilhosas; tantos momentos marcantes e tantos bons atores lançados na teledramaturgia brasileira, grandes nomes que permanecem em alta até hoje para provar que “Malhação” foi a melhor escola artística pela qual eles tiveram a grande oportunidade de passar. “Malhação” é um marco, uma forma inteligente, dinâmica e criativa de dialogar com jovens (e por que não adultos também?) sobre temas tão delicados e importantes a serem debatidos de forma mais abrangente. A galera se identificou muito com esse tipo de narrativa.

É claro que nem tudo foi perfeito. Tivemos alguns tropeços… algumas temporadas que não deram muito certo (alô, 2007! Alô, “Malhação” do Fiuk!) e algumas que, mesmo com aquela audiência não tão alta, a gente amava. No meu caso, não me julguem, eu amava a de 2006, queria até comprar um skate e tudo mais (rs). Mas os tropeços de “Malhação” jamais irão anular a importância e o sucesso desse projeto que marcou gerações. Ai, “Malhação”, que falta você irá fazer. Mas pode apostar que eu jamais vou deixar de te acompanhar, seja através do VIVA ou do Globoplay – e é claro que eu irei me aventurar por temporadas que não pude ver e que ainda tenho curiosidade em assistir. Você é eterna, "Malhação"! E sai de cena em grande estilo.

Por fim, que tal ficarmos com aquela incrível trilha sonora do Charlie Brown Jr. – “Te Levar Daqui” –, que embalou tantas aberturas de tantas temporadas, hein? Eu amo essa música. Ou então que tal “Assim Caminha a Humanidade”, de Lulu Santos, o primeiro e inesquecível tema de abertura da novelinha, que ficou no ar, e para sempre em nossa memória, nos primeiros cinco anos de “Malhação”. É uma boa para o nossa playlist, não é mesmo? É, gente, eu sei, saudade já batendo forte, né? Muito forte. “Ainda vai levar um tempo pra fechar o que feriu por dentro. Natural que seja assim. Tanto pra você quanto pra mim”.

Para mais Postagens Especiais, clique aqui.


Comentários