Homenagem ao querido Paulo Gustavo

 

“Rir é um ato de resistência”

Que falta faz Paulo Gustavo e toda sua arte contagiante. E falar dele não é falar de morte, é falar de VIDA! De uma vida acolhedora e cheia de alegria. É incrível como milhões de brasileiros choraram a morte de alguém que sequer chegaram a ver pessoalmente, mas que parecia ser alguém de casa, da nossa família e do nosso convívio íntimo… e tudo isso porque Paulo Gustavo nos conquistou de uma maneira tão intensa, tão arrebatadora, que é impossível pensar nele como um artista distante, intocável e inalcançável. Ele realmente nos passava a sensação de um grande amigo próximo, de alguém comprometido com a arte de nos fazer sorrir e acreditar em um mundo melhor através do riso. E esse é um dos maiores legados que alguém pode deixar após sua partida.

Querido Paulo Gustavo, você sempre será incrível!

Tivemos, até o último minuto, a esperança de que uma doença tão cruel não levaria um dos maiores gênios da comédia nacional, que não levaria um ser humano tão lindo e maravilhoso como Paulo Gustavo, tão apaixonado pela vida e com tanto ainda para nos presentear através de sua arte e de seu humor tão único e sensacional, que nos impulsionava a querermos ser felizes. Mas, infelizmente, no dia 4 de maio de 2021 ele nos deixou, vítima de complicações da Covid, uma doença da qual já tínhamos vacina para combatê-la. E eu acho que isso é o que torna ainda mais difícil superar essa partida… e o descaso com a nossa saúde foi algo revoltante, porque, neste caso, não estamos apenas falando de Paulo Gustavo, estamos falando de muitos outros que perderam suas vidas.

Mas eu ouso dizer que a Covid não venceu Paulo Gustavo, porque ele permanece mais vivo do que nunca em nossos corações. E para sempre será lembrado como aquele que nos deixou a mensagem de que “Rir é um ato de resistência”. Sendo assim, por ele, por esse criativo e dinâmico gênio da alegria, filho adorado, marido sensacional e pai dedicado – que família linda ele construiu com o Thales Bretas –, vamos sempre rir e acreditar que o RISO é essa arma poderosíssima contra os males da vida. Porque ele é. O Paulo nos ensinou que ele é. É óbvio que revisitar toda essa cultura que ele nos deixou ainda é um tanto melancólico, mas eu acredito que a cada dia, cada vez mais, nós vamos conseguir vencer as barreiras e continuar enxergando e vivendo a obra que Paulo Gustavo nos deixou com a mesma intensidade que um dia a vimos, porque ele merece que assim seja.

Premiado por inúmeros trabalhos, amado e querido por sua alegria, espontaneidade, originalidade, simplicidade e tantas outras qualidades, é impossível falar de Paulo Gustavo e não falar de sua maior personagem: a nossa amada mãe Dona Hermínia, essa mãe que nos presenteou com tantos momentos maravilhosos. Me lembro de chorar de rir no cinema, me lembro de chorar de emoção com as lições que “Minha Mãe É Uma Peça” nos trouxe, como amor e inclusão – um projeto lindo que começou no teatro e ganhou uma proporção gigante no cinema. Que orgulho termos tido a oportunidade de trocar com Paulo Gustavo. Que orgulho maior ainda é saber que um artista LGBTQIAP+ lutava pela causa, e fazia questão de colocar essa luta em sua arte.

Dona Hermínia, baseada nas vivências familiares do Paulo, é um ícone da comédia e da nossa arte… nossa mãezona adoradaaaaa! Uma personagem tão hilária, e ao mesmo tempo tão palpável, que as mães brasileiras se viam nela, os filhos viam suas mães nela… o Brasil se enxergava na Dona Hermínia. Que delícia de personagem! Quantas gargalhadas ela nos arrancou, não foi mesmo? Uma personagem tão maravilhosa quanto tantas outras que ele nos presenteou. Se tinha um filme estreando com Paulo Gustavo, lá estávamos nós, correndo para as salas dos cinemas para esquecermos dos problemas ao rirmos com ele. Não só com ele, mas com ele e com todo um elenco incrível que fez parte de seu universo. Que sorte a desses artistas. “Vamo esbarrar em alguém e pedir sorry?” “Ai, SORRY!” (hahahahahaha). Meu Deus do céu, eu estou rindo, mas estou chorando também. Que saudades!

Paulo, nosso querido Paulo, que legado imenso você nos deixou. O Hoje é dia de NOVELA não poderia deixar de te homenagear. E agora você sabe, mais do que tudo, o quanto o Brasil te ama e sempre te amará. SUA ARTE SERÁ PARA SEMPRE VIVIDA E LEMBRADA. Você é inesquecível e faz parte das nossas vidas! Te amaremos para sempre. E que rir seja sempre um ato de resistência, porque o Brasil precisa dessa força que você nos deu, nosso grande e incrível GÊNIO! Você é alegria eterna. “Eu faço palhaçada, você ri, eu fico com o coração preenchido aqui. Eu me sinto realizado de estar conseguindo te fazer feliz. Rir é um ato de resistência”.

Gratidão por tudo!

Para mais Postagens Especiais, clique aqui

Comentários