Desalma 2x03 – Mamãezinha querida

 

“Halyna vai fazer o que for preciso pra levar você de volta para o seu lugar: no inferno!”

O episódio em que a pobi da Giovana ficou toda c*gada – de medo, é claro (hahahahaha). Gente, confesso que não estou conseguindo escrever reviews sucintas sobre “Desalma”, porque os episódios estão maravilhosos demais e eu estou amando a temporada. A minha vontade era comentar cena por cena, mas a verdade é que, se assim fosse, as reviews não teriam fim (rs). Eu estou fascinado com a ótima conexão que a Ana Paula Maia fez entre uma temporada e outra, com algumas pontas soltas se conectando e mais mistérios surgindo para nos prender à série. Eu não sei vocês, mas estou achando interessantíssimos esses novos personagens, as novas tramas e os novos mistérios – começo a acreditar que essa temporada tem potencial para ser melhor que a primeira, e isso é algo muito bom, até porque nem toda série consegue a proeza de ir se superando.

Como já comentei em algumas reviews, e reforço mais uma vez, estou muito orgulhoso de “Desalma”. Até aqui, um episódio melhor que o outro.

No início do episódio, estamos em São Paulo, 2018, e Roman está ao telefone com alguém que não sabemos quem é, mas que eu presumo ser Boris… me pareceu meio óbvio – acredito que ele nunca tenha perdido o contato com seu amante do passado. Então, ele fala algo sobre a doença ter tomado conta e sobre ter que buscar por Haia para algo que ele precisa fazer: quem sabe para que ela o ajude com a transmigração de almas, por exemplo. E quando ele folheia o livro “A Sombra dos Mortos”, vemos a imagem de Traian em uma das páginas, a qual Roman olha mais atentamente. E eu já estou curioso para saber se teremos alguma conexão relevante entre Roman e o bruxão gostosão. Algum tipo de pacto? Quem sabe. Mistérios desse roteiro que eu estou adorando, por sinal.

Já no flashback de 1989, somos apresentados ao passado de Mykhaila, como quando ela era amante de Viktor Skavronski e desse caso amoroso nasceu Pavlo – Gente, o Pavlo é irmão da Ignes e do Aleksei (momento revelação de novela mexicana kkkkkkkkk). Então, ela teme que Haia descubra que Viktor é o pai da criança, assim como teme pelo bebê ser filho de uma bruxa e irmão de um assassino, Aleksei, o rapaz que todos acreditam ser o único responsável pela morte de Halyna – eu já adorei esse passado da Mykhaila. E nos resta saber qual o motivo de ela ter ido embora de Brígida. Em um outro momento, Mykhaila e Haia recebem a visita desesperada de Anninka, e a bruxa disfarçada de freira está em perigo, porque o padre está decidido a começar uma caça às bruxas.

Anninka está apavorada, já que o religioso está obcecado pela ideia de que existem adoradoras do demônio na cidade e até mesmo já acusou de bruxaria a noviça que ele engravidou. Agora, Haia, Anninka e Mykhaila precisam fazer algo quanto a isso. Confesso que esse plot de caça às bruxas está me deixando bem animado com a série. Quero muito ver o desenvolvimento dessa trama. Mais adiante, Haia pressiona Mykhaila e consegue fazer com que a irmã revele a identidade do pai de seu filho. Obviamente, Haia não gosta de saber que seu sobrinho é filho de um grande inimigo – “O seu filho é irmão do assassino da minha filha” –, e não é fácil assimilar a notícia. Mas ela não despreza a irmã, até porque tudo o que aconteceu entre Mykhaila e Viktor foi antes de Aleksei “matar” Halyna.

A preocupação agora é outra: Mykhaila teme que Viktor lhe tire Pavlo. Porém, Haia assegura que não permitirá que isso aconteça. E como bem sabemos, não aconteceu.

Quando Catarina, a esposa de Viktor, descobre que o marido a está traindo com Mykhaila, algo de ruim pode estar prestes a acontecer com a irmã de Haia, já que Catarina está muito ressentida e decide se vingar indo até o padre para dizer que “Mykhaila lançou um feitiço em Viktor e que quer destruir sua família, além de ter voltado para Brígida com um filho bastardo”. E não restam dúvidas quanto ao apoio que o padre lhe dará para acabar com Mykhaila, quando ele pergunta à Catarina como pode ajudá-la. Em 2019, coisas sobrenaturais continuam acontecendo na casa de Giovana, e aqui temos uma das melhores cenas de todo o episódio, como quando Roman aparece para ela, com aquele aspecto morto-vivo, buscando saber onde estão suas cinzas – “Onde estão as minhas cinzas, Giovana? Onde estão meus restos mortais?”.

Socorro, que susto que eu levei. E foi aqui que a Giovana ficou toda c*agada (kkkkkkkkkk). E quem é que não ficaria. Então, quando ele desaparece, é como se ela tivesse alucinado.

Depois que Emily e Anatoli conversam sobre Halyna e Roman estarem de volta, Boris/Roman descobre que Halyna está possuindo o corpo de Melissa, e eles têm um breve embate – “O que você fez com a minha filha?”. Eu estava aguardando muito por esse momento, embora não tenha sido como eu esperava que fosse, porque ambos estavam na casa da Ignes e eles precisam continuar mantendo as aparências de que são Melissa e Boris. Logo, tudo o que Halyna pôde fazer foi, basicamente, ficar com aquele ar de superioridade, aquele ar de quem sabe que também está no comando: algo do tipo aguarde e verás, Roman. Mas eu acredito que a treta que estou esperando ainda vai acontecer… ela tem que acontecer. Ana Paula Maia, não me decepcione, please.

Ao que tudo indica, desconfiada das coisas estranhas que vem acontecendo à sua volta, Giovana está perto de descobrir que Roman está no corpo de Boris. Após fingir que precisava de algumas assinaturas de Boris, ela as compara com a de Roman… e elas são idênticas. Mas esse Roman é meio burrinho, né? Como é que ele me assina os papéis para a Giovana com sua caligrafia original? Ainda mais sendo para a própria esposa, que obviamente conhece sua assinatura (hahahaha). Enquanto Giovana examina as assinaturas, Emily se perde no abatedouro dos Burko, em meio àqueles porcos pendurados e nojentos. Uma cena com um clima tenso e sinistro, que me fez querer proteger a Emily de qualquer mal que pudesse vir a acontecer. Ela é muito fofa! - Acho que estou começando a repensar meu consumo de carne suína após “Desalma” (kkkkkkkk).

Esse também é um dos melhores momentos do episódio, e a Emily acaba se deparando com um dos funcionários do abatedouro cumprindo com sua função de esquartejar o animal morto. E digamos que ele não tinha uma cara muito simpática. A sequência toda foi bem bizarra. E é claro que a Emily ficou assustada. Tadinha! Tenho certeza que abatedouros são lugares que eu não quero visitar na vida. Certeza absoluta (rs).

Enquanto isso, o corpo que foi enterrado como sendo o de Aleksei é desenterrado, e a Médica Legista constata que ele está praticamente íntegro. Como sabemos, trata-se do corpo de Traian – Meu Deus, essas pitadinhas sobre o personagem, que Ana Paula Maia vai colocando em cada episódio, estão me deixando muito curioso para saber o que esse bruxo tem a nos oferecer, além de querer muito entender como ele acabou enterrado no lugar de Aleksei. Traian Troader promete! Num outro momento, Halyna aproveita que está no corpo de Melissa para dar uns pegas no Maksym – olha elaaaaaa, que safadinha! (kkkkkkkkk) Quem mais aí não perderia essa oportunidade se estivesse no lugar dela, hein? Mas as coisas não saem como o planejado quando o Maksym vê o rosto de Halyna em Melissa… então, ele se assusta e vaza fora (rs).

Nossa, Maksym, foi só um sustinho. Volta pra Halyna, volta. (kkkkkkkk)

Na Ucrânia, em 1995, Roman está atormentado por ter matado Halyna, e ele procura pela bruxa Bohuslava em busca de paz. Coincidência ou não, Mykhaila é uma espécie de assistente da bruxa, e ela escuta tudo o que Roman tem a dizer para a mulher. Assim, ele confessa que matou uma jovem há sete anos e que a culpa recaiu sobre o primo, e que não tem paz desde então e que não consegue dormir. Então, Bohuslava lhe diz que “o sangue da jovem o está cobrando”, e que “paz ele não terá”, talvez algum “alívio”. Assim, tudo o que ela pode fazer por ele é limpar sua aura. E o que a bruxa lhe diz só o deixa ainda mais perturbado:

“Sete é o número que liga os dois mundos: material e espiritual. Depois de sete anos, o espírito de um morto tem a possibilidade de vislumbrar o nosso lado. Se ele busca por vingança, fica preso entre os dois mundos, isso, em geral, se deve à magia. Há um ritual que mantém espíritos presos entre os dois mundos.” “Pra quê?” “Para que possam retornar”.

Sobre o Roman ter ficado ainda mais perturbado, eu acho bem feito. Ainda é pouco por toda a covardia que ele e o Boris fizeram com Halyna. E quando ele vai embora da casa de Bohuslava, Mykhaila, ironicamente, lhe deseja “boa sorte!”, porque ela tira suas próprias conclusões e agora tem certeza de que o verdadeiro assassino da sobrinha é Roman. Então, ela escreve uma carta para Haia, revelando que Roman matou Halyna e coagiu Boris a ajudá-lo, que Aleksei teve culpa parcial, mas que os culpados foram Roman e Boris. De volta ao presente, em Brígida, Ignes mostra a Aleksei um anel que ela e a mãe pensaram ser dele quando o encontraram junto ao seu suposto corpo. E ele se lembra de já tê-lo visto, e nos é mostrado que ele pertence a Traian.

O que esse anel significa? Ainda não sei. Só sei que tudo o que é referente a Traian me desperta ainda mais curiosidade para saber o que esse novo personagem vai aprontar.

Em 2018, vemos Roman chegar em Brígida para falar com Haia sobre a transmigração de almas, embora não sabendo se pode confiar nela, mas com a certeza de que a bruxa é sua única chance. E mais uma vez ele está ao telefone com a mesma pessoa misteriosa do início do episódio, e mais uma vez me parece óbvio que seja o Boris. Assim, aos poucos, vamos entendendo como algumas coisas referentes à temporada passada aconteceram – essas conexões entre uma temporada e outra estão geniais. Então, na floresta, Roman faz um ritual para invocar Veles, o deus do submundo, a fim de ganhar poder e proteção – “Veles, eu estou rezando a Você. Enfentice a minha alma. Dê-me o poder do fogo, proteja o seu servo”.

E a cena é um pouco macabra, principalmente porque o ritual parece ter cumprido o seu propósito: Veles veio atender ao pedido de seu servo. Haia acaba escutando quando alguém o invoca, e ela quer saber quem está fazendo um ritual ao deus do submundo.

Por fim, de volta a 2019, Boris/Roman invade a casa de Haia para que ela faça com que Halyna deixe Melissa em paz. E ele diz à bruxa que “mesmo depois de morta, mesmo depois de tê-la afogado, Halyna ainda o ama” – Bem, pode até ser, meu caro, mas acho melhor você não pagar pra ver a ira de uma mulher vingativa, ainda mais se ela for um espírito trevoso (rs). Então, Haia lhe diz que “Halyna vai fazer o que for preciso pra levar você de volta para o seu lugar: no inferno!”, e ele parte pra cima dela, para enforcá-la, mas Mykhaila chega a tempo de defender a irmã, ao mesmo tempo em que Pavlo também surge para proteger a tia e conter os ânimos de Boris/Roman – Que cena maravilhosa! Pavlo ordena que Mykhaila abaixe a arma e aponta a sua para Boris, e Haia pede que o sobrinho não atire, porque se ele atirar, Roman escapa.

Depois que Boris/Roman vai embora, Pavlo pergunta à Mykhaila quem ela é. E eu adorei a Haia soltando aquele “Ela é sua mãe”, sem nem preparar o sobrinho para a notícia e tocando o f*oda-se para a revelação. Prática ela, não? (kkkkkkkk). Mais um episódio F*DA!

Para mais postagens de Desalmaclique aqui.


Comentários