Desalma 2x04 – Bruxas

 “Ao meio-dia e à meia-noite é quando elas mostram quem realmente são. É quando o mais íntimo delas se expõe”

Eu estava esperando um episódio mais BRUXESCO e mais intenso no quesito bruxas, já que o próprio título do episódio me deu a entender que assim seria… mas não foi o caso. De todo modo, não foi um episódio ruim, mas também não posso dizer que “Bruxas” foi tão interessante quanto os três episódios anteriores da temporada, porque deixou um pouquinho a desejar. Acho que eu estava esperando demais por algo relacionado à caça às bruxas e acabei me decepcionando quanto a isso, porque não tivemos muito de Haia, Anninka e Mykhaila em meio a algo do tipo.

Para um episódio que tem como título “Bruxas”, elas pouco ganharam destaque, o que me faz pensar que todo esse plot de caças às bruxas será diluído durante a temporada inteira. E isso me chateia um pouco, já que eu estou esperando por um clímax que talvez só vá acontecer no fim desta segunda temporada – posso estar enganado, mas é o que está me parecendo. Ainda assim, tivemos bons momentos em “Bruxas”, e, definitivamente, não dá para dizer que foi um episódio ruim. Uma das coisas que eu venho gostando bastante de ver é a reaproximação de Ignes e Aleksei, porque ambos merecem alguns instantes de paz e alegria depois de já terem passado por coisas terríveis.

Acredito que o Aleksei já pagou bastante por sua covardia em relação à morte de Halyna.

E é bom vê-los juntos novamente e compartilhando bons momentos de irmãos, assim como faziam no passado, embora, para eles, como bem sabemos, esses momentos de alegria estão bem longe de serem eternos – Ana Paula Maia quer vê-los sofrendo até o fim (hahahahaha). No início do episódio, Pavlo não está nada contente com o retorno de Mykhaila, porque ele estava convencido de que sua mãe não voltaria mais. E eu estou curioso para acompanhar mais dos detalhes dessa trama da Mykhaila ter ido embora de Brígida e só ter regressado tempos depois. Enquanto isso, Aleksei precisa ser avaliado por um psiquiatra, para confirmar que ele realmente é Aleksei Skavronski, sequestrado por Haia e mantido em cárcere privado por ela durante anos.

Quando Ignes entrega para Natasha o anel que fora encontrado junto ao suposto corpo do irmão, ela exige que a investigadora descubra quem cometeu todas as atrocidades que ele sofreu, porque Natasha lhe deve isso, já que, no passado, ela foi uma das testemunhas que ajudou a colocar Aleksei na prisão pela morte de Halyna. Então, Natasha vai investigar a casa de Haia, e ela é impedida pela bruxa de abrir um cômodo secreto para maiores investigações – “Aquela porta não será aberta. Se você tentar, poderá lhe custar a própria alma”. Logo, parece que Haia dificultará bastante o trabalho de Natasha nas investigações.

Eu só não consegui entender muito bem por que a Haia castigou e manteve Aleksei aprisionado durante tanto tempo no cativeiro, já que ela sabia que os verdadeiros culpados pela morte de Halyna eram Roman e Boris, como vimos no episódio passado quando Mykhaila descobriu sobre isso e enviou uma carta para a irmã relatando a descoberta que fez. Será que estou me esquecendo de alguma coisa? Bem, acho que isso será melhor explicado em detalhes nos episódios seguintes, ainda que saibamos que Aleksei teve sua parcela de culpa. Quando Natasha desce com Pavlo ao porão onde Aleksei foi mantido como prisioneiro, ela não encontra nenhuma prova que possa incriminar Haia, e ela constata que Pavlo fez um bom trabalho para ajudar a tia a se livrar de qualquer acusação, porque o porão está completamente modificado e funcionando como “escritório” dele.

Então, as novidades sobre o caso, que Natasha dá à Ignes e Aleksei, não são das melhores… ela não conseguiu nenhuma prova. E Aleksei fica revoltado por isso.

Em 1995, vemos Traian aparecer no bar onde Aleksei também está – “Não se engane, meu amigo, os tempos sombrios não terminaram” –, e mais uma vez fica evidente que o anel que foi encontrado junto ao corpo de Aleksei pertence ao bruxo. Depois, Aleksei atropela acidentalmente alguém no meio da noite. E como vimos o que aconteceu a Traian no primeiro episódio da temporada, creio que podemos dizer que se trata dele, mesmo que o atropelado não nos seja mostrado… e pode ser que as peças, de como Traian acabou enterrado no lugar de Aleksei, comecem a se encaixar.

Na Ucrânia, temos uma das melhores cenas do episódio, quando Roman está tocando piano e é assombrado pela imagem de Halyna. E eu simplesmente adorei a estética dessa cena, adorei a tensão que ela nos trouxe e amei ver o Roman se borrando de medo, tirando o lençol de um manequim para ver se era Halyna e depois tocando naquele espelho escorrendo água, e então sua alma é transportada para uma floresta em Brígida. Foi uma cena não muito longa, porém com uma qualidade de encher os olhos. Eu amei! Depois, numa conversa com um amigo, Oscar, Roman revela superficialmente sua relação com Halyna e conta sobre as coisas sobrenaturais que estão lhe acontecendo. Então, Oscar lhe entrega o livro A Sombra dos Mortos e lhe fala da seita ocultista da qual tem acesso e a qual conhece todas as formas do diabo.

E talvez isso possa ajudar Roman com seu tormento. Gente, será que vamos ter Roman se tornando membro de alguma seita ocultista?

Na atualidade, em Brígida, Natasha e a Médica Legista investigam se o corpo encontrado no túmulo de Aleksei e a cabeça decepada possuem alguma ligação. Então, a médica diz à Natasha que o corpo parece ter sido executado antes de ser atropelado. E agora ela está com o anel para examiná-lo melhor, principalmente o que está inscrito nele. E eu não sei por que, mas eu não confio nessa médica com cara de sou misteriosa (hahahahahaha). Ela parece saber e esconder alguma coisa importante. É esperar pra ver. Em um outro momento, Ivan começa a desconfiar que talvez Boris não seja realmente seu irmão, afinal de contas, quando ele comenta coisas da última conversa que tiveram, a respeito do caso que Boris e Roman tiveram no passado, Boris/Roman não se lembra do que conversaram, e isso faz com que Ivan perceba que a algo de errado.

Será que os dias de disfarce de Roman no corpo de Boris estão contados?

Seguindo no episódio, Melissa/Halyna se encontra com Boris/Roman, e ela quer saber se ele a amou, porque nunca conseguiu descobrir a verdade sobre isso. Então, ele diz a amou, e eles se beijam e depois discutem. E Roman tem um tom ameaçador – “O que você vai fazer, Roman? Me matar de novo? Se você fizer isso, a Melissa vai morrer comigo”. Eu ainda estou esperando uma treta pesada entre Halyna e Roman. De longe, Anele vê tudo e fica chocada com tio e sobrinha se beijando. Eita! Acho que algumas coisas vão mudar depois disso. Quando Giovana conta para Ignes sobre a assinatura de Boris ser idêntica à de Roman, Ignes percebe que é Roman quem está se passando por seu marido, e ela vai confrontá-lo, numa cena maravilhosa pela atuação de Cláudia Abreu.

Assim, eles trocam farpas e ela está disposta a acabar com ele – “Como eu não percebi antes. Era você o tempo todo. Eu ainda não sei como vou acabar com você, mas eu vou. Como você é maligno, Roman” “Como você é idiota, Ignes. O Boris nunca te amou”. Então, ela joga na cara dele a verdade sobre a morte de Halyna e a chantagem que ele e Boris fizeram ao pai dela para conseguirem dinheiro – “Isso não é tudo, Ignes”. Vem aí a revelação de que Boris e Roman tinham um caso? Talvez. Outro momento interessante do episódio é o Anatoli acordando às três da manhã e se deparando com Boris/Roman segurando uma faca na porta do quarto. Momento terror do episódio. Logo, Ignes também acorda e tira o filho daquele pesadelo.

Sinceramente, eu ainda não sei o que a Ignes ainda está fazendo debaixo do mesmo teto que o Boris/Roman. Eu já teria deixado essa casa há muito tempo (hahahahahaha).

No colégio, Aleksei encontra Melissa/Halyna, e ele sabe que há algo de errado com ela. Assim, quando ele lhe diz que sabe quem ela é de verdade, e que Haia vai pagar pelo que fez a ele, Halyna diz algo como Roman e Boris também pagarem pelo que fizeram a ele, porque os dois armaram para Aleksei. E ele fica com esse enigma para decifrar. No flashback de 1989, Catarina continua determinada a acabar com Mykhaila após ter descoberto que a irmã de Haia é amante de Viktor. Para piorar, ela vê Haia, Mykhaila e Anninka, juntas… e provavelmente isso vai acabar mal, porque, com certeza, ela vai segui-las e acabar descobrindo o que as três foram fazer na floresta. Aguardando pelas cenas do próximo episódio.

Eu quero muito que esse plot de caça às bruxas seja bem explorado e bem desenvolvido. Ansioso por isso.

Na floresta, Haia, Mykhaila e Anninka fazem um ritual para trazer Halyna de volta – “O que existiu uma vez, jamais deixará de existir”. E eu adoro as cenas de rituais. Paralelo a isso, a demonia da Madre Superiora do convento dá à noviça, grávida do padre Andreiv, uma bebida para ela abortar a criança, sem o consentimento da garota. Depois, ela mostra a ele o feto, dizendo que não permitirá abusos em seu convento. Assim, ela vai enterrar o feto enquanto reza. E estava feito, outra vez a igreja havia conseguido abafar mais um podre, e a hipocrisia podia continuar imperando. E, bem, padre Andreiv também tem seus segredos.

De volta a 2019, durante uma sessão de terapia com a Dra. Elena/Anninka, para falar sobre as atrocidades que viveu sob o domínio de Haia, Aleksei vê a escultura de um crânio no consultório e tem uma ideia: falar com Natasha sobre ter escondido dois de seus dentes na parede do cativeiro, porque há uma grande probabilidade de ela encontrá-los. E isso será uma prova de que Haia o aprisionou. Então, Natasha se dispõe a ver o que pode fazer. Depois, Aleksei vai conversar com padre Andreiv sobre transmigração de almas, bruxas e sobre Halyna e Roman estarem de volta. Com isso, padre Andreiv demonstra estar disposto a ajudá-lo a capturar o que ele considera ser o mal em Brígida.

“Ao meio-dia e à meia-noite é quando elas mostram quem realmente são. É quando o mais íntimo delas se expõe”. Estou ansiosíssimo para os acontecimentos dos próximos episódios.

Para mais postagens de Desalmaclique aqui.

Comentários