Chocolate com Pimenta – O castigo de Jezebel e a chegada do misterioso Miguel

 “AI, COMO EU SOFRO!”

Ah, como não se divertir horrores com a Jezebel, hein? A grande vilã de “Chocolate com Pimenta” passa por maus bocados depois que Ana Francisca descobre sobre seu envolvimento no sequestro do Tonico, e essa maré de azar da personagem faz com que Jezebel nos entregue momentos hilários. Depois de ser expulsa da mansão, e de perder o domínio sobre Darlene, porque Aninha salva a criança de continuar sendo empregada da vilã (Adorei, assim como eu adorei a forma como Aninha acolheu a Darlene, tratando a menina como uma criança merece ser tratada: com amor, respeito e carinho), Jezebel vai morar no hotel da Margot, junto com Cândida e Bernadete, já que sua filha preferiu acompanhá-la a ficar na casa onde Ana Francisca fez questão de demonstrar que ela era muito bem-vinda – Fez uma péssima escolha, Bernadete. (rs)

Para piorar sua situação, Aninha resolve que ela não será mais a diretora da fábrica e a demite do cargo, e o drama de Jezebel, chorando, se ajoelhando, implorando e se humilhando para que sua “querida irmãzinha” a perdoe, não convence Ana Francisca e nem passa por sua cabeça voltar atrás, e tudo isso culmina num dos melhores momentos da vilã: quando ela se torna vendedora da Bombom. Assim, Jezebel protagoniza cenas hilárias, cenas em que ela maltrata os clientes e, com isso, é uma péssima funcionária – Definitivamente, ela não terá sua foto pendurada no quadro de funcionário do mês na fábrica de chocolates (hahahahahahaha).

E é divertido ver Jezebel cair do pedestal, porque ela só está provando um pouquinho do próprio veneno e ainda nos fazendo rir muito. Quando ela cria treta com os funcionários da fábrica, começando por ofender Ana Francisca e se sentindo injustiçada porque a viuvinha é uma golpista que lhe tirou a fábrica de chocolates, Tio Margarido defende a sobrinha e as coisas não terminam bem para Jezebel, porque os demais funcionários lembram de humilhações do passado e resolvem que é a “hora da vingança”… e ela leva uma chuva de tortas na cara e ingredientes de bolos (hahahaha) – Eu já disse que adoraria participar de uma cena dessas? Acho que já ficou claro em outros textos escritos sobre a novela (rs). Jezebel recebendo a vingança dos funcionários da fábrica é uma cena hilária!

E estar na decadência é um castigo para a vilã (rs), mas ela jura que irá se vingar de todos. Então, eles que se cuidem (hahahaha).

Já que a máscara de Jezebel caiu, é chegada a hora da farsa de outra vilã cair também: a da Olga. Ao menos para Ana Francisca, Olga não consegue mais sustentar sua personagem de boa moça quando vai interceder por seu pai para que Aninha não o prejudique. Assim, como Ana Francisca se revela irredutível quanto a não prejudicar Terêncio, por também estar envolvido no sequestro de Tonico, Olga se enfurece e deixa sua máscara cair, e isso não é lá uma grande surpresa para Ana Francisca. Então, as duas voltam a ser as mesmas rivais de sempre. Já para Danilo, Olga segue conseguindo manter a pose de boazinha, e ele continua acreditando que ela realmente mudou e repensando sua relação com ela. Aff! É muita ingenuidade, gente!

E pobre da Estelinha, que precisa aguentar a falsidade da Olga toda vez que as duas estão na frente de Danilo, afinal de contas, Olga está sendo um verdadeiro anjo cuidando de sua prima após Bárbara partir com o circo. Coitada da Estelinha!

Quando Ana Francisca se sente sozinha e sem rumo, confusa a respeito das coisas que anda fazendo sobre seus planos de vingança, ela ganha um conforto quando o espírito de Ludovico a visita e lhe traz momentos de paz, alegria e tranquilidade, e é em uma dessas aparições que ele fala para Aninha sobre trazer um amigo em quem ela poderá confiar, um amigo que lhe será muito essencial. E é muito bom ter Ludovico de volta por alguns momentos – Ludovico, o melhor amigo que Ana Francisca um dia já teve. Logo, em outro momento, depois de discutir pela milésima vez com Danilo – É sério, gente, cinco meses de novela e Ana Francisca e Danilo só trocam farpas e ofensas. Quanto tempo mais isso dura? (hahahahahaha) –, Aninha encontra a carta da lua do baralho cigano e vê um balão aéreo descendo do céu.

Dentro do balão, ela encontra um homem desmaiado e com várias cartas do tarô cigano espalhadas ao seu redor, e estamos diante da chegada do mais novo personagem da trama: Miguel. Com a ajuda de Timóteo, Ana Francisca consegue socorrer o desconhecido e levá-lo para o sítio. Lá, Miguel é bem-recebido e acolhido, e, quando acorda, a primeira pessoa que vê é Aninha. Então, ele pensa que está diante de um anjo – É clichê, mas é bonitinho. Dali em diante, uma relação de amizade entre ele, Ana Francisca e sua família começa a crescer. Mas quem é esse homem tão misterioso que veio do céu? Eu adorei a chegada do Miguel na novela, e o tom de mistério que ele carrega. Miguel é um personagem que traz novos ares para a trama, num momento em que já estamos cansados de só assistir os inúmeros desentendimentos entre Ana Francisca e Danilo.

Miguel é do tipo reservado e ao mesmo tempo parece ser uma pessoa maravilhosa e bondosa, além de demonstrar ser um grande conhecedor do ser humano e dos muitos dilemas que cada pessoa ao seu redor carrega, surpreendendo com sua sabedoria e modo de lidar com a vida. O mistério em torno dele cresce ainda mais quando Aninha menciona Ludovico, e ele tem uma reação um tanto quanto enigmática demais, como se já conhecesse o grande amigo de Ana Francisca e deixando muito claro que, de alguma forma, eles estão ligados. Eu sei que a novela foi reprisada inúmeras vezes e que para a maioria dos fãs está mais do que claro quem é esse “amigo que veio do céu”, mas não para mim, que nunca consegui acompanhar essa parte da trama (rs).

Então, daqui pra frente, é tudo quase que inédito pra mim. O que eu acho ótimo também, porque poderei ter a experiência de estar vendo tudo pela primeira vez, e eu sou ótimo em fugir de spoilers (hahahaha). Sem falar que eu vou amar acompanhar o personagem de Caco Ciocler na trama, um ator por quem sempre tive um crush desde que me entendo por gente (hahahaha). Ele é muito charmoso, gente! Lindooooooooo! Será uma maravilha acompanhar Miguel e o desenrolar de sua relação com Aninha. Acho que vem um triângulo amoroso por aí, não?

Ludovico também chega a aparecer para Tonico, numa cena bem fofinha onde os dois podem matar um pouquinho da saudade um do outro…então, Ludovico pede a Tonico que ele seja sincero quando sua mãe lhe fizer uma pergunta – Gente, que pergunta será essa? Acho que tem a ver com Danilo, só pode. Antes de partir, o eterno amigo de Aninha aparece para se despedir dela e pede para que ela se lembre da caixinha que lhe deixou antes de morrer e que cuide de Miguel – O mistério da caixinha eu sei bem o que é (rs) Assim, o espírito de Ludovico vai embora, cumprindo com sua missão de deixar para Aninha um amigo em quem ela pode confiar, assim como um dia ela pôde confiar nele. E Miguel passa essa confiança, ainda que não esteja claro quem ele realmente é.

Temendo que Sebastian dê com a língua nos dentes, contando tudo sobre os planos de raptar Tonico, Jezebel e seus aliados conseguem arquitetar meios de libertar o vigarista da cadeia… e agora ele está livre para tentar reconquistar o coração da viuvinha, porque ele parece estar verdadeiramente apaixonado por ela. Será? Até acredito que sim, mas não acho que Ana Francisca deva perdoá-lo da culpa de ter sequestrado de seu filho. Na festa de Ano Novo de Ventura, Aninha se permite deixar o luto por um momento, e surge belíssima em um elegante vestido claro – Gente, como ela estava linda! –, e ali ela descobre que Sebastian está solto, enquanto ele tenta se reaproximar dela e Danilo protagoniza uma cena de ciúmes onde os dois quase brigam por causa dela.

Mas é claro que se tratando de festa, as coisas não poderiam acabar de maneira normal em “Chocolate com Pimenta”. Quando sabemos que Ana Francisca doou quilos e mais quilos de bolo para a celebração, já era de se esperar que aquilo terminaria em guerra de bolos (hahahahaha). E tudo começa com a Bernadete dando uma bela tortada na cara de Fabrício para que ele saia do seu pé, e, então, tudo sai do controle em uma sequência divertidíssima que envolve todos os personagens da novela, e praticamente ninguém escapa (hahahahaha). Uma bela maneira de celebrar o Ano Novo, não? (rs). Essas cenas criadas por Walcyr Carrasco são realmente sensacionais!

Como vendedora da fábrica, o castigo de Jezebel termina quando ela convence o prefeito Vivaldo de que Bárbara pode ter morrido no incêndio do circo Brasilis, e que pode ser um excelente negócio se ele se casar com ela, pois juntos poderão colocar as mãos no dinheiro da fábrica, dinheiro que beneficiará os dois… e ele aceita, afinal de contas, eles já tiveram um romance no passado e dinheiro é sempre bem-vindo. E prometendo ajudar Conde Klaus a se casar com Celina, Jezebel consegue fazer com que o banqueiro avarento pague parte de suas despesas no hotel da Margot em troca de sua ajuda. Assim, ela sai um pouco da miséria em que estava e passa a jogar na cara de todo mundo que será primeira-dama de Ventura (hahahahaha) Essa Jezebel é realmente única (rs)

Conseguindo fisgar Vivaldo, teríamos mais momentos hilários da vilã pela frente: como aquele em que ela decide que vai se casar de dourado e depois resolve redecorar a casa do prefeito conforme sua vontade, entre otras cositas más, gastando horrores e colocando tudo na conta de Vivaldo, o que o deixa a ponto de ter um piripaque (hahahahahaha). E para que os dois consigam tomar posse da fortuna de Ana Francisca, Jezebel tem mais um de seus planos mirabolantes: casar Danilo com a viuvinha, porque assim a fábrica permanecerá na cidade e todo o dinheiro da Bombom ficará na família que ela irá constituir com o prefeito, já que Danilo é seu sobrinho.

E para fazer com que Danilo e Aninha se casem, Jezebel tenta promover vários encontros “casuais” entre os dois, e ela está confiante de que, a sós, eles vão acabar se acertando. Isso é algo que obviamente não acontece, porque em um dos encontros Danilo vê Aninha abraçada com Miguel e em outro ele a vê com Sebastian, e em todas as ocasiões Danilo acaba tirando conclusões precipitadas e tudo termina em discussão e troca de ofensas – Claro, porque esses dois só sabem brigar. Falando em Sebastian, ele está definitivamente decidido a reconquistar a confiança de Ana Francisca, e eu espero muito que ela não caia na lábia do vigarista outra vez, ainda que ele esteja realmente apaixonado por ela, até porque ele é um vigarista.

E ser vigarista é mais que suficiente para ela não querer nada com Sebastian, nem mesmo sua amizade – Assim espero.

Mas se tratando de Ana Francisca, quando ela se encontra com Sebastian, ela vem com aquele discurso de que as pessoas merecem uma segunda chance e que talvez um dia possa perdoá-lo. O mais engraçado é que ela sempre tem esse discurso, mas não dá uma segunda chance para seus inimigos, não é, Aninha? Ué, se todos merecem, por que não os perdoar também? (hahahahahahaha) Assim, nenhuma das vezes em que Jezebel tenta aproximar Danilo e Aninha dá certo, porque como sempre tudo termina em discussão. E isso é algo cansativo, porque ficamos naquele lenga-lenga de ela achar que Danilo sabe que é pai de Tonico e que ainda assim prefere não assumir suas responsabilidades e ele acreditando que ela sempre foi uma golpista.

Bem, tudo isso poderia ser facilmente resolvido com uma simples conversa às claras.

Um pouco antes de Danilo ver Aninha com Sebastian, ele tem um encontro com ela e tudo parece que vai se resolver entre eles, pois ambos demonstram estar de coração aberto para uma conversa sem confrontos e acaba rolando até mesmo um beijo. Mas tudo não passa de uma doce ilusão, porque eles terminam brigam mais uma vez. E eu adoro quando o Timóteo, para defender Aninha, joga Danilo em cima de uma barraquinha de pipoca (hahahahaha). Olga acaba flagrando o final da confusão, e ela repreende Ana Francisca por viver correndo atrás de seu namorado. Então, Aninha acaba descobrindo que eles estão oficialmente namorando outra vez.

Olha, sinceramente, o Danilo comete muitos erros, e eu penso que ele não merece Ana Francisca, porque ele vive querendo se acertar com ela, porém, mais uma vez, ele faz isso estando comprometido com a Olga. E Aninha chega à conclusão sobre o motivo pelo qual ela nunca pode confiar nele: Danilo sempre a está decepcionando. Como era de se esperar, Miguel se apaixona por Ana Francisca, e, de uma maneira bem romântica, ele se declara para ela, mas a viuvinha não quer se envolver com ninguém. Neste momento, ela não precisa de Miguel como um namorado, e sim como um amigo em quem ela possa confiar. E isso é tudo, por enquanto.

Bem, mesmo sabendo qual é o final romântico de Ana Francisca, eu acredito que em algum momento vou preferir que ela se apaixone por Miguel e termine a novela com ele, mesmo sabendo que isso é impossível (rs).

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.

Comentários