Desalma 2x08 – Pactos

“Pegamos o desgraçado!”

Eu não me canso de dizer o quanto essa temporada está melhor que a primeira, mais aprimorada e muito mais interessante. E “Pactos” é mais um dos episódios que prova isso. No início do episódio, Pavlo vasculha o computador de Natasha, na tentativa de conseguir informações sobre o corpo que foi enterrado no lugar de Aleksei, mas ele não avança muito – “Quem é você?”. No colégio, Melissa/Halyna dá um sustinho nos jovens, quando, depois de ler uma poesia ucraniana, faz com que um pássaro preto se choque contra uma das janelas da sala de aula, estilhaçando os vidros e caindo morto… e os jovens sabem que ela não está para brincadeiras, embora isso não os impeçam de continuar investigando o sobrenatural e mexendo com o que não deveriam mexer: Halyna.

Definitivamente, Melissa possuída por Halyna é uma das melhores coisas dessa temporada.

Desesperada para ter a filha de volta, Giovana vai à casa de Haia para implorar que ela traga Melissa de volta – “Você não vai tomar a minha filha de mim”. Então, Haia confessa que Halyna está possuindo o corpo de Melissa, e a bruxona não tem intenção nenhuma de desfazer qualquer feitiço que faça com que Halyna vá embora. Assim, Giovana está disposta a tudo para salvar a filha, até mesmo invocar o Diabo – “Então eu vou te dizer uma coisa, de mãe para mãe, aquela maldita da sua filha vai deixar a minha filha em paz, nem que para isso, Haia, eu tenha que invocar o Diabo”. Eita! Treta! Treta! Treta! (hahahaha). Haia acha petulante demais a atitude de Giovana, e ela pega sua espingarda para provar do que é capaz – “Você não faz ideia de quem é o Diabo aqui”. Gente, será que vem aí um embate daqueles? Gostaria. Gostaria mesmo.

Para piorar ainda mais as coisas para o espírito de Roman, Halyna consegue pegar as cinzas dele, e, agora, ela, Haia e as outras bruxas poderão aprisioná-lo no submundo, de uma vez por todas – “Pegamos o desgraçado”. Será? Acho que isso ainda não se resolve nesta temporada, mas eu estou ansioso por um embate entre as bruxas e Roman… espero que a série não me decepcione neste quesito. Na floresta, os jovens se reúnem para mostrar a Maksym o símbolo que ele esculpiu em uma árvore, na noite em que vigiavam as bruxas e ele entrou em transe quando elas perceberam a presença deles. Dando um google (rs), eles descobrem se tratar do triângulo de Veles, e que o símbolo significa a sombra da morte, uma brecha entre o mundo dos mortos e o dos vivos, como se os mortos pudessem passar para o lado de cá.

E Maksym continua não se lembrando de nada do que fez depois que as bruxas perceberam a presença deles naquela noite.

No flashback, Roman é levado por Oscar para conhecer a seita ocultista da qual tem acesso – E eu adorei toda a vibe sombria do lugar, a mansão sinistra e todos com capas com capuz e máscaras. Foi um dos momentos mais interessantes do episódio. Lá, Roman tem um encontro com a sacerdotisa/líder da seita, e ela sabe tudo o que está acontecendo com ele e lhe diz coisas assombrosas, como saber que ele precisa de ajuda, que consegue ver Halyna e que ela não vai deixá-lo em paz porque quer vingança, afinal de contas, sete anos se passaram e ela está mais poderosa… ela vai devorá-lo. Logo, Roman não quer morrer, e ele fala da necessidade de se livrar de Halyna enquanto a sacerdotisa lhe diz mais coisas assombrosas: “Dentro de você há uma profunda escuridão. Você precisa aprender a lidar com a morte quando ela chegar… precisa aprender a enganá-la”

Assim, Roman quer saber como poderá enganar a morte, e depois de lhe mostrar momentos de sua vida, coisas que já vimos ao longo da série, como a transmigração de almas de Roman, Anatoli e Boris possuídos por ele e sua conexão com o deus Veles, a sacerdotisa diz a ele coisas que não são reveladas a nós, e que provavelmente é o que ele terá que fazer para se livrar de Halyna e que para mim ficou claro se tratar de seu pacto com o deus do submundo… e ele aceita. Como já disse, as cenas envolvendo a seita foi um dos momentos mais interessantes do episódio, e eu gostaria de ver isso ser explorado um pouco mais. Creio que ver Roman se aprofundando no ocultismo será algo legal de acompanhar.

Quando Natasha vai à casa da viúva de Jacob, ela finalmente consegue fazer com que a senhora fale sobre coisas do passado após mostrar uma fotografia de como ficou o corpo do filho do casal depois de ter sido atacado e morto pela criatura. Então, a senhora conta que Jacob nunca superou a morte do filho, que gostava de caçar e que passou a ficar incomodado com algo na floresta, algo que estava espantando os animais… e ele encontrava restos mortais dos mesmos. Depois que o filho foi atacado, Jacob passou a suspeitar de um homem, um forasteiro que estava trabalhando numa fazenda de porcos. Seguindo o forasteiro, Jacob o matou com uma bala de prata, porque “algumas coisas só morrem dessa forma”… e após a morte da criatura, a matança parou.

Ao questionar a viúva sobre o nome do homem/criatura, Natasha descobre que se trata de Traian Troader, e agora pode ficar cada vez mais claro que o corpo enterrado como sendo de Aleksei e o da criatura que praticava canibalismo podem ser da mesma pessoa. Assim, a viúva tem mais algumas palavras a dizer para Natasha: que Traian Troader é o Diabo e que Natasha tenha cuidado para não abrir os portais do inferno, ou a matança pode começar de novo. E quando a médica legista coloca o anel no dedo de Traian, seu corpo começa a se mexer. Gente, ansiosíssimo para ver esse bruxão em ação. Muito ansioso mesmo. Traina Troader promete grandes surpresas, assim espero.

Em mais um flashback, Halyna assombra Roman outra vez. Quando ele cobre um dos manequins e o lençol cai, como se alguém tivesse puxado, ele encara o objeto e depois o cobre novamente… então, a porta do armário se abre sozinha e ele entra lá dentro. Logo, Halyna tranca Roman no armário e surge do lado de fora, lançando um feitiço enquanto vemos uma poça d’água saindo de dentro do armário – Eu simplesmente adoro essas cenas de suspense que Halyna protagoniza. Depois, apavorado, Roman confessa para Oscar que viu como vai morrer, e nós sabemos bem como ele morreu no primeiro episódio da série: se jogando do alto de uma cachoeira. E fica claro para Oscar que o amigo matou Halyna, assim como fica claro que ela vai matar Roman e levá-lo para o inferno, a não ser que ele faça um pacto com Veles.

De volta ao presente, na casa de Ignes, Aleksei começa a escutar um barulho vindo do quarto de Anatoli, e ele cai numa armadilha quando vê o sobrinho se agredindo e tenta ajudá-lo. Então, quando Aleksei o segura pelo braço, na tentativa de acalmá-lo, Anatoli, possuído por Roman, começa a rir e diz que o tio bateu nele. E Aleksei sai apavorado do quarto. Gente, em primeiro lugar, eu nem entraria no quarto… a cena foi bem macabra, e bota macabra nisso. Depois, Anatoli/Roman vai à floresta para invocar Veles e sua proteção, e Melissa/Halyna e Haia estão lá, e sentem a presença dele, assim como sentem que ele não está só. Sinceramente, eu não faço ideia de como essa temporada vai terminar, mas, pelo rumo que as coisas estão tomando, acredito que o gancho para a terceira temporada será espetacular!

Após confrontar Boris sobre ele e Roman terem matado Halyna, Ignes acaba descobrindo que o marido também foi o responsável pela desgraça que se abateu sobre sua família quando Aleksei foi condenado pelo crime. Boris admite que ajudou a matar a filha de Haia, mas coloca a culpa em Roman, que o coagiu sem deixar que ele tivesse escolha – “Você tinha escolha”. Ah, por favor, né? É óbvio que Boris tinha escolha, ele só foi um covarde mesmo. Assim, ele começa a falar o quanto Halyna sabia muito sobre ele e Roman, e quando Ignes quer saber o que Halyna tanto sabia, e eu esperava Boris revelar que ele e Roman eram amantes, o telefone toca – Ah, não! Fala sério, né? Ignes não vai descobrir nunca que o marido e o primo tiveram um caso? Socorro!

A ligação é de Anatoli, e eles saem desesperados depois que o filho inventa algo que eles não entendem muito bem, algo a ver com Alekei o ter agredido.

Em seguida, Ignes recebe uma ligação de Aleksei no celular, dizendo que Anatoli se feriu de propósito e que não é ele no próprio corpo, e pede para que ela tenha cuidado. Quando Ignes vê as marcas no corpo de Anatoli, e escuta ele culpando o tio Aleksei pela agressão, ela sente que realmente não é o filho quem está ali. Então, Boris sai em busca de acertar contas com Aleksei depois que Anatoli diz que o tio foi para a floresta. Enquanto isso, Ignes pede para que Anele cuide do filho e que não tire os olhos dele, e ela também vai atrás do irmão. Mais adiante, com uma ordem judicial, Natasha consegue entrar no abrigo de Haia para investigar o local, e ela encontra os dentes de Aleksei escondidos na parede, bem como ele havia dito que escondeu quando esteve preso no cativeiro de Haia.

Assim, Natasha leva os dentes para uma perícia, e se for comprovado que os dentes são de Aleksei, Haia e Pavlo podem começar a temer (aliás, eles já estão temendo, pois sabem que os molares pertencem a Aleksei), porque isso comprovará que Haia é culpada por mantê-lo em cativeiro por anos. No fim do episódio, Boris encontra Aleksei na barragem, e ele está armado e pronto para acabar com a vida do cunhado. Então, Aleksei começa a falar do passado, sobre como Halyna estava fora de si na noite de Ivana Kupala e sobre ela ter visto algo, algo que Boris sabe muito bem do que se trata, porque ele lembra de quando Halyna fotografou ele e Roman se beijando. Assim, Aleksei continua falando sobre aquela noite em que decidiu ir atrás de Halyna quando a viu tensa, que ela o empurrou, perdeu o equilíbrio e bateu a cabeça.

E ele continua falando do passado, de como sentiu medo quando Halyna bateu com a cabeça e de como achou que tudo estava acabado e quis sumir. E tudo vem à tona de uma vez por todas, quando Boris conta que ele e Roman viram tudo e que ele quis impedir, mas Roman não deixou. Halyna ainda estava viva, só que Roman sempre o manipulou e ele se odeia por causa disso, porque Roman o tornou um assassino. Boris resolve contar tudo, sobre a foto que Halyna tirou dele e Roman se beijando e de como ela teria como provar que eles eram amantes, e isso seria o fim deles. Nesse momento, Ignes chega e tenta impedi-lo de cometer a loucura de matar Aleksei, mas ele está atormentado e descontrolado demais para dar ouvidos ao que ela está dizendo… e tudo fica cada vez mais tenso.

Ao mesmo tempo em que está perturbado pelas memórias do passado, Boris desabafa, porque ele tentou salvar Halyna e Roman não permitiu, e tudo poderia ser diferente, já que ele e Roman planejavam ir embora de Brígida para começar uma vida nova longe dali, mas Halyna estragou tudo… e o mais difícil de admitir é que o filho da puta do Roman continua sendo o grande amor de sua vida. Assim, Ignes aproveita o momento de fragilidade de Boris e consegue tirar a arma dele, enquanto ele bate nela e, para defender a irmã, Aleksei trava uma luta corporal com ele, que culmina em Boris tendo vantagem e quase jogando Aleksei de cima da barragem, mas Ignes é rápida e, para salvar o irmão, ela empurra Boris e ele despenca lá do alto – Bem, acho que esse é o seu fim, não? Gente, que tensão! Que cena maravilhosa! E que atuações incríveis!

Confesso que jamais esperava que Boris fosse ter esse fim tão inesperado: ser empurrado por Ignes. Mas ela e Aleksei têm uma ligação maravilhosa de irmãos que eu adoro, porque eles são capazes de tudo um pelo outro. E eu gosto do que ela faz para defender o irmão, não poderia ser diferente. E não é que eu ache que Aleksei seja tão inocente assim, afinal de contas, ele também foi covarde quando pensou que Halyna estava morta e decidiu dar um jeito de escapar sem prestar socorro, mas, naquele momento, era ele ou Boris, e antes Boris do que ele. Agora, ele e Ignes são cúmplices neste crime. Na casa de Ignes, Anele perde Anatoli/Roman de vista. Ela o encontra em cima do telhado, e isso a apavora. Ele estava lá o tempo todo durante o embate entre Aleksei, Boris e Ignes, como se soubesse que fim levaria tudo aquilo e emanando algum tipo de energia negativa para que uma desgraça acontecesse.

Por fim, ele joga uma foto de cima do telhado, uma fotografia dele com Boris, uma foto de pai e filho, rasgada e contendo apenas a parte em que há Boris na imagem, ou seja, a vida chegou ao fim para ele – Boris foi covarde e pagou por isso, porque ele tinha escolha em salvar Halyna. Anele está assustada com o comportamento bizarro de Anatoli, e tudo indica que Roman ainda vai aprontar algo relevante usando o corpo do menino. Gente, eu estou muito curioso para saber como essa temporada vai acabar, ela realmente está mais surpreendente que a primeira, e isso me faz pensar que vamos ter um season finale de muita qualidade. É esperar para ver, e torcer para não se decepcionar (rs).

Para mais postagens de Desalmaclique aqui.

Comentários