Chocolate com Pimenta – O amor de Márcia e Timóteo

“EU SOU CHIQUE, BEM!”

Dizem que amor de primo não acaba nunca. E isso se aplica bem a Márcia e Timóteo. Embora ela demore praticamente a novela inteira para perceber que só será feliz junto dele, acontece o contrário com Timóteo, porque ele sabe que ama a Márcia muito antes de ela perceber que o ama. Dois dos melhores personagens de “Chocolate com Pimenta”, eles vivem aquele romance cão e gato, muito comum em novelas e que o público adora acompanhar – Walcyr Carrasco sabe desenvolver muito bem esse tipo de casal… afinal de contas, Catarina e Petruchio estão aí para provar isso, não é mesmo? (rs) No começo da trama, Márcia se envolve com o prefeito Vivaldo e cai nas promessas do safado enquanto sonha em se casar com ele, subir na vida, virar primeira-dama e ficar coberta de joias, até porque ela é “chique, bem”. (hahahahaha)

E ela se torna a amante iludida.

Naturalmente, se tratando de uma novela das seis do Walcyr, temos inúmeras cenas engraçadas envolvendo Márcia e Vivaldo, já que eles passam por alguns sufocos para evitar um flagrante da Bárbara. Para piorar, Bárbara acredita que a Márcia é sua amiga e conta com a ajuda dela para descobrir quem é a “sirigaita” que vive se encontrando com Vivaldo, sem nem imaginar que a amante do marido está mais perto do que ela pensa. (rs) E a Bárbara é muito ingênua, pois está sempre encontrando pistas que levam à Márcia e jamais percebendo que a sirigaita, na verdade, é a mulher que ela tem como uma grande amiga – pistas como um fio de cabelo da mesma cor dos cabelos da Márcia, o cheiro do perfume da amante do marido ser o mesmo cheiro do perfume que a amiga usa e também o sapato e o chapéu serem iguais aos que Márcia tem.

Assim, Bárbara insiste em querer que, usando tais pistas, Márcia dê um jeito de saber quem é a sirigaita. Só não enxerga quem não quer. (hahahahaha)

Enquanto isso, tio Margarido tenta arranjar uma namorada para o Timóteo. Porém, o sobrinho não leva o menor jeito com as mulheres, e a primeira tentativa de se relacionar com alguém se transforma em um verdadeiro desastre quando Timóteo tenta elogiar uma moça e o elogio é o pior possível: “égua baia das ancas roliças”. (hahahahaha) Pobre Timóteo! Apaixonados um pelo outro, Márcia e Timóteo quase sempre estão caindo nos braços um do outro e se entregando aos beijos ardentes ao mesmo tempo que trocam muitas farpas e coices – e a diversão é garantida. (rs) Quando o caso da Márcia com Vivaldo vem à tona, é um escândalo geral e toda a família fica muito decepcionada com ela, inclusive o Timóteo, e aqui fica bem evidente o quanto ele ama essa prima. E a Márcia vira piada por ser a amante que brinca de cavalinho no colo do prefeito.

Coisas de Walcyr. (rs)

Porém, o mais interessante é que, mesmo levando umas broncas merecidas, Márcia é acolhida pela família e a vó Carmem dá bons conselhos sobre como a atitude da neta é errada porque está acabando com o casamento dos outros e querendo ocupar o lugar de outra pessoa na família de Vivaldo, além de insistir em se casar com ele. No decorrer dos capítulos, após descobrir a traição do marido, Bárbara começa a não dar mais satisfações de sua vida ao prefeito e a passar as tardes fora de casa – o que eu acho maravilhoso, porque o Vivaldo tem grande culpa no cartório. Assim, após se encantar com o circo Brasilis e com o trapezista Morcego Voador, ela deixa sua antiga vida para trás e decide ir embora com a trupe para viver uma vida de aventuras e ser “cerrada ao meio todas as noites” nos espetáculos do circo. (hahahahahaha)

E a Bárbara é corajosa, porque ela também deixa para trás a Estelinha, que fica sob os cuidados de Vivaldo. E sua decisão é embasada pelo fato de ela não concordar mais com o jeito de pensar da sociedade a respeito das obrigações impostas às mulheres e de como elas têm que se comportar diante de uma traição: como se nada tivesse acontecido. E não dá para julgá-la por isso, afinal de contas por que as mulheres têm sempre que carregar o fardo pesado enquanto os homens são mais livres diante das responsabilidades com a família? Sem a Bárbara na jogada, ao ser dada como morta por conta de um acidente com o circo, Márcia briga com Jezebel para ver quem consegue se casar com Vivaldo. E coitada da Estelinha, porque além das duas, todas as solteironas de Ventura querem uma chance com o prefeito e tentam usar a menina para conquistá-lo. (hahahahaha)

Eventualmente, Vivaldo escolhe Jezebel, pois é evidente que uma união com a vilã lhe traria mais lucros. Nesse meio tempo, Timóteo começa a namorar a Gigi e tenta ser feliz com ela, o que deixa Márcia mordida de ciúme e sem poder fazer nada quanto a isso, porque qualquer coisa que fizesse acabaria entregando que ela ama o primo que ela mesma considera um verdadeiro “jumento, um leitão” – que jumento e leitão mais gostosão, hein, Márcia? (hahahahahaha) E o Timóteo também sente ciúme dela quando Eugênio resolve apostar numa relação com a Márcia. Só que com a volta de Bárbara, as coisas não dão certo nem para ela e nem para Jezebel. E embora Márcia se faça de difícil porque Vivaldo escolheu Jezebel e não se casou com ela conforme havia prometido, ela volta a cair na lábia do prefeito, provocando uma nova decepção na família e fazendo com que Eugênio desista de querer algo com ela por estar de “safadeza” com Vivaldo.

Quando Miguel aconselha Timóteo a se declarar para Márcia, ele faz a coisa certa antes de qualquer coisa: ser honesto com Gigi, confessar que gosta de outra e romper com ela antes que a faça sofrer ainda mais. Então, Timóteo se declara para Marcia, e é claro que o momento não termina bem, porque ela afirma que jamais se interessaria por um jumento e ele, para não ficar por baixo, retira as coisas que disse porque “não é burro de entregar seu coração para uma assanhada” como ela. (hahahahahaha) E é somente na reta final da novela, após descobrir que Vivaldo nunca lhe deu joias verdadeiras, que Márcia passa a enxergar a vida de outra maneira e a dar menos valor à coisas materiais, além olhar mais para o que realmente importa neste caso: o amor. E ela muda tanto que até banho em porco ela dá, além de passar perfume e enfeitá-los com fitas. (hahahahahaha)

Se ela é chique, os porquinhos também precisam ser. (rs)

Então, quando a vó Carmem flagra Timóteo e Márcia se agarrando no curral – o lugar onde tantas vezes ele desabafou com suas melhores amigas, a Estrela e a Bibi, uma vaca e uma galinha (rs) –, ela coloca pressão para que os dois se casem, porque “não quer primo se agarrando debaixo do mesmo teto”. (hahahahaha). Com isso, Márcia acaba enxergando que sempre amou Timóteo e aceita se casar com ele, mas não sem antes temer, no dia do casamento, pela decisão que tomou, quando surgem dúvidas sobre o que realmente quer porque não ela quer ser “a dona jumenta” e nem a “dona leitoa”, afinal de contas ela se acha “muito chique e o Timóteo não é para ela”. Logo, a vó Carmem trata de acalmar o coração dela, até porque haverá dificuldades no começo da vida de casados, mas é melhor casar do que ficar “esperando o príncipe encantado que nunca vai chegar”.

Vó Carmem faz a Márcia enxergar a má experiência que teve com o prefeito, que lhe encheu de joias e promessas falsas. E ela continua abrindo os olhos da neta quando diz à Márcia que tanto ela quanto Timóteo não são perfeitos, mas que quando o amor e verdadeiro, já se tem meio caminho aberto para a felicidade. Então, Márcia resolve se casar. No altar, ela não perde a pose e diz que “só está se casando por falta de coisa melhor”, e aí é Timóteo quem não quer mais se casar. E é preciso o tio Margarido ameaçar dar um tiro de espingarda nele e uma coça nela para que eles parem de brigar e se casem de uma vez. (hahahaha) Nos capítulos finais da trama, Walcyr Carrasco nos faz acreditar que talvez Márcia possa trair Timóteo por causa das tentativas de Vivaldo em retomar seu caso com ela e ela se sentir tentada a aceitar as joias que ele oferece para convencê-la, o que a faz pensar na vida de luxo que poderia ter se não tivesse se casado com o Timóteo.

E eu estava preparado para detestar essa atitude da Márcia, caso ela traísse o amor verdadeiro do Timóteo por ela.

E quando ela vai ver o anel de brilhantes que Vivaldo está disposto a lhe dar, Ivete conta para Timóteo que a Márcia está na joalheria ganhando joia do prefeito… e ele vai atrás dela. Ele a vê colocando o anel no dedo, mas também vê e escuta ela dizer coisas como “sempre ter sido enganada pelo brilho de uma joia falsa e que, agora, está sendo enganada pelo brilho de uma joia verdadeira, mas o que brilha de verdade é o amor que tem dentro de si, e esse amor é caipira, é jeca”. Assim, mesmo “nunca tendo imaginado que se apaixonaria por alguém como Timóteo”, Márcia acaba se dando conta, de uma vez por todas, que é ele o homem que ama. E ela não aceita joia nenhuma, porque joia nenhuma vale o amor que tem por ele – ahhhhhh, que coisinha mais linda e mais fofa. (S2)

E escutar tudo o que Márcia disse deixa Timóteo emocionado. Então, eles terminam a novela se amando mais do que nunca e conquistando o felizes para sempre de maneira sincera. Certamente eles formam um casal inesquecível, que sempre deixa saudades toda vez que surgem na nossa telinha. “Nestes versos tão singelos, minha bela, meu amor. Pra você quero contar o meu sofrer e a minha dor. Sou igual o sabiá, quando canta é só tristeza, desde o galho onde ele está…”

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.

Comentários