Último Capítulo de “Chocolate com Pimenta” (7 de maio de 2004)

 

“ALÉM DO ARCO-ÍRIS…”

Como certa vez disse Mariana Ximenes, se referindo a sua protagonista Ana Francisca: “Chocolate com Pimenta” é uma história de superação, de autoestima, de união familiar, de amor verdadeiro e de amizade… uma história muito divertida, muito leve, mas que traz valores muito interessantes que até hoje precisamos falar”. E realmente a novela é sobre isso. Originalmente exibido em 7 de maio de 2004, o último capítulo desse clássico de Walcyr Carrasco trazia o desfecho da trama de Ana Francisca e deixava saudades, pela primeira vez, no público que acompanhou e abraçou os dramas e alegrias da personagem que passou por inúmeros obstáculos até encontrar a felicidade.

Certamente, a novela tem um carisma gigantesco que prende o telespectador.

Nesta sexta-feira (30), a trama se despede pela quinta vez da televisão brasileira – colocando aqui nessa contabilidade a exibição da novela pelo canal Viva, de abril a dezembro de 2020. Obviamente, algumas coisas não envelheceram bem em “Chocolate com Pimenta”, algumas piadas permitidas na época já não são mais aceitas hoje em dia. Mas nós passamos pano porque realmente trata-se de uma obra muito carismática, cativante e querida do público, que contém os ingredientes necessários para um bom folhetim. “Chocolate com Pimenta” é uma novela deliciosa e repleta de tramas e personagens icônicos e inesquecíveis. Não importa quantas vezes ela seja exibida, ela sempre deixará saudades.

O último capítulo começa com Danilo tentando se desculpar com Ana Francisca por não ter confiado nela na história do quadro, aquele que era uma pintura dela nua e que ele acreditou que foi Miguel quem pintou – mais uma armação de Olga e Bárbara para separá-lo da viuvinha. E quando ele chega no sítio, Aninha já está voando no balão de Miguel, junto com o amigo e Tonico e indo embora de Ventura para recomeçar a vida em algum lugar. Então, ele grita por ela e pede que o perdoe. Ana Francisca vê toda a cena, mas não quer voltar, porque Danilo “sempre briga e depois pede perdão”, e ele “deveria ter confiado” nela. E enquanto Miguel diz a ela que “é o vento que determina se ela fica ou vai embora”, Danilo segue o conselho da vó Carmem, o de pedir para o vento a trazê-la de volta porque reconhece que errou e não pode viver sem Aninha e Tonico.

Como sempre, Danilo e seus erros que não servem para ajudá-lo a aprender nada na vida.

Assim, ele segue o balão até vê-lo descer no meio da cidade depois que Miguel fala para Aninha aquela frase romântica e que demonstra a maturidade dele diante de seu sentimento por ela: “Aninha, eu te amo tanto que quero que seja feliz” – ai, gente, o Miguel é quem deveria ter terminado a novela com Ana Francisca. Ele é um fofo, um querido. E não é que eu odeie o Danilo, mas eu prefiro o Miguel a ele, pois o Danilo me parece imaturo demais para Aninha. Já reclamei dele outras vezes em outros textos que escrevi sobre a novela, e acho que não sou o único a não gostar dele como par romântico de Ana Francisca.

Logo, Aninha quer saber quantas vezes Danilo ainda vai brigar e acusá-la, e a vó Carmem usa sua sabedoria para dizer aos dois que eles “vão brigar, porque confiança não vem de um dia para o outro, tem que ser conquistada e que eles têm muito amor, e, por conta desse amor, vão aprender a perdoar, pois sem perdoar e sem pedir perdão, não há lugar para o amor”. Assim, Ana Francisca sente que deveria ter tentado provar que o quadro era falso – sinceramente, não deveria não, pois o Danilo tinha que ter confiado nela. Porém, como estamos no último capítulo, eles acabam se acertando de vez para viverem o amor em sua plenitude.

Depois, Ana Francisca, Danilo e Tonico se despedem de Miguel, e Danilo o agradece por ele ter deixado o vento trazer Aninha de volta, além de também agradecer pela generosidade de Miguel e de demonstrar que aprendeu muito com ele. E todo e qualquer ciúme que ele sentia do cigano acaba ali. Mas antes do Miguel partir, Margot traz o Palito para ele, porque ele se tornou um pai para o menino e a criança quer ir embora com ele. E se Miguel chegou no sítio sozinho, agora está indo embora com um bom companheiro de viagem… e o balão sobe pelos ares, deixando uma saudade enorme no coração de quem amava Miguel. E é uma cena bem fofinha com um tom melancólico.

Alguns meses depois, temos o casamento de Celina e Guilherme para coroar a felicidade dos dois. E no fim da cerimônia, ele comunica que vai se candidatar a prefeito de Ventura, para a felicidade do povo e o desespero de Vivaldo. (rs) No sítio, vó Carmem faz o parto de Márcia, que dá à luz a um menino e deixa o Timóteo todo bobo de alegria – que fofinho. Durante o comício de Guilherme, Vivaldo tenta estragar tudo e convencer os eleitores de que é a “voz da experiência”. Porém, apoiando Guilherme, Ivete joga várias provas das falcatruas dele para que o povo veja que ele nunca foi honesto. (rs) E para acabar com aquele furdunço, Bárbara ordena que Vivaldo vá para casa – é, parece que ele não manda mais em nada, inclusive nem em si mesmo. (rs)

Mais adiante, Guilherme vence as eleições e se torna o novo prefeito de Ventura ao lado de Celina.

Quando o palhaço Crispim se despede de Bárbara, ela dá adeus ao seu grande amigo, pois, por Estelinha e Vivaldo, decidiu não ir embora com o circo Brasilis por querer tentar fazer a família feliz, e Vivaldo também quer tentar o mesmo. Voltando para o nosso casal de protagonistas, “é tempo de uma boa-nova” para eles: Aninha está grávida. E passando dos protagonistas para nossas adoráveis vilãs, sem alternativa, Olga se casa com o agora delegado Peixoto, já que seu pai perdeu o cargo por conta de seus crimes. E Peixoto dá um basta nas humilhações dela pra cima dele, dando uns bons pegas em Olga e fazendo com que ela implore por seus beijos. (rs)

No fim das contas, ela se casou com quem amava e se tornou a maria-minhoca, já que agora e esposa do “verme”. (hahahahahaha) E como o salão de beleza foi tudo o que restou para o sustento da família, ela vira manicura para ajudar nas despesas – eu simplesmente amei esse final da Olga. Quanto à Jezebel, durante uma convenção de vendedores de tecido no hotel, ela conhece o dono da fábrica e enxerga nele a oportunidade de dar um belo de um golpe do baú quando ele demonstra estar interessado nela. Então, a vilã quebra a quarta parede e nos diz aquele “nada como um dia após o outro”. E ela se dá bem. Maravilhosa!

Ao dar à luz a uma menina, Ana Francisca e Danilo decidem homenagear a vó Carmem ao colocarem o nome da matriarca da família na criança. E é claro que é um momento de emoção. A vó Carmem é uma fofura e mereceu essa homenagem. Quando o último capítulo avança mais alguns meses, vemos a fábrica de chocolates entrar de vez nos trilhos com o sucesso das receitas de bombons de chocolate com pimenta – as receitas do Meninão se tornaram um verdadeiro sucesso. De volta ao sítio, a Márcia já está com outro barrigão, esperando mais um filho do Timóteo e discutindo com ele porque o outro adora brincar no chiqueiro. (hahahahaha) Assim, depois que o tio Margarido fala algo sobre nunca ter imaginado que seria tão feliz, se referindo ao seu amor com Dona Mocinha, vó Carmem é outra personagem que quebra a quarta parede para nos dizer que “a coisa mais importante é ser feliz”.

Neste último capítulo também vemos a consolidação do desfecho amoroso de outros personagens, como Margot e Beto; Selma e Maurício; Matilde e Conde Klaus (e ele não pode fazer ela ficar com raiva, porque a Matilde só fica calma com joias hahahahahaha); Gigi e Araújo; Sofia e Sebastian (adoro o fato de ela ter colocado um belo de um cabresto nele… Sofia é maravilhosa!) e Cássia e Bernardo, que quer ter “uma dúzia de bebês” com ela – claro, não é ele quem vai parir, né? (hahahahahaha) E terminando os casais, temos o Quincas indo embora de Ventura para estudar medicina na capital e, assim, realizar seu sonho profissional.

Na cena final do capítulo, Ana Francisca está no mesmo penhasco que um dia jurou vingança a todos que lhe fizeram mal. Então, o espírito de Ludovico aparece para ela, pois Aninha “desistiu de se vingar porque descobriu o coração e agora ele pode ir embora e descansar em paz num reino de luz”, porque ela “encontrou a verdadeira felicidade”. Mas antes de partir, ele quer que ela prometa que “nunca vai deixar de ser a criatura repleta de amor que é”, porque “o amor é a luz do mundo”. E quando Danilo, Tonico e Carmem chegam no penhasco, o espírito de Ludovico beija Tonico e toca em cada um deles para deixar seus corações aquecidos com amor e carinho… e então ele vai embora e Aninha se emociona e chora de felicidade.

É uma cena emocionante, que conforta e aquece os nossos corações.

Ana Francisca e Danilo trocam juras de amor e agora ela é capaz de amar plenamente, porque “a mágoa, a vingança e o ódio ficaram para trás” e em seu coração só há lugar para o amor pela família, pelos filhos e por ele, Danilo. Cheios de amor, um arco-íris surge no céu para abençoar a união dos dois. Ah, que saudades que eu vou ficar dessa novela. Que novela mais cativante, linda e repleta de emoção. “Chocolate com Pimenta” nos faz acreditar no bem, no amor e na felicidade e nos traz uma linda mensagem em seu último capítulo: a de que nada é mais valioso do que o amor nos corações.

Fim!

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.

Comentários