Malhação 99 – Boatos

 

“ QUEM É A GAROTA QUE O RODRIGO ANDOU FICANDO?”

A fase adolescente da protagonista Tatiana continua a maior confusão. Em casa, a recente separação dos pais continua gerando alguns problemas e abalando a família, mais precisamente o Marquinhos, que não aceita que Rubem tenha traído Cláudia e anda em pé de guerra com o pai. O Marquinhos tem o direito de sentir raiva do Rubem, e eu também ficaria do lado da minha mãe numa situação dessas, o problema maior é que ele não está sabendo separar o episódio da traição da relação pai e filho… então, a todo momento, ele está desrespeitando Rubem e sendo agressivo com o pai em toda oportunidade que tem. E isso não é legal. Além de todos os problemas que surgiram com a traição de Rubem, aparentemente, ele sacou todo o dinheiro da poupança e, agora, Cláudia se vê diante de uma crise financeira que pode piorar tudo ainda mais.

Mas o fato de Rubem ter raspado todo o dinheiro da poupança é esclarecido pelo próprio: a grana foi usada na compra do novo apartamento, e a Cláudia havia esquecido esse pequeno detalhe. Fora a resistência de Marquinhos, Rubem tem que aturar a Albertinha se metendo na relação dele com a Cláudia. Às vezes Albertinha dá umas dentro, mas ela precisa parar de se intrometer em tudo na casa da Cláudia e deixar que a prima e marido resolvam sua situação, sozinhos, porque aconselhar e apoiar é uma coisa, ser enxerida é outra – e a Albertinha passa muito do ponto. Rubem quer voltar para casa e reconquistar a esposa, e a mãe de Tati confessa que ainda o ama, mas não está pronta para tê-lo de volta e nem perdoá-lo pelo que fez. É preciso deixá-la respirar e processar o último grande acontecimento na família.

Quanto à relação de Rubem e Marquinhos, Cláudia é madura em separar seu problema com o marido da relação de pai e filho. Ela tenta remediar a situação entre os dois, mas como Marquinho está irredutível, ela não vai permitir que ele desrespeite o pai como vem fazendo. E eu penso que ela está certa, a não ser que Rubem continue aprontando – embora não seja um bom exemplo para o filho, ainda assim, é o pai. Assim, há momentos em que os dois estão com a razão nos momentos de discussão, e outros que não. Durante uma conversa com Marquinhos, Rubem tenta fazer o filho enxergar que todas as mulheres com quem saiu não significaram nada, que é algo biológico, instinto, e que um dia o filho irá entender isso. É aquela velha história de que homem não consegue resistir à tentação – um pensamento ridículo e machista, que não cola mais.

Aliás, nem sei se um dia colou.

Mas a verdade é que os homens ainda usam dessa desculpa para amenizar suas derrapadas. Porém, Marquinhos não aceita tal desculpa do pai e manda bem quando joga na cara de Rubem que quem não se dá o respeito não pode exigir respeito de ninguém… e ele desarma os argumentos do pai com isso. Com a demissão de Rubem, a crise financeira só piora na família de Tatiana. Então, sem ele ter para onde ir, Cláudia aceita que ele fique no apartamento, mas com uma condição: separação total de corpos entre eles. Obviamente, Marquinhos detesta essa ideia e até ameaça sair de casa, mas não sai (rs), e os conflitos entre os dois, respingando em toda a família, vão continuar – aguardando por cenas dos próximos capítulos, porque eu ainda acho que isso pode render alguma coisa, ou não.

Diferente de Marquinhos, Tati está sabendo lidar melhor com a separação dos pais – acho que isso só a afetou mesmo quando ela mesma descobriu a traição do pai. Mas se por um lado a vida familiar está mais tranquila para ela, a amorosa continua um caos. Ela segue apaixonada por Rodrigo, o namora de sua melhor amiga, Érica. Como se não bastasse, Érica está pressionando para que Tati lhe conte se está sabendo alguma coisa sobre Rodrigo, porque notou que a amiga fica estranha toda vez que ele está por perto. E a vilã desconfia que ele esteja pegando outra garota, Marina. Assim, Tati desconversa e tenta convencer Érica de que sua implicância é pela razão de que, para ela, Rodrigo é metido e se acha demais. Desconfiando que sua rival é a “jeca” da Marina, Érica dá um piti quando vê Rodrigo consolando a irmã do Mocotó pelo sumiço do Pegaleve, o cachorro da garota.

E Rodrigo ameaça terminar com ela porque não gosta de garota ciumenta.

Porém, Érica trata de impedir dizendo que confia nele, só não confia é nas galinhas que andam ciscando ao redor dele – pobre Marina! Levando a culpa sem nunca ter feito nada. Além de ter que enfrentar uma paixão que ela julga proibida, Tati tem de enfrentar um outro problema: o boato que se espalhou pelo Múltipla Escolha, de que está transando com Touro. Então, Rodrigo fica com ciúmes e questiona Touro, que nega, mas a gente sabe que ele adoraria. Assim, quase todos no colégio ficam zoando Tati e ela fica com a má fama de garota fácil, um verdadeiro desrespeito – adolescentes! O que esperar deles? Logo, Touro vai esclarecer para Tati que não teve nada a ver com o boato, e ela credita porque ele não teria vantagem nenhuma em inventar algo do tipo.

Só que Touro aproveita para dar em cima de Tati e dizer que tem vontade de transar com ela. Tatiana não gosta do atrevimento do amigo e fica chateada com ele, porque achou que ele era um cara legal. Mais adiante, ele pede desculpas a ela por seu comportamento completamente inadequado e eles se tornam amigos, embora ele ainda queira algo com ela, só que, dessa vez, sem querer avançar o sinal. Touro realmente começa a gostar de Tati. Contudo, acho maravilhosa a atitude da Cláudia quando fica sabendo sobre o boato. Ela conversa com a filha, procura saber a verdade pela própria Tati, dá conselhos para evitar falatórios e confia na filha que tem… depois, o Rubem faz o mesmo. Eles conhecem Tatiana e sabem a boa criação que deram a ela. Para eles, não é sobre transar ou não transar, é sobre confiança e amizade entre pais e filhos.

Quando Rodrigo vai aconselhar Tati a não ter nada com Touro – convenhamos, o Touro não é a melhor pessoa para se relacionar mesmo, pelo menos por enquanto –, eles acabam discutindo, óbvio, pois ela acha que ele está se metendo em sua vida e, por ter ficado tanto na defensiva, ele entende que ela e Touro estão tendo algo. E ela não entende o motivo de ele dizer que gosta dela mas transar com a Érica – meio confuso mesmo. Então, em mais uma discussão entre eles, Tatiana acusa Rodrigo de ter espalhado o boato sobre ela ter transado com Touro só porque não deu mole pra ele, e deixa claro que ele não tem nada a ver com sua vida. Com isso, o drama teen aumenta e a amizade entre Touro e Rodrigo é estremecida. Contudo, Touro tem uma atitude muito legal quando entra na sala de aula de Tati e diz para a galera que eles nunca transaram, desfazendo o boato maldoso contra ela… e ela gosta dessa atitude mais sensível e respeitosa dele.

Mais adiante, Érica vê Marina dando comida para os pombos que estão transmitindo doença e aproveita para criar uma encrenca com a irmã do Mocotó. Ela humilha Marina na frende de todo o colégio, dizendo barbaridades como ninguém querer ser amigo de uma jeca e que Tati também não é amiga dela, porque só anda com a Marina por pena. Assim, Marina vai parar na diretoria e leva uma suspensão por estar alimentando os pombos, algo que já havia sido proibido para não atrair as aves – mas a Marina não fez por mal. Ela só é apaixonada por bichos, além de uma personagem muito querida. Desapontada com um colégio que não a aceita como é, Marina corta relações com Tatiana e culpa a amiga por Érica estar de marcação em cima dela, porque se Tati tivesse contado que ficou com Rodrigo no primeiro dia de aula, sem saber que era namorado de sua amiga de infância, a vilã não pensaria que ele havia ficado com Marina.

Depois, Tati discute com Érica pelo que ela fez com Marina. A vilã se justifica dizendo que a “jeca” dá em cima de Rodrigo, e Tati afirma que Marina não ficou com ele. Logo, Érica pressiona para que a amiga diga quem é a garota que andou ficando com seu namorado, porque sabe que Tati conhece quem é – “Quem é a garota que andou ficando com o Rodrigo?”. E a pobre da Tati é salva pelo gongo, quando o Seu Santos chama a atenção das garotas, que estão no banheiro, e as coloca para a sala de aula – maior chato esse Seu Santos, nem pra deixá-las enrolar mais um pouquinho (rs). Naturalmente, chateada com os últimos acontecimentos, Marina quer ir embora do Rio de Janeiro, já que nunca vai se enturmar com a galera e porque pertence a outro mundo. Mas o Mocotó traz de volta o Pegaleve e não permite que a irmã vá embora, porque a quer por perto e ainda deixa que ela tenha o bicho que quiser.

Do jeito que a Marina adora animais, dessa maneira, ela transforma o Múltipla Escolha e região num zoológico (rs). Me identifico.

Não suportando mais ficar sem Tatiana, Rodrigo lhe rouba um beijo e ela não resiste. Acontece que Marilú flagra o momento e consequências desagradáveis podem surgir disso tudo. Érica se desculpa com Tati pela briga e elas se entendem, assim como se desculpa com Rodrigo, que também não gostou do que ela fez com Marina. Depois, Marilú coloca Rodrigo contra a parede, para saber qual é a dele a respeito do beijo que ela viu entre ele e Tatiana. E ele vem com aquela desculpa esfarrapada: não é nada do que ela está pensando e não tem nada com Tati – garotos. Então, a Marilú diz que não tem nada a ver com a vida dele, mas que não quer que ele faça a Érica de idiota. Eita! Quando é que toda a verdade virá à tona, hein? Está na hora de Rodrigo assumir sua responsabilidade e contar para Érica que não gosta dela como ela pensa, assim como está na hora de Tati revelar para sua melhor amiga que ficou com o namorado dela no primeiro dia de aula, sem saber que eles eram namorados. E ponto final.

A RESOLUÇÃO DO REFRESCO NA CAIXA D’ÁGUA DO COLÉGIO

Finalmente, o episódio do refresco na caída d´água do Múltipla Escolha tem uma resolução. Marquinhos confessa para Pasqualete que foi ele o responsável pela brincadeira que rendeu prejuízos ao colégio e leva a maior bronca do professor. Sávio confirma que viu o Marquinhos aprontando naquela noite, e os dois são suspensos: Marquinho pelo que fez e pelo que contou, e Sávio pelo que não fez e por não ter contado o que sabia. Logo, Marquinhos livra Perereca da culpa de ter tido a péssima ideia da brincadeira, assim como tenta livrar Sávio de qualquer culpa que ele não teve. Para levar uma suspensão e ficar à toa por uns dias sem frequentar as aulas, Perereca também vai confessar sua culpa no plano, mas Pasqualete já deu o assunto por encerrado e nada feito: Perereca terá que ir para o colégio, normalmente (rs). Como se não bastasse todos os problemas que a família vem enfrentando, Cláudia surta com a suspensão do Marquinhos, até porque problema é o que não anda faltando para ela.

Embora tenha sido uma irresponsabilidade adolescente, foi divertido ver o resultado da brincadeira de Marquinhos e Perereca, com todas as torneiras do colégio jorrando suco na manhã seguinte (rs). Adolescentes! Meninos adolescentes!

Para mais postagens de Malhação 99, clique aqui

Comentários