Raquel está viva!

 

“O que você tem para me contar eu já sei há muito tempo, Ruth”

Acredito que uma das coisas mais interessantes de ver Ruth se passando por Raquel é que a gêmea boa deixa de ser uma boboca para se transformar em uma mulher mais forte, confiante e corajosa… e nós vemos a evolução da personagem – umas aulinhas práticas sobre como ser Raquel era tudo o que Ruth precisava para ser menos passiva. E ela precisa ser forte para enfrentar várias adversidades que, na verdade, seriam da irmã. Virgílio está cada vez mais certo de que Raquel é Ruth, e ele vai fazer de tudo para acabar com essa farsa, como criar algumas armadilhas a fim de fazer com que ela caia e acabe se entregando. E o vilão faz seus joguinhos psicológicos para amedrontá-la. Em uma dessas investidas, ele compra um vestido provocante para que ela use no aniversário de Marcos, certo de que Ruth jamais usaria uma peça de roupa sensual… mas ela usa, afinal de contas, Raquel usaria.

Ser Raquel não é fácil para ela, porque além de atrevida, a gêmea má tem costumes que Ruth jamais teria, como fumar, beber e ter um amante. A essência de Ruth continua intacta, mas ela precisou se virar nos trinta para convencer como Raquel, e isso inclui adotar todos os vícios da irmã para convencer a todos… naturalmente, ela consegue, fazendo isso muito bem. No aniversário de Marcos, Virgílio batiza a bebida de Ruth, na tentativa de que ela dê um escândalo e revele a verdadeira identidade. Ele quase consegue quando ela passa mal e, a sós com ele, começa a falar o que não devia, mas a Clarita aparece para impedir. Assim, Virgílio passa para o plano de querer as digitais de Ruth para provar que ela não é Raquel. Um pouco antes do episódio do aniversário de Marcos, Andrea tenta romper com Wanderlei, confessando que ele foi usado na armação para separar Marcos e Raquel e que continua amando o ex-noivo.

Então, Wanderlei perde o controle, dá uma bofetada em Andrea e a chantageia, ameaçando contar para Sampaio as canalhices que a filha foi capaz de cometer – eu não entendo qual era a necessidade de Dona Ivani Ribeiro escrever várias cenas, incluindo outros personagens, onde personagens masculinos agridem os femininos. E não dá outra, Andrea fica nas mãos de Wanderlei e ainda tem que bancar o vigarista – É, Andrea, se deu mal, gata. Depois, é a vez do malandro levar uma bofetada quando força a barra para uma reconciliação com Raquel e Ruth lhe dá um belo de um tabefe na cara. Marcos vê a cena, ele agride o rival e os dois trocam ameaças. Mas o mais importante é que ele gosta de ver “Raquel” dando um fora em Wanderlei. Assim, num outro momento, quando Ruth vai procurar por Marcos na corretora, ela encontra Virgílio e Andrea, aproveita para provocar os dois, soltar algumas farpas e humilhar os inimigos pelo fracasso na tentativa de separá-la de Marcos.

E aqui vemos o quanto Ruth já encarnou Raquel. Maravilhosa!

Porém, Rutinha e Clarita concluem que Virgílio continua muito desconfiado de que a mocinha não é a gêmea má, e a mãe de Marcos aconselha a amiga a agir mais como a irmã para convencer o vilão de que realmente é Raquel – nesse caso, detalhes fazem a maior diferença. E Ruth se empenha nisso. Após muitos capítulos dada como morta, descobrimos que Raquel está viva. Sabendo que a vilã jamais morreria, por se tratar de uma novela reprisada inúmeras vezes, e por também ser óbvio, tudo o que nós telespectadores queremos rever é o comeback da gêmea má. Raquel sobreviveu ao acidente no mar, comeu o pão que o diabo amassou e se manteve escondida numa tapera até conseguir reencontrar Isaura, que é a única a saber, por enquanto, que sua filha predileta não morreu. E o reencontro desperta uma forte emoção na mãe da vilã. Assim, enquanto Raquel não reaparece para seus inimigos, Isaura ajuda a filha como pode e a mantém informada sobre tudo.

Raquel quer vingança. E enquanto não ressurge das cinzas, ela planeja como irá se vingar de todos os que odeia. E ela faz Isaura arrancar dinheiro de Ruth para ajudá-la. Obviamente, entre os inimigos da gêmea má está Ruth, e Raquel não vê a hora de acabar com a irmã, por ter usurpado seu lugar e estar com Marcos – mas a Raquel não se toca, né? Afinal de contas, ela não fez o mesmo com Ruth? (rs) Mas, no momento certo, a vilã dará, a cada um, o que seus inimigos merecem. Ela é calculista e sabe esperar o momento certo. Eita! Depois de mais um embate com Andrea, e de a patricinha mimada se recusar a lhe dar dinheiro, Wanderlei, após agredi-la mais uma vez, decide contar a verdade para Sampaio sobre o envolvimento de Andrea no plano de separar Marcos e Raquel… e mais adiante, para repreender a filha por sua falta de caráter, Sampaio deserdaria Andrea. Tadinha! Pobreza é f*da (hahahahaha).

Já que Ruth está em seu lugar, Raquel aproveita os momentos em que a irmã não está por perto para se passar por ela mesma. Então, ela vai até Wanderlei, e enquanto ele se mostra arrependido por tê-la abandonado, Raquel acaba descobrindo que Virgílio também estava envolvido no plano de separá-la de Marcos, e é certo que ela dará o troco em seu querido sogrinho. A vilã aproveita que Ruth não está na mansão para fazer uma visitinha ao vilão e provocá-lo. Logo, pensando que ela é Ruth, quando Raquel joga um copo de bebida no espelho, Virgílio pega o objeto, achando que terá as digitais de Ruth e que conseguirá desmascará-la. E Raquel adora deixá-lo pensar que ela é Ruth se passando por Raquel. Mais adiante, depois de inúmeras tentativas de contar a Marcos que não é Raquel, Ruth, finalmente, tem a oportunidade perfeita de dizer a verdade, mas ele a surpreende porque já havia percebido quem ela realmente era.

“O que você tem para me contar eu já sei há muito tempo, Ruth”.

Marcos revela à Ruth que foi juntando as pistas até ter certeza de que a mulher com quem estava era ela, e que se sentiu o homem mais feliz do mundo com` a descoberta, porque sempre a amou e continuará amando para o resto da vida, além de também revelar que seu sentimento por Raquel era uma doença. Assim, Ruth fica aliviada por não precisar mais esconder a verdadeira identidade… e eles estão felizes e juntos para o que der e vier. Aproveitando o momento de revelação, Ruth conta para Marcos sobre seu passado com César, de quando ele a enganou e a abandonou com o bebê que ela teve dele e que acabou morrendo. Logo, Marcos se revolta com a atitude do melhor amigo e rompe sua amizade com o canalha, embora não revele o motivo porque Ruth ainda precisa continuar se passando por Raquel para Virgílio não a processar.

Realmente, o que César fez foi uma monstruosidade, e ter que continuar convivendo com ele, sem poder quebrar a cara do cafajeste toda vez que cruzar com o ex-amigo, é algo difícil que Marcos tem que engolir diariamente. Quando o teste das impressões digitais de Raquel fica pronto, Virgílio se surpreende em saber que as digitais no copo são realmente de Raquel – e definitivamente era ela mesma no dia em que eles tiveram um embate e o vilão pegou o copo com as digitais da inimiga –, mas ele ainda continua desconfiado de que pode não ser ela a gêmea que está na mansão convivendo com os Assunção. Enquanto não se revela para todos, Raquel aproveita tudo o que pode para continuar circulando por aí quando Ruth não está por perto, e ela entra na mansão e pega todas as suas joias para futuras necessidades – esperta ela, eu faria o mesmo.

Até parece que ia ficar passando necessidade enquanto a Rutinha fica no bem-bom (hahahahaha).

Depois que Andrea se livra de Wanderlei, pagando muito para que ele a deixe em paz, Raquel começa a usar o vigarista para dar início aos seus planos de vingança. A Raquel é muito maravilhosa, gente! Conforme instruído pela gêmea má, Wanderlei chantageia Virgílio para que o vilão lhe entregue a escritura da fazenda, do contrário contará a Marcos que o plano para o separar de Raquel foi do próprio pai. E Virgílio sabe que Wanderlei pode prejudicá-lo com essa ameaça, porque Marcos poderá se voltar contra ele. Então, Virgílio promete dar ao vigarista a escritura da fazenda. Contudo, as coisas mudam de rumo quando Marcos encontra Wanderlei morto no quarto onde o amante de Raquel vivia no Hotel da Praia… e o mistério Quem matou Wanderlei? tem início na novela – eu adoro esse tipo de clichê. Os protagonistas sempre são suspeitos, mas nós sabemos que eles jamais seriam os assassinos (rs).

Com o início das investigações, muitos são os suspeitos e cada um deles teria, obviamente, seu motivo particular para assassinar Wanderlei. Marcos queria acabar com o vigarista para que o rival deixasse de importunar Ruth, achando que ela era Raquel; Virgílio havia sido chantageado; Raquel queria se vingar do amante por tê-la desprezado para ficar com Andrea; Vilma se apaixonou por Wanderlei, mas estava sofrendo porque ele a havia rejeitado depois de algumas noites de sexo com ela; Donato se sentia ameaçado porque Wanderlei tinha a foto que provava que ele havia assassinado o pai de Tonho da Lua e Glorinha quando empurrou o homem das pedras; Andrea estava com ódio do ex-noivo por ele ter infernizado sua vida. E Ruth, se passando por Raquel, naturalmente, se torna uma das suspeitas, porque a irmã estava se encontrando com Wanderlei e foi vista entrando no hotel no dia do crime.

Ruth, sem nem sonhar que a irmã está viva, nega à polícia que tenha se encontrado com Wanderlei, até porque ela não esteve com ele mesmo. Então, tudo se complica para Marcos quando a polícia encontra o revólver dele jogado nas pedras, já que foi dessa arma que saiu o tiro que assassinou Wanderlei. Logo, Marcos vira o principal suspeito. Porém, a verdade, ou o que parece ser a verdade, é que a intenção do mocinho era levar uma arma para seu embate com o rival, só que ele não chegou a tirar o revólver do cofre. Com a arma sem impressões digitais, mas a suspeita caindo diretamente sobre Marcos, por amor a ele, Ruth vai à delegacia e confessa que foi ela quem matou Wanderlei, num depoimento que, claramente, ela está mentindo. Ruth não sabe mentir, e Marcos percebe isso. Logo, ela confessa a ele que não é a assassina, e está claro que tudo não passou de uma prova de amor.

Mas, por ter confessado o crime, Ruth fica envolvida demais no caso, e é impossível voltar atrás… agora é aguardar por CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS.

Para mais postagens de Mulheres de Areia, clique aqui


Comentários