Primeiro Capítulo de “Beleza Fatal” (27 de janeiro de 2025)

 

“Você é quase perfeita”

Não me julguem, eu gostei bastante do primeiro capítulo de “Beleza Fatal”, mas não achei a estreia algo tão fenomenal como a internet comentou. E diante dos cinco primeiros capítulos que a Max disponibilizou em seu streaming, não podemos, ainda, dizer que a trama vai ser um baita sucesso – é muito cedo para isso. E teasers enganam, nós sabemos muito bem disso. Estamos diante de mais uma história de vingança, algo clichê nas novelas e muito utilizado por diversos autores pelo mundo, e “Beleza Fatal” precisa contar essa história de maneira muito interessante para que não seja mais do mesmo. Mas eu estou curioso pelo que vem pela frente, e muito animado com o fato de que não será uma novela com trezentos capítulos. E eu acho, sim, que a história tem capacidade para surpreender e cativar o público – espero que isso aconteça, porque estamos precisando de novelas com cara de novela.

Na cena inicial desse primeiro capítulo, temos Cléo, suja de sangue, sendo levada pela polícia, e pelos teasers da novela já sabemos que é porque Lola, a protagonista vilã, vai dar um jeito de sua prima assumir a responsabilidade por um crime. Então, a história volta um pouco no tempo para conhecermos mais da vida simples de Cléo e sua filha Sofia, da linda relação de mãe e filha e de como as duas foram parar no Rio de Janeiro, na casa da prima Lola. Quando a casa das duas, acidentalmente, pega fogo – nunca durma com uma vela acesa e uma janela aberta (rs) –, Cléo e Sofia passam o maior sufoco para conseguirem se salvar, mas não sem que Sofia leve consigo uma marca da tragédia quando um pedaço de madeira, em chamas, cai do teto e queima parte do seu rosto. Sem recursos para recomeçar a vida depois do incidente, Cléo decide pedir a ajuda de Lola após anos sem nenhum contato com a prima.

No Rio de Janeiro, Lola está cansada de levar uma vida sem luxo ao lado do marido policial e do filho – parece que ela tem batalhado muito para subir na vida, sem sucesso. E aqui eu não posso julgá-la, eu também ficaria estressado se tivesse que dar conta de marido, filho, casa e, ainda, trabalhar fora todos os dias. PQP! Ela é secretária na clínica clandestina de Rog, o Dr. Peitão – Meu Deus, que nome kkkkkkkkkkk –, e tem o sonho de, um dia, abrir sua própria clínica de estética. Um sonho que, no momento, parece longe de acontecer. A princípio, Lola não tem o menor interesse em ajudar a prima “caipira, cafona e limitada”, mas ela logo muda de ideia e decide escutar o conselho de Rubem, o marido, para trazer Cléo e a filha para o Rio de Janeiro, porque elas podem ajudar com os serviços da casa. Assim, Lola finge ser uma parente caridosa e Cléo e Sofia passam a viver com a prima que elas acreditam que se deu bem na vida, porque Lola passa essa vibe.

Logo, não demora para que Lola use da gratidão de Cléo para transformá-la em sua empregada.

Naturalmente, neste primeiro capítulo, também conhecemos a protagonista Elvira Paixão, numa cena em que ela e o marido, Lino, colocam em ação mais um de seus trambiques ao darem o “golpe da carne estragada” em um mercadinho de bairro, fingindo que são da vigilância sanitária. Depois eles fazem um churrasco gostoso com a carne reunindo os vizinhos (kkkkkkkkkkkk). Essa apresentação da Elvira foi boa. Ela e o marido são trambiqueiros do bem, tipo Robin Hood, tiram dos que têm para suprir a necessidades dos que não têm… e isso inclui a própria família (hahahahaha). Mais adiante no capítulo, Rebeca, a filha de Elvira e Lino, que havia ido até a clínica de Rog atrás de um trabalho como modelo, aceita a ideia do Dr. Peitão de que precisa fazer uma lipo e colocar peito, porque, pela avaliação dele, ela “é quase perfeita”, mas faltam alguns retoques.

Rebeca também aceita participar de uma festa secreta com gente bonita e rica, na Casa do Sim, “uma exaltação ao desejo e ao prazer”. Lá, ela vê Rog e conhece Benjamim, o sócio de Rog e um homem interessado nela, que lhe oferece as cirurgias que ela quer fazer para ficar ainda mais bonita e, em troca, só quer que ela dance pra ele. Mais adiante, durante a cirurgia de lipoaspiração de Rebeca, as coisas dão muito errado, porque ela passa mal, tem uma parada cardíaca e Rog e Benjamim não conseguem fazer nada para reanimá-la, porque a clínica de Rog é clandestina e não está preparada para lidar com todos os riscos que qualquer procedimento como esse e muitos outros podem trazer. Então, Benjamim abandona Rog e o local, deixando todo o B.O para o Dr. Peitão. Assim, no meio do desespero, é Lola quem ajuda Rog a tirar Rebeca da clínica, às pressas. É UM CENÃO DAQUELES, cheio de tensão e agonia.

E falando em agonia, que agonia essa cena da lipo de Rebeca. Que aflição a forma que esse procedimento é realizado.

Logo, o sumiço de Rebeca deixa Elvira e a família preocupados, porque Beca foi realizar o procedimento às escondidas e o único que sabia era o irmão, Alec. Assim, Alec revela que a irmã foi fazer um procedimento com um médico famoso e Rog. Na delegacia, Rubem e a investigadora Viviane cuidam do caso. E depois de saber o que Rebeca foi fazer antes de desaparecer, em casa, Rubem tenta descobrir mais sobre a clínica e o patrão de Lola, afinal de contas, ela pode saber muito sobre o caso, já que trabalha na clínica de estética de Rog, mas Lola consegue se sair bem em não revelar nada para o marido. No entanto, Rubem está desconfiado, e ele escuta a conversa de Lola e Rog sobre o caso quando ela liga para o médico, preocupada porque o marido está investigando o desaparecimento de Rebeca. Muito esperto, como todo policial de novela deveria ser, Rubem consegue imagens da câmera de segurança de onde fica a clínica de Rog e, agora, ele tem provas de que Lola está envolvida.

Quando Rubem mostra as imagens para Lola, não tem como ela escapar de qualquer acusação, até porque está óbvio que ela ajudou Rog a tirar Rebeca da clínica. Assim, ela fica desesperada e começa a criar argumentos rasos para tentar convencer o marido de que não teve culpa e que foi obrigada pelo patrão a fazer o que fez, e que a garota está bem, porque Rog a levou para um hospital. Mas a verdade é que, neste momento, Rebeca estava sendo encontrada num terreno baldio. Com todo esse momento de tensão, Lola insiste em se fazer de vítima, tentando fazer cena enquanto quer que o marido acredite em sua inocência. Porém, a discussão entre eles se intensifica, com Rubem querendo que ela pague por ser cúmplice no crime e acreditando que Lola tem um caso com Rog. Logo, ela acaba humilhando-o por nunca ter dado a ela a vida que sonhou, por sempre ser um “frouxo, um cagão”. Ela leva uma bofetada, e só há uma saída para calar o marido disposto a denunciá-la.

Com a arma de Rubem nas mãos, Lola atira e mata o marido. E é outra cena maravilhosa do capítulo. E, assim, já sabemos que é Cléo quem irá assumir esse crime – cenas do próximo capítulo. Como eu já disse, não achei a estreia tão fenomenal assim, mas não posso dizer que foi ruim. Pretendo assistir a novela inteira e tirar minhas conclusões com o passar dos capítulos. Mas estou confiante de que “Beleza Fatal” entregará o que o público de novela quer assistir. Sendo uma trama clichê, com algumas atuações acima do tom e uma abertura cafoninha no estilo novela mexicana, que eu também adoro (kkkkkkkk), “Beleza Fatal” tem que servir bons momentos para cativar os telespectadores. Vem aí grandes momentos com o lado sombrio da cirurgia plástica e dos procedimentos estéticos em evidência e como pano de fundo. Já estou querendo ver Lola aprontar muito.

Comentários