Chocolate com Pimenta – Danilo se redime com Ana Francisca



Antes de conhecer Ana Francisca, Danilo era do tipo que não se apaixonava por ninguém. Mas o DON JUAN de Ventura acabou se rendendo ao amor, depois que passou a enxergar Aninha com outros olhos, e constatar que não parava mais de pensar nela. Só que reconquistar a confiança dela seria algo meio difícil, porque antes de se apaixonar por ela, Danilo resolveu ajudar Olga a humilhar Ana Francisca, naquele dia em que a levou ao circo, e depois estendeu o passeio até à cachoeira para beijar Aninha, o que resultou na turma de Olga zombando do primeiro beijo da “pata-choca” - como a própria vilã costuma se referir à rival. Assim, Aninha percebeu que havia caído em uma armadilha preparada por Danilo e Olga, para fazê-la de ridícula diante de todos. E mesmo que ele tivesse se arrependido do plano na hora ‘H’, era tarde demais - Danilo, por um momento, esqueceu do que tinha combinado com Olga e beijou Aninha com sinceridade, mas isso não deixou de lado o fato de que ele acabou ajudando a vilã a humilhá-la.
Na verdade, até aquele momento, Danilo só queria as bitoquinhas de Olga e otras cositas más com a popular da cidade. E para provar para sua paquera que não tinha interesse nenhum em Ana Francisca – porque Olga pensou que a “maria-mijona” pudesse ser um empecilho em seu futuro namoro com Danilo -, ele aceitou humilhar Aninha, apenas para conseguir ir além de bitocas em seu relacionamento com Olga. Homens! Mas o estrago estava feito – Aninha estava magoada. E toda a sua família terminou por descobrir o ocorrido, quando Timóteo a encontrou aos prantos no estábulo, e foi inevitável que todos não soubessem o motivo de todo aquele rio de lágrimas dela… Aninha acabou levando a maior bronca, por ter saído às escondidas para se encontrar com um marmanjo. Mas, como sua família é única nesse mundo, tio Margarido acaba dizendo que “não irão brigar com ela, porque ela tinha aprendido a lição da pior maneira possível”. Assim, eles acabam se comovendo com o sofrimento dela e a consolando com amor e carinho.
Essa família não existe mesmo!
Se sentindo um imprestável, Danilo foi tentar se redimir com Aninha. E aquela visita ao sítio, para convencê-la de que estava arrependido do que havia feito, rendeu ótimas cenas – depois de ser incentivada pela vó Carmem a enfrentar todos no Instituto, quando Aninha se recusa, por vergonha, a querer ir estudar, ela acaba encontrando Danilo. E o diálogo entre eles não é nada agradável, porque Ana Francisca não quer vê-lo… Danilo confessa a péssima brincadeira de mal gosto que a fez participar, e Aninha revela o quanto está magoada com a sua atitude, ao confessar que “gostava dele, e que pensava que ele tinha um bom coração”. Mas ela também pensa que ele a vê como alguém sem valor. E ela ainda fala sobre como imaginava o seu primeiro beijo – cheio de ternura! Embora ele só tenha “servido para que ele risse dela”. Então, depois de uma cena dramática, era hora de rir um pouco, com Timóteo dando aquela lição em Danilo, por ele ter ferido os sentimentos de sua prima. E ele termina jogando o “armofadinha” no chiqueiro, porque “ao lado dos porcos é que era o lugar dele”.
Como eu amo essas cenas! Isso é tão Walcyr Carrasco.
Logo, Danilo acaba admitindo para si mesmo que está realmente apaixonado por Ana Francisca, e ela também não deixa de pensar nele, e muito menos de sofrer com a sua ausência. E ele finalmente toma uma verdadeira atitude de homem com caráter, quando leva Olga para uma conversa séria – e eu amo quando ele diz a ela que “não quer mais compromisso, nem noivar, e nem casar”, porque isso era o que Olga menos esperava que ele dissesse, muito pelo contrário, Olga esperava por um pedido de casamento. Assim, ela quer saber se ele “não gosta mais dela”, e Danilo coloca um fim em tudo que poderia haver entre eles, quando diz que “gosta dela, mas não está apaixonado”. Então, Olga acaba furiosa com aquele pé na bunda. Assim, Danilo persiste em fazer Aninha acreditar que ele sente algo por ela, quando ele a encontra novamente, para lhe dizer que não deixou de pensar nela, em seu rosto, em seu beijo. Mas Ana Francisca ainda não consegue acreditar que ele esteja dizendo a verdade, porque Danilo pode ter qualquer garota, e ela não acha que o sobrinho do prefeito poderia se interessar por ela.
Mas as palavras de Danilo deixam Ana Francisca em dúvida, e ela não consegue discernir se o que ele disse é verdade ou não. E quando Timóteo quer mais uma vez acabar com a raça de Danilo, ele é sincero com o primo caipira de Aninha – adoro Timóteo defendendo Aninha! -, e pede para que ele o ajude a conquistar o coração dela, porque ele não quer se divertir com Ana Francisca; está arrependido do que fez com ela; e tudo o que quer é uma oportunidade. Assim, sobreaviso, de que se não cumprir com sua palavra terá o que merece, Timóteo decide ajudá-lo a se encontrar com Aninha, pois ele sabe que sua prima ainda ama Danilo, e ele quer que Ana Francisca seja feliz. Então, Timóteo fala para ela que mudou seus pensamentos a respeito de Danilo, e que “acha que ele está gostando dela de verdade”. Animada, Aninha resolve se encontrar com Danilo, porque Timóteo lhe diz “que ela não estará dando uma oportunidade para Danilo, mas para ela”.
Danilo passa, então, a abrir o seu coração para Aninha; um coração que nunca teve coragem de demonstrar sentimentos para ninguém. E é sincero quando ele responde, mesmo sem saber o motivo, à pergunta de Ana Francisca – do por que ele gosta dela. Danilo lhe diz que “quando se gosta de alguém de verdade, não se sabe o motivo”. Dessa forma, ele consegue ganhar a confiança de Aninha mais uma vez, mas Olga tenta envenená-la contra ele, depois de descobrir que os dois estão saindo juntos e, com ciúmes, diz coisas horríveis a Aninha, pois “Danilo jamais irá gostar de Aninha, porque ela não passa de uma pata-choca, e ele ainda vai rir dela, assim como a cidade inteira”. E depois de mais um momento de dúvida, o coração de Aninha se acalma, quando Danilo afirma que se sente diferente com ela; que passou a pensar em coisas que nunca pensou antes, como filhos; que tem pensado em se assentar na vida; e que quer um voto de confiança. Então, Aninha passa a confiar definitivamente nele.
E no meio de uma tempestade, com o carro atolado na lama, Aninha vive um dos momentos mais ternos de sua vida – sua primeira vez! E eu realmente não sei como Walcyr Carrasco conseguiu fazer de uma transa, dentro de um carro atolado, uma cena tão delicada e pra lá de romântica. É claro que a atuação de Mariana Ximenes e Murilo Benício deram todo o suporte que a cena pedia. Os dois estavam impecáveis! E a inocência de Ana Francisca é algo muito tocante. Assim, Danilo se redimiu com Aninha, e os dois passaram a fazer planos juntos, pois Ana Francisca estava radiante de felicidade, e Danilo, agora, sabia o nome do sentimento que estava sentindo por ela: Amor!
Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.


Comentários