Chocolate com Pimenta – A falsa bondade de Olga e a vingança contra o prefeito Vivaldo

 

“VOCÊ É UMA MENTIROSA! VOCÊ É A MAIOR DECEPÇÃO DA MINHA VIDA”

E eis que Olga segue fazendo de tudo para se casar com Danilo – Te valoriza, mulher, o Danilo não te quer (rs). Depois que Ana Francisca consegue acabar com o casamento dos dois, e de Danilo ir parar na cadeia por atentado ao pudor, quebra de contrato matrimonial, desacato à autoridade e humilhação pública, Olga, após mais um surto porque seu casamento com Danilo não deu certo, vai até a delegacia para mais uma tentativa: se Danilo se casar com ela, as acusações contra ele serão retiradas. E mais uma vez nada dá certo para ela, porque ele prefere passar a vida inteira na cadeia a se casar com ela (hahahahaha). Então, ela tem outro surto e Danilo é solto porque Terêncio tentou chantageá-lo para se casar com a filha. Ainda assim, Olga não desiste de Danilo, e ela está bastante disposta a se vingar de Ana Francisca por ter acabado com seu casamento.

Enquanto Olga não começa a aprontar, Sebastian tenta convencer Aninha de que é uma boa pessoa. Depois que Márcia conta a ela quem é o vigarista, o homem que a usou, enganou e a abandonou, Sebastian precisa reverter tudo a seu favor. E é o que ele faz quando confessa para Ana Francisca os erros que cometeu contra Márcia e seu arrependimento por conta de todo o mal que causou a sua prima. Então, ele consegue fazer com que ela facilmente acredite em seu arrependimento, e com isso Sebastian vai se aproximando cada vez mais da viuvinha, até porque para ela o importante é reconhecer o erro e mudar de atitude – Olha, confesso que achei Ana Francisca manipulável demais nesse momento. Como assim ela acredita tão facilmente nele? O mínimo era desconfiar e averiguar os fatos, não? Afinal de contas, ela já não sofreu o suficiente com a maldade humana? Ela deveria ser mais esperta.

Mas ela seguiu a linha ingênua demais a ponto de beirar à burrice.

Para conquistar cada vez a confiança e o apreço de Ana Francisca, Sebastian passa a apoiá-la em suas vinganças, e o próximo da lista dela é o prefeito Vivaldo. Assim, quando ele descobre que o ponto fraco do prefeito é mulheres, ele resolve segui-lo e acaba descobrindo que a mulher com quem Vivaldo anda se encontrando é a Márcia. E ele saberá muito bem como usar essa informação para se beneficiar dela. Mais adiante, Sebastian acaba se dando bem com parte da família da Aninha, depois que o Tio Margarido descobre que ele está de volta a Ventura e quer acabar com a raça dele por tudo o que fez com a Márcia. Mas Ana Francisca quer que seu tio o perdoe, porque para ela todos merecem perdão – Nesse caso, então por que é que ela não perdoa seus inimigos, hein? Que contradição, Aninha.

Com o apoio de Ana Francisca e seu fingimento, de que agora é outra pessoa, o vilão consegue o perdão do Tio Margarido e a confiança de parte da família da viuvinha, menos da Márcia e da Vó Carmem, que não caem na lábia do vigarista. E eu adoro quando, mais adiante, a Vó Carmem joga na cara de Sebastian o quanto não confia nele, porque ele tem “zóio de largarto” (hahahahaha) e ela quer que ele “fique longe de Aninha”, porque ele “é farso que nem uma cobra cascavér”. Adoro a Vó Carmem! Ela não tem papas na língua (rs). Maravilhosa! Decidida a acabar com Ana Francisca, Olga e Jezebel se aliam novamente, e dessa vez Jezebel aconselha Olga a virar amiga da rival. Assim, ela resolve fingir pedir perdão à Aninha por todo o mal que já lhe causou, porque chegou à conclusão de que sempre esteve errada e que precisou passar pela decepção de ser abandonada no altar para enxergar o quanto sempre agiu de forma equivocada.

Mas, nesse ponto, dobrar Ana Francisca não será tão fácil assim, e ela não acredita nem um pouco no arrependimento de Olga. Será preciso mais que meia dúzia de palavras para convencê-la.

Quanto à vingança contra o prefeito, Sebastian conta para Ana Francisca o que descobriu sobre Vivaldo estar se encontrando com “umazinha”, e ela permite que ele siga com o plano de armar um escândalo para acabar com a reputação do prefeito e para que ele não conseguir se reeleger. Só que Sebastian oculta a identidade da “sirigaita” com quem o prefeito anda se encontrando, porque se Ana Francisca descobrir que se trata de sua prima, desistirá da armadilha, e tudo o que Sebastian mais quer é ver Márcia desmoralizada, afinal de contas, se Aninha descobrir que a prima é uma mulher envolvida com homem casado, Márcia não terá moral nenhuma para encher a cabeça da viuvinha contra ele. Logo, ele começa a criar algumas situações para que Bárbara dê um flagra no marido.

Sebastian, então, envia um primeiro bilhete anônimo à Bárbara, para que ela saiba que ele está com uma amante. E é lógico que a Bárbara arma aquele escândalo que arrasta metade da cidade para dentro do hotel da Margot a fim de ver no que aquilo vai dar. E Ana Francisca está presente para ver a execução de sua vingança se tornar a queda do prefeito. E quando Vivaldo descobre que Bárbara está do lado de fora do quarto é aquele Deus nos acuda, porque sua festinha com Márcia precisa acabar naquele instante e ele tenta enfiá-la em tudo quanto é buraco para escondê-la e evitar o flagra, e a solução é fazê-la sair pela janela. Logo, Márcia precisa passar pela vergonha de sair escalando as janelas do hotel (hahahaha). Quando Bárbara finalmente consegue entrar no quarto, ela não encontra nenhuma sirigaita, mas encontra um sapato e uma meia de mulher. E ela quer saber o que significa aquilo.

Logo, para ajudar Márcia, e evitar que a patroa se envolva em um escândalo, Beto aparece no hotel com a desculpa de que o prefeito havia marcado com ele para fazer um tratamento capilar. Então, o motivo para eles se encontrarem ali é o fato de que Vivaldo não queria que a cidade soubesse que está fazendo tratamento para queda de cabelos. Assim, Margot também ajuda na situação, inventando desculpas de que os acessórios femininos encontrados por Bárbara eram de uma hospede anterior. Vivaldo consegue se safar, mas ele paga um preço por isso, porque Beto, para dar mais veracidade ao plano, acaba passando cola nos cabelos do prefeito, ao invés de tônico – Sempre tem que ter uma cena de comédia pastelão, e eu adoro! (hahahahaha)

E não é dessa vez que Ana Francisca consegue derrubar o prefeito. Mas Sebastian não desiste, e ele já está pronto para enviar um novo bilhete anônimo para Bárbara.

Quando Danilo entende que Aninha está querendo se vingar da cidade inteira, ele a confronta e os dois têm uma conversa difícil, porque ele lamenta que ela tenha se tornado uma pessoa má e ela confessa que não queria ter mudado, mas foram eles que a fizeram assim. E Aninha sente saudades de si mesma, de quando achava que todo mundo era bom. Então, Danilo tenta convencê-la de que a vingança só fará mal a ela, enquanto ela lhe diz algo como ter tentado não ser vingativa, mas ele foi o primeiro que a enganou e, então, não acredita mais em suas palavras. Assim, Danilo está disposto a não permitir que ela se vingue de outras pessoas. E ele vai lutar contra ela – “De agora em diante, estamos em campos opostos”. Mas Ana Francisca avisa que vai se vingar de todos que a fizeram mal, mas antes de tudo acabará com Danilo.

Será? Meu Deus, como esses dois se provocam!

Com Sebastian enviando outro bilhete, Bárbara já se prepara para um novo barraco no hotel… e o circo começa a pegar fogo. Só que Margot é rápida quando a faz ir parar no quarto errado e a tranca enquanto ganha tempo. E outra vez a festinha de Vivaldo e Márcia precisa acabar. Assim, temos uma daquelas sequências hilárias que só Walcyr Carrasco é capaz de criar (rs), com Bárbara anunciando aos quatro ventos, pela janela do hotel, que está trancada; Terêncio, Soldado Peixoto e Danilo tentando ajudá-la; a porta do quarto caindo em cima dela e quase a esmagando (hahahahaha); Beto mais uma vez ajudando a salvar Márcia e Vivaldo de um escândalo, sustentando a mentira de que agora o prefeito está no hotel para um tratamento facial, e Márcia sendo obrigada a sair do quarto enrolada em um tapete enorme para não ser descoberta como a sirigaita que estava com o prefeito (hahahahahahaha).

Diante dos barracos e das ameaças de um escândalo maior, além de saber muito bem quem é a mulher com quem Vivaldo está se encontrando, Margot aconselha Ana Francisca a não se vingar do prefeito, porque ficará muito triste quando descobrir quem é a pessoa com quem ele está tendo um caso. Então, talvez Aninha desista desta vingança. Enquanto isso, Jezebel e seus aliados continuam querendo tirar Ismênia do caminho, mas para isso ela precisa descobrir qual é o ponto fraco da possível futura sócia da Bombom. E a ideia de Jezebel é a mais fraca possível: assustar Ismênia com uma lagartixa durante um jantar na casa de Ana Francisca – Fala sério, Jezebel, vamos rever esses planos (hahahahaha). Então, Bernadete está empolgada em ser a responsável por soltar uma lagartixa no jantar, e enquanto o alvoroço se instala, com a lagartixa praticamente voando de um lado para o outro e caindo na comida, Ismênia a pega com as próprias mãos, provando que não tem o menor medo daquilo.

Por favor, Jezebel, crie planos melhores (kkkkkkkkkkk)

Então, Tonico conta para a mãe que foi Bernadete quem soltou uma lagartixa durante o jantar, e Aninha quer descobrir qual o motivo para ela ter agido dessa maneira. Assim, carinhosamente, porque “sente um grande afeto por Bernadete”, ela questiona a filha de Jezebel e descobre tudo quando a própria Bernadete conta que a responsável pelo plano da lagartixa foi Jezebel, pois sua mãe pretendia descobrir o ponto fraco de Ismênia. E Bernadete ainda conta que Jezebel fez tudo por medo de ficar sem nada e de perder a fábrica, já que Aninha pretende vendê-la. Logo, por amor à Bernadete, Ana Francisca decide que não vai colocar Jezebel na rua, mas ela também decide lhe dizer umas boas verdades – “Nós vamos conversar, agora. E você não vai gostar do que vai ouvir”. Ana Francisca lhe diz coisas como sempre tê-la respeitado por ser irmã de Ludovico e também por consideração à Bernadete, mas que se Jezebel continuar tentando impedi-la em seus planos, perderá a paciência.

E naquele momento, Jezebel não tem alternativa a não ser engolir as palavras da viuvinha – Mandou bem, Aninha. Mas ela jura para si mesma que irá destruir Ana Francisca e recuperar toda a herança que ela acha que lhe pertence.

Depois, sem nenhuma intenção de brigar, Danilo tem uma séria e sincera conversa com Aninha, e, em nome de sua prima Estelinha, ele pede para que ela desista da vingança contra seu tio, e que se ela quiser se vingar, que se vingue dele, quantas vezes quiser. Diante disso, Ana Francisca revela que não havia pensado no sofrimento de Estelinha, e que jamais faria mal a uma criança. E ela desiste de vez da vingança para que uma criança não sofra, e Danilo é grato por isso. Só que Sebastian está cada vez mais empenhado em desmoralizar Márcia, porque ele sabe que ela tentará impedir seu casamento com Ana Francisca, mas depois de um escândalo, Aninha não dará ouvidos a uma prima desmoralizada. Sem sucesso em seus planos de conquistar Ismênia, Vivaldo é aconselhado por Margot a desafiar a futura sócia da fábrica, afinal de contas, Ismênia é o tipo de mulher que gosta de um bom desafio.

E é isso o que ele faz quando a desafia na sinuca e a vence.

E finalmente Ismênia se sente atraída por Vivaldo, porque “a única coisa que a atraí em um homem é quando consegue vencê-la”. Após receber a ajuda e as orientações de Sebastian, para entrar no hotel disfarçada de arrumadeira, Bárbara já está preparada para flagrar Vivaldo com a sirigaita, flagra este que Sebastian pensa que ela dará no prefeito com a Márcia. Mas ainda não é dessa vez, porque Bárbara pega o marido com Ismênia, toda ardendo de desejo e pronta para atacá-lo como uma leoa selvagem prestes a capturar sua presa (hahahahaha) – É, parece que o prefeito realmente havia conseguido despertar a atração de Ismênia por ele (rs). E é óbvio que tem escândalo, barraco, confusão, gritaria e a fúria desgovernada da Bárbara, até porque ela é bem barraqueira (hahahahaha). Humilhada, e se dando conta de que caiu numa armadilha, Ismênia decide ir embora de Ventura, para não passar vexame e ver sua reputação cair na ruína.

Mas Ismênia é profissional, e ela promete retornar quando tudo estiver mais calmo. Já Bárbara é uma tapada, porque ela acredita em Vivaldo quando ele diz “que foi a primeira vez que caiu nas garras de uma sirigaita”. E ela o perdoa, embora avise que não o perdoará uma segunda vez… e ele está feliz e aliviado, porque sua reputação está salva e não perderá eleitores. Com o escândalo armado, Danilo vai atacar Ana Francisca, pensado que ela não cumpriu com sua palavra e acreditando que foi ela quem armou tudo para acabar com o casamento dos tios – “Mentirosa!”. E ela não entende o que está acontecendo, embora acabe desconfiando de que tudo foi uma armadilha para que ela não fechasse negócios com Ismênia, e, assim, ela também entende o porquê de Danilo a estar culpando. Então, Aninha acusa Jezebel de ter armado para impedir a venda da fábrica.

E antes mesmo que Jezebel e seus aliados pudessem vibrar com a eliminação de Ismênia, Aninha deixa claro que não desistiu de vender a Bombom, e que Ismênia deixou com a Roseli todos os relatórios e cálculos adiantados da fábrica. E Jezebel não contava com isso. E eu adoro quando, depois, Aninha quer que Roseli a ajude a procurar novos sócios para a fábrica e a promove como nova diretora financeira. Como me diverti com a Roseli esfregando na cara da Jezebel que ela não lhe dá mais ordens – “Dona Jezebel, o mundo dá voltas” (hahahahaha). E ela passa a anotar cada consumo da Jezebel, reduzindo seus descontos na fábrica e também o seu salário – Maravilhosa! E a Aninha adora! Roseli mereceu ser promovida, afinal de contas, ela é muito eficiente (rs). Quando Ana Francisca questiona Sebastian sobre ele ter algo a ver com o escândalo do prefeito, ele inventa várias desculpas para não perder a confiança dela, coisas como Bárbara já estar de orelha em pé, ter ido atrás do marido, descoberto tudo e provocado o escândalo

E Aninha continua confiando cegamente nele (Aff!).

Sebastian não desiste de desmoralizar Márcia, e quando Conde Klaus lhe dá a ideia de fazer com que a manicura acredite que se tornará primeira-dama, caso Vivaldo se separe de Bárbara após um escândalo, ele joga tal ideia para Beto, para que o amigo de Márcia convença a patroa e deixe de salvá-la dos flagras. E a Márcia adora quando Beto lhe fala sobre o plano, porque ser primeira-dama é tudo o que ela mais quer. Então, sem nem imaginar, ela mesma ajuda Sebastian em sua artimanha, porque agora ela quer que Bárbara a pegue com o prefeito. Logo, as coisas ficam mais fáceis para Sebastian, já que a própria prima de Ana Francisca o ajudará a desmoralizar a si mesma. Assim, ele envia mais um bilhete anônimo para Bárbara, e dessa vez ela irá se decepcionar duas vezes: com Vivaldo e com sua “amiga Márcia”. Que amiga, hein?

Acontece que Bárbara também é bem burrinha, porque quando Marieta mata a charada de que Márcia é a amante de Vivaldo, porque nas inúmeras vezes em que esteve perto de flagrar o marido, Bárbara encontrou acessórios iguais aos de sua amiga manicura, ainda assim, ela se recusa a acreditar que Márcia seja a sirigaita com quem Vivaldo está envolvido. Aff! Ela sequer desconfiou da Márcia. Quando Bárbara chega no hotel, não há mais escapatória: Vivaldo tenta esconder Márcia; Bárbara entra no quarto em busca da sirigaita; Márcia faz movimentos propositais detrás da cortina e Bárbara descobre tudo. E realmente é uma decepção dupla para ela, e o circo pega fogo outra vez. Márcia provoca Bárbara quando diz que ela “não compreende um homem como Vivaldo, um homem superior, um prefeito”. E ela ainda diz coisas como Bárbara não ser chique como ela e que nasceu para ser primeira-dama.

Então, as duas se atracam, trocam tapas, puxões de cabelo, ofensas e xingamentos. E é aquele vexame, arranca-rabo, escândalo e barraco. Duas mulheres se engalfinhando por um homem que não vale nada, porque a única coisa que preocupa Vivaldo é sua reputação diante de seus eleitores. E diante da descoberta de que a prima está saindo com um homem casado, Aninha fica surpresa e decepcionada com Márcia, até porque ela está preocupada em como ficará a reputação da prima e em como Tio Margarido e o restante da família ficarão desolados quando descobrirem tudo. E ainda tem o Danilo acreditando que ela é a responsável por criar a armadilha que acabou com o casamento de seus tios. Logo, quando Ana Francisca questiona Sebastian, sobre ele estar envolvido na armação daquele escândalo, ele não precisa mais mentir e nem inventar desculpas como fez outras vezes, porque a própria Márcia confessa que foi ela quem armou para ser flagrada com o prefeito, afinal de contas, ela acredita que ele se casará com ela. Iludida.

Cai na real, Márcia. Não basta apenas ser chique, tem que ser inteligente também.

Como se não bastasse a preocupação com a reputação da prima e a família, Aninha ainda enfrenta a raiva de Danilo. Para ele, já que ela se intrometeu nos assuntos de sua família, é justo também que se intrometa nos assuntos da família dela. E isso acontece quando ele mesmo resolve contar para o Timóteo tudo a respeito do escândalo. E eu fiquei triste pelo Timóteo, porque ele realmente ama a Márcia, e agora está profundamente desapontado e de coração partido por ter descoberto que ela “é uma lacraia”. Tadinho. Pobre Timóteo. Assim, Sebastian consegue o que tanto queria: desmoralizar Márcia e fazer com que Aninha não dê ouvidos à prima sobre o quanto ele é um canalha. E Ana Francisca chega à conclusão de que, depois de tudo o que fez, a prima não tem moral para falar de Sebastian. E ela continua achando que ele é o maior cavalheiro que existe.

Ela lamenta muito por todos, e tenta convencer Danilo de que não teve nada a ver com aquilo e que cumpriu com sua palavra de que não ia mais fazer nada contra o casamento dos tios dele, mas ele não acredita. E as coisas que Danilo lhe diz são pesadas demais para ela – “Você é uma mentirosa! Você é a maior decepção da minha vida”. Por fim, Olga continua se passando por boazinha para que Danilo a enxergue como a esposa ideal para ele. E para isso ela decide bancar a babá da Estelinha enquanto o casamento de Bárbara e Vivaldo passam por uma crise. E o pior é que Danilo está se convencendo de que Olga é uma pessoa incrível. Meu Deus, ninguém muda da água para o vinho, como Danilo é tapado. Quando Lili resolve contar tudo sobre Olga ter mentido que estava doente para se casar com ele, Danilo fica furioso e vai tirar satisfações com ela.

Mas Olga consegue convencê-lo de que tudo o que fez foi por amor, porque ela lhe pede perdão e justifica sua atitude com o fato de que eles estavam noivos há sete anos e que estava fora de si. E ele a perdoa facilmente, afinal de contas, ele também errou em ficar enrolando ela por tanto tempo. Isso é bem verdade. E é praticamente impossível achar que Olga fez algo de errado quando mentiu que estava doente, porque, convenhamos, Danilo não é nenhum santo para se sentir vítima de nada, pois enquanto não se resolvia com Aninha ou com Olga, ele se divertia com a Lili e a Gigi. Assim, eles meio que estavam quites. Agora, só falta ele enxergar que Olga não é nenhum anjo e Ana Francisca se dar conta de que Sebastian quer lhe dar o golpe do baú. Mas se tratando da ingenuidade absurdamente enorme desses personagens, pode ser que isso demore um pouco (rs).

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.

Comentários