Chocolate com Pimenta – O sequestro de Tonico e as vinganças de Ana Francisca

“UM POR TODOS E TODOS POR UM. VAMOS ACABAR COM A ANA FRANCISCA”

Ana Francisca chegou à conclusão de que talvez seja a hora de arranjar alguém para dividir a vida e esse alguém também ser um pai para Tonico. Depois do escândalo envolvendo Márcia e o prefeito Vivaldo, Tio Margarido a aconselha a se casar novamente, pois “o mundo é ruim demais com mulher sem marido”– Bem, naquela época as coisas realmente eram bem mais difíceis para uma mulher não casada –, e ele não quer que sua sobrinha passe pelas dificuldades da vida sem alguém ao seu lado. Então, ela concorda que chegou o momento de abrir seu coração para um novo amor. Temendo o próximo passo da viuvinha, Jezebel e seus aliados se reúnem para um novo ataque. Assim, a vilã está pronta para colocar em prática mais um de seus planos “infalíveis” – “Um por todos e todos por um. Vamos acabar com a Ana Francisca”.

Tudo o que os inimigos de Ana Francisca querem é que ela se case e finque raízes em Ventura, porque acreditam que só assim a viuvinha deixará suas vinganças de lado e desistirá de tirar a fábrica da cidade. E para tal ideia de fazê-la se casar, Sebastian já está na jogada há algum tempo e se mostrando um bom amigo para Aninha, a fim de fazer com que ela se interesse por ele e, assim, depois de conseguir se casar com ela, lhe dar o golpe do baú. Mas o casamento de Sebastian com a viuvinha é algo que não trará vantagens para Jezebel, porque só beneficiará o Conde Klaus e os demais. Então, eles a deixam como “carta fora do baralho”, e isso a faz ficar revoltada – “Seus traidores!”. Porém, eles concluem que o melhor é fazerem um acordo, afinal de contas, todos têm pressa nesse casamento e Jezebel conhece “o ponto fraco da viuvinha”: “o monstrinho, o demônio”, o Tonico.

Para Jezebel, o plano perfeito é forjar um falso sequestro para que Sebastian salve Tonico e saia como herói da história, pois isso fará com que Ana Francisca seja grata a ele e aceite seu pedido de casamento. Mas Sebastian acha que raptar Tonico é um plano audacioso demais, embora não demore nada para que ele aceite participar, até porque é um rapto de mentirinha, que lhe trará muitas vantagens futuras. Raptar Tonico parece um plano ideal, mas antes de colocá-lo em prática, todos querem que suas vantagens sejam asseguradas após Sebastian se casar com Aninha: Terêncio quer que Sebastian compre seus terrenos que ficam próximos à fábrica; Conde Klaus exige tomar conta da fábrica e de todos os seus lucros; Vivaldo quer dinheiro para sua próxima campanha, e Jezebel quer que seu salário e seus rendimentos na fábrica sejam dobrados.

Com todos de acordo, era hora de planejar os detalhes do sequestro de Tonico.

Primeiro, Terêncio não quer ser responsável pelo sequestro, e ele convence Jezebel de que Sebastian tem é o mais apropriado, porque é melhor que o vigarista esteja nas mãos deles e não o contrário. Logo, Jezebel precisa convencer Sebastian a ser o cabeça do plano… e ela consegue, pois Terêncio não tem coragem de raptar Tonico, o que é verdade: Terêncio estava se borrando de medo das consequências (rs). Quando Sebastian se encontra com Juvenal, o bandido encarregado do sequestro, eles acertam os detalhes e uma primeira tentativa é feita quando Dona Mocinha leva Tonico, Milady e Bernadete para um passeio. Mas as coisas não dão certo, porque Bernadete enfrenta Juvenal, dá uma surra nele, o coloca pra correr e salva Tonico, Milady e Dona Mocinha (hahahahahaha) – É isso aí, Bernadete! Gente, só a Bernadete mesmo para enfrentar um bandido e ainda acabar com a raça dele no muque. Eu amo! (hahahahahaha)

Porém, mais adiante, nós não teríamos a Bernadete para ser nossa heroína.

Quando Ana Francisca leva Tonico, Dona Mocinha e Milady para uma visita no sítio, o pior acontece. Juvenal, acompanhado de seu comparsa, consegue render o motorista, Milady e Dona Mocinha, e depois os dois invadem os arredores do sítio e conseguem pegar Tonico, ameaçando atirar no garoto. Então, mesmo depois que Aninha, Vó Carmem e Dália tentam lutar para impedir o sequestro, não há nada que elas possam fazer, porque uma arma está apontada para Tonico e é arriscado demais tentar qualquer coisa. E é uma cena muito boa. Que atuação maravilhosa de Mariana Ximenes! ARTISTAAAA! Eu fiquei todo arrepiado e chorei com Ana Francisca vendo Tonico ser levado pelos bandidos e ficando desesperada e sem poder fazer nada para salvá-lo. Ainda assim, como uma mãe capaz de tudo por seu filho, e sem nem saber dirigir, ela pega o carro e sai aloprada atrás de resgatar o filho.

E detalhe: Vó Carmem, Dália e Dona Mocinha também estão no carro junto com Aninha, e todas passam o maior sufoco com ela dirigindo toda desgovernada e atropelando tudo o que está pela frente até chegarem à delegacia.

Seria cômico se não fosse trágico (rs).

E quando Danilo tenta passar um sermão em Ana Francisca, por ela sair dirigindo feito louca e colocando a vida de toda a cidade em risco, ele percebe que algo grave está acontecendo. Logo, quando fica sabendo sobre Tonico, ele esquece suas implicâncias com Aninha, a abraça e decide ajudar no resgate de Tonico, afinal de contas, ele adora o menino – Hown, que fofo! Eles brigam, mas se amam. O problema é que o plano do rapto de mentirinha saiu do controle, porque Juvenal descobriu que Ana Francisca é muito rica e lucrará muito mais se pedir dinheiro pelo menino. Assim, ele desfaz o trato que tinha com Sebastian – o de devolver Tonico para que o vigarista saísse como herói e conseguisse a gratidão eterna da viuvinha – e passa a agir por contra própria. Agora, Tonico está em um sequestro de verdade.

Sebastian tenta ameaçar Juvenal com uma denúncia, mas o criminoso alerta que “não será difícil provar que ele é cúmplice”… então, o vigarista não vai em frente com a ameaça. Logo, os inimigos de Ana Francisca temem que sejam descobertos, e eles confrontam-se e ameaçam denunciar uns aos outros (hahahahaha). Enquanto isso, Olga aproveita para fingir solidariedade à Ana Francisca, e diferente da primeira vez em que ela tentou se passar por boazinha, e Aninha não acreditou, agora, ela convence a rival de que mudou. Tudo bem, dessa vez eu vou dar um desconto para a ingenuidade absurda de Ana Francisca, mas só porque ela está vulnerável demais com o rapto do filho. Depois, tendo seguido Sebastian e Juvenal durante a primeira tentativa de sequestro, Soldado Peixoto conta à Olga o que sabe a respeito de Terêncio e Sebastian estarem envolvidos no sequestro, e das intenções do vigarista em dar o golpe do baú na viuvinha.

E Olga decide não contar a ninguém o que sabe, a não ser que haja uma oportunidade de sair ganhando com isso.

Mais adiante, ela coloca o pai contra a parede, querendo que ele resolva a situação de uma vez por todas para não correr o risco de ficar em maus lençóis e prejudicar a imagem dela diante de seus planos de se casar com Danilo. E Olga ainda ameaça contar tudo para sua mamãe, caso Terêncio não dê um jeito na situação – eu adoro a petulância da Olga! (rs) Quando Juvenal faz um primeiro contato para pedir uma quantia enorme pelo resgate de Tonico, Danilo e Sebastian disputam para ver quem conseguirá ajudar a salvar o menino – Aff! Os homens e suas futilidades! O dinheiro é uma quantia da qual Ana Francisca não dispõe no momento, a não ser que ela mexa no capital da fábrica. Porém, Jezebel não quer que ela faça isso, porque retirar uma alta quantia da fábrica significa deixar a Bombom numa situação financeira muito difícil. Mas Aninha não está preocupada com as finanças da fábrica, porque ela está disposta a perder tudo o que tem para ter seu filho de volta…

Até porque os bandidos querem o dinheiro o mais rápido possível, e se ela não entregar a quantia que querem, Tonico corre um grande perigo.

Tonico quase consegue escapar do cativeiro junto com Milady, quando os idiotas dos bandidos deixam a porta aberta e ele e sua cachorra saem correndo. Mas ele não consegue ir muito longe, e só a Milady consegue escapar. E por muito pouco, Bernadete e seus amigos não pegam Juvenal numa cilada armada para ele na igreja. Mas ele consegue escapar de Bernadete, seus amigos, do padre e do Soldado Peixoto, usando uma bicicleta (hahahahahaha). Poxa, Bernadete, eu estava contando muito com você e seus amigos (rs). Num outro momento, Danilo tem a ideia de usar Sansão para farejar o paradeiro de Tonico e Milady, já que eles sabem o rumo que o carro dos bandidos tomou e seu cachorro é apaixonado da cadelinha de Ana Francisca (rs). Só que com isso, ele, tio Margarido e Timóteo encontram apenas Milady… e, bem, ao menos a cachorra estava a salvo.

Para impressionar Aninha, Sebastian praticamente obriga Vivaldo, Terêncio, Conde Klaus e Jezebel a contribuírem com o resgate de Tonico. E quando ele leva o dinheiro em nome de todos, bancando o bom homem que está preocupado com Tonico, Ana Francisca fica muito grata a ele e a todos pela ajuda. Uma ajuda que ela não esperava receber de seus inimigos, e isso a comove. E é com essa contribuição em dinheiro, e a alta quantia que retira da fábrica, que ela consegue pagar o resgate de Tonico. O combinado era Sebastian e Danilo se encontrarem com os bandidos para entregarem o dinheiro e resgatarem Tonico. Mas o vigarista engana Danilo, para não levantar suspeitas e ser o único herói a salvar o garoto. Assim, é somente Sebastian que se encontra com seu cúmplice e pega Tonico de volta, e Aninha fica eternamente grata a ele por ter tido a coragem de se encontrar com os bandidos para recuperar seu filho.

E ela está aliviada por tudo ter acabado bem e por Tonico estar a salvo.

Porém, Danilo desconfia que Sebastian criou alguma artimanha e tenta convencer Ana Francisca de que ele não é de confiança, mas ela não permite que ele levante acusações contra o homem que salvou seu filho. E eles discutem por causa de Sebastian, com ela acusando Danilo de ser “incompetente”, por não estar no local certo – preciso defender o Danilo, Aninha não tinha o direito de ser tão grosseira com quem se empenhou tanto para ajudar no resgate de seu filho – e ele afirmando que ela irá se “arrepender” por defender Sebastian. Acreditando que Sebastian será um bom companheiro e um bom pai para Tonico, ela aceita se casar com ele. Assim, quando Danilo vê os dois se beijando, ele se sente triste e frustrado. No jantar que Ana Francisca oferece em agradecimento a todos que ajudaram a resgatar Tonico, ela tem duas surpresas para os convidados: anunciar seu noivado com Sebastian e comunicar que, por conta da bondade de todos num momento difícil como o rapto de Tonico, não irá mais vender a fábrica.

Até aqui, parece que o plano de Jezebel e seus aliados deu certo.

Aninha está realmente emocionada com a falsa bondade dos poderosos de Ventura, ela definitivamente acredita que eles a ajudaram de bom coração. Quanto a Sebastian, ela sustenta uma alegria que não está sentindo, e eu pergunto: Pra quê se casar já sabendo que não será feliz? E se é pelo Tonico, ele será muito bem-educado por ela e Dona Mocinha, porque isso ele já é. Tonico é uma criança adorável. Então, eu acho que Aninha precisava pensar nela também, afinal de contas, se casar sem felicidade não a ajudará com a solidão e as dificuldades que está sentindo pela falta de um companheiro. E considerando a época em que ela vive, realmente as coisas eram bem mais difíceis para uma mulher sem marido. Mas se tratando de Ana Francisca, uma mulher rica e independente, as coisas não seriam igualmente difíceis, sentimentalmente falando, se ela se casasse com uma pessoa que não gosta?

Enfim, são questões complicadíssimas. E Aninha não é como as mocinhas da época, que acredita que o futuro e a felicidade estão no casamento. Então, pra quê se casar?

Quando Márcia e Vó Carmem se posicionam contra seu casamento com Sebastian, ela não dá ouvidos, e isso era tudo o que ele queria, principalmente se tratando da Márcia, uma mulher que ele ajudou a ficar desmoralizada e que para Aninha seus conselhos não têm mais validade por conta disso. Então, ela fica contra a família e a favor de Sebastian – “Vocês vão ter que aceitar o Sebastian, porque ele vai ser o meu marido”. Voltando ao sequestro de Tonico, Danilo está buscando formas de desmascarar Sebastian, e algumas coisas o levam a esse caminho. Primeiro, Guilherme descobre que os bandidos tinham um cúmplice e que eles foram vistos juntos. Depois, Tonico fala para Aninha sobre ter escutado a palavra “cumplice” enquanto estava no cativeiro, e que também escutou o nome do bandido principal: Juvenal.

E ela quer que Terêncio faça alguma coisa para prender os sequestradores.

Então, é a vez de Danilo descobrir algo importante, e ele escuta a conversa que o Soldado Peixoto tem com Olga, algo sobre Sebastian estar envolvido no sequestro e Terêncio ter mandado que ele procurasse por Juvenal para que se encontrasse com Sebastian, além de Tonico ter lembrado o nome do bandido. Com isso, Danilo obriga Soldado Peixoto a dizer tudo o que sabe, e ele mesmo se lembra de ter visto Sebastian, Jezebel, Terêncio e Vivaldo, juntos. Assim, Danilo vai ligando algumas coisas, coisas como todos estarem envolvidos no sequestro. Logo, Guilherme passa a ajudá-lo a desvendar tudo com a ajuda de um detetive. No dia do casamento de Aninha e Sebastian, Danilo vai até ela, para lhe pedir que não se case com o vigarista, e ele diz que está pedindo por Tonico, mas nós sabemos muito bem que não é apenas pelo menino, é também porque ele ama Aninha.

Aninha pensa que o que Danilo tem a dizer a mais é sobre suas responsabilidades como pai de Tonico, mas ele acaba falando sobre suas suspeitas sobre Sebastian, e é óbvio que eles discutem por isso. Perto da hora do casamento, uma cena divertida, afinal de contas, é uma novela de Walcyr Carrasco (rs). Jezebel, acidentalmente, derruba vinho no vestido azul de Aninha, e, então, Vó Carmem não quer que ela se case porque isso é um mal sinal. E quando a família de Aninha resolve ajudar com a mancha do vestido, tudo fica pior, porque ele pega fogo e é aquela loucura para conter o incêndio… então, ela vai para o casamento de pretinho básico mesmo (rs). Na igreja, Danilo interrompe a cerimonia para impedir o casamento, embora ele ache que não há mais o que fazer porque o detetive não conseguiu provas contra Sebastian. “Um momento, eu tenho uma coisa contra esse casamento… o noivo vai preso”

Mas a sorte parece estar do lado de Danilo, pois a polícia chega na igreja com os sequestradores algemados e a coisa desanda para Sebastian quando Juvenal confessa que o vigarista está envolvido no sequestro e Tonico reconhece o bandido como um dos sequestradores. Logo, Terêncio tenta impedir a prisão de Sebastian, por não permitir que o delegado de outra cidade execute o mandado. Mas o delegado está respaldado pelas “ordens do Gabinete de Segurança Pública” e o detetive explica a Danilo que esse foi o motivo da demora em chegar com as provas, tinham que “esperar ordens da capital”. Assim, Sebastian não tem mais saída. Ele ainda tenta escapar, mas é impedido por Timóteo e eu me diverti muito com a Vó Carmem dando umas sapatadas nele (hahahaha). Agora, Aninha quer saber a verdade… e o silêncio de Sebastian diz tudo: ele é culpado. Então, ela lhe dá umas boas bofetadas e ele é levado para a delegacia.

Logo, Ana Francisca está triste e decepcionada por ter sido enganada.

Aninha reconhecendo que Danilo estava certo quanto a Sebastian, e ele lhe diz algo como jamais deixar Tonico nas mãos de um bandido, mas que por ela não faria nada (mentiroso), porque não acreditou nele e preferiu acreditar em Sebastian – acho que posso concordar com Danilo, sempre achei que Aninha foi além da ingenuidade ao acreditar facilmente no que Sebastian dizia. Na delegacia, quando o confronta, ele confessa o crime, porque de alguma maneira Aninha descobriria tudo. Ele fala que não era para ser um rapto de verdade, que a culpa de tudo ter chegado onde chegou é de Juvenal, que sua intenção era se casar com ela e que convenceu os outros a pagarem parte do resgate…e ainda lhe fala de “sentimentos”, coisas que ela faz questão de não ouvir. Com a confissão de Sebastian, Aninha compreende que os “outros” queriam que ela se casasse com ele por conta da fábrica e do seu dinheiro.

E quando Aninha busca saber quem são os “outros”, e Sebastian não revela, ela também entende que se trata de todos que ajudaram pagar o resgate. Assim, ele acaba confessando que Jezebel foi quem armou tudo, e Aninha está PRONTA PARA INICIAR SUAS VINGANÇAS. Primeiro, quando Jezebel banca a boazinha e vai mostrar solidariedade pela última desgraça que aconteceu com sua “querida irmãzinha”, Ana Francisca desmascara a vilã e a expulsa da mansão, porque Jezebel podia fazer qualquer coisa contra ela, mas nunca colocar a vida de seu filho em risco. Assim, Aninha só não a coloca na cadeia por ser irmã de Ludovico, que sempre fez tudo por ela – Ah, por favor, Aninha! Você sabe muito bem que o Ludovico estava decepcionado com a irmã. E isso só podia significar uma coisa: que Jezebel nunca prestou. Com sede de vingança, Aninha resolve que vai tirar a fábrica da cidade, sim.

Mas antes, ela faz a boa ação de mandar distribuir toda a comida do casamento para as crianças na praça da cidade. Queria um pedaço daquele bolo (rs).

É divertido ver Jezebel implorando por perdão, se ajoelhando diante de Ana Francisca e protagonizando uma cena patética (hahahaha), mas ela não ganha o perdão, claro. Jezebel faz aquele drama ao ter que deixar a mansão – “Como farei para andar?” “Ande com as pernas” (hahahaha). Depois, continuando com as vinganças, Aninha tira todo o dinheiro da fábrica que está no banco do Conde Klaus e transfere tudo para outro banco, em outra cidade – “Assim eu vou à falência” –, e ela não escuta suas justificativas (Adorei). Para Vivaldo, por estar enganando sua prima, Aninha resolveu “cortar o mal pela raiz” ao revelar que vai vender a fábrica ao primeiro que aparecer, e que, com isso, Ventura não terá impostos e se tornará uma cidade fantasma, além de declarar que apoiará o candidato que estiver contra ele nas próximas eleições… e se preciso for, subirá ao palanque para dizer que ele ajudou a raptar seu filho.

“Eu vou acabar com sua carreira política”. (Maravilhosa!)

Quanto a Terêncio, com a ajuda de Guilherme e Margot, ela compra os terrenos ao lado dos terrenos do delegado, e depois vai avisá-lo que transformará o local em depósitos de lixo da fábrica, justamente para prejudicar o valor dos terrenos dele – “Os seus terrenos, senhor delegado, não valerão mais nada”. Arrasou, Aninha! Isso nem é vingança, é justiça! E ainda há muito o que acontecer. Obviamente, os inimigos de Ana Francisca voltarão a atacar, e ela terá que estar preparada para o que der e vier. E ainda teremos divertidos momentos de Jezebel como vendedora da fábrica e muitas outras tramas que nos darão o gostinho de grandes reviravoltas. “Chocolate com Pimenta” é realmente uma novela deliciosa. Ainda estamos na metade dessa reprise, portanto, ainda vamos nos divertir bastante com essas personagens.

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.

Comentários