Chocolate com Pimenta – Os planos “infalíveis” de Jezebel e a paz entre Danilo e Ana Francisca: Parte 1

“ANA FRANCISCA, VOCÊ QUER SE CASAR COMIGO?”

Jezebel e seus planos incrivelmente infalíveis! (hahahahaha) Agora que conseguiu convencer Vivaldo de que se casar com ela é uma ótima aliança, a vilã está determinada a unir Danilo e Ana Francisca, por um motivo bem óbvio: se eles se casarem, Aninha não só deixará a fábrica na cidade como também toda sua fortuna ficará em família, já que Danilo é sobrinho de Vivaldo e Jezebel será sua mais nova titia. Assim, segundo ela, será fácil colocar as mãos no dinheiro da Bombom. Será mesmo? Enquanto isso, Sebastian segue insistindo em provar para a viuvinha que é uma nova pessoa, e ele até faz algumas coisas legais para convencê-la de que realmente mudou, como tentar ajudar Celina a fugir para não se casar com Conde Klaus e alertar Ana Francisca sobre Jezebel e seus aliados estarem tramando algo contra ela. E é claro que ele só está se passando por anjinho para se reaproximar de Aninha, embora realmente pareça estar apaixonado por ela.

Mas Ana Francisca não cai no joguinho de bom-moço do vigarista (ainda bem), porque o tempo todo ele está sendo generoso demais com ela.

Com a chegada de Miguel, a vida amorosa de Aninha ficou um pouco mais agitada, e eu gosto disso… gosto desse ar de mistério que o personagem traz, desse jeito enigmático e ao mesmo tempo doce e desse dom que ele tem de enxergar além e de conseguir ler o coração das pessoas. Embora eu não saiba nada a respeito dos verdadeiros propósitos do personagem, Miguel me passa total confiança, afinal de contas, ele é o amigo que veio do céu e alguém em quem Aninha pode confiar, como bem falou Ludovico quando apareceu para ela. E ele mal chegou na novela e logo se apaixonou e se declarou para Ana Francisca. E se um dia existir a possibilidade de um remake da trama, eu gostaria muito que Aninha terminasse a história com ele. Miguel é apaixonante! E a atuação de Caco Ciocler contribui muito para que o personagem seja tão carismático.

Quando Miguel procura saber se um dia poderá ter uma chance com Ana Francisca, e ela fala sobre seu coração não estar livre e que tudo que precisa é de um amigo, ele a respeita e não insiste, mas também não perde a esperança. Miguel demonstra seu amor por ela da maneira mais pura possível, sempre ao seu lado, lhe dando apoio e disposto a fazer de tudo para que ela seja feliz, não importando se será ao lado dele ou de Danilo, porque para ele o que importa é que ela seja feliz – Miguel é maravilhoso demais! Aninha sabe que pode confiar nele, embora não saiba muito sobre sua vida. E eles estão mais amigos do que nunca, o que faz Danilo protagonizar algumas cenas de ciúmes, e eu gosto quando, em uma dessas cenas, Miguel diz para ele, com toda sua calma e sensatez, coisas como ter pena dele, porque tinha um amor e deixou que ele se fosse, e que seu coração está cheio de ciúmes. Eita! Bem, mentindo Miguel não está, não é mesmo?

Prometendo beneficiar todos os seus aliados, caso consiga tomar posse da fábrica de chocolates, Jezebel começa a traças seus planos mirabolantes para aproximar Danilo e Ana Francisca, mas antes ela precisa separá-lo de Olga, já que Danilo está acreditando que ela realmente é uma boa moça e está disposto a se casar com ela depois sete anos de um noivado que não deu em casamento e que ele rompeu e agora quer reatar – Então , né? Ele sabe que não ama a Olga, e muito de sua decisão se deve ao fato de que ele e Ana Francisca nunca se acertam como casal. Assim, Jezebel conta com a ajuda de Terêncio para separar Olga de Danilo, e enquanto isso não acontece, ela vai criando situações para que ele e Aninha se encontrem e não resistam ao amor que sentem um pelo outro. E isso ainda renderia muito. Muito mesmo!

Quando Sebastian alerta Ana Francisca sobre Jezebel e seus aliados estarem planejando algo contra ela, Aninha vai confrontar a vilã e o prefeito Vivaldo – “Digam, o que estão planejando contra mim?” (Sim, Ana Francisca, eles vão contar tudo sobre o que estão tramando contra você. Graças a sua atitude, agora, eles estarão mais cautelosos do que nunca hahahahahaha). Então, Jezebel e Vivaldo se fazem de coitados e incapazes de fazer mal a ela, e Aninha avisa que saberá se defender de qualquer artimanha, pois está farta dos planos de Jezebel e se continuarem tentando algo contra ela, será capaz de diminuir o preço da fábrica para vendê-la mais rápido e ir embora de Ventura. Logo, Jezebel e os demais precisam agir urgentemente para fazer com que a viuvinha desista de vender a fábrica. E vamos aos planos da vilã.

Agora que se tornou uma “carta fora do baralho” de Jezebel e seus aliados, Sebastian passa a ficar atento a cada passo que ela e seus cúmplices darão, porque evidentemente ele não será beneficiado em nada. Logo, Sebastian e Olga se unem para investigar o que Jezebel e os outros estão tramando, pois isso também implica em Olga sair prejudicada de alguma maneira da qual eles ainda não sabem como, apenas sabem que serão prejudicados. Para tirar Olga do caminho, Jezebel influencia o soldado Peixoto a participar de um plano que consiste em fazer com que ele beije Olga na frente de Danilo, e ele acaba aceitando, afinal de contas, a ideia de ter Olga para si o deixa muito feliz e esperançoso. E ele já está imaginando o quanto poderá ser feliz com ela num futuro próximo. Pobre soldado Peixoto! Seguindo com sua artimanha, Jezebel convence Olga de que vai ajudá-la a se casar com Danilo e de uma vez por todas.

Confiando no plano de Jezebel, e para ser pedida logo em casamento, Olga acredita que usar o soldado Peixoto para provocar ciúmes em Danilo pode ser uma excelente ideia para que ele finalmente resolva levá-la para o altar, já que está decidido a se casar com ela… e os planos de Jezebel parecem fluir muito bem dessa vez. No piquenique beneficente que a vilã resolve organizar, com a desculpa de arrecadar fundos para as obras de caridade da igreja, mas com a intenção de colocar suas artimanhas em prática, Danilo protagoniza mais uma cena patética de ciúmes de Ana Francisca com Miguel, porque acha um absurdo que ela esteja em trajes de banho e que ainda vá nadar com Tonico e o amigo – Aff! Que desnecessário! Às vezes o Danilo é ridículo –, mas Aninha não dá a mínima para isso. E ela está certíssima, porque não deve satisfações nenhuma para ele.

Seguindo no piquenique, a primeira parte do plano de Jezebel se concretiza quando Olga decide seguir seu conselho e tenta fazer ciúmes em Danilo usando o soldado Peixoto. Só que ela não contava que ele fosse lhe dar um beijo de surpresa e muito menos que Danilo fosse flagrá-los se beijando, justamente no momento em que ele havia escolhido para pedi-la em casamento. Então, tudo vira uma enorme confusão que culmina numa série de cenas divertidas, com Olga querendo que soldado Peixoto diga que a beijou à força e ele mantendo a farsa de que tudo aconteceu naturalmente. Assim, a algazarra aumenta ainda mais depois que Danilo parte pra cima dele e os dois vão parar no rio, numa briga que parece interminável. Logo, Olga descobre que Danilo queria pedi-la em casamento e surta ainda mais com soldado Peixoto, e é a vez de ela entra no rio para matá-lo afogado (hahahahaha).

E temos mais confusão pela frente. Numa sequência longa, depois que Olga pede para Jezebel falar sobre o plano de fazer ciúmes em Danilo e a vilã se esquivar, Estelinha acaba entregando Olga, dizendo que ela é uma falsa que brigava com ela o tempo todo e que se fingia de boazinha – Gente, eu adoro a Estelinha! Ela não tem papas na língua. Maravilhosa! Para completar, Terêncio também quer matar o soldado Peixoto depois de descobrir que ele beijou a filha (hahahahahaha). Gente, coitado do soldado Peixoto (rs). Por fim, Danilo rompe com Olga e não quer mais saber dela. E é claro que ela tem seus surtos por conta disso – Bem feito! Em seguida, Jezebel dá um jeito de sumir com Milady e Sansão, para que Danilo e Ana Francisca procurem por seus doguinhos e acabem se encontrando e ficando sozinhos.

Aninha acaba se compadecendo do sofrimento de Danilo, e ela abre espaço para que ele desabafe sobre o que acabou de presenciar entre Olga e soldado Peixoto e descarregue toda sua raiva. É uma atitude nobre da parte dela, porque Aninha não pisa nos sentimentos dele como ela acredita que um dia ele pisou nos dela, e mesmo não gostando da Olga, ela não acredita que sua inimiga tenha algo com soldado Peixoto, afinal de contas, a rival sempre foi louca por Danilo. Então, ela compreende o que ele está passando, pois de decepções amorosas ela entende bem, e Danilo é agradecido por ela escutá-lo. Mais adiante, ela é generosa com ele uma outra vez – “Danilo, até as piores dores o tempo sabe aplacar”. Danilo entende quais são as “piores dores” que Aninha está se referindo, mas ela não quer falar do passado. Assim, ele quer vê-la novamente, e acaba abrindo seu coração de forma honesta e romântica.

Danilo reconhece que passou os últimos tempos ofendendo Ana Francisca e se exibindo com Olga, e que esse tempo todo quis provar para si mesmo que podia gostar da Olga e viver sem Aninha. Assim, finalmente, ele confessa abertamente que nunca deixou de amá-la, que o que aconteceu entre Olga e soldado Peixoto só feriu o seu orgulho, porque, na verdade, ele não se importou com o encontro dos dois. Então, ele pede para Ana Francisca voltar para ele, mas ela não aceita, porque ele já a fez sofrer demais – Aninha está mais do que certa. Ela não pode ser fácil, ainda mais para o Danilo, que vive correndo atrás de qualquer rabo de saia que passa na sua frente. Mas ele não desiste e, num outro momento, tenta se reaproximar dela uma outra vez, e recebe o mesmo “não” de antes, afinal de contas, Aninha não acredita que eles possam dar certo, sem falar que ele já a magoou muito. E isso não é nenhuma mentira.

Agora, ele quer reconquistá-la de qualquer maneira, mas Ana Francisca está irredutível quanto a abrir seu coração novamente para ele. Bem, ao menos ele reconheceu que sempre a amou. Isso já é um passo para que ele consiga fazer com que ela confie nele. E ele terá que ter muita paciência, porque Aninha chega a pensar que ele só está querendo ficar com ela porque viu Olga aos beijos com outro, e nessa ela não cai mais. Enquanto isso, Jezebel continua articulando seus planos infalíveis para unir os dois, e, depois de aconselhar Danilo a presentear Ana Francisca com flores, para surpreendê-la e porque a viuvinha vai adorar, ela e Vivaldo preparam um carro cheio de flores para que Danilo presenteie Aninha, e eles o convencem a ir atrás dela para uma tentativa de se acertarem. De longe, Olga e Sebastian veem tudo, e embora os dois não consigam escutar e nem entender o que Jezebel e Vivaldo estão tramando, eles estão cada vez mais atentos aos passos deles e dos demais aliados.

Então, na noite do jantar de noivado de Dona Mocinha com o tio Margarido, Danilo chega no sítio com aquele carro cheio de flores para Ana Francisca, buzinando, chamando por ela e dizendo que foi ali para demonstrar que ela é a pessoa mais importante do mundo e querendo que ela o perdoe e lhe dê mais uma chance. Embora tenha gostado do gesto de Danilo, a verdade é que para Aninha aquelas flores não tem significado algum, e ela não dá mais uma chance para Danilo, simplesmente por não querer sofrer de novo e por achar que é tarde demais para eles. Assim, ele insiste e os dois acabam em mais uma daquelas discussões que termina chamando a atenção de todos no noivado. Ela não aceita as flores e o manda embora, enquanto ele não aceita siar dali e Timóteo se intromete para defender a prima… e a discussão termina com Timóteo jogando Danilo no chiqueiro (hahahahahaha).

Seguindo os conselhos de Dona Mocinha, de ir conversar com Danilo, Aninha vai ajudá-lo a sair do chiqueiro, mas eles discutem de novo e, óbvio, não se acertam – Que novidade!

Logo, mais um plano infalível de Jezebel vai por água abaixo (rs). Mas a vilã não desiste, e ela já está armando mais uma artimanha para conseguir unir os dois.

Depois, Aninha vai falar com Miguel sobre eles. Ela sabe que ele a respeita e que respeita seus sentimentos. Dessa maneira, Ana Francisca lhe fala sobre como sempre achou que a felicidade dependia de um grande amor, mas se decepcionou muito e quer que Miguel a faça feliz, além de querer ter uma família e também cuidar de seu filho. E ela dá indícios de que eles podem dar certo, mas Miguel a impede de continuar com aquela conversa porque ele gostaria muito que fosse verdadeiro o sentimento de Aninha por ele, mas ela está mentindo para o próprio coração. Ele acredita na amizade dela, só que para ele, uma família precisa de um alicerce sólido, e Aninha ama Danilo… e Miguel não aceita nem tentar ter algo com ela. E eu não tiro a razão dele, primeiro porque eu não gosto dessa coisa de colocar um amor no lugar do outro quando o antigo não está resolvido, e segundo que é injusto e covarde Ana Francisca encher o coração dele de esperança sabendo que é completamente apaixonada por Danilo.

Claramente eles não dariam certo. Eu adoraria ver Aninha e Miguel juntos, mas para isso acontecer ela teria que estar livre das amarras amorosas com Danilo, o que não é o caso.

O próximo passo de Jezebel, para fazer a viuvinha e Danilo se entenderem, é deixar os dois trancados uma noite inteira na fábrica de chocolates, e o plano é colocado em prática quando Jezebel manda Araújo ligar para Ana Francisca, se passando por um dos antigos interessados em uma sociedade com a fábrica e querendo conversar com ela sobre negócios na Bombom após o expediente. Já para Danilo, Jezebel manda um bilhete em nome de Ana Francisca para se encontrarem na fábrica. Os dois caem na armadilha da vilã e acabam se encontrando na Bombom e, óbvio, começam a brigar, porque Aninha acha que ele forjou aquele bilhete para ficar a sós com ela, um bilhete que não foi escrito por ela porque aquela não é sua letra. Então, eles trocam muitas farpas, muitas ofensas e percebem que estão presos na cozinha da fábrica depois que Jezebel os tranca lá dentro sem que eles vejam.

E dessa vez é até divertido vê-los brigando por coisas insignificantes como bombons, por exemplo (hahahahaha).

Depois de muito implicarem um com o outro, e de não se suportarem mais no mesmo ambiente, eles dão uma trégua nas brigas e passam a conversar sobre a vida enquanto dividem bombons – É uma cena bem fofinha (S2). Assim, a cena clichê acontece, e é legal assistir Danilo cobrindo Aninha com seu paletó porque ela está com frio e ela limpando o rosto dele sujo de chocolate. Então, eles não resistem um ao outro, confessam que se amam e acabam se beijando, enquanto Olga, Sebastian, Dona Mocinha e metade da cidade estão à procura deles, preocupados com o desaparecimento – Finalmente uma briga desses dois que resultou em algo bom no final. No dia seguinte, todos os funcionários da fábrica flagram eles dormindo abraçadinhos no chão, e o tio Margarido faz um auê porque Aninha ainda vai deixá-lo de cabelo branco, afinal de contas, moça solteira, casada ou viúva não pode ser encontrada no chão da fábrica com o lambisgóio do Danilo (hahahaha).

E o tio Margarido ainda passa outro sermão, pois Aninha pode ser rica e dona da fábrica, mas ainda é sua sobrinha e ele merece uma explicação (rs) – Adoro o tio Margarido. Ele não dá esses sermões por mal, é o cuidado que tem com Ana Francisca e o jeito que arranjou de protegê-la de coisas ruins da vida, até porque ele já viu a sobrinha sofrer demais nesse mundo. E convenhamos, o Danilo foi responsável por grande parte do sofrimento que Ana Francisca já passou, mesmo não sendo culpado de tudo. Assim, ainda tinha o Timóteo ameaçando Danilo, caso ele tivesse feito alguma coisa com sua prima (rs). Então, Aninha e Danilo explicam que ficaram trancados, e ele se declara e diz, na frente de todos, o quanto ela é a mulher da sua vida, a mulher que ama e a pede em casamento – “Ana Francisca, você quer se casar comigo?”. E é claro que ela aceita. Por fim, a paz está selada entre eles e o amor prevalecendo acima de tudo, pelo menos por enquanto (rs).

E dessa vez um dos planos infalíveis de Jezebel acabou dando certo (hahahahahaha).

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.

Comentários