Segundo capítulo de “Amar a Morte” (06 de Novembro de 2018)

 “Eu sou sua principal suspeita”

Mais um capítulo empolgante e cheio de momentos incríveis. Fui fisgado por “Amar a Morte”, uma novela que tem um início envolvente e uma trama bastante cativante, com acontecimentos ágeis e maravilhosos. No fim do primeiro capítulo, vemos a alma de León reencarnar no corpo de Macario/El Chino, ou melhor dizendo, a vemos transmigrar para o corpo do criminoso que foi executado na cadeira elétrica. Em San Antonio, Texas, Lupita e Juliana estão felizes porque Chino/León não está morto. E ele é um tanto quanto agressivo com elas, afinal de contas, não se chama Chino, ele se chama León Carvajal. Logo, tudo fica muito confuso para todo mundo, tanto para elas quanto para ele. E ninguém entende o que está acontecendo, assim como os médicos não entendem como ele pôde ter sobrevivido à alta frequência da descarga elétrica que recebeu na hora de sua execução na cadeia… e a Morte está por todos os lugares.

Enquanto isso, conhecemos Beltrán Camacho, o bom professor universitário de Antropologia que está passando por um momento delicado junto com sua esposa Alicia: o câncer que o filho deles está enfrentando. A doença do pequeno Javier está abalando a família e a relação de Beltrán e Alicia, porque eles não têm condições financeiras para o tratamento do garoto e ela acha que Beltrán não está fazendo nada para salvar a criança. No meio de uma discussão, ele perde o controle do carro e os dois acabam sofrendo um terrível acidente quando o carro cai em uma ribanceira e depois explode. E é mais uma cena espetacular e muito bem-feita! Alicia consegue se salvar e tenta ajudar o marido, e enquanto ela procura por socorro, ele surge diante dela. Então, descobrimos que, na verdade, a alma de Chino foi parar no corpo do professor de Antropologia após Alicia achar que é o marido diante dela e ele dizer que é “Chino Valdés”.

Beltrán está com todos os trejeitos do criminoso… e isso é legal de assistir.

No hospital, León surta e quer ir embora, mas é impedido pela polícia e levado preso, novamente, afinal de contas, para todos ele é Chino Valdés, o criminoso que sobreviveu à cadeira elétrica. Enquanto isso, Lucía está em choque com o que Johny foi capaz de fazer, porque não estava acordado que León deveria morrer e ela o culpa por ter acabado com todo o plano original de apenas usufruírem da fortuna do milionário… tudo acabou indo longe demais e ultrapassando todos os limites! Assim, Johny tenta tranquilizá-la, demonstrando que tomará conta de tudo e que ela não precisa se preocupar com nada.

Mas Lucía está sofrendo muito com a morte de León, até porque, de alguma maneira, ela nutria algum sentimento bom por ele, e é impossível reverter a situação: León Carvajal está morto.

Assim como aconteceu com León no corpo de Chino, o mesmo acontece com o criminoso no corpo de Beltrán, porque ele também estranha tudo ao redor: Alicia, Javier e toda a vida que o professor levava. Logo, as coisas estão bem confusas para ele. E quando Chino se olha no espelho, e se vê num corpo que não é o dele, ele se desespera, e o mesmo acontece com León quando também se depara com sua nova imagem, o corpo de Chino Valdés. Então, ele tenta convencer a polícia de que estão prendendo a pessoa errada, porque é León Carvajal, e Lupita e Juliana estranham quando presenciam ele falando inglês com o policial, porque o Chino que elas conhecem não sabe falar a língua. No México, sem entender nada do que está acontecendo, Chino sai pelas ruas da cidade e se dá conta de que não está no Estados Unidos. Então, a mariposa-negra pousa em sua perna, e a Morte, na forma de uma velha senhora, fala com ele se referindo à mariposa:

“A bruxa negra, assim ela era chamada. Para todos que falavam náuatle, nesta terra, ela era a mariposa da morte”

Mas nada disso faz o menor sentido para Chino.

No Texas, Fabián, o filho do juiz assassinado por Chino, faz uma visita ao criminoso na cadeia, para jurar que vai mandá-lo para a cadeira elétrica quantas vezes for necessário. De volta ao México, na mansão Carvajal, as coisas estão tensas quanto às investigações sobre o assassino de León. O inspetor Raúl descobriu que alguém deu ordens para que o garçom o matasse, e quando ele questiona os Carvajal sobre suspeitarem de alguém que poderia ter encomendado o crime, Lucía se coloca como principal suspeita, já que, para ela, o seu nome é o que deve estar passando pela mente de todos – “Eu sou sua principal suspeita”. Johny tenta contornar a situação com o inspetor, porque é um momento delicado para a família e Lucía está muito atordoada… e ela realmente está, tanto que parece não se importar se descobrirem seu plano com Johny, o choque causado pelo assassinato de León a fez se sentir culpada por sua morte. Agora, o inspetor Raúl está observando todos os passos da grande “viúva do México”.

Temporariamente, León consegue sair da cadeia quando um advogado chega para defendê-lo, porque segundo as leis do Texas, não se pode julgar e nem condenar duas vezes a mesma pessoa pelo mesmo crime. Assim, Fabián tenta intervir, alegando falhas técnicas na execução de Chino, mas, como não há provas, ele é liberado. Porém, o advogado que livra Chino/León da cadeia está a mando de Alacrán, e agora León está sendo vigiado até que o bandido chegue até ele para recuperar a maleta com os dólares. Vagando pelas ruas da Cidade do México, perturbado com toda a confusão que está lhe acontecendo, Beltrán/Chino vai parar numa boate, o que o faz ter a oportunidade de aliviar seu estresse transando com uma prostituta, mas ela se recusa a ter relações com ele quando vê uma marca em seu pescoço, uma marca que ela diz saber o que significa… e vemos León com a mesma marca no corpo de Chino.

A Morte teria marcado os dois como sendo transmigrados? E o mais engraçado: Chino não está nada bem com o fato de estar habitando outro corpo, mas para transar ele está ótimo (hahahahaha).

Com toda a mídia em cima de Chino, o homem que sobreviveu à cadeira elétrica, Lupita e Juliana decidem fugir com ele no meio do furacão que está devastando o Texas, porque a qualquer momento Alacrán chegará para cobrar o que ele lhe roubou. E é claro que León não entende do que se trata e muito menos tem noção de quem é Alacrán. Assim, eles conseguem despistar os homens que estão vigiando o trailer depois que uma equipe de reportagem tenta uma entrevista com Chino e não consegue. E eu achei um máximo essa história toda de furacão. Na mansão dos Carvajal, Eva acusa Lucía de ser a responsável pelo assassinato de seu pai, afinal de contas, ela mesma se colocou como a principal suspeita do crime, mas, como Lucía mesmo disse, nesse caso, todo o México é, já que León tinha muitos inimigos. E ela também acusa Eva, até porque a primogênita dos Carvajal sempre foi contra seu casamento com León, e toda a discussão só serve para intensificar ainda mais a rivalidade entre as duas.

Seguindo no capítulo, Alacrán se dá conta de que Chino escapou quando chega no trailer e não o encontra. Então, ele e seus homens resolvem ir atrás dele e de sua família no meio do furacão. Depois, bêbado e em busca de alguma resposta, Beltrán/Chino entra na casa de uma vidente charlatã. E ela se assusta com a história de um homem que ressuscitou depois de morrer em uma cadeira elétrica e que está preso no corpo de outro homem… então, quando ela evoca os “espíritos ancestrais”, dessa vez o sobrenatural se manifesta de verdade e dá uma resposta para os questionamentos de Chino: ele ainda não pode deixar o corpo que está habitando.

Logo, ele não acredita em nada do que a vidente lhe diz, porque acha que ela é uma mentirosa e uma charlatã. E quando ele vai embora, ela corre para rezar para Virgem, pedindo proteção e prometendo fazer penitências, afinal de contas, dessa vez, ela presenciou algo realmente sobrenatural, algo bem diferente de seus truques… e ela está toda cagada de medo (hahahahaha). Ainda na forma de uma velha senhora, no funeral de León, a Morte está por perto, e ela até olha para Lucía e lhe dá um leve sorriso. Depois, Johny incentiva a amante a fingir o máximo de sofrimento que puder, porque todos precisam enxergar que ela está sofrendo muito com a morte de León. E a verdade é que Lucía nem precisa fingir, ela realmente está sofrendo com tudo o que aconteceu: uma morte que não estava em seus planos.

De volta ao Texas, em meio ao furacão, León salva Juliana de ser atingida por um poste, depois que ela discute com ele e Lupita e decide ir embora, porque está cansada de fugir por algo que não cometeu e de ser a filha de um assassino. Assim, depois de ser salva, ela resolve continuar com eles… e Alacrán está mais perto do que eles imaginam. Ele e seus homens encontram uma pista do paradeiro dos três ao encontrarem a carteira de Juliana caída nos trilhos por onde eles passaram. Assim, as coisas ficam ainda mais complicadas quando Lupita é atingida por um enorme cilindro de gás, desmaia e a fuga se torna mais lenta. Então, Alacrán os encontra, mas não consegue capturá-los por conta do furacão. E Léon, Juliana e Lupita conseguem se salvar quando se escondem em um galpão e o criminoso e seus comparsas não conseguem encontrá-los.

A morte de León atingiu em cheio os Carvajal, mas a mais vulnerável parece ser Valentina, a filha caçula do multimilionário, que está tentando suportar a perda do pai afogando seu luto no álcool. No funeral, quando a imprensa insiste em ganhar em cima da desgraça dos Carvajal, Valentina se revolta com a invasão de privacidade da mídia e os expulsa, e é muito triste vê-la sofrendo assim. Em seguida, Beltrán/Chino volta para casa após Alicia tanto procurar por ele e estar preocupada. Então, quando Octavio, um dos melhores amigos da família de Beltrán, chama a atenção do amigo porque saiu para beber após ter acabado de sofrer um acidente, Chino se irrita com ele e o espanca, e ninguém mais entende o que está acontecendo, afinal de contas, Beltrán jamais faria algo assim com o amigo e nem com qualquer outro ser humano.

Após León conseguir um abrigo para ele, Lupita e Juliana se protegerem do furacão, se comunicando em inglês com uma garota texana, as duas querem saber como ele sabe falar a língua, sendo que elas nunca o viram ser tão fluente. Então, León tenta explicar, mais uma vez, que não é Chino. Ele sabe que está tudo muito estranho e que isso está confundindo todo mundo, e explica para as duas que a única coisa que se lembra é de que estava se casando no México e, de repente, acabou indo parar ali… e nada mais. Assim, sabemos que toda a transmigração de almas de León e Chino irá render muito, claro, e que esse será um dos caminhos para o grande desenvolvimento de “Amar a Morte”.

Estou amando esse início de novela! Está tudo muito interessante e instigante.

Para mais postagens de Amar a Morte, clique aqui.

Comentários