Primeiro capítulo de “Amar a Morte” (05 de Novembro de 2018)

“Muitos dizem que a vida sempre te oferece uma segunda oportunidade, mas a morte também”

IMPACTANTE, ENVOLVENTE E ELETRIZANTE: essas três palavras resumem bem o que é esse primeiro capítulo de “Amar a Morte” – no original, “Amar a Muerte” –, a próxima novela mexicana a estrear no canal Viva no próximo dia 27 de março. Criada por Julio Jiménez e escrita por Leonardo Padrón para a Televisa e Univision, a trama foi exibida originalmente de novembro de 2018 a março de 2019, alcançando excelentes resultados em países como o próprio México, Estados Unidos, Angola e Moçambique... e agora ela está prestes a estrear aqui no Brasil, e eu espero que também seja um grande sucesso. Gosto de o fato da novela sair da linha clássica dos dramalhões mexicanos para nos entregar uma trama mais ousada e diferentona, pois isso me instigou a querer saber como o México desenvolveu uma trama com elementos místicos.

Com seu drama e romance sobrenatural, “Amar a Morte” conseguiu conquistar e prender muitos fãs, e acredito que por aqui não será diferente, porque a trama tem uma premissa maravilhosa. Confesso que me interessei pela história desde que as primeiras notícias de que a novela teria essa pegada sobrenatural começaram a circular, mas só agora, prestes a estrear no Brasil, foi que resolvi assistir pra valer para começar a postar reviews sobre ela no blog.

E eu acredito que “Amar a Morte” tenha potencial suficiente para ser sucesso por aqui também.

O primeiro capítulo da novela começa com uma cena que, de cara, te deixa intrigado para saber o que vem a seguir. Dentro de uma ambulância, Lucía, vestida de noiva, está desesperada com o estado de saúde de León, muito ferido, ensanguentado e quase morrendo. Então, León vê uma figura mística que, claramente, entendemos ser a Morte, ou seja, não há esperança para ele. No hospital, uma mariposa-negra atravessa o corredor, e isso é mais um sinal de que León irá morrer. Em seguida, voltamos três meses na história, e em San Antonio, Texas, conhecemos Macario/El Chino, quando ele está fazendo suas preces e se preparando para mais um trabalho: ASSASSINAR alguém. Gosto desta apresentação do personagem e já sou cativado pela atuação de Michel Brown… ele entrega cenas maravilhosas durante o capítulo. A condição criminosa de Chino afeta sua família, sua esposa Lupita e a filha Juliana, que temem que o pior aconteça com ele a qualquer momento.

Na Cidade do México, León está discursando em um evento que o homenageia e o prestigia como um dos dez homens mais influentes e ricos do México: León Gustavo Carvajal Torres, dono do Grupo Carvajal. Enquanto isso, do lado de fora, a mídia aguarda, ansiosamente, pela chegada de Lucía, a noiva de León. E quando ela chega, elegante e sensual num belíssimo vestido vermelho, os fotógrafos se aglomeram e disputam o melhor lugar para o clique perfeito de Lucía. Ela dá a todos um breve momento de atenção, mas estar diante de tantas câmeras a faz lembrar de um passado doloroso, um passado em que ela era obrigada a posar para fotos pornográficas, em um ambiente nojento e com um fotógrafo asqueroso. Lembrar do passado é algo que atinge muito Lucía, como ainda veríamos, mais adiante, quando sua própria mãe a entrega para servir como garota de programa para um cliente imundo, e não precisamos de nenhuma cena chocante demais para entendermos o quanto o passado de Lucía é aterrorizante para ela.

No meio do discurso de León, enquanto ele fala sobre seu amor pelos três filhos, Eva, Valentina e Guillermo, Lucía entra no evento e ele continua seu discurso a elogiando, falando do amor dos dois e expressando o quanto e apaixonado por ela e o quanto está feliz porque vão se casar em três meses… e eles trocam olhares afetuosos enquanto León é aplaudido por seu sucesso e por sua futura união com Lucía. E essa é uma cena que deixa claro o quanto ela não tem o apoio de toda a família para o seu casamento com León, porque Eva a detesta e não aprova essa união, ou seja, Lucía terá problemas com a primogênita de León, além disso, a cena também deixa claro que Guillermo e o pai não têm uma boa relação, porque quando León discursou sobre seu amor pelos filhos e o mencionou, Guillermo apenas esboçou um sorrisinho sem graça, e mais adiante entenderíamos o motivo quando ele questiona León sobre o tema de sua tese e o pai não sabe responder: León é um pai ausente para Guillermo.

De volta ao Texas, em um restaurante, um importante juiz federal e seu filho estão recebendo, das mãos de um empregado de um poderoso chefão do crime, um pendrive e uma maleta com um milhão de dólares. No pendrive estão provas valiosas que o juiz precisa para colocar alguém na cadeia, alguém que não sabemos de quem se trata. Já a maleta com os dólares, ele rejeita, porque aparentemente é honesto e não é dinheiro o que ele quer. Enquanto isso, Chino já está pronto para cumprir sua missão: assassinar o juiz. E ele faz isso quando invade o restaurante, mata o juiz com tiros à queima-roupa, causa um pânico geral e rouba a maleta com os dólares, mas deixa seu rosto ser visto quando encara o filho do poderoso da justiça ao apontar a arma para ele e, então, vai embora do lugar. É uma cena ótima! E a atuação de Michel Brown nos convence de que ele é um criminoso capaz de qualquer coisa para executar sua missão.

Mudando de cenário, no México, León repreende Eva por sua indiferença com Lucía. Eva se recusa a aceitar o casamento do pai com alguém que ela considera inferior, e ela não faz a menor questão de esconder isso. Então, León fala sobre seu direito de refazer sua vida matrimonial após mais de dez anos de viuvez. Para Eva, ele até pode refazer sua vida, desde que não seja com uma mulher que praticamente tem sua idade e desde que não seja Lucía, a mulher que ela julga ser inapropriada para o pai e que ela nunca aceitará que substitua sua mãe. E enquanto Guilhermo e Valentina apoiam a futura madrasta e a união, Eva quer a desgraça de tudo isso, porque, como veríamos mais adiante, não se trata apenas de não gostar de Lucía, ela teme que o pai venha a deixar toda sua fortuna para a nova esposa, e ela vai lutar para que isso não aconteça. Logo, parece que teremos uma vilã disposta a grandes planos por dinheiro.

Depois, descobrimos que Lucía e Johny, o homem que León considera como seu braço direito e como um filho, são amantes, e que estão planejando dar um golpe em León para usufruírem de sua riqueza, mas o que Lucía não sabe é que Johny está planejando algo a mais: assassinar León no dia do casamento para que ela se torne uma de suas herdeiras e ele também possa colocar as mãos na herança. E ele mantém isso em sigilo, porque, provavelmente, Lucía não aprovaria essa segunda parte do plano, afinal de contas, de alguma maneira, ela parece gostar de León.

E eu não sei se posso julgar Lucía por querer ser rica, pois conhecendo o seu passado, me parece nítido os motivos pelo qual ela também quer dar um golpe em León: não passar necessidades e nem ter que se submeter mais à prostituição. Após discutir com Lupita, por causa de sua vida criminosa e porque ela e Juliana não concordam com isso, Chino promete dar as duas uma vida melhor com o dinheiro que roubou, mas isso não faz com que Lupita sofra menos por acreditar que uma vida de riscos poderá levá-lo à morte. Naquela noite, quando León chega em casa e não há ninguém, ele vê a figura de uma mulher do lado de fora… é a Morte. León manda a segurança verificar a casa, e quando ele mesmo verifica as câmeras de segurança, ele só vê seu cachorro latindo para o nada. É, para alguém que não acredita nas coisas sobrenaturais da vida após a morte, como demonstrou em uma conversa com seu amigo Camilo, até que León andou vendo nitidamente a própria morte ao seu redor, não?

Em busca de Chino, Alacrán, o grande criminoso que encomendou a morte do juiz, pois era ele quem o juiz colocaria na cadeia, vai até a casa do assassino de aluguel para encontrá-lo ou saber sobre seu paradeiro, porque ele quer a maleta com os dólares que Chino não deu a ele. Então, sem grandes pistas, Alacrán e seus homens ameaçam Lupita e Juliana, e pior, ele ameaça abusar da garota se Lupita não revelar onde está Chino. Assim, mesmo não sabendo onde o marido possa estar, para salvar a filha e se salvar, ela conta o pouco que sabe: que Chino ia fazer seu último trabalho, que levava alguma coisa na maleta, que ia fugir por uns dias e depois daria um jeito de buscar as duas. Em seguida, um dos homens de Alacrán recebe uma ligação de um comparsa da polícia, avisando que Chino não terá como fugir porque a polícia bloqueou todos os acessos. E essa é a chance que Alacrán tem de recuperar os dólares. Logo, ele resolve deixar Lupita e Juliana em paz.

Na sequência, temos uma das cenas mais eletrizantes do capítulo, quando Chino, depois de enterrar a maleta com os dólares e o pendrive em um lugar seguro, decide furar o bloqueio da polícia e uma perseguição começa, com direito a muitos carros em alta velocidade, troca de tiros, uma trilha sonora sensacional e um maravilhoso jogo de câmeras e takes que deixam a sequência ainda mais eletrizante, até que Chino fica sem saída, é encurralado e acaba preso. Eu adorei essa sequência. Sensacional! Adoro essas cenas de ação. Na cadeia, o filho do juiz lhe faz uma visita, para jurar que ele pagará por ter matado seu pai. Depois, Chino também recebe a visita de Lupita, e conta para ela que foi condenado à cadeira elétrica e manda que ela pegue o primeiro ônibus para o México, para ir embora com Juliana e, assim, escapar de qualquer perigo. É uma cena triste, porque essa é a única despedida que Chino e Lupita podem ter.

Em seguida, estamos de volta ao México e no dia do casamento de Lucía e León, e é uma cerimônia belíssima e muito requintada, e León está muito feliz. Depois, Eva vai provocar Lucía, tentando rebaixá-la por ter vindo de baixo e por lhe faltar classe, além de reafirmar que nunca ocupará o lugar de sua mãe. Mas Lucía começa a enfrentá-la de igual para igual, porque agora que está casada com León, NÃO VAI MAIS SUPORTAR SUAS PROVOCAÇÕES.

Então, Eva a provoca mais uma vez quando diz para Lucía ter cuidado para não encontrar nenhum de seus antigos clientes… e Lucía avança em cima dela. Assim, as duas percebem o quanto precisam ter cuidado uma com a outra, e quanto não estão dispostas a brincadeiras. Em um breve flashback, ficamos sabendo como Lucía conheceu León, quando ela havia acabado de conseguir um emprego de recepcionista no Grupo Carvajal e o impede de entrar na empresa porque está sem autorização. Assim, depois que ele mostra a ela quem é, Lucía fica desconsertada e tenta se desculpar… ali, naquele momento, León se encanta por ela, porque há tempos não havia encontrado alguém tão zeloso com seu trabalho. No presente, durante a festa de casamento, León vê, novamente, a figura mística… a Morte! Então, enquanto Johny o distrai, um garçom se aproxima atinge León com uma navalha, no meio dos convidados.

O plano de Johny foi colocado em prática. E todos são pegos de surpresa, inclusive Lucía, que não imaginava o que o amante estava tramando. E há desespero!

Fingindo defender León, Johny atira e mata o garçom – acredito que, para o garçom, isso não estava nos planos. Ganhou para morrer (rs). Por fim, somos levados à cena inicial do capítulo, quando Lucía está com León, ferido, dentro da ambulância. E agora entendemos como tudo aconteceu até aqui. Lucía está desesperada, e ela não quer que León morra, pelo menos é o que nos dá a entender… e ela me parece sincera. Em paralelo, na cadeia, assistimos a Chino ser executado na cadeira elétrica. E é uma cena forte e impactante, porque Lupita e Juliana assistem ele morrer… e a Morte também está ali. Ao mesmo tempo, no hospital, os médicos não conseguem reanimar León, e ele também acaba morrendo. No céu, acontece um eclipse, e é nesse momento que a alma de Chino sai de seu corpo para dar lugar a de León, que reencarna e ressuscita no corpo do criminoso. Agora, só nos resta saber como e em quem Chino reencarnará.

Meu Deus, que capítulo maravilhoso! “Amar a Morte” tem um capítulo de estreia que superou minhas expectativas e me deixou muito curioso para o que virá a seguir. E, ao que tudo indica, a novela entregará uma trama espetacular. Aguardando curiosamente pelo desenrolar desse drama e romance sobrenatural. Acredito que não vou me decepcionar, já que a novela foi sucesso por onde passou, recebendo muitos elogios da crítica e do público.

Em breve, mais REVIEWS.

Para mais postagens de Amar a Morte, clique aqui.

Comentários