Chocolate com Pimenta – Grandes revelações e os bombons de chocolate com pimenta

“AMOR SERÁ A MINHA GRANDE ARMA”

Jezebel está por cima da carne seca e se sentindo a poderosa (rs). Com a grande ajuda de Sebastian, nossa adorável vilã conseguiu dar um golpe em Ana Francisca e deixá-la pobre. De volta ao comando da Bombom, ela demite Roseli do cargo de diretora e a coloca para mexer tacho de chocolate na cozinha da fábrica – como você e má, Jezebel (hahahahaha). Revoltados com o que ela fez contra Aninha, tio Margarido, Timóteo e Dália se demitem, e apesar de não ter sido muito prudente, já que viver do sítio não é o suficiente para o sustento de todos, eu achei muito fofa essa atitude dos três, além de ser uma baita demonstração do quanto amam Aninha e estão do lado dela – essa família é realmente demais! Se eu pudesse escolher uma família fictícia para fazer parte, com certeza a de Ana Francisca seria uma das minhas favoritas.

Com a cara mais deslavada do mundo, Sebastian vai propor casamento à Aninha, porque fez um acordo com Jezebel e agora boa arte da fábrica lhe pertence. Assim, ele quer que ela acredite que nunca esteve apenas interessado em seu dinheiro e que poderá voltar a ser rica se aceitar o casamento, além de também querer que ela acredite que seu acordo com Jezebel foi pensando no “futuro dos dois” e agora seria ela quem estaria lhe dando o “golpe do baú”. E ele aceitaria tal golpe numa boa. Eu até acredito nos sentimentos de Sebastian por Ana Francisca, até porque, se ele não gostasse dela, não a procuraria depois de ter conseguido uma boa fatia da fortuna que pertencia a ela após ter entrado em acordo com Jezebel. Mas seus métodos para conquistar a viuvinha sempre foram completamente errados, e é claro que ela não aceita essa proposta absurda, afinal de contas Aninha prefere “pedir esmola na porta da igreja a se casar com ele”.

Ela deixa claro que nunca pensou em dinheiro e que se casou com Ludovico porque ele lhe ofereceu ajuda em um dos momentos mais difíceis de sua vida: quando engravidou de Danilo e passou a acreditar que ele a havia abandonado. Assim, ela expulsa Sebastian do sítio e Timóteo o joga no chiqueiro (hahahahaha). Quando Jezebel se recusa a dar à Olga e Sebastian parte da fábrica, como havia prometido, os dois vão falar com Sofia sobre a possibilidade de processar a vilã. Então, a advogada aconselha Jezebel a cumprir com o combinado, porque se Ana Francisca recorrer na justiça, ter mais dois processos contra ela seria algo muito ruim… e Jezebel é obrigada a ceder. Diante disso, Sofia começa a desconfiar que os três possam ter armado para Ana Francisca e que talvez tenha defendido o lado errado da história.

Depois de entregar a caixinha de Ludovico para Aninha, Miguel a aconselha a não a abrir imediatamente, pois ela receberá um sinal quando for o momento certo e encontrará dentro dela todas as respostas de que precisa. Então, Ana Francisca contém sua curiosidade e espera pelo momento certo, e tal momento chega numa cena linda e emocionante, onde ela abre a caixinha e descobre que Ludovico lhe deixou um caderno de receitas. Logo, somos levados a um flashback no qual vemos o Meninão escrever suas receitas secretas no caderno: as receitas de chocolate com pimenta – “Chocolate com pimenta, um sabor desconhecido, novo, que faz com que as pessoas experimentem novas emoções”. E também vemos ele preparar cada uma delas, com todo amor e carinho. Num momento de emoção, ele aparece para Aninha, pois quando ela leu as receitas, certamente pensou nele, que escreveu cada uma delas com o coração.

E quando ela abriu o caderno, ele, que está num reino cheio de luz, sentiu um chamado para vir até ela. Assim, Ludovico lhe diz que não doou nada para Jezebel, pois deixou toda sua fortuna para Aninha e Tonico. E ela sabe disso, mas, agora que perdeu tudo, está se sentindo sem rumo. Diante disso, ele lhe traz força, esperança e fé, porque Ana Francisca “não perdeu tudo, é jovem e ele deixou a caixinha para que ela abrisse num momento de extrema necessidade”, e as receitas do caderno têm um dom especial: elas despertam os sentimentos nas pessoas. Então, ele diz que não revelou um ingrediente especial para o êxito das receitas: o amor. E Ludovico pede para que ela faça os bombons com muito amor, e que lute, porque assim ela será muito feliz. Eu adoro as cenas que o Meninão aparece para Aninha, sempre lhe trazendo alento e esperança.

A amizade dos dois é uma das coisas mais lindas da novela.

Agora que não tem mais o desejo de vingança, Ana Francisca almeja oferecer o amor – “Amor será a minha grande arma”. E ela volta a ter esperança de que vencerá qualquer obstáculo. Com isso, cheia de ânimo e disposta a trabalhar muito, Aninha tem a ideia de abrir sua própria fábrica de chocolates, usando as receitas que Ludovico lhe deixou. E ela não vai desistir, porque sabe que vai vencer. Para ajudar a prima, Márcia decide vender as joias que Vivaldo lhe deu, mas as coisas não saem como o esperado quando ela descobre que todas eram apenas bijuterias baratas – Pobre Márcia! Porém, ela tem uma atitude ainda maior: vender seu salão de beleza para Marieta e, assim, conseguir o dinheiro que Ana Francisca precisa para começar a fabriqueta. E é uma atitude linda e comovente, porque o salão foi algo que ela conseguiu com a ajuda de Aninha, e agora estava na hora de ela saber ser grata e retribuir. Foi lindo!

Em meio a tudo isso, o grande segredo de Miguel é revelado quando Bernardo expõe para Aninha suas desconfianças a respeito dele e conta sobre ter flagrado o forasteiro remexendo coisas no quarto dela na mansão, e que não contou nada porque Miguel disse que era para o bem dela e também porque ele não havia roubado nada. Assim, Ana Francisca chega a acreditar que Miguel traiu sua confiança, mas tudo é esclarecido com ele contando a verdade sobre si mesmo. Então, ele revela que é filho de Ludovico, de uma relação que o falecido teve com uma mulher cigana. Porém, Ludovico não o reconheceu como filho, já que se relacionar com uma cigana não era visto com bons olhos pela sociedade. Anos depois, ele se arrependeu de não ter assumido Miguel e resolveu reparar o erro, e foi por isso que Miguel decidiu vir para Ventura, acreditando que, no início, se fosse reconhecido como filho, poderia ter parte da herança.

Miguel confessa que seus planos mudaram depois que conheceu Aninha, e que só foi mexer em suas coisas atrás de alguma prova de que era filho de Ludovico, porque assim poderia impedir que Jezebel tomasse tudo dela. Para provar que realmente é filho de Ludovico, Miguel mostra as cartas que o falecido enviou para sua mãe e uma foto onde, ainda bebê, os três estão juntos. Assim, Aninha fica aliviada ao saber de toda a verdade e qualquer desconfiança sobre Miguel se dissipa, até porque o Meninão avisou que ele chegaria, um “amigo que viria do céu”. Voltando à ideia de montar uma fábrica de chocolates, Ana Francisca enfrenta mais uma dificuldade: ela não tem nenhuma habilidade em fabricar bombons e tio Margarido não pode ajudá-la por estar de cama com a “espinhela caída” (rs), e, pior, talvez tenham que vender o sítio porque todos estão desempregados e há muitas bocas para alimentar. Desgraça pouca é bobagem!

Eventualmente, com alguns obstáculos surgindo e sem enxergar uma saída positiva, nossa protagonista acaba desanimando e mais uma vez se sentindo sem rumo. Mas o Miguel é aquele amigo fiel e leal que a faz enxergar que é capaz de fazer os bombons de chocolate com pimenta e que será capaz de vencer. Assim, Aninha arregaça as mangas, se despe de qualquer vaidade, coloca seu avental e vai à luta, porque está convicta de que lutará até o fim e de que sairá vitoriosa de todos os problemas que está vivendo. E eu gosto de vê-la de volta à origem humilde e batalhando para sair da falência. Ela está mais radiante e a simplicidade lhe traz aquele ar angelical e amoroso que a personagem tinha no início da novela. Enquanto seus inimigos debocham de sua ousadia em montar uma fábrica de chocolates – “Coitada, a maria-mijona ficou maluca” –, ele segue adiante, confiante e com novas esperanças de que tudo dará certo.

Com a ajuda da família, Aninha começa seus experimentos como chocolatière (rs). E é claro que esse início é bem desastroso. E como é (hahahahaha). Primeiro, ela tenta fazer um bolo de chocolate que se revela uma verdadeira bomba, porque a massa explode com tanto fermento e voa chocolate na cara de todo mundo, até da Milady (hahahahaha). Depois, numa nova tentativa, uma outra derrota: um bolo mais duro que uma pedra (rs). Socorro! Pensando em desistir, ela volta a tomar fôlego quando acorda pela manhã e encontra em sua cama uma pimenta que ela nem imagina como foi parar ali. O espírito de Ludovico a visitou pela noite e foi ele quem deixou a pimenta para ela, e é o mesmo tipo de pimenta encontrado em um desenho no caderno de receitas, ou seja, é um sinal para que ela continue tentando e arriscando na fabricação dos bombons de chocolate com pimenta.

Diante de mais uma dose de ânimo, Aninha não desiste e segue o conselho dado por tio Margarido: o segredo de uma boa receita é o amor, e também se deixar seguir pelo coração. Assim, finalmente ela consegue fazer um delicioso bolo de chocolate, daqueles de dar água na boca e aprovadíssimos por todos que provaram. E ela fica muito alegre com sua grande vitória, tão alegre que até me contagiou – eu fiquei muito feliz pela personagem. Com Terêncio perdendo o medo das ameaças de soldado Peixoto, porque agora Olga tem dinheiro para pagar os melhores advogados para ele, e também por conta da ingratidão da vilã, o “verme” resolve contar a Guilherme todo o plano de Bárbara e Olga contra Ana Francisca na noite do Baile de Formatura, plano do qual ele fez parte sendo o responsável por jogar tinta verde em Aninha.

Contar tudo para Guilherme é um verdadeiro desabafo para o soldado Peixoto, que está cansado de ser apaixonado pela Olga e de nunca ser correspondido. Assim, Guilherme faz com que ele revele toda a verdade para Aninha, porque foi por conta desse episódio que ela passou a não confiar mais em Danilo. E finalmente Ana Francisca descobre toda a verdade. Mais uma vez desconfiadas de que Bárbara não disse nada a Danilo sobre Tonico, Márcia e Aninha colocam a vilã contra a parede – “Eu sei de tudo. Agora eu sei de tudo”. Logo, Bárbara não tem mais como esconder que armou contra a viuvinha e que escondeu de Danilo que o filho de Aninha é dele. Ele escuta a conversa das duas, e é dessa maneira que ele descobre que é pai de Tonico (até que enfim!). A par do real motivo pelo qual Ana Francisca se casou com Ludovico, para proteger o filho, Danilo resolve consertar as coisas e vai atrás dela e de Tonico.

Em uma cena emocionante, ele pede perdão para Tonico por não ter conseguido ser seu pai, coisa que o menino sempre quis que ele fosse. Mas Ana Francisca não quer que Danilo “coloque histórias na cabeça” do filho, pelo menos por enquanto. Assim, com o incentivo de Dona Mocinha, Márcia, Miguel e vó Carmem, que ameaça dar umas parmadas na neta, caso ela não se entenda com Danilo (hahahahahaha), Aninha aceita se casar com ele e os dois resolvem esquecer as mágoas do passado para refazer suas vidas. Mas antes Danilo precisa desfazer seu compromisso com Olga (sim, ele quis se casar com ela mais uma vez depois que Aninha o abandonou no altar). Então, ele vai romper com Olga enquanto ela tenta enganá-lo fingindo que está doente – Olga, minha querida, vamos mudar de plano, né? Esse aí você já usou (hahahahaha).

Logo, Dr. Paulo a desmascara e seu plano batido não surte o efeito esperado, porque Danilo revela todas as verdades que descobriu e rompe o compromisso, de uma vez por todas. Agora, ele e Ana Francisca estão livres para se casar e viverem como uma família feliz, embora tenham decidido esperar para contar a Tonico sobre quem é seu verdadeiro pai porque é algo muito delicado para a cabeça de uma criança. E eles têm razão quanto a isso. Empenhada em ser uma chocolatière de sucesso, Aninha segue firme nas receitas de chocolate com pimenta que Ludovico lhe deixou. E ela realmente começa do zero, vendendo seus bombons na rua e fazendo cada vez mais sucesso com as receitas que despertam bons sentimentos nas pessoas. E temos vários momentos hilários por conta disso, já que cada tipo de pimenta usada nas receitas desperta um tipo diferente de sentimento, como amor, paixão, amizade, alegria e por aí vai.

Os bombons de chocolate com pimenta viram febre em Ventura.

Após armar o maior escândalo e exigir que a viuvinha pare de vender seus bombons na rua, Aninha enfrenta Jezebel e ainda oferece seus bombons para a vilã experimentar (rs) – “Eu vou vender os meus bombons e ninguém vai me impedir”. É isso aí, Aninha. Curiosa, Jezebel, assim como tantos outros personagens, resolve experimentar o bombom de chocolate com pimenta vermelha, o bombom que desperta a paixão. E que PAIXÃO, hein? (hahahaha) Assim, tudo vira uma loucura, porque Jezebel começa com uma gemeção que faz com que ela tenha vontade de dar uns pegas no Epaminondas; Dona Mocinha perde a vergonha e parte pra cima do tio Margarido (e o sítio treme com o fogo dos dois e, com isso, a “espinhela caída” dele é curada hahaha); Ivete vira uma leoa e ataca o prefeito Vivaldo; Olga não resiste ao soldado Peixoto e também dá uns pegas no “verme”. Por fim, Conde Klaus não resiste à Matilde e tenta agarrá-la (hahahaha).

Gente do céu, loucura, loucura, loucura! Que bombom é esse? (hahahahaha)

Com o sucesso de Aninha na venda dos bombons, causando sensações e despertando sentimentos, Jezebel começa a se preocupar, e ela está disposta a tudo para prejudicar a viuvinha. Mas será que ela irá conseguir?

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.

Comentários