Verão 90 – Jerônimo chega ao poder



Nós sempre temos a esperança de que tudo vai terminar bem para o mocinho, não é mesmo? Mas “VERÃO 90” ainda está bem longe de acabar, e é lógico que muitas desgraças na vida de João aconteceriam e vão acontecer. A novela tem me cativado a cada capítulo, com uma trama ágil, bem amarrada, e um destaque fenomenal para Jesuíta Barbosa como o grande vilão da história – para mim, a escolha do ator para o papel de antagonista foi o melhor acerto da equipe. Jerônimo desperta fascínio, ódio e muita vontade de vê-lo em cena com suas armações… e o vilão conseguiu o que tanto queria: acabar com a vida de seu maior rival, João, e sua grande ascensão na PopTV. Depois de ser preso, acusado de assassinar Nicole, João ainda ia passar por uma série de momentos difíceis até chegar o dia de seu julgamento, para que o júri decidisse qual seria o rumo de sua vida.
Então, Mercedes e Jerônimo uniram forças para incriminar ainda mais João e, assim, livrar os Ferreira Lima da verdade de que Quinzinho era o único responsável pela morte de Nicole, naquele acidente na mansão da Joatinga, e, de quebra, Jerônimo também ia se livrar, de uma vez por todas, do irmão que sempre lhe roubou os holofotes, porque “João já havia atrapalhado demais a sua vida”. E eu adoro como Jerônimo vai ganhando, cada vez mais, um ar de vilão frio e calculista, não medindo esforços para alcançar seus objetivos: uma vida bem-sucedida! Assim, as coisas só pioram para João, ainda mais porque tem o fato dele não se lembrar do que aconteceu na Joatinga após ter caído do barranco que Jerônimo o empurrou. Logo, ele está confuso quanto aos fatos, e seu depoimento, além de vago, fica também meio sem sentido.
Agora, ele está nas mãos do destino… Vanessa era a principal testemunha, e ela afirmou com todas as letras que viu João empurrar Nicole do penhasco, e para dificultar mais a situação dele, havia outras testemunhas que presenciaram João esnobando Nicole na entrada da festa na Joatinga, quando ela tenta beijá-lo sem o consentimento dele, e ele lhe dá aquele passa-fora na frente de todo mundo, o que reforça ainda mais o fato de que o crime poderia ter ocorrido por conta de uma briga de casal – gente, é sério, a trama de Jerônimo e Mercedes elaborando planos para deixar João na cadeia é tão bem bolada pelas autoras da novela, que a história toda poderia ser considerada UM CRIME PERFEITO! E Jerônimo joga mais lama em cima de toda a história, quando finge para Janaína não saber o que está acontecendo, que está “chocado” com tudo o que está se passando com o irmão, e promete para ela, que está desesperada, que vai dizer tudo o que sabe para ajudar João à polícia.
Logo, em seu depoimento, Jerônimo suja ainda mais a imagem do irmão, declarando que “João chegou à festa alterado; que não se lembra direito por que ele e o irmão começaram a brigar; que ele e João nunca se deram muito bem, porque o irmão sempre foi muito esquentado, e ele não transa violência. E Jerônimo tira o seu da reta, quando afirma ao delegado que, depois de brigar com o irmão, foi para um hotel passar a noite com uma garota, e ele deixa solto que João e Nicole poderiam sim ter tido um caso. Depois de pintar um quadro péssimo do irmão para a polícia, Jerônimo vai fazer seu jogo com Mercedes, e ele banca o bom moço com intenção de ajudar os Ferreira Lima a se livrarem de um escândalo, depois de contar o que realmente aconteceu na mansão da Joatinga – referente ao assassinato de Nicole –, que incriminou o irmão para livrar a pele de Quinzinho, além de revelar a ela todas as mentiras que inventou para sustentar aquela vida como Rogê, e cair nas graças dos Ferreira Lima.
Então, Mercedes sabe que está nas mãos de Rogê, mas ela é tão esperta quanto ele, porque percebe que ele sabe demais, e mesmo que ele não a esteja chantageando claramente, ele pode revelar tudo à imprensa se ela não lhe der algo em troca. Assim, ela quer saber “o que ele ganha com tudo aquilo” – de defender Quinzinho de um crime e incriminar o próprio irmão –, então, Jerônimo, depois de falar da “mãe pobretona e do irmão paspalho”, conclui para Mercedes que “nasceu na família errada”, e sempre mostrando o quanto Quinzinho e os Ferreira Lima podem ser prejudicados com um escândalo, ele diz a que veio: “quer uma chance para mostrar o seu valor… ele quer um cargo na PopTV”. Assim, Mercedes demonstra que não caiu naquelas ameaças veladas dele. Ainda que saiba que toda a sua família está, de certa forma, sob o domínio dele. Mas ela dá seu jeito de despachá-lo, prometendo entrar em contato depois. Então, Jerônimo espera que seu plano de amedrontar a família de Quinzinho para conseguir um cargo na PopTv dê certo.
Em contrapartida, Moana tenta ajudar João, e depois do nome dele já está difamado em todas as mídias, ela alerta Murilo Fraga, o principal jornalista do “NOTÍCIAS CARIOCAS” a cobrir o caso, de que ele precisa averiguar outras versões dos fatos, porque não acha justo que ele tenha publicado uma matéria contra João sem consultar outras fontes, até porque, Quinzinho e Nicole tinham um caso. Assim, Murilo busca suas fontes, e ele descobre que o que Moana disse sobre a ex-VJ e o herdeiro dos Ferreira Lima era verdade. Logo, uma nova matéria sai nos jornais: “Triângulo amoroso pode ser causa do Crime da Joatinga”. E Quinzinho agora está envolvido no caso, para preocupação de Mercedes, desespero de Jerônimo, que acha que seu plano foi por água abaixo, e de Vanessa, que mentiu para a polícia a mando do pilantra e pensa que Quinzinho vai dar com a língua nos dentes. Mas a corda sempre arrebenta do lado mais fraco: João!
E enquanto Quinzinho dava seu jeito de convencer Larissa a ficar do seu lado, a mando de Mercedes, para aparentar que eles sempre estiveram juntos, e ele nunca teve nada com Nicole – sinceramente, como a Larissa foi BURRA! Como ela pode aceitar ficar do lado de Quinzinho, depois dele ter confessado seu caso com Nicole e pedido para que ela o ajudasse a livrá-lo das más notícias? Fala sério! –, Mercedes, então, dá os seus pulos para livrar sua família da desgraça. E ela consegue intimidar Murilo, porque é uma mulher influente e amiga do dono do jornal onde ele trabalha, o “NOTÍCIAS CARIOCAS”. Logo, eles têm um trato: Mercedes quer que ele foque em difamar ainda mais João, e deixe sua família fora de qualquer notícia negativa. E depois de fazer um levantamento sobre Rogê, e descobrir que ele é Jerônimo Guerreiro, “um marginalzinho” do interior de Santa Catarina, ela acha melhor escutar Quinzão, que pensa que o melhor é não o subestimar, afinal de contas, Jerônimo enganou a todos como Rogê.
Dessa maneira, ela resolve dar o cargo que Jerônimo tanto queria na PopTV, e ele consegue se tornar o mais novo diretor da emissora! Assim, as coisas continuam se complicando ainda mais contra João, porque Vanessa dá uma entrevista para uma jornalista sensacionalista, onde reafirma que foi ele quem matou Nicole. E Janaína não suporta ver seu filho sofrendo com tantas falsas acusações. Então, ela, como uma leoa defendendo sua cria, quer desmascarar aquela farsa a qualquer custo, e conta ao delegado que Vanessa e Jerônimo são cúmplices, porque a pilantra já havia ido até sua casa em busca de seu filho mau-caráter, se passando por ex-namorada dele. Logo, os dois se conhecem! E a polícia decide seguir os passos de Vanessa, para ver se encontra algum fato que prove o que Janaína disse. Mas enquanto tudo só piora para o Patotinha do bem, Jerônimo/Rogê prova o doce sabor do PODER, quando Mercedes o apresenta como o novo diretor da PopTv e, à custa da desgraça de João, ele vai subindo na vida.
MAS ISSO TUDO É MUITO POUCO PARA O NOSSO VILÃO. E, AGORA, ELE E MERCEDES ESTÃO AINDA MAIS JUNTOS NAS ARMAÇÕES PARA DESTRUIR JOÃO…

Para mais postagens de Verão 90, clique aqui

Comentários