Verão 90 – Mais complicações na vida de João



Jerônimo conseguiu o que tanto queria: seu cargo como diretor da PopTV! Mas ele ainda ia precisar trabalhar um pouco mais para ferrar completamente João, com a acusação sobre o assassinato de Nicole… a polícia estava na cola de Vanessa, depois que Janaína revelou que ela e Jerônimo eram cúmplices, e as autoridades resolveram seguir os passos dela. Então, o vilão deu seu jeito de reverter a situação, quando percebeu que a pilantra estava sendo observada à paisana por um policial… e ele fez Galdino se passar por um ricaço naquele passeio de barco em que ela esperava por ele, para despistar a polícia – e eu adorei o Galdino se passando por affair de Vanessa! E não demorou muito para Jerônimo ter outro possível problema para enfrentar: Janaína descobriu que ele virou o novo diretor do canal dos Ferreira Lima, então ela tem mais uma confirmação de que ele está envolvido com as acusações que caíram sobre João. E é maravilhoso quando Janaína invade a PopTV, na tentativa de desmascará-lo. Mas seu plano não dá muito certo.
Janaína tenta abrir os olhos de Mercedes, sobre o quanto Jerônimo é mau-caráter e o quanto ele não vale nada, porque ela não quer “permitir que ele continue lucrando com suas tramoias”. Mas a milionária já sabia muito bem quem era Rogê – inclusive eles já haviam se tornado cúmplices para acabarem com a reputação de João e, assim, livrarem os Ferreira Lima de um escândalo, com a verdade de que foi Quinzinho o verdadeiro responsável pela morte acidental de Nicole –, e Janaína acaba sendo menosprezada mais uma vez por Jerônimo e por ela. Mercedes descobriu naquele momento que a marmiteira rival de Gisela era a mãe de Rogê, e ela dá uma de ODETE ROITMAN em Vale Tudo, quando Raquel (Regina Duarte) vai desmascarar sua filha, Maria de Fátima (Glória Pires), para a grande vilã, e Odete fica do lado da vilãzinha, porque também compartilha da vergonha que Fátima tinha da pobreza em que vivia. E eu me pergunto se essa cena não foi uma referência à novela de Gilberto Braga e Aguinaldo Silva, pois os argumentos usados por Mercedes são bem parecidos com os de Odete.
Mercedes humilha Janaína sem a menor piedade, não vendo nenhum problema nos meios inescrupulosos que Rogê usou para chegar onde chegou: a direção da PopTV! E ela diz coisas horríveis para Janaína, porque ela acredita que não há problemas em ter um pouco de ambição – “se eu tivesse uma mãe que vendesse marmita em um Centro Comercial, eu seria capaz de mover o mundo para não ter que olhar para a cara dela… Você acha que eu ia dar um cargo de confiança para o Rogê sem checar seus antecedentes?”. É sério, isso é muito Odete Roitman defendendo Maria de Fátima e desprezando Raquel. Amei a semelhança com Vale Tudo! Então, Janaína conclui que os dois “se merecem”, e ela promete não deixar que Jerônimo estrague a vida de João, o que agora ela chama de seu “único filho”. E depois de dar aquela bofetada merecida na cara dele, ela vai embora, com a certeza de que a “cobra” que Mercedes acolheu ainda irá se voltar contra ela.
Enquanto isso, a fama de criminoso de João só aumentava, com matérias sensacionalistas e mentirosas de que ele cresceu sendo alguém dado à arruaças e bebedeiras, por não ter superado o fim do Patotinha Mágica. E ele sai da prisão, mas as coisas do lado de fora não estão nada favoráveis para ele, porque tem o fato de Manu estar em dúvida quanto a sua inocência, porque ela sabia que Nicole dava mole para ele, além de ter visto a ex-VJ o beijar na festa de lançamento da PopTV… então, com as acusações e algumas provas forjadas, ela pensa que João pôde sim ter tido algo com Nicole. Mas, posteriormente, Manu passa a confiar em seu amado, e a ficar ao seu lado também. Assim, enquanto aguarda o julgamento, João vai atrás de provar sua inocência de alguma maneira, mas tudo parece em vão. Dessa maneira, Mercedes e Jerônimo armam mais uma pra cima dele.
Depois de descobrir, através da polícia, que foram encontrados vestígios de sangue do assassino no corpo de Nicole, Mercedes consegue saber qual é o tipo sanguíneo de João, quando Jerônimo lhe passa essa informação. Então, ela aciona seus contatos no IML e forja o resultado do sangue encontrado nas unhas de Nicole como sendo compatível com o de João, livrando, assim, Quinzinho de qualquer prova do assassinato da ex-VJ. E tudo vira mais um escândalo, e mais uma suposta prova contra João, quando Mercedes dá seu jeito para que a notícia vaze na imprensa. Porém, ainda existe um fio de esperança para João, quando Herculano diz que viu Vanessa na casa da Joatinga, e eles vão até à delegacia para que o cineasta testemunhe a favor dele. No meio de toda aquela confusão, lá estava Manu, toda fofa, apoiando João e colocando sua imagem em risco, quando dá uma entrevista afirmando que “confia nele, que ele não tinha nenhum caso com Nicole e que irão vencer aquela batalha”, além de declarar que “estará ao seu lado”. Linda!
Então, para completar seu plano de incriminar, definitivamente, João pelo assassinato de Nicole, Jerônimo precisa dar um jeito de segurar o falso testemunho de Vanessa até o dia do julgamento. E ele cala a boca da pilantra com a promessa de que ela será a nova VJ da PopTV, o que a deixa deslumbrada – “imagina quando chegar a minha vez? Se pé-rapado eu já sou metida, famosa eu vou ficar insuportável!” –, mas as coisas mudam, e Vanessa passa a desconfiar que está sendo enganada por Rogê quando descobre que Rafaela Stor veio do exterior para ser a nova VJ. Àquela altura, João já havia tido a oportunidade de falar com ela, e conseguido plantar uma dúvida em sua cabeça a respeito da lealdade de Jerônimo… então, talvez ele consiga provar sua inocência, se Vanessa se aliar a ele. Talvez!

Para mais postagens de Verão 90, clique aqui

Comentários