Verão 90 – Jerônimo incrimina João



 “QUER DIZER QUE TU É O IRMÃO APAGADINHO DO JOÃO GUERREIRO?”

As coisas pioraram drasticamente para João! Enquanto tudo parecia estar dando certo na vida do ex-Patotinha – seu namoro com Manuzita, e a realização de fazer um programa para a TV, o VIBRATION, na PopTV –, nada dava indícios de que seu mundo ia virar de ponta-cabeça. Ele estava vivendo o sonho que sempre sonhou: amar Manu, e ver se tornar realidade sua ideia de levar até um público jovem uma atração bem alto-astral. Então, estava tudo certo! Porque além de emplacar num romance com Manuzita, ele agora também era o mais novo e famoso VJ do pedaço. Mas seu mundo estava perto de desmoronar, pelo simples fato de que uma bem-bolada armação de Jerônimo estava prestes a ser posta em prática: a acusação de João pelo assassinato de Nicole! Logo, as tramas foram se desenrolando, tanto para ele quanto para Jerônimo, que conquistava cada dia mais uma “amizade sólida” com Quinzinho.
Jerônimo ajudou Quinzinho com o episódio do sumiço do playboy da festa de lançamento da PopTV, quando o riquinho largou tudo para ir ficar com Dandara. E no dia seguinte, a mídia toda estava atrás de saber onde tinha ido parar o herdeiro desaparecido dos Ferreira Lima. Assim, Jerônimo inventa um falso sequestro para livrar Quinzinho dos falatórios do real motivo de seu sumiço (a bela Dandara) e da fúria de Mercedes, que de louca de vontade de dar aquele puxão de orelha em seu filho, por conta de sua irresponsabilidade num dia tão importante como a festa da PopTV, passou a ficar preocupada com seu desaparecimento, quando Jerônimo usou Galdino para dar aquele telefonema se passando por um sequestrador que estava em posse de Quinzinho. Com esse capítulo encerrado, Jerônimo acabou tirando a sorte grande, porque o playboy ficou lhe devendo uma, e agora ele considerava Rogê como sendo mais que um amigo, ele era alguém da família! E conquistar a confiança de um Ferreira Lima era tudo o que Jerônimo mais precisava para seus planos irem adiante. E ele conseguiu!
Logo, Quinzinho o presenteou com uma bela temporada na mansão da Joatinga, como forma de agradecimento pela ajuda que seu mais novo e fiel amigo lhe deu. E aquela casa ia ser a chave de Jerônimo para cavar a sepultura do próprio irmão, o incriminando, futuramente, por algo que ele não fez. Com tudo indo às mil maravilhas na PopTV, com a aprovação do sensacional piloto do VIBRATION – “Putz! Chocante! Pô, irado… Uau!” (Palavras de Manuzita) –, João ganha uma festa de Quinzinho para comemorar o sucesso do primeiro programa no ar. Mas João não quer saber de comemorar sua nova conquista profissional festejando com uma turma de playboys, ele prefere assistir e comemorar seu sucesso com uma festa mais a sua cara: ao lado de Manuzita, com a sua própria galera da comunidade, e atacando também de DJ! Assim, histórias que se interligariam foram se desenvolvendo e também se entrelaçando – e essas histórias eram as de Jerônimo, João, Quinzinho e, por fim, a de maior ápice, a de Nicole.
A primeira VJ da PopTV estava cansada das promessas de Quinzinho, de terminar seu namoro com Larissa para ficar com ela. E depois que descobre que ele vai marcar a data do casamento com a namorada – mesmo sem saber que isso era uma pressão de Mercedes em cima dele –, Nicole vai até a cobertura dos Ferreira Lima tentar armar um escândalo, para impedir que Quinzinho faça o pedido. Mas Mercedes a impede de subir, e não cede às chantagens dela, de dizer para todos os jornais que foi expulsa da casa dos donos da PopTV. Então, Mercedes deixa que ela vá em frente, mas a ameaça com a destruição de sua carreira, o que fará com que ela não consiga emprego em “lugar nenhum da face da terra”. Logo, Nicole se sente pressionada a não fazer nada contra Quinzinho, embora ela queira que ele pague por tê-la enganado. E é aí que as coisas começam a se complicar.
Nicole acaba descobrindo onde vai ser a festa de comemoração da estreia do VIBRATION: na mansão da Joatinga. E ela decide ir até lá, depois que termina tudo com Quinzinho, briga com ele – por não suportar mais aquela enrolação toda no relacionamento deles –, e se demite da PopTV. Então, Nicole está com muito ódio de seu ex-amante, ainda que ela o ame. Mas antes disso, Jerônimo se desespera, porque as coisas começam a dar errado para ele, quando Mercedes o apresenta como Rogê para Herculano e o cineasta o reconhece como Jerônimo. Então, o vilão sabe que sua máscara de jovem rico e bem-sucedido pode cair, pois ele desconfia que Herculano tenha se lembrado dele. E enquanto o cineasta finge não o ter reconhecido, para ganhar tempo e poder contar à Janaína o paradeiro do filho que ela tanto está procurando, desde que chegou no Rio, Jerônimo consegue se livrar de Diana, enquanto ela tenta enrolá-lo para que Herculano consiga ir falar com Janaína sobre onde o vilão se encontra.
Àquela altura, Janaína já havia descoberto que Jerônimo estava aprontando no Rio de Janeiro, depois que Moana o reconheceu como Rôge, quando foi fazer uma entrevista com ela sobre o seu empreendedorismo no ramo das quentinhas, e pediu para dar uma olhada em fotografias de família. Então, Moana confirma que Rogê/Jerônimo é um amigo dos Ferreira Lima. Logo, Janaína pensa que Herculano já sabia que seu filho estava metido com a família de sua ex-esposa. E depois de esclarecer que praticamente havia acabado de descobrir a mesma coisa, Herculano diz aonde Jerônimo está, e Janaína vai até a mansão da Joatinga atrás do filho, porque Diana não pôde segurar o pilantra por muito tempo, mas conseguiu informações sobre onde ele estava morando. E Jerônimo se surpreende com a visita de Janaína, que ficou muito feliz por tê-lo finalmente encontrado. Mas essa felicidade era somente dela, pois Jerônimo não a queria por perto, e pediu para que ela fosse embora.
Mas Janaína, sabendo que ele se meteu em alguma encrenca, ao vê-lo hospedado naquela mansão, fingindo ser uma pessoa que ele não é, oferece sua ajuda a Jerônimo para consertar alguma burrada que ele tenha feito, porque ela é mãe, e quer o melhor para ele. Então, Jerônimo dá uma de Maria de Fátima (Glória Pires), em “VALE TUDO”, quando rejeita a ajuda de Janaína e a humilha, com ofensas que a magoam. Jerônimo demonstra o quanto não a quer por perto, porque ela “é um atraso de vida”, e ele fugiu de Armação do Sul para se livrar dela e de João, porque não aguentava mais ter que aturar a “cabecinha de pobre dela”. Assim, Jerônimo revela o quanto sente vergonha de Janaína, por ela ser uma mulher pobre, assim como também revela o quanto não suporta o passado de pobreza que até pouco tempo ainda vivia, porque ele se considera alguém que “pensa grande”, e uma pessoa que pensa como ela, vai passar a “vida esquentando a barriga no fogão”.
Gente, Jerônimo é a Maria de Fátima de VALE TUDO em VERÃO 90? E a Janaína? Ela é a Raquel (Regina Duarte), a mãe pobre da personagem de Glória Pires, que vivia sendo humilhada pela filha por conta de sua pobreza? O fato é que as semelhanças entre os personagens criados por Izabel de Oliveira e Paula Amaral com os criados por Gilberto Braga e Aguinaldo Silva são imensas. Depois de assistir à maravilhosa cena entre Dira Paes e Jesuíta Barbosa, me veio instantaneamente à mente tais similitudes. Será que foi apenas uma coincidência, ou as autoras de VERÃO 90 estavam homenageando as grandes personagens de Regina Duarte e Glória Pires no megassucesso que foi VALE TUDO? Fica a dúvida! Só queria enfatizar que eu captei na hora as semelhanças, até mesmo no tipo de diálogo, porque Maria de Fátima tinha horror a pobreza. Assim como Jerônimo também tem. E assim como Raquel, Janaína também é uma mulher pobre, batalhadora, honesta e digna, e que não tem nenhuma vergonha de sua origem humilde.
Mas similitudes à parte, vamos voltar para VERÃO 90. Depois de ser humilhada por Jerônimo, Janaína respeita a decisão do filho de não querer mais vê-la e nem querer que ela o procure mais, e ela vai embora arrasada, mas não sem antes deixar claro que Jerônimo, um dia, voltará a procurá-la. E ela dá graças a Deus por João ser bem diferente dele. Assim, é chegado o momento de João desmascarar Jerônimo, quando ele descobre que Janaína foi humilhada pelo irmão mau-caráter e não aceita que sua mãe passe por aquela afronta. Então, os dois se enfrentam na mansão da Joatinga. E João dá aquela lição de moral em Jerônimo, defendendo a honra e a honestidade de Janaína, porque o irmão não vale nada, e a mãe é alguém que sempre batalhou para não deixar que os dois passassem por nenhum tipo de necessidade. Dessa forma, tudo vira um escândalo! Porque João abre os olhos de Quinzinho, sobre ele ter sido enganado por Jerônimo usando a identidade de alguém que ele nunca foi: Rogê!
Logo, Quinzinho não se agrada em nada por ter sido passado para trás, e expulsa Jerônimo da mansão, acabando com todas as mordomias que havia dado a ele. E Quinzinho ainda debocha de Jerônimo, quando descobre que era ele um dos irmãos Guerreiro do Patotinha Mágica, mais precisamente o irmão sem carisma e o apagadinho do grupo. Então, Jerônimo não se conforma com João estragando mais uma vez os seus planos, e os dois entram em uma luta que era claro que Jerônimo perderia. E essa luta continua em um outro momento – quando Jerônimo está tomado pela inveja, pela raiva, e se sentindo humilhado por João e pela turma de Quinzinho. E ainda tinha aquela história de “irmão sem carisma do Patotinha”, que estava mexendo com ele, porque a verdade é que Jerônimo sempre soube que João conseguiu superar o fracasso do grupo infantil no passado, que o irmão levou a vida a diante, e agora estava fazendo sucesso como VJ; um sucesso que Jerônimo jamais alcançou. E ele se sente um lixo por isso. Então, ele quer uma revanche com João. E os dois voltam a se enfrentar.
E é claro que aquela nova briga não ia terminar bem, porque Jerônimo está descontrolado, e mesmo que não tivesse a intenção de fazer uma maldade maior com João, ele acaba empurrando o irmão de um barranco. Assim, Jerônimo tem noção do que acabou de fazer, e ele se desespera, porque João pode estar morto… mas, horas depois, João acorda ao lado do corpo morto de Nicole, e ele não entende o que aconteceu. E quando ele se dá conta de que Nicole está morta, ele pede por socorro. Porém, àquela altura, a polícia já estava na mansão da Joatinga, e Vanessa estava servindo de testemunha para os oficiais, confirmando, de forma bem convincente, que havia visto João empurrar Nicole do alto do penhasco. E para piorar ainda mais a situação, a polícia o flagra, acordado, ao lado do corpo da ex-VJ. Assim, as coisas se complicam para ele, que é rendido e levado preso, como único suspeito pelo assassinato de Nicole Ferraz. E tudo o que ele consegue explicar, no meio daquele desespero todo, é que estava brigando com o irmão, e que é inocente quanto as acusações que caem sobre ele.
Assim, somos levados para um flashback na trama: “ALGUMAS HORAS ATRÁS, NAQUELA MESMA NOITE…”, para descobrirmos o passo a passo de como tudo realmente aconteceu. E eu gosto de como a novela entra num clima policial que nos chama atenção… debaixo de uma forte chuva, enquanto João e Jerônimo discutiam, Quinzinho tentava se desculpar com Nicole por não ter cumprido com sua palavra de ficar com a amante, e ter pedido Larissa em casamento. E ele não quer terminar seu caso com a ex-VJ, mas Nicole não quer mais saber dele, e ela está muito alterada… então, no meio daquela discussão, para se desvencilhar de Quinzinho, ela acaba caindo do penhasco, e os dois se desesperam, porque a vida de Nicole está por um fio, enquanto Quinzinho tenta salvá-la a segurando pelo braço. Mas, mesmo assim, ela acaba escorregando e caindo, e seu corpo sofre um baque no chão. Nicole está morta!
A única testemunha era Vanessa, e ela acaba presenciando tudo, enquanto todos os convidados estão dentro da mansão por conta da chuva do lado de fora – a pilantra havia fugido do esconderijo que Jerônimo a havia colocado, para que ela não queimasse o filme dele com Quinzinho, caso o playboy os visse juntos. Assim, Quinzinho está desesperado, porque aquilo vai estragar a sua vida. Logo, Jerônimo vê naquilo a oportunidade de reatar sua amizade com um dos herdeiros dos Ferreira Lima, e ele convence Quinzinho de que é seu único amigo naquele momento, além de contar tudo o que aconteceu entre ele e o irmão durante a briga à beira do barranco. Então, Jerônimo é frio e calculista, e pensa em o quanto pode se dar bem com um plano que compromete a vida de seu João. E ele fala sobre como pretende livrar Quinzinho daquela roubada: colocando o corpo de João ao lado do de Nicole para incriminar o próprio irmão. Mas Quinzinho não tem coragem de fazer parte daquilo, não tem coragem de acusar ninguém, e sua cabeça está a mil.
Dessa forma, fazendo a linha amigo, Jerônimo amedronta ainda mais Quinzinho, para que ele aceite o plano, afinal de contas, o que fazem com filhinhos de papai na cadeia não é nada bom, sem falar que quando ele sair será taxado de assassino para sempre. E ele dá a cartada final para convencer Quinzinho de que seu plano vai ser uma boa naquele momento: Jerônimo coloca Vanessa para fazer a acusação. Então, a pilantra se torna cúmplice daquele crime! E ela faz a desesperada, quando entra dentro da mansão pedindo por socorro, e diz a todos que viu João empurrar Nicole do penhasco. Assim, todas as situações conspiraram para que João se ferrasse, enquanto tudo dava indícios de que aquela artimanha de Jerônimo poderia ser considerada um crime perfeito! Depois de ser preso, a vida de João deu uma volta enorme, e agora ele estava no olho do furacão, com todas as acusações pesando sobre ele.

Para mais postagens de Verão 90, clique aqui

Comentários