Por Tu Amor (20 anos) – Primeiro capítulo



HOJE, “POR TU AMOR” ESTÁ COMPLETANDO 20 ANOS! E é uma delícia estar escrevendo sobre essa trama que eu tanto curti, há mais de uma década, através do SBT. Assim como também é uma delícia ter novamente esse meu lado noveleiro mexicano desperto. As novelas mexicanas já foram mais presentes em minha vida, afinal de contas, creio eu que todo noveleiro brasileiro já teve uma fase fã de novela mexicana em sua vida, ou que ao menos tenha acompanhado pelo menos uma das várias que o canal de Sílvio Santos tenha transmitido. Volta e meia, me vejo com um certo saudosismo referente a essas telenovelas que costumava acompanhar, e ultimamente estou começando a rever minhas preferidas do passado e algumas atuais também – mas, agora, no idioma original, deixando de lado as dublagens brasileiras.
Para começar essa minha sessão nostalgia de novelas mexicanas, eu escolhi Por Tu Amor, uma telenovela que costuma ter os elementos que eu amo em uma trama: praia, sol, e histórias que se desenvolvem sob cenários paradisíacos. Eu amo uma novela praiana! Me lembro bem da minha expectativa a respeito da novela que, aqui no Brasil, não foi transmitida no horário nobre do SBT, mas sim, dentro do horário vespertino de telenovelas que o canal mantém até os dias de hoje. Mas dentre todas as minhas expectativas, havia uma em especial que atiçava mais a minha curiosidade – Gabriela Spanic, a eterna Paola Bracho e Paulina Martínez do tremendo sucesso A Usurpadora, em um novo papel, a forte mocinha María Del Cielo. E ao mesmo tempo em que me soava curioso ver Gabriela totalmente transformada para Por Tu Amor – com um novo cabelo, quase tão loiro quanto o de XUXA, e longuíssimo também –, essa transformação para María Del Cielo também me soava estranha, porque não estava acostumado com a atriz assim.
Com uma pele pra lá de bronzeada, para viver uma protagonista litorânea, a atriz deixou a todos com uma certa empolgação para vê-la encarnar um outro personagem que não fosse as gêmeas protagonistas de A Usurpadora, ainda mais porque Por Tu amor, foi uma telenovela logo em seguida, e a memória do visual e a interpretação de Paola e Paulina ainda estava bem viva em nossa mente. Bem sabemos que Por Tu Amor não obteve, nem de longe, o mesmo êxito de A Usurpadora, mas, aqui no Brasil, ela consolidou alguns bons índices de audiência no horário da tarde, suficientes para uma reprise – que não caiu muito bem no gosto popular, e foi picotada para meros 35 capítulos. Ainda assim, devo dizer que foi uma telenovela bastante carismática, ao menos em minha opinião, e eu verdadeiramente me sinto feliz por estar revendo e escrevendo sobre ela no Hoje é dia de NOVELA.
O primeiro capítulo da trama é bem ágil. Com uma primeira fase que se passa rapidamente, a novela me recativou! E me fez querer mais e mais de sua história, que, aos poucos, eu fui relembrando como era. Aurora – também interpretada por Gabriela Spanic nesta primeira fase – é uma mãe e esposa amável, uma jovem mulher que é dedicada e atenciosa tanto com suas duas filhas, María Del Cielo e Brisa, quanto com seu esposo, Nicolás. E é incrível como Gabiela Spanic não tem absolutamente nada a ver com Paola ou Paulina em sua interpretação, que, por sinal, eu adoro! E eu gosto de como na primeira cena, ela canta uma canção de ninar para Brisa dormir, e depois ajuda Cielo, em uma oração para o anjinho da guarda, para que sua primogênita consiga pegar no sono… então, estamos em San Carlos, Guaymas, no ano de 1980.
Logo, Aurora e Nicolás decidem ir até Hermosillo, para oferecer sociedade nos negócios da família, os Montalvo, a Luciano, o compadre deles que nunca vai bem nos negócios e está sempre se dando mal financeiramente… assim, Aurora aconselha Nicolás a não ficar mais emprestando dinheiro para Luciano, e que, ao invés disso, lhe dê uma estabilidade financeira, o convidando para trabalhar com eles na empresa, e, assim, ajudá-lo a se reerguer na vida. Dessa forma, eles partem em viagem para Hermosillo e conseguem fazer o acordo com Luciano. Mas na volta para casa, Aurora e Nicolás sofrem um acidente, e ela vem a óbito. E o desespero toma conta dos Montalvo, quando a polícia chega na mansão para dar a notícia à Mamá Paz, a avó de Cielo e Brisa, e mãe de Nicolás, de que seu filho está em estado grave no hospital e sua nora não sobreviveu.
E, então, Mamá Paz precisa ser forte, porque a pequena Cielo escuta toda a conversa com a polícia, e começa a chorar a morte de sua mãe. Depois de confortar sua neta, a assegurando que aquilo só pode ser um “equívoco”, Mamá Paz tem a certeza de que Aurora está mesmo morta, ao ir reconhecer o corpo da nora no IML. Então, ela precisa dar a notícia a Nicolás, que ainda está em estado grave no hospital, e desesperado por notícias de sua esposa. Assim, a tristeza se abate sobre os Montalvo, enquanto Cielo faz uma promessa de sempre cuidar e proteger sua irmãzinha… em paralelo a tudo isso, conhecemos a história de Alma, a esposa de Luciano, uma mulher que não aguenta mais as agressões do marido violento. Alma recebe uma proposta de seu amante, Sandro, de passar alguns meses com ele em Nova York, para transformá-la em uma grande estrela da música. Mas Alma, além de achar que foi um erro ter se envolvido com Sandro, não quer deixar seus dois pequenos filhos para trás.
Porém, ela acaba aceitando fugir com Sandro, porque ela a convence do futuro que poderá dar aos filhos quando for uma cantora famosa, além de poder se livrar de vez das agressões de Luciano. Assim, Alma vai embora, com a promessa de voltar para buscar seus filhos, e a despedida dela com eles é triste, porque Alma está em prantos, e ela só tem a oportunidade de dizer um adeus enquanto eles dormem. E ela deixa uma carta para Luciano, dizendo que foi embora com alguém que a valoriza e pedindo que ele cuide bem de seus filhos, porque ela voltará por eles. Assim, Luciano se ira com a traição da esposa…
Logo, 18 ANOS SE PASSAM, e enquanto Brisa é uma adolescente que só quer vida boa, Cielo se tornou uma mulher forte e espetacularmente BELLÍSSIMA. Só queria deixar claro que o caráter de Cielo me pareceu um tanto próximo ao de uma certa personagem de Gabriela que prefiro não mencionar – Paulina Martínez! PRONTO, FALEI.
Mas Cielo sabe ser forte e doce ao mesmo tempo, porque ela é uma filha maravilhosa e trabalhadora, além de ser a irmã-mãe de Brisa, cumprindo com a promessa de sempre cuidar dela, embora ela nem sonhe que sua irmã mais nova é completamente apaixonada por seu noivo Sergio, o mais renomado médico de San Carlos, e que ela está a ponto de não aguentar mais guardar esse segredo. Logo, outro personagem surge na trama, Marco Durán, um milionário que decide investir em negócios no povoado litorâneo. E ele rapidamente se encanta por Cielo, quando a vê tomando banho de mar, e decide descobrir quem é ela – gente, como Gabriela Spanic estava linda! Que cuerpo! Assim, ele acaba a encontrando em uma loja da cidade, mas a tentativa de se aproximar de Cielo não é nada agradável.
Com um jeito sedutor barato e machista escroto, elogiando, de cara, a beleza de Cielo e seus lindos olhos, Marco leva o maior fora dela, que acha um insulto e atrevimento ele tocá-la sem sua permissão. E o temperamento forte de Cielo o deixa ainda mais atraído por ela, e ele descobre sua identidade, quando consegue informações sobre ela com a funcionária da loja… então, voltamos para a história de Alma, ela consegue o estrelato, mas vive uma vida desagradável ao lado de Sandro, que a impede de voltar para o México atrás de seus filhos, enquanto mantém em seu poder seus documentos e contratos – ele definitivamente não era o bom homem que aparentava ser. E ele ainda a faz se prostituir com clientes asquerosos, que almejam passar noites com a grande estrela. De volta a San Carlos, chegamos ao fim do capítulo, quando Marco aparece na empresa da família de Cielo para conversar com seu pai, sem ao menos conhecer Nicolás, e pedir a mão dela em casamento. E neste mesmo instante, surge Cielo, que escuta a conversa e fica abismada com a petulância do desconhecido.
…casamento? Como assim? Só tenho a declarar que foi um final de primeiro capítulo MARAVILHOSO! Amando rever Por Tu Amor!


Para mais postagens de Por Tu Amor, clique aqui

Comentários