Verão 90 – A vingança da Duquesa



“EU SEI O QUE VOCÊ FEZ NO VERÃO PASSADO… E EU VOU CONTAR!”
De pilantra à Duquesa! Vanessinha soube investir muito bem a grana que recebeu dos Ferreira Lima para mudar seu depoimento no julgamento de João. Ela acabou ferrando o ex-Patotinha em troca de uma passagem sem volta para Londres, além de uma mesada bem gorda – até porque, ter Mercedes como inimiga não seria uma boa ideia, e ainda tinha o fato dela ter sido desprezada e traída por Jerônimo. Depois do julgamento, a pilantra arrumou suas malas e vazou para o exterior. Aquela cena no aeroporto parecia até último capítulo de novela, com Vanessa fazendo aquele gesto da banana antes de entrar no avião – “Vai se ferrar, Rogê! Até nunca mais, Brasil!”. Impossível não lembrar de Marco Aurélio (Reginaldo Faria) fazendo o mesmo no final de Vale Tudo, em uma cena que virou uma das mais emblemáticas da teledramaturgia brasileira. Amei! Mas ela decidiu quebrar o trato e voltar às origens, porém, Vanessa não era mais a pilantra sem eira nem beira… agora ela era a Duquesa de Kiev!
E que maneira melhor de voltar à Pátria Amada do que por cima da carne seca, hein? Eu adorei o grande retorno da pilantra… mas antes de se revelar completamente, como a nova esposa de Alexander, o Duque de Kiev, Vanessinha decidiu dar aqueles sustinhos em Jerônimo, com aquelas mensagens ao melhor estilo filmes de suspense: “EU SEI O QUE VOCÊ FEZ NO VERÃO PASSADO!”, o que deixou o vilão se borrando de medo. Pois em toda parte havia sempre uma ameaça presente, e aquilo já estava deixando Jerônimo perturbado. Vanessa estava decidida a se vingar de seu ex-parceiro de pilantragem, porque Jerônimo a havia usado para sustentar seu falso testemunho contra João até o dia julgamento, e ainda tinha o fato dele querer vê-la fora de sua vida, porque um relacionamento com uma pilantra tinha “prazo de validade”, e o deles já começava a feder. Ela descobriu tudo através daquele plano em que ela conseguiu gravar uma conversa de Rogê com Quinzinho sobre o que ele ia fazer com ela depois que o irmão fosse condenado: se livrar de Vanessa! Porque não aguentava mais a pilantra no seu pé.
E foram várias as mensagens de ameaças enviadas a Jerônimo, como aquela escrita a batom no espelho do apartamento dele; a ligação anônima com voz misteriosa; um bilhete misterioso deixado em um buquê de flores, entre tantas outras que deixaram Jerônimo atormentado. Porque Vanessinha estava com sede de vingança… haviam se passado anos, e agora ela queria que ele pagasse por tê-la usado e a rejeitado. E ele até acusou João de estar por trás das mensagens ameaçadoras, quando o irmão foi lhe fazer uma visita para deixar claro que ele não ia desistir de sua vida só porque o vilão o havia sacaneado, e que a verdade sobre o assassinato de Nicole ia aparecer. Depois de receber uma cópia da fita K7 que continha a gravação de seu plano de usar Vanessa até o dia do julgamento para depois lhe dar um pé na bunda, Jerônimo desconfia que é a pilantra quem está por trás das mensagens ameaçadoras. Então ele pede para Mercedes para que Figueirinha a encontre, e descubra o que está planejando, porque se ela falasse a verdade sobre o crime da Joatinga, ele e os Ferreira Lima cairiam.
Assim, estava chegando a hora de Vanessa aparecer de vez, e após receber mais uma ligação anônima, marcando um encontro na pensão da Odélia, no Catete, Jerônimo tem a certeza de que ela estava o tempo armando para amedrontá-lo… logo, ele vai até o local, e é bem engraçado quando Jerônimo pensa que Vanessa está escondida debaixo dos lençóis e leva aquele susto ao ver que era Galdino. Então ele descobre que o também parceiro de pilantragem estava metido nesse rolo todo de mensagens anônimas, quando Galdino revela que fez uma cópia da fita porque “nunca se sabe o dia de amanhã”. E ele estava magoado com Jerônimo, por tê-lo botado pra correr de seu apê, além de declarar que a grana que ele havia lhe dado para que se mandasse para Guarapari já tinha acabado (rs) – a relação desses dois será eterna! Logo, faltava pouco para Vanessa ressurgir: Alexander já tinha comunicado a Mercedes sobre sua visita ao Brasil, e ela decide organizar um jantar para recepcionar o seu grande amigo, quase marido no passado, já que ela, um dia, teve a oportunidade de se casar com o Duque de Kiev, mas preferiu Quinzão.
Àquela altura, Jerônimo estava afim de impressionar o Duque, porque o nobre tinha interesses em uma parceria com a PopTv brasileira na Rússia. E a grande surpresa do jantar foi a nova esposa de Alexander, a nova Duquesa de Kiev. Depois de algum suspense, ele anuncia Vanessa, enquanto todos aguardavam ansiosamente para saber de quem se tratava… e a entrada da pilantra é triunfal, deixando todos de queixo caído – eu amei aquele CHIQUÉRRIMO modelito azul! Vanessa estava toda trabalhada num visual pra lá de elegante, e com um ar de superioridade que eu adorei. Então, além de deixar todos surpresos, ela também os deixa com medo, já que é a única testemunha do crime contra João. E já não dá mais para calar a boca dela com dinheiro ou ameaças por estar enfrentando gente poderosa, porque agora ela era a PODEROSA! E eu aplaudi a falsidade dela com os Ferreira Lima, fingindo gratidão por tudo o que eles fizeram por ela em Londres, patrocinando seus estudos… além de declarar que seria eternamente grata por tudo. E ainda tinha aquela olhada dela para Jerônimo, do tipo: Eu estou pronta para a vingança!
Assim, Alexander declara que os Ferreira Lima devem à Vanessa a parceria dele com a PopTv, porque ela já havia lhe contado o quanto eles foram generosos com sua Duquesa, enquanto ela esteve fora do Brasil, e que foi ela quem insistiu para que ele fizesse negócios com eles. Com tudo descoberto – que era Vanessa por trás dos recadinhos anônimos e ameaçadores, que Galdino estava plantando a mando dela para assustar Jerônimo –, ela decide colocar seu plano de vingança contra seu ex-amante em prática. Vanessa passa dar as cartas, e eu adoro vê-la mandando em tudo sutilmente, mas com um ar de ironia bem escancarado, porque tudo o que ela tem vontade, Alexander realiza. E ele quer abrir uma PopTv na Rússia, só para satisfazer a vontade de Vanessa de ser uma estrela do canal por lá. Mas para fechar negócio, ele exige que ela comece a apresentar o DISQUE PopTV imediatamente, para que sua Duquesa adquira experiência.
Então, Vanessa consegue o que quer, porque os Ferreira Lima não queriam bater de frente com um amigo tão poderoso quanto o Duque de Kiev, ainda mais com as suspeitas de que ele fazia parte da Máfia Russa rolando solta. E, soberana, pois agora ela sabe que eles terão que engolir a suas vontades, principalmente seu grande alvo, Rogê, Vanessa consegue desbancar Rafaela Stor, a atual apresentadora sensação da PopTV e sua rival na disputa pelo programa no passado, quando Jerônimo a enganou dizendo que ela seria a apresentadora, mas colocou a Rafinha em seu lugar. E quando ele dá umas mancadas na direção da programação do canal – como aquela vez em que ele fechou negócios com os patrocinadores sem antes consultar Madá sobre um programa diário, e depois quis consertar sua burrada colocando Vanessa em um telejornal Pop, que ela recusou, porque não tinha planos de ficar no Brasil, e ele não deveria ter cotado o nome dela sem antes também consultá-la –, as coisas pioram para o pilantra, porque Alexander não gosta desses erros de Rogê, e ele cogita cancelar seu contrato com a PopTV.
Porém, Mercedes dá um jeito de reverter a situação: ela resolve agradar o Duque, tirando Jerônimo do cargo de diretor de programação. E ele tem que engolir aquela situação, mesmo argumentando que fez coisas boas pela PopTV, como triplicar o faturamento da emissora com o seu trabalho. E é claro que Vanessa adora tudo aquilo, porque ela quer concluir sua vingança contra o pilantra que a deixou de lado. E Alexander sabe disso, por isso, ele não hesita em fazer as vontades dela, para que sua Duquesa veja Rogê na ruína. Mas lá pelas tantas, o Casal Pilantra revive um flashback… porque a verdade é que Vanessa nunca esqueceu Jerônimo. E o clima acaba esquentando novamente, com eles apagando aquele tesão todo na cama, ainda que a pilantra não entregue de cara os seus sentimentos. E ela faz questão de declarar que não precisa dele, quando ele propõe uma nova parceria com ela, porque seu “Duque dá tudo o que ela quiser”.
Assim, depois de transarem, e relembrarem os velhos tempos, Jerônimo acredita que a pilantra está em suas mãos novamente. E talvez, quem sabe, ele estivesse mesmo certo…

Para mais postagens de Verão 90, clique aqui

Comentários