Chocolate com Pimenta – Ana Francisca é humilhada no Baile de Formatura



“VOCÊ NÃO VAI ATRÁS DESSA RIDÍCULA!”
Definitivamente não há limites para a crueldade. Bárbara descobriu que Aninha estava grávida de Danilo, e decidiu afastá-la de seu sobrinho da pior maneira possível: a humilhando diante de todos no Baile de Formatura com a ajuda de Olga… e as coisas se complicaram para Ana Francisca, num momento em que ela pensava que tudo caminhava para um final feliz com Danilo. Bárbara resolveu fingiu ser sua amiga, assim como fingiu que estava feliz com a notícia de que Aninha esperava um filho de Danilo. E para manter a falsa amizade, ela até propôs bancar todos os custos de Ana Francisca com o baile, pois aquela notícia sobre a gravidez merecia ser contada a Danilo de uma forma especial, e em grande estilo: na noite do baile. Então, Bárbara deu um jeito de tirar o sobrinho de Ventura por um tempo, até que arquitetasse um plano para que Aninha pensasse que ele queria vê-la humilhada, e que novamente havia brincado com seus sentimentos como da última vez, naquele incidente do beijo em público armado por Olga.
Assim, Bárbara não quis que Olga soubesse das últimas novidades envolvendo a gravidez de Ana Francisca. E tudo o que sua cúmplice precisava saber era que ela ia dar um jeito de acabar com aquele romance entre Danilo e a neta pobretona da verdureira… então ela descobre o ponto fraco de Aninha através de Olga, quando a vilãzinha conta sobre a humilhação que a “pata-choca” passou na noite do beijo, quando pensou que Danilo só quis usá-la para humilhá-la diante de todos. Ou seja, Ana Francisca não suportaria uma nova “brincadeira” vinda de Danilo. E é justamente ali que Bárbara tem uma ideia cruel: dar um jeito de fazer Aninha ser humilhada em público, mais uma vez. E pior, fazer com que ela pensasse que Danilo havia sido o responsável por aquilo, porque se ela concluísse que ele estava “rindo” dela outra vez, ela desistiria dele, e ele a acharia ridícula.
Contando com a ajuda de Olga, Bárbara só precisava que alguém fizesse o serviço sujo. E Olga aproveita que o soldado Peixoto morre de amores por ela, para influenciá-lo a fazer o que Bárbara pedir na noite do baile. Então, tudo caminha para a derradeira grande humilhação de Aninha em público… e é uma das cenas mais emblemáticas de “Chocolate com Pimenta” ao melhor estilo “CARRIE. Enquanto Aninha pensava que aquela realmente seria uma noite especial – porque ela tinha certeza que Danilo aceitaria sua gravidez cheio de felicidade, e agora ela também tinha o suposto apoio da família dele –, as coisas não saíram em nada como ela pensava. Quando a Madre chama por seu nome, para que ela receba seu ramalhete, Peixoto aproveita a deixa para jogar, do alto, aquele balde de tinta verde em Aninha. E ela é ridicularizada diante de todos, como Bárbara havia planejado, e como Olga havia desejado.
E aquela perversidade foi de cortar o coração – e não tem como não elogiar Mariana Ximenes em cena. Ana Francisca é simplesmente o seu melhor papel! Então, não há o que fazer, porque o pior já havia ocorrido. Aninha estava suja, humilhada e destruída em público, com todos zombando dela e ninguém para ampará-la. Assim, antes do ocorrido, ela havia visto Danilo no baile, e estava contente por ele estar ali. Mas ele, de volta a Ventura, nem sequer imaginava que a “surpresa” que a tia Bárbara estava preparando para ele, naquela noite, se tratava daquilo, porque a verdade era que ele nem queria estar ali. Mas ela o havia convencido a ir, com a desculpa de que algo de bom o esperava naquele lugar – bruxa! Logo, o olhar de felicidade que ambos tinham trocado foi substituído pelo desapontamento de Ana Francisca, quando ela se lembra da vergonha que passou na noite do beijo e associa aquela nova humilhação a Danilo, achando que tudo não passou de mais um plano dele para ridicularizá-la em público.
E é assim, com Aninha em prantos, envergonhada, e saindo às pressas daquele lugar, que o sonho da noite perfeita do Baile de Formatura, e a chance de dar a notícia de sua gravidez a Danilo acabou… e ele até tenta ir atrás dela, porque sente pena, mas Olga o impede – “Você não vai atrás dessa ridícula!”. E sinceramente: como Danilo foi frouxo naquele momento. Ele viu o estado em que Aninha estava, e não fez nada para buscar uma explicação para aquilo. Danilo simplesmente a deixou partir sozinha. E para piorar ainda mais as coisas, ele passou a pensar besteiras quando viu Ludovico ampará-la, e Ana Francisca sair com o amigo daquele lugar cheio de maldades contra ela. Dessa forma, ao menos por enquanto, Olga e Bárbara haviam conseguido o que tanto queriam: fazer Aninha pensar que Danilo nunca a amou, e separar os dois. Mas muita coisa ainda estava por acontecer, e elas não perdiam por esperar…

Para mais postagens de Chocolate com Pimenta, clique aqui.



Comentários