O Outro Lado do Paraíso (As Vinganças de Clara) – Cai a máscara de Renato



“EU NÃO VOU ME CASAR COM VOCÊ. VOCÊ TENTOU ME MATAR”
Por essa ninguém esperava. Renato não era o bonzinho que pensávamos que fosse. E toda a trama de Clara ganhou novos ares com isso, assim como novos obstáculos para a protagonista vencer. Foi uma grande jogada de mestre do Walcyr! Clara agora tinha um novo inimigo… bem, na verdade, ela apenas descobriu que sempre teve mais um, porque ele sempre esteve ali, escondido, apenas esperando o momento certo para atacar. E quando Clara descobre coisas negativas a respeito de Renato, ele antecipa seu lado vilão para agir contra ela. Gente, eu não posso negar que adorei ver o Renato como vilão. E pensar que eu já torci por ele e Clara como par romântico um dia – ainda bem que mudei logo de time assim que o Patrick surgiu na novela. Renato ajudou Clara em todas as vinganças dela, ele era aquele que a incentivava a se vingar e estava sempre ao seu lado. E como desde o início da novela ele sempre foi um bom moço com ela, ficou meio fácil mesmo de ela quase cair naquela armadilha do casamento.
Como sabemos, tivemos uma parte da trama – quando Clara retorna poderosa para Palmas – em que ela pensa que Renato tentou matá-la, naquela história do caixão com ela dentro ter sido jogado no mar com o consentimento dele, quando supostamente ele a estava ajudando a fugir do hospício. Mas depois que Renato a convence de que não sabia que aquele era um procedimento usado pelo manicômio para descartar seus mortos, ela volta a acreditar nele, e todas as desconfianças se dissipam, tanto que ela acaba abrindo seu coração para o amor novamente, lhe dando uma chance e aceitando seu pedido de casamento… no fundo, não porque o amava, mas porque sentia gratidão por tudo o que ele já havia feito por ela. Tomaz já o chamava de pai, então, quando Renato lhe diz coisas referentes a constituir uma família com ela e o garoto, Clara se comove com aquilo, e vislumbra uma possível família feliz ao lado dele; afinal, eles eram grandes amigos, e essa família podia dar certo.
Ela teve a chance de se livrar de uma cilada muito antes de descobrir quem de fato Renato era, quando Lívia, sabendo do plano dele, e se sentindo ameaçada de perder a guarda de Tomaz depois que Renato e Clara se casassem, resolve ir falar com ela. E Lívia lhe fala sobre saber “qual é o plano de Renato”, até porque ela “foi casada com ele durante anos”… então, Lívia tem a chance de dizer a Clara sobre Renato ter se casado com ela pelas esmeraldas, porque durante o casamento ele sempre a induziu a pedir a guarda de Tomaz para os dois, simplesmente porque ele sabia que quem tivesse a guarda do garoto também teria o controle das esmeraldas… assim, Clara pensa que Lívia foi até ela para envenená-la contra Renato por ciúmes, mas, depois, ela também entende que Lívia está com medo desse casamento, porque “é óbvio que se ela se casa com um homem que o filho chama de pai, tem muita chance de ganhar um novo processo de guarda”. Elas batem de frente, e é fácil entender Clara não confiando em Lívia: sua ex-cunhada ajudou Sophia a colocá-la num hospício para ficar com seu filho…
Dessa maneira, o aviso de Lívia sobre Renato ser uma má pessoa não surte efeito, e Clara continua acreditando cegamente no amor dele por ela, porque Renato “já a amava muito antes da história das esmeraldas”. E ela se recusa a acreditar que ele “é um homem ambicioso que quer as esmeraldas, e que quando conseguir vai se livrar dela”. Então, Lívia desiste de convencê-la de qualquer coisa… mas a opinião de Clara muda no dia do casamento, quando ela encontra, casualmente, ou por forças do destino, aquela pasta que o avô lhe deu com alguns pertences de seu pai, e vê uma foto de Renato ao lado dele. Logo, Clara percebe que foi mesmo enganada. E eu adoro ela indo até o fim com aquela história de casamento só para humilhar Renato. Clara quer vingança, e ela abandona Renato no altar, acabando de vez com os planos dele de se apossar das esmeraldas através de um casamento com ela.
Diante do juiz de paz, Clara é fria, e se nega a ter Renato como seu legítimo esposo. Ela o humilha na frente de todos os convidados… e é um vexame, porque Clara o acusa de ter tentado matá-la. Nas cenas seguintes, descobrimos a verdadeira face de Renato, e é uma cena maravilhosa de assistir. Ele quer saber os motivos de ela tê-lo abandonado no altar, porque “sempre esteve ao seu lado”, e tenta fazê-la voltar atrás na decisão do casamento – “Eu não vou me casar com você. Você tentou me matar”. Clara, então, lhe mostra o conteúdo da pasta, a foto de Renato com seu pai, antes de ele frequentar o antigo bar da família e as notas fiscais de compra de dinamites em seu nome, ou seja, ele já conhecia o pai de Clara muito antes de sua morte, e tinha negócios com ele. Logo, Renato confessa que o conheceu, e que ele e Jonas tinham um combinado: forneceria os explosivos, e que se Jonas encontrasse um bom veio de esmeraldas, eles dividiriam a fortuna.
Dessa forma, Renato ainda tenta ganhar a confiança de Clara, explicando a ela o porquê de nunca ter contado nada: basicamente porque não poderia chegar falando sobre esmeraldas, e depois de um tempo escondendo algo não dava para voltar atrás… ele ainda tenta convencê-la de que a ama, mas Clara tinha montado o seu quebra-cabeça, porque nos últimos tempos o plano de Renato estava “cada vez mais evidente”, porém, não quis enxergar por querer se casar com ele. Então, mais informações são jogadas para desmascará-lo de uma vez, quando ficamos sabendo o que Patrick descobriu através de uma ligação para o hospício: os médicos admitidos sabiam de todos os métodos cruéis que eles usavam lá dentro, inclusive os enterros no mar – “Você sabia que o meu caixão ia ser jogado no mar”. Eu preciso admitir que a interpretação de Rafael Cardoso estava incrível. Eu gosto quando Renato muda sua feição e assume de uma vez o seu lado vilão em questão de segundos. É instantâneo, e o personagem nos causa revolta ao revelar suas atrocidades. Com sangue nos olhos e revoltada, Clara conseguiu desmascará-lo (MARAVILHOSA!). Renato queria mesmo o controle das esmeraldas o tempo todo.
Ele surpreende ao falar de sua aliança com Sophia, a vilã o ajudou com o emprego no hospício, e ele só precisava de um caixão para colocar Clara dentro: o de Beatriz. Assim, temos Renato revelando que deu os remédios errados para a tia-avó de Patrick, para matá-la e depois usar seu caixão que seria jogado no mar com Clara dentro… Patrick se descontrola ao saber que sua tia foi assassinada por Renato, e ele parte pra cima do vilão para esganá-lo. A confusão se intensifica ainda mais quando Gael chega na casa, e escuta da boca de Renato que ele “tentou, sim, jogar o caixão com Clara no mar”. Então é Gael quem quer matá-lo. E Renato provoca, quando revela que depois que Clara voltou ainda mais rica, se aproximou dela para ajudá-la em suas vinganças por interesse, e que se não fosse a maldita pasta cuja existência ele nem conhecia, eles estariam casados… e que seu plano, depois do casamento, era matá-la.
Realmente são cenas espetaculares. Eu gosto do jogo de cena; dos closes; das interpretações, e principalmente de toda essa reviravolta na trama. Rafael Cardoso nos convenceu facilmente no papel de vilão. Agora, com sua farsa descoberta, Renato parte para o plano B, e Clara não perde por esperar, quando ele se unir a uma antiga pessoa que fez parte da vida dela: a ex-patroa má, Fabiana!

Para mais postagens de O Outro Lado do Paraíso, clique aqui.

Comentários

  1. É muito legal quando as novelas têm esses plot twists assim, de "transformar" em vilão personagens de quem gostávamos e tal haha

    ResponderExcluir

Postar um comentário