Desalma 1x08 – Ivana Kupala

 

“ENTÃO UM CORPO PODE TER DUAS ALMAS?”

Foi um bom episódio, embora eu estivesse esperando por mais da celebração a Ivana Kupala como o próprio título nos fazia crer que teríamos. Mas ao invés de um foco na festa pagã, e nas coisas sobrenaturais que poderiam acontecer no meio disso tudo, tivemos um episódio mais centrado em Anatoli e nas explicações a respeito das coisas sombrias que continuam atormentando o garoto… o que também foi algo bom, já que estamos chegando perto do fim da temporada e algumas coisas precisam ser esclarecidas. Depois de descobrir que Haia mantém uma pessoa aprisionada no porão da sua propriedade (no episódio anterior), Pavlo está disposto a proteger a tia de futuros problemas que ela possa vir a enfrentar por conta disso. E apesar de eu já desconfiar quem seja essa pessoa – Aleksey –, a série parece ter deixado a identidade desse prisioneiro, em segredo, como um trunfo para o finalzinho da temporada…

E eu quero muito ver no que isso vai dar.

Partindo para o Anatoli, temos uma rápida cena dele escutando vozes e indo parar na floresta, e, ao que tudo indica, parece ter sido um chamado de Halyna… aos poucos, mais coisas estranhas envolvendo o garoto vão surgindo ao longo do episódio – Novamente, Anatoli voltando a ser o centro das atenções da série após um episódio sem grande foco, o que eu achei ótimo para não saturar o personagem. Em uma conversa com Ignes, Giovana descobre quem é a Halyna dos pesadelos do Roman e sobre o assassinato da garota, além de também descobrir que o marido foi para a Europa depois de ele e Boris chantagearem o pai de Ignes por terem testemunhado Aleksey assassinar Halyna, sem falar que ambos não fizeram nada para ajudá-la, e nós sabemos bem o porquê… ou seja, a coitada da Giovana descobriu que foi casada há anos com um lixo de homem.

Quero só ver quando a Giovana e a Ignes, de fato, descobrirem o real motivo dessa covardia do Roman e do Boris em não ajudar a Halyna: a fotografia dos dois se beijando que ela havia conseguido tirar. Será que teremos Giovana e Ignes descobrindo que seus respectivos maridos tinham um caso? Assim, para Ignes, não é coincidência que Roman tenha se matado em uma cachoeira, e ela também resolve contar a Giovana que Anatoli está sendo assombrado e que acha que é o espírito da Halyna quem está fazendo isso com seu filho. Então, depois de também saber que Roman veio a Brígida para falar com Haia, é a vez da Giovana falar das coisas esquisitas que estão acontecendo com ela e com a Emily, porque ela sente que há algo a espreitando, assim como há algo rondando sua filha…

E ainda tem o fato de que a Emily está com medo do Anatoli, porque ela disse que ele “não é uma criança”. Paralelo a essa cena de Ignes e Giovana, Anatoli passa mal na escola e não sente mais as pernas. No hospital, as coisas ficam ainda mais sinistras com toda a questão de que ele está com o pulmão degenerado como o de alguém que fuma há anos. E então Giovana revela que Roman estava da mesma forma, além de ter dias que estava fraco a ponto de não conseguir andar. Logo, ligando os pontos, sabemos que Roman está em Anatoli. E enquanto Ignes está com medo de que Halyna possa matar Anatoli, Giovana parece começar a sentir que talvez o seu ceticismo terá que dar lugar a crença no sobrenatural. E é como a Ignes lhe disse durante a conversa na igreja: “Agora você vive em Brígida. Essa cidade não é como as outras”.

Diante dos acontecimentos bizarros, e das coisas que ficou sabendo sobre Roman, Giovana decide procurar Haia para descobrir o que ele queria com ela quando veio a Brígida… e depois de revelar para Haia os pesadelos dele com Halyna, a feiticeira não acha que Giovana esteja preparada para ouvir sobre transmigração de almas, mas ainda assim ela acaba explicando para ela o que isso significa – só queria dizer que essa foi a cena que eu mais prestei atenção em todo o episódio, porque a mente meio que dá um bug com essa história de transmigração de almas. E mesmo com a Giovana achando toda essa história um absurdo, a Haia lhe diz que talvez essa seja a única chance de ela conhecer quem o marido realmente é… assim, paralelo a cena das duas, temos a cena da Haia fazendo o ritual de transmigração de almas em Roman.

E depois de jogar as cartas, Haia confirma para Giovana que Roman e Anatoli trocaram de almas no processo de transmigração, e que Roman está se fortalecendo em Anatoli… e então é a vez da Giovana ficar com a mente bugada com essa informação (realmente tudo isso é muito louco) – “Mas, então, Roman era Anatoli?” / “Em parte, sim” / “Então um corpo pode ter duas almas?” / “Ocorreu uma anomalia”. Então, quando Haia descobre que Roman foi cremado, entendemos o motivo de Anatoli estar sendo atormentado – “Quem faz a transmigração de alma precisa ter o seu corpo enterrado… Isso é uma regra, não pode ser quebrada. Corpo e alma são desconhecidos um para o outro, leva um tempo para se alinharem. É necessário a presença do corpo, mesmo que morto, para que a alma se apegue e entenda, aos poucos, que deve partir. Se for cremado, a alma fica vagando e reclama seu corpo de origem de volta, que já está ocupado por um outro morador”.

Acho que ficou claro que com o corpo de Roman cremado, a alma de Anatoli está vagando. E ele está sendo assombrado pela própria alma, querendo seu corpo original outra vez enquanto Roman se recusa a partir (Ok, entendido). Acho que as peças estão começando a se encaixar. E essa explicação da Haia sobre transmigração de almas era tudo o que precisávamos para entendermos o comportamento sombrio do Anatoli… depois, Giovana conta para Ignes o que Roman fez, e talvez agora a Ignes também possa compreender melhor o que está acontecendo com o filho. No mais, “Ivana Kupala” nos trouxe Boris revelando para Ivan o seu caso com Roman, falando como eles estavam apaixonados e sobre os planos de irem embora de Brígida para recomeçarem uma vida juntos, além de também falar da prova que Halyna tinha contra eles (a foto) e de como a morte dela foi um alívio para os dois.

E sinceramente falando, eu ainda gostaria muito de ver o Boris ser atormentado pela culpa de ter sido tão covarde no que diz respeito a morte da Halyna… mas ao contrário de Roman, eu não quero que ele cometa um suicídio para amenizar o sofrimento, eu quero que ele sofra com essa culpa eternamente. Nada justifica eles não a terem ajudado por conta de uma fotografia comprometedora. Estamos falando de uma vida. Tivemos também, uma surpresinha bacana nesse episódio, quando descobrimos que, na verdade, a terapeuta bizarra da Ignes é a Irmã Anninka. E eu fiquei, tipo: Será que ela também fez transmigração de almas? Acho que essa é a única explicação para ela ter adotado um novo corpo. Sei lá.

O fato é que Anninka sempre foi uma grande amiga de Haia, e ela lhe faz companhia em todas as noites de Ivana Kupala durante todos esses anos… e então elas festejam a tradição brindando às bruxas. E agora que eu sei que a psiquiatra sinistra é Anninka, uma bruxa, talvez eu comece a confiar mais nela (rs). Por fim, comentando sobre Ivana Kupala, os jovens estavam animados com a festa pagã… felizes e se divertindo. E até tivemos Melissa e Iryna fazendo seus pedidos amorosos para a Deusa Kupala. Mas convenhamos que transformar a grande tradição de Brígida em uma RAVE quebrou toda a atmosfera mística que a festa deveria ter… o que foi que fizeram com Ivana Kupala? Não achei muito legal, não. Na verdade, achei esquisito. Enfim! Para finalizar o episódio, Emily desaparece na festa, e talvez tenha chegado a hora de se cumprir as palavras de Haia para Melissa: de que ela ainda iria perder alguém que amava.

Eu ainda torço para que nada de ruim tenha acontecido com a Emily, ela não merece.

Para mais postagens de Desalma, clique aqui.


Comentários

  1. Eu fiquei torcendo pro coitado do Anatoly recuperar o corpo dele de volta. Roman é muito podre, não merece viver na criança!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente. O Roman é um imprestável que não merece nada. O Anatoli precisa ser livre.

      Excluir
  2. Eu ainda não consegui entender a morte da halyna! Ela tava sendo pega pelo Aleksey, ela caiu num buraco? (Antes de jogar ela no rio)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Samia! Que bom ter você por aqui. Então... quando a Halyna tenta se desvencilhar do Aleksey, ela escorrega, bate a cabeça em uma pedra e desmaia. Ela ainda estava viva quando ele a jogou no rio, só havia desmaiado. Ela de fato morreu afogada. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário