Sansão e Dalila (2011)

  

UMA HISTÓRIA DE FORÇA, SUPERAÇÃO E FÉ

Uma das minisséries bíblicas de maior repercussão da RecordTV, e consequentemente uma das minhas favoritas também, “Sansão e Dalila” causou uma boa impressão na crítica e no público naquele ano de 2011, trazendo uma maravilhosa adaptação de uma das histórias mais conhecidas da Bíblia para o universo da teledramaturgia. E essa ideia foi um acerto e tanto. Com uma livre adaptação do Livro de Juízes, a minissérie escrita por Gustavo Reiz contou, de forma cativante e dinâmica, e em 18 capítulos, a história daquele que é fisicamente considerado o homem mais forte de todos os tempos – segundo o Livro Sagrado dos cristãos.

Com um roteiro envolvente, e muito bem embasado em “livros de História; estudos já realizados; filmes e documentários” (declarações do próprio autor), além da Bíblia, é claro, os amantes de histórias bíblicas puderam acompanhar, de maneira consistente, essa trama tão instigante das Escrituras Sagradas. Com certeza “Sansão e Dalila” é uma obra para todos os públicos. Afinal de contas a minissérie tem todo aquele tom folhetinesco capaz de nos prender do início ao fim, como romance, drama, humor, suspense, ação, perseguição, traição e intrigas. É ou não é uma boa receita que qualquer novela usaria para chamar a atenção de seus telespectadores. Sendo assim, não é por acaso que a obra tenha conquistado tanto sucesso.

Quanto as atuações, temos um excelente desemprenho de Fernando Pavão e Mel Lisboa nos papéis principais da trama, além de tantos outros maravilhosos atores que ajudam a compor um bom time e nos convencem em seus personagens. Você quase acredita que os vários personagens inexistentes na narrativa bíblica existiram de verdade. Para deixar a minissérie com uma qualidade ainda maior, bons figurinos, cenários exuberantes e locações paradisíacas fizeram toda diferença ao nos transportar para uma época onde os hebreus, o povo de Deus, era cruelmente oprimido pelos filisteus que buscavam tomar a Terra Prometida a qualquer custo.

Particularmente, eu amo muito essa minissérie. E uma das coisas que eu não poderia deixar de elogiar é trama paralela criada por Gustavo Reiz para a personagem Dalila… o incrível filler muito bem elaborado pelo autor trouxe uma veracidade e consistência incríveis para esta personagem tão instigante. Assim, Dalila não surge do nada apenas para trair Sansão e entregá-lo para o povo inimigo dos hebreus. A personagem, que é tão importante, ganhou uma profundidade crível. Mesmo pecando um pouquinho nos efeitos especiais, “Sansão e Dalila” conseguiu superar nossas expectativas… nos fazendo ignorar esse pequeno detalhe para nos fazer mergulhar nessa história tão interessante. Para mim, essa obra continua sendo esplêndida.

No próximo dia 4, “Sansão e Dalila”, uma história de força, superação e fé, completará 10 anos, e o “Hoje é dia de NOVELA” estará trazendo reviews para, juntos, relembrarmos essa emocionante narrativa bíblica. Sendo assim, sinta-se mais que convidado a acompanhar as postagens dessa inesquecível história por aqui.

Até mais!

Para mais postagens de Sansão e Dalila, clique aqui.

Comentários