Desalma 1x09 – O Retorno

“PARA VIVER, ANATOLI PRECISA MORRER”

Reta final da temporada, e eu estou bem curioso para descobrir qual é o desfecho que nos será apresentado junto com as surpresas que a série guardou para seu último episódio… eu realmente estou esperando muito por uma boa finalização nesta primeira temporada de “Desalma”, porque eu curti bastante tudo o que foi construído até aqui – não me decepcione Ana Paula Maia. Entrando no clima deste penúltimo episódio, “O Retorno” começa de forma tensa, com Giovana, a polícia e os jovens iniciando as buscas por Emily na floresta, depois do desaparecimento misterioso da garotinha na noite de Ivana Kupala. E, bem, precisamos concordar que uma RAVE não é lugar para uma criança, não é mesmo? Sendo assim, que m*rda de ideia foi essa dos jovens de levarem a Emily para uma festa dessas? – “Como é que vocês trouxeram a Emily para esse lugar?”.

Aff! A Melissa tem grande culpa no desaparecimento da irmã, sim.

E se tem uma coisa que me deixou agoniado neste episódio foi o desespero da Giovana por não saber o paradeiro da filha – mãe é mãe, né, gente? E a Maria Ribeiro soube transmitir muito bem toda essa aflição que sua personagem estava sentindo. Eu sempre fui um grande fã do trabalho desta grande atriz. Quando a polícia precisa dar uma pausa nas buscas, Giovana não desiste de continuar procurando pela Emily. E ela usa todos os recursos que está ao seu alcance para tentar encontrar a filha, como até mesmo ir procurar a ajuda de Haia… mas a feiticeira de Brígida se recusa a contribuir com qualquer tipo de ajuda, porque ela não pode fazer nada pela filha de Roman. É, parece que o momento da Haia se vingar do Roman, por ele não ter ajudado a Halyna na noite de sua morte, chegou.

A Haia dá o seu jeito de expulsar Giovana e os jovens de sua propriedade depois que a Iryna acusa o espírito da Halyna de ser a responsável pelo desaparecimento da Emily, dizendo que a Halyna sequestrou a garota, que ela quer se vingar dos Skavronski, e que a filha de Haia é uma Mavka que ronda a floresta. Acho que se alguém tinha alguma esperança de que a Haia pudesse ajudar, neste exato momento essa esperança foi por água abaixo – ajudou pra caramba, hein, Iryna? PQP! Enfim! O fato é que Giovana não poderá contar com os poderes da feiticeira para encontrar a filha, embora eu ainda sinta que talvez a Haia não seja tão vingativa assim… eu disse “talvez”. No flashback, Olek pede a ajuda dos alunos do Santa Brígida com informações sobre o desaparecimento de Halyna, e então temos o Roman arquitetando o seu plano de ir extorquir seu tio Viktor com o que sabe sobre Aleksey ter assassinado Hakyna.

Acompanhamos, também, um pouco do tormento do Aleksey por ser o responsável pela morte da Halyna. E ele até tenta um suicídio, mas a falta de coragem o impede de ir adiante, assim como o impediu de contar a verdade à polícia do que realmente aconteceu com a filha de Haia na noite de Ivana Kupala, em 1988. E depois de termos uma cena da Haia reconhecendo o corpo de Halyna, assistimos, com mais detalhes, como Roman fez seu acordo com Viktor em troca de seu silêncio. Mais adiante, ele consegue o dinheiro que tanto precisa para ir embora para a Europa, dando uma parte para Boris, para que, no momento certo, ele possa usar o dinheiro e também desaparecer de Brígida, e ambos recomeçarem a vida juntos – e mesmo odiando os dois, eu fiquei torcendo para que tivéssemos mais um beijo deles na série… mas não rolou.

Por outro lado, depois de uma visita de Olek, Haia jura que não descansará até que o responsável, ou os responsáveis pela morte de Halyna paguem até o último centavo. De volta ao presente, Giovana continua sua busca desesperada por Emily juntamente com os jovens, mas não é nesse episódio que descobriremos o que aconteceu com a única personagem fofa dessa série. A grande surpresa de “O Retorno”, e eu diria que não foi nada tão surpreendente assim, foi a descoberta de que Aleksey está vivo. Depois de ser encontrado numa estrada qualquer pela polícia, como um louco que não tem noção de nada ao redor, Aleksey é levado para o hospital, e, lá, a enfermeira-chefe consegue se comunicar com ele e descobrir quem ele é. E, então, a vemos entrar em contato com o Padre Andreiv… e a continuação disso tudo fica para o último episódio. Assim, saberemos, de fato, qual a importância de Aleksey para o desfecho da temporada.

Eu só queria deixar claro que eu não consegui levar o Aleksey a sério, gente. Eu quase ri quando ele apareceu, porque a caracterização do personagem me fez imaginar como seria o “Capitão Caverna” em um filme live action (kkkkkkkkkkkk). Por algum motivo, ele me lembrou muito esse engraçado personagem de desenho animado da década de 70. Sei lá, achei esse Aleksey desgrenhado meio cômico (rs). Mas bora comentar o que realmente foi a melhor parte do episódio: aquela maravilhosa cena da Ignes com a Haia – Cláudia Abreu + Cássia Kis = perfeição. Isso ninguém pode negar. Para chegarmos a essa melhor parte, vamos voltar um pouquinho ao começo de “O Retorno”, quando vemos que Anatoli está morrendo pelo fato de Roman ter se apossado de seu corpo, e junto com isso ter trazido a enfermidade que ele tinha em vida.

Então, obviamente, Ignes e Boris se desesperam com essa condição do Anatoli. E ela se revolta e o culpa por tudo o que está acontecendo com o garoto, pois é o espírito da Halyna quem está fazendo isso com Anatoli, porque Boris e Roman a deixaram morrer e então ela os amaldiçoou… e é por isso que Halyna está querendo matar Anatoli. Lá pelo fim do episódio, Ignes está desesperada o suficiente com a situação do filho para fazer o mesmo que a Giovana fez com relação a Emily: ir pedir a ajuda de Haia. E depois que a Haia diz que não se importa com Anatoli e com nenhum dos Skavronski, Ignes se joga nos pés dela e implora para que ela ajude Anatoli. E é uma cena maravilhosa, com atuações igualmente maravilhosas. Cássia Kis e Cláudia Abreu num time perfeito!

Haia, então, revela o que é preciso acontecer e o que Ignes precisa fazer para que Anatoli sobreviva: “Para viver, Anatoli precisa morrer. Ser afogado, morrer… por 21 segundos, e então ser ressuscitado. Só assim a alma de Roman sai, e a de Anatoli volta para o corpo. Na hora do ritual, é importante que não haja qualquer pessoa por perto. Quando a alma de Roman for expulsa do corpo de Anatoli, é perigoso que, nessa hora, conhecida como a passagem da alma, a alma de Roman, que se encontrará vagando, possua outro corpo. Principalmente se for uma pessoa que tenha uma ligação com ele. Você vai fazer exatamente o que eu disser”. Gente, será que foi só eu que pensou que talvez o Roman possa ir para no corpo da Emily? Sei lá, me veio isso na cabeça. Assim, concordando com Haia e disposta a tudo para salvar o filho, Ignes tira Anatoli dos aparelhos e o leva do hospital… e agora é esperar para ver se esse ritual poderá mesmo salvá-lo.

Para mais postagens de Desalma, clique aqui.


Comentários

  1. Anatoli merece se livrar dessa carniça que é o Roman! Coitadas das crianças dessa série!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou com medo de assistir ao último episódio e descobrir que alguma coisa aconteceu com a Emily. Não quero que ela pague pelos erros desse podre do Roman.

      Excluir
    2. Tenho mais fé no bom senso de Halyna que no do Roman, viu?

      Excluir
    3. E não é que você tem toda a razão. Eu também confio muito mais na Halyna do que no Roman... até porque ele nunca prestou mesmo. Já, Já teremos a última postagem da temporada, conto com você para deixar seus comentários por aqui. Está sendo muito bom interagir com você. Abraços!

      Excluir
  2. Aguardando a resenha do último capítulo:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! Não vai demorar muito para ter a resenha do último episódio. Já, já estará por aqui. Abraços! Até loguinho!

      Excluir

Postar um comentário