O Outro Lado do Paraíso – A infeliz vida de Elizabeth

 


Elizabeth é o tipo de mulher que não nasceu para ser FELIZ!!! Mãe exemplar, esposa dedicada, sofre com a ausência do marido, o diplomata Henrique, que vive se dedicando muito mais às suas viagens de trabalho do que à sua própria família. Beth vive uma vida de solidão, sempre sozinha e sem o suporte que um esposo deveria lhe dar, seu único prazer é estar com a filha Adriana, uma criança de personalidade amável com uma relação encantadora com a mãe.

Beth passa muito mais tempo na companhia do sogro Natanael, um homem que vale por mil sogras venenosas, e que vive soltando FARPAS de forma sútil a respeito de como a união de Elizabeth com seu filho não é de seu agrado, por conta da origem humilde da nora. As indiretas de Natanael doem na alma de Beth, que está sempre na corda bamba em sua relação com o sogro para manter a cordialidade. A relação de ambos é demasiadamente diplomática, para não causar problemas maiores, pois Beth bem sabe o que o sogro pensa a seu respeito.
O que poderia ser a única válvula de escape da SOLITÁRIA mulher, é sua amizade com Jô, que na verdade de amiga não tem nada. Jô é uma falsa amiga, que teve um romance com Henrique na época da faculdade, e que nunca aceitou ter perdido o bom partido para Elizabeth, que por sinal sabe de toda a história dos dois, porém pensa que o romance do marido com a amiga foi apenas um casinho que ficou no passado, pois é o que Jô deixa transparecer, e assim a víbora loira pode estar rondando seu casamento a procura de uma brecha, para poder reconquistar Henrique e separá-lo de vez de Beth.
Com uma confiança plena na falsa amiga, Beth nem se quer desconfia que seu sogro e Jô possuem um acordo, “destruir o casamento de Henrique com a simples mulher do Tocantins”... Jô, então, juntamente com Natanael, decide arquitetar um plano para que o desejo de ambos se realize. A loira apresenta Renan à Beth, um homem mulherengo e empresário bem-sucedido que pode ajudar Beth a realizar um de seus sonhos de vida: ser uma estilista, e é com esse pretexto que Jô tenta empurrar Beth para ele. Mas o homem de espírito livre e atraente acaba se apaixonando de verdade por ela, que no começo tenta manter com respeito apenas uma relação de trabalho com ele.
Os interesses de Renan vão muito além de assuntos de trabalho, seu encanto por Elizabeth está cada vez mais intenso, mas ela se mantém firme em deixar claro que entre eles só haverá uma relação de amizade e profissionalismo, mas ele é insistente, e a solidão de Beth por conta da ausência de Henrique, que está longe em uma viagem, faz com que Beth comece a ceder às seduções de Renan.
O plano de Natanael e Jô começa a funcionar. Se passando por amiga de Beth, a falsiane consegue informações a respeito de como anda a relação entre Elizabeth e Renan, e sabendo que ela está se sentindo mexida, Jô incentiva a esposa de Henrique a entrar no romance, e ainda tenta causar intrigas no casamento dos dois, tentando fazer com que Beth veja o marido de uma forma negativa.
Solitária, Beth não resiste mais, e se entrega ao encanto e ao charme de Renan, e ambos começam um tórrido caso extraconjugal por parte de Beth. Com um detetive na cola da nora, Natanael consegue fotos comprometedoras dela com o amante, e quando Henrique volta de Londres conseguindo o cargo de diplomata na embaixada, Beth decide romper com Renan, pois o esposo volta com a proposta de se mudar com ela e a filha para a Inglaterra, deixando Elizabeth feliz com a ideia de viverem juntos como uma família unida, sem as ausências de Henrique no lar, e no exterior, longe das indiretas venenosas do sogro.
Sabendo das novidades na família, Natanael decide mostrar as fotos da nora com o amante para Henrique, na esperança de que o filho se separe da esposa. Porém, seu plano venenoso com Jô não obteve êxito, Henrique conclui que teve culpa na traição da esposa por ser ausente, e confessa que também a traiu. Os dois, então, se acertam e o casamento se RENOVA… Mas a felicidade do casal não dura muito, enquanto Henrique volta a Londres para acertar detalhes de trabalho na embaixada, Jô consegue convencer Beth a terminar com Renan pessoalmente, ao invés de apenas uma ligação, esperando que um último encontro entre os dois faça com que ela não resista ao ex-amante  e caia em seus braços novamente. Enquanto isso, Natanael prepara o detetive para um possível novo flagra, para mostrar posteriormente novas fotos ainda mais íntimas dos dois para o filho, na tentativa de provar para Henrique que a nora é uma VAGABUNDA e que continua a traí-lo.
Elizabeth vai até a casa de Renan para colocar um ponto final na relação dos dois, declarando a ele que o marido soube de sua traição, mas que a perdoou e que seu casamento passa agora por uma boa fase. Renan não aceita o término, e ao agarrar Beth pelo braço tentando fazer com que ela não vá embora de sua casa, e fique para uma conversa mais tranquila, acaba por causar um acidente, pois tentando se desvencilhar dos braços de Renan, Beth acidentalmente o empurra do andar de cima de sua casa. Renan cai sobre um móvel de vidro que se estilhaça no chão ferindo mortalmente sua cabeça, que começa a jorrar sangue, enquanto Beth desesperada o vê agonizando.
 Transtornada, Beth foge da casa de Renan sem saber o que fazer e esquecendo sua bolsa no local. O detetive entra na sala e consegue tirar fotos de Renan morto. Quando Beth chega em sua casa, Natanael a surpreende com sua bolsa na mão, e um jogo de chantagem começa a ser liderado por ele, que propõe a Elizabeth que ela desapareça do mapa e seja dada como morta, caso contrário ele a entregará à polícia.
POBRE ELIZABETH!!!! Sem alternativa, ela, então, aceita o plano de seu sogro para não prejudicar o esposo profissionalmente, e para proteger a filha do sofrimento de ter uma mãe na cadeia. Em um passeio com Adriana em Angra dos Reis, onde Natanael também está presente, ele consegue, então, executar seu plano. Beth embarca em uma lancha com uma dor no coração por ter que deixar sua filha, mas pensando que tudo o que está fazendo é por amor a família. Ela, então, troca de barco em alto-mar e a lancha em que estava explode, e com ela, Beth deixa sua velha vida para trás, para tentar viver AMARGAMENTE uma nova, sem sua família.
O sofrimento toma conta de Henrique, que fica desolado com o suposto acidente, e de Adriana, ao perder a mãe tão pequena. Ele, logo, decide ir a Angra prestar uma última homenagem à esposa, fazendo juras de amor eterno, e lançando com tristeza uma rosa branca ao mar. Natanael observa de longe, com alegria, Jô chorar falsamente a morte de Beth, e consolar com segundas intensões Henrique, prometendo cuidar de Adriana para ele.
…E por enquanto, até aqui, o VELHO VENCEU…
Admito que o rumo dos personagens nesses primeiros doze capítulos foram de tirar o fôlego. As cenas de Glória Pires como Elizabeth são carregadas de melancolia, o que convence o público, pelo menos a mim convenceu. E MUITO… pois Glória Pires está excelente como sempre, sem falar em Bárbara Paz e Juca de Oliveira com sua atuação perfeita. “VELHO DOS INFERNOS”… É claro que devemos tudo isso também ao nosso maravilhoso e brilhante Walcyr Carrasco…PARABÉNS!!!!


Agora é esperar por mais reviravoltas na vida dos personagens…  

Para mais postagens de O Outro Lado do Paraíso, clique aqui.


Comentários