O Outro Lado do Paraíso – Primeiro Capítulo (23 de Outubro de 2017)



Confesso que já faz algum tempo que não venho acompanhando as tramas do horário nobre da GLOBO, ao meu parecer a emissora havia perdido a mão no quesito novela das 9, e as das 7 estavam com uma qualidade bem superior àquelas consideradas as de melhor audiência. Porém, com o considerado sucesso de A Força do Querer, que por sinal também não acompanhei, decidi voltar a dar aquela espiadinha no horário NOBRE e acabei gostando muito do que vi, logo, então venho assistindo O Outro Lado do Paraíso e curtindo o resultado do trabalho que Walcyr Carrasco vem apresentando aos telespectadores.
A trama do autor começou a me conquistar em primeiro lugar por optar em mostrar um pouco da cultura do Tocantins, um estado brasileiro que não é de muito destaque em obras televisivas, eu penso que uma história mostrando as maravilhas do nosso Brasil e suas diferentes culturas em cada região, mesmo que seja por poucos capítulos, pois bem sabemos que logo se volta a focar mais no Rio de Janeiro ou Sampa, é bem válido. Sem falar na escalação do maravilhoso elenco, eu AMO Bianca Bin, Sérgio Guizé e minha querida Grazi Massafera que para mim já havia provado ser uma boa atriz muito antes de BOMBAR em Verdades Secretas, outro folhetim aliás do mesmo autor e de grande sucesso, sem falar nos veteranos Fernanda Montenegro que está uma fofa, Lima Duarte, Marieta Severo, Juca de Oliveira e a BIG Glória Pires que não entra em nenhum trabalho para ser pequena.
O primeiro capítulo começou muito bem, com uma história bem amarrada e ágil no intuito de prender o telespectador do início ao fim realmente. E posso falar por mim a trama me prendeu! Tudo aconteceu muito rápido, e muita coisa aconteceu nessa estreia que me encheram os olhos e me atiçou a curiosidade para querer ver mais. Todo mundo sabe que um bom primeiro capítulo de novela não é garantia de sucesso no decorrer da trama, mas todo noveleiro que se preze assim como eu não aguenta ficar sem experimentar aquele gostinho de uma nova história no ar. E assim lá vamos nós para mais uma novela.
A história começa mostrando a simples vida de Clara (Bianca Bin), neta de Josafá (Lima Duarte) e filha de Jonas (Eucir de Souza), uma humilde jovem que ajuda o avô e o pai trabalhando no bar de beira de estrada da família no interior do Tocantins. Jonas é um homem ambicioso, que sabe que pode haver esmeraldas em suas terras inférteis e está sempre na tentativa de explorar o solo para encontrá-las e tirar o pai e a filha da miséria, e logo nos primeiros minutos da trama morre soterrado em uma explosão causada por ele mesmo, e assim começa o drama de Clara que se vê na obrigação de cuidar do bastante idoso avô.
A jovem, então, conta com a ajuda de Mercedes (Fernanda Montenegro) uma mística rezadeira que acredita no fim dos tempos e se dedica a ajudar espiritualmente as pessoas. A boa senhora ajuda Clara a conseguir um emprego de professora no quilombo da região, é aí que a humilde moça se aproxima de Renato (Rafael Cardoso), um já freguês do bar de seu avô, e médico voluntário também no quilombo.
Renato nutre um certo interesse por Clara que parece em primeiro momento corresponder, e um encanto surge entre os dois que não dura muito, pois Gael, (Sérgio Guizé) um rico playboy de Palmas, surge em sua motocicleta envenenada levantando poeira em busca de turismo pela região e também se encanta por Clara ao ver a jovem brincando com seus alunos em meio a um campo de capim dourado, frustrando os planos de Renato, pois Clara logo engata um romance intenso com o mauricinho boa vida da capital.
No outro lado do país, somos apresentados a Elizabeth (Glória Pires), uma mulher simples que se dedica exclusivamente ao casamento com o diplomata Henrique (Emílio de Mello), que sempre está ausente e a filha Adriana (Lara Cariello). Beth sofre com a solidão por conta do trabalho do esposo que quase nunca está presente e desta vez está de partida para Londres onde pode ver uma oportunidade de se tornar embaixador. Além do mais, Beth mantém uma relação bastante diplomática com o sogro Natanael (Juca de Oliveira), com quem passa mais parte do tempo na enorme mansão onde vivem no Rio de Janeiro do que com o próprio esposo. Natanael não esconde a decepção de tê-la como nora por achar que ela nunca estará à altura de seu filho e que jamais será uma mulher refinada, digna de ser uma embaixatriz. Com uma enorme vontade de ver o casamento do filho arruinado, ele arma um plano com a falsa amiga de Beth Jô (Bárbara Paz), que já teve um romance com Henrique e que sempre desejou estar no lugar de Beth, para separar o casal.
Voltando ao Tocantins, a mocinha da trama conhece oficialmente Gael em uma festa no quilombo e ele logo arma um passeio a sós para atrair a jovem para si, o que deixa Renato enciumado e preocupado por saber que Gael não é um homem de caráter honesto. Em meio às lindas paisagens da região do Jalapão, Clara e Gael iniciam um tórrido romance. Aliás, as paisagens do lugar são um capítulo à parte que merecem meus comentários: acredito que muitos telespectadores também se viram encantados diante das belezas naturais do Tocantins, as maravilhosas dunas douradas, cachoeiras, rios de águas cristalinas, dentre tantas outras maravilhas da natureza. O cenário perfeito para o início de um romance intenso, embora eu tenha ficado com vontade de ver Clara engatar o romance primeiramente com Renato. Bom, mais isso serão histórias para outros capítulos, pois neste momento tudo que restou da atração entre Clara e Renato foi apenas uma linda amizade, embora o médico ainda esteja encantado por ela de uma forma que vai além de uma amizade, o que faz com que ele não desista de conquistar o coração da nossa PRINCESA do JALAPÃO.
Mal o romance engata e Gael já começa a mostrar sua verdadeira face, no passeio com Clara. Por coincidência, Renato aparece no mesmo lugar turístico e ela, ao cumprimentá-lo amigavelmente, causa ciúmes em Gael, que começa uma discussão por conta da amada com o bom médico da região que resulta em uma quase queda de Renato de um penhasco, sendo salvo pelo próprio rival para demonstrar que ele é quem comanda.
Passado o susto, os novos apaixonados discutem a relação, onde o boa pinta começa a fazer o típico homem que sempre se desculpa por decepcionar a amada, fazendo promessas de amor que encantam ainda mais Clara e a fazendo aceitar seu pedido de casamento.
A felicidade não é a mesma na casa de Gael quando ele anuncia para sua mãe Sophia (Marieta Severo) que vai se casar com uma jovem humilde do interior. A nova megera do momento não aceita, pois como os negócios da família não vão caminhando bem, ela prefere que ele se case com um bom partido para garantir a vida de luxo que estão acostumados a ter.
Sophia, decidida a pôr um fim no romance, viaja até o interior para conhecer Clara com o plano de comprá-la para que ela desista do casamento. Ao chegar no bar e ser recebida por Josafá, Sophia vê uma grande pedra verde na sala e desconfia que a pedra pode ser valiosa. Ao ganhar a pedra de presente da futura nora, que fica desconcertada por conhecer a sogra de surpresa, ela leva a pedra para ser avaliada e logo descobre que se trata de esmeraldas.
Ambiciosa e vendo um rico futuro milionário pela frente, Sophia aceita o casamento do filho com a jovem e o capítulo termina com um brinde da família com Clara comemorando o casamento que está por vir. Mas a nossa mocinha nem imagina que, na verdade, a sogra só está de olho na riqueza que ela nem imagina que tem.
Como eu já mencionei, o capítulo foi cheio de emoções, e tramas bem amarradas para nos prender e querer ver mais e mais. Walcyr Carrasco jogou uma bomba com tanta coisa acontecendo em um só capítulo, que por sinal eu AMEI!, independente do que está por vir, este primeiro momento da trama já me conquistou e estou com gostinho de quero MAIS.

Para mais postagens de O Outro Lado do Paraíso, clique aqui.

Comentários