Deus Salve o Rei – Catarina tenta matar Istvan



Quando Istvan (Vinícius Calderoni) retornou a Artena ansioso para rever sua noiva Catarina (Bruna Marquezine), a princesa continuou enganando o ingênuo poeta apaixonado e mantendo seu caso amoroso em segredo com o amante Constantino (José Fidalgo), Duque de Vicenza.
Ao planejar se encontrar secretamente com seu amante, Constantino, debaixo do nariz de seu noivo, Demétrio (Tarcísio Filho), o conselheiro do rei e conhecedor do caráter duvidoso da princesa, escuta Catarina dizer a sua dama de companhia Lucíola (Carolina Ferman) que irá até o lago. Demétrio, então, ao olhar pela janela do castelo vê Constantino caminhar rumo ao mesmo lago onde Catarina estará.
O sábio conselheiro logo desconfia que os amantes irão se encontrar secretamente.
Sensualmente, Catarina nada no lago atraindo o Duque que não resiste ao seu olhar sedutor e entra na água, ambos se beijam ardentemente enquanto nadam nas águas tranquilas do lago.
Enquanto Catarina trai a confiança do amoroso noivo Istvan, Marquês de Córdona, o jovem poeta caminha recitando versos de amor pelo labirinto do jardim do castelo, pensando que sua amada noiva a princesa de Artena estaria no local. Porém, ao invés de encontrar Catarina ele acaba por encontrar-se com Demétrio. O mesmo lhe diz que a jovem princesa pode estar a passear à beira do lago.
A intenção de Demétrio é desmascarar a dissimulada princesa de Artena por conta de suas atitudes errôneas.
Istvan, o Marquês, se dirige ao lago a procura de sua amada. Enquanto Catarina vive momentos íntimos com seu amante Constantino, eles escutam Istvan chamar por ela. O amante da ardilosa princesa esconde-se detrás de uma árvore para que não seja flagrado pelo noivo de Catarina.
Quando ele (Istvan) a encontra sozinha no lago, sem que ele perceba, Catarina revira os olhos de tédio, pois sabe que terá que suportar a companhia do noivo que agora está de volta a Artena. Ele logo começa a recitar seus versos poéticos quando vê sua amada noiva à beira do lago, mas rapidamente é interrompido por ela que muda de assunto para cortar a declamação tediosa.
Istvan escuta um barulho na floresta e, pensando ser um animal feroz, quando na verdade é Constantino que está a esconder-se, o jovem ingênuo Marquês tem a hilariante iniciativa de proteger sua noiva Catarina do suposto animal, o que deixa a princesa de Artena receosa pela possibilidade de seu caso com Constantino ser descoberto. Mas, sem habilidade nenhuma com armas ele acaba por atirar no próprio pé, com a flecha do arpão que tinha nas mãos depois de quase conseguir acertar Constantino, sem saber que ele estava escondido atrás de uma árvore, para alívio de Catarina que consegue acabar com aquela palhaça tentativa de Istvan de protegê-la.
Descobrindo que foi Demétrio quem disse ao Marquês que ela estava no lago e, sabendo que o Conselheiro de seu pai (Rei Augusto) desconfia de seu romance com o Duque, Catarina o ameaça ao dizer que é melhor que Demétrio cuide de sua vida.
Quando o Duque de Vicenza (Constantino) precisa partir de Artena por um tempo, Demétrio volta a provocar Catarina ao perceber que a jovem olha para Constantino montado em seu cavalo, como quem irá sentir sua falta durante o tempo em que ele estiver ausente. Percebendo que está sendo observada a dissimulada princesa enfrenta altivamente Demétrio.
Catarina: “Algum problema Demétrio?”
Jogando o jogo de Catarina, Demétrio responde tranquilamente.
Demétrio: “Vossa Alteza se refere a Artena, ou ao vosso casamento?”
Para livrar-se do Conselheiro de seu pai (Rei Augusto), quando ele se ausenta do reino para uma viagem diplomática deixando a jovem no poder. Catarina declara a Demétrio que ele está dispensado de suas funções em Artena até o retorno do pai.
A jovem sabe que o fiel amigo de seu pai (Demétrio) sempre será uma pedra em seu sapato, e que estará a observá-la todo o tempo.
Por conta de seu ferimento no pé, o Marquês acaba ficando gravemente doente ao contrair uma infecção. Aproveitando a situação, Catarina dispensa o médico que cuidava de seu noivo, e joga na lareira do aposento de Istvan enquanto ele dorme enfermo na cama, a medicina (ervas) que o mesmo médico havia pedido que preparassem para a cura do rapaz.
No entanto, a ambiciosa princesa desejando a morte de seu noivo, não contava que o mesmo se recuperasse tão rapidamente após ser benzido por um curandeiro poderoso que ele havia mandado chamar.
A essa altura a jovem já havia suspendido o envio dos convites de seu casamento para os convidados, pois acreditava que o Marquês não iria resistir a doença, já que sua saúde ia de mal a pior. Ao entrar no quarto de Istvan, Catarina não acredita que o noivo esteja completamente recuperado de sua enfermidade após o ritual do curandeiro.
Feliz e gozando de perfeita saúde, Istvan não percebe que no olhar de Catarina há um lago profundo de fúria por ver que ele está bem, ainda que ela não demonstre sua irritação com palavras.
Ciente das atitudes da princesa para tentar eliminar Istvan de seu caminho e, assim acabar com seu noivado, uma vez que a mesma suspendeu os cuidados médicos e impediu que Istvan tomasse o chá receitado pelo médico para sua cura, Demétrio, que já havia alertado a jovem sobre os perigos de suas ações, desta vez, tenta abrir os olhos do Marquês sobre o comportamento de Catarina para com ele enquanto estava enfermo (a mesma sequer visitou o noivo em seus aposentos), além de comentar discretamente sobre a amizade de Constantino com Catarina. Mas, o ingênuo e apaixonado noivo não percebe nada de anormal nos comentários de Demétrio, e sempre vê tudo pelo lado bom da coisa o que deixa o Conselheiro do Rei de Artena incrédulo com tamanha burrice.
Furiosa por ter perdido a oportunidade de aniquilar seu noivo, Catarina agora, terá que formular um plano para conseguir livrar-se de um futuro casamento indesejado…
 Opinião do Blogueiro
Eu adoro ver a forma como Catarina, personagem de Bruna Marquezine articula as situações ao seu redor para conseguir o que quer. A inteligência da personagem a torna mais interessante para o público que acompanha a trama de Daniel Adjafre.
As cenas em que Catarina se enfurece por seus planos não darem certo são as melhores da personagem, sem falar nos calientes momentos em que a atriz está contracenando com José Fidalgo, o interprete de Constantino, seu amante na novela. O texto de Daniel e seu roteiro bem elaborado fazem de Catarina uma vilã em ascensão, com grandes possibilidades de progresso durante a novela.
Marquezine está caminhando bem com sua personagem, mas volto a bater na mesma tecla, ela precisa melhorar sua atuação no quesito pronuncia robótica das falas, fato este que sendo alvo de tantas críticas posso imaginar que ela com certeza tentará melhorar e transformar sua personagem em uma vilã memorável (Tomara!).

Para mais postagens de Deus Salve o Rei, clique aqui

Comentários