Deus Salve o Rei – O plano de Catarina



Ao retornar a Artena após uma viagem diplomática, Augusto (Marco Nanini) traz consigo Mirtes (Maria Manoella), a prima despudorada de Catarina (Bruna Marquezine) para passar um tempo no reino. A relação entre ambas é falsamente cordial, uma vez que Catarina e Mirtes não se dão muito bem.
Procurando saber dos últimos acontecimentos em Artena durante sua ausência, Augusto escuta de Demétrio coisas a respeito do comportamento de sua filha Catarina com relação ao seu noivo Istvan (Vinícius Calderoni), que esteve doente e a jovem sequer teve a compaixão de cuidar do rapaz. O benevolente rei sabe que sua filha não ama o noivo, mas tem a esperança de que ele sendo o bom homem que é, de coração limpo e puro possa ajudar a mudar o caráter ambicioso de Catarina após o casamento.
Catarina recebe um pombo-correio do amante Constantino (José Fidalgo), com um bilhete informando que em breve ele estará de volta em Artena, para a alegria da princesa que estava sentindo falta de seu fiel aliado.
Quando Constantino chega no reino, ele comenta com Catarina a sós sobre o progresso de seu plano para derrubar o rei de Vicenza e usurpar o seu lugar no reino do qual faz parte (Vicenza). A jovem por sua vez não tem muitas novidades, pois seu noivo mesmo sendo impedido por ela de receber cuidados médicos, recuperou-se de uma enfermidade enquanto Constantino estava fora de Artena. Atrapalhando, assim, seus planos de anular o noivado.
O Duque de Vicenza (Constantino), logo, se torna conhecedor da presença de Mirtes no castelo e não perde tempo em galantear a jovem, o que deixa Catarina com ciúmes e ele feliz por perceber que sua amante não gostou nada de vê-lo com a prima desagradável de quem Catarina não suporta a presença.
Mirtes não fica atrás e gostando de ser seduzida por Constantino, rapidamente se envolve com ele para satisfazer sua vontade e ainda provocar Catarina.
A ambiciosa princesa de Artena vê de longe o amante seduzir a libertina prima durante um passeio pelo jardim do castelo.
Furiosa, porém, tentando não demonstrar seus sentimentos raivosos, Catarina adverte Constantino para que ele fique distante de Mirtes durante o tempo em que ela juntamente com seu pai (Rei Augusto) estiverem em Montemor para a coroação de Rodolfo (Johnny Massaro) e longe de Artena. Sentindo-se o sedutor disputado por duas mulheres, Constantino debocha do ciúme de Catarina. A jovem lhe diz “que ele terá muita coisa a perder caso se envolva com Mirtes”. O Duque, então, percebe que a ameaça de Catarina é algo sério.
Com Catarina longe de Artena, Constantino aproveita a situação para passar a noite se deliciando sexualmente com Mirtes.
Quando a jovem princesa regressa de Montemor com seu pai (Rei Augusto) ela percebe que as coisas ficaram ainda mais íntimas entre Constantino e sua detestável prima. Catarina acaba flagrando às escondidas seu amante aos beijos com Mirtes.
Sem que eles percebam o que a jovem presenciou, Catarina contém seu ciúme e usa a situação a seu favor. Ela diz a Constantino que tem um plano para acabar de vez seu noivado com Istvan. O Duque, então, se prontifica em ajudá-la.
Antes de colocar seu plano em ação, a jovem vai até a casa da Mandingueira (Rosa Marya Colin) na floresta para uma consulta espiritual sobre seu futuro. Ao chegar no local ela bate à porta do casebre e a velha bruxa abre surpresa com a visita da “Alteza”. A Mandingueira trata Catarina como qualquer pessoa que vai até sua casa em busca de saber o futuro, o que a deixa irritada.
Catarina: “O tratamento correto é Alteza”.
Deixando claro que não faz distinção de pessoas a mística a convida para entrar. Mas o que Catarina deseja ouvir não é dito pela bruxa. Ao indagar sobre sua vida e seu casamento com o Marquês, a feiticeira joga umas pedras em um grande recipiente com fogo dizendo que Catarina não se casará com o Marquês e, sim, com outro homem, o que por um instante deixa a princesa feliz.
 Supondo ser o Duque seu futuro marido, Catarina fica possessa quando a bruxa lhe diz não ser ele o homem com quem ela se unirá em matrimônio. Ela, então, exige que a feiticeira diga quem é o homem com quem ela se casará, mas em resposta tudo o que ela escuta é a bruxa dizer que nada mais lhe foi revelado.
Furiosa, ela joga algumas moedas no chão para pagar os serviços da Mandingueira e sai de sua casa extremamente agressiva por não saber nada sobre seu futuro no casamento.
Sem desistir de acabar seu noivado com Istvan para ficar com seu amante Constantino, a jovem coloca seu plano em prática. Se antes a ardilosa princesa evitava a companhia de seu noivo, o romântico poeta que só tinha olhos para ela. Agora, Catarina começa a demonstrar interesse no jovem rapaz o que o deixa surpreso, pois sua amada nunca havia demonstrado nenhum tipo de afeto por ele.
Durante um jantar a sós com Istvan, Catarina embriaga o ingênuo rapaz que pensa estar vivendo um momento romântico com sua noiva quando na verdade ela está usando de sua beleza e astúcia para ludibriá-lo e, fazer com que ele fique bêbado o mais rápido possível. O mesmo acontece com Mirtes, a prima de Catarina pensa que viverá mais uma noite intensa com Constantino em seu quarto, sem que ninguém descubra que ela é a amante do amante da prima.
Mancomunado com a princesa de Artena, Constantino ilude Mirtes e também a embriaga com vinho quando ambos estão a sós no aposento da jovem promiscua mulher.
Quando o dia amanhece, Augusto encontra Catarina chorando falsamente em frente ao quarto de Mirtes.
Catarina: “Eu custo a acreditar, mas é preciso que o senhor veja com seus próprios olhos.”
Augusto: “Mas do que você está falando?”
Ela aponta para o quarto da prima e as portas se abrem, Augusto entra no local juntamente com Demétrio que desde o início percebe que aquilo não passa de um plano sórdido da princesa.
Catarina e Constantino embebedaram Istvan e Mirtes e colocaram o jovem rapaz na cama da prima para que pela manhã, Augusto flagrasse os dois abraçados no leito e pensasse que ambos (Istvan e Mirtes) tivessem um caso.
Fingindo estar profundamente abalada, Catarina chora dissimuladamente o acontecimento criado por ela mesma juntamente com a ajuda do Duque, seu amante. Istvan acorda com o choro de Catarina.
 Catarina: “Como o senhor pode fazer isso comigo?”
Sem saber o motivo pelo qual sua noiva demonstra tanta raiva, Istvan fica sem saber como agir. Augusto diz ao rapaz que o espera na sala do trono para uma conversa, enquanto Mirtes que dormia ao lado do Marquês acorda do sono profundo.
Na sala do trono, Augusto fala ao jovem que se sente decepcionado com sua atitude de trair Catarina, pois mesmo sabendo que o Marquês não seria o melhor dos pretendentes para sua filha, ainda assim esperava que ele conseguisse com sua bondade de coração ajudar a ardilosa princesa a ser uma jovem menos ambiciosa e de coração mais brando.
Istvan implora para que Augusto não anule seu casamento com a princesa, uma vez que ele não se lembra do ocorrido na noite passada (pois havia sido embebedado por Catarina). Mesmo jurando amor à Catarina, Augusto não é convencido pelo jovem poeta e, acreditando na armação de sua filha pede para que ele se retire do castelo.
Mirtes entra no quarto de Catarina furiosa por ter caído na façanha maquiavélica arquitetada pela prima. Ela acusa Catarina de ter armado o plano.
Catarina: “Você acha mesmo que eu seria capaz de algo tão bem planejado?”
Sem paciência para o comportamento dissimulado de Catarina, ela tenta esbofetear a prima, que por sua vez segura a mão de Mirtes com altivez no olhar e a expulsa de Artena.
Antes de partir do castelo definitivamente, Istvan encontra Constantino do lado de fora e pede ao amante de sua ex-noiva, mal sabendo ele que o mesmo havia feito parte do plano, para que ele (Constantino) o ajude a reconquistar o coração de Catarina. O Duque falsamente promete ajudá-lo e, então, o jovem ingênuo poeta parte do local tristemente em uma carruagem.
Em seguida, nada ingênua como o Marquês e sabendo que foi vítima do plano de Catarina e Constantino que a fez de idiota, Mirtes esbofeteia a cara do Duque e, em seguida parte de Artena jurando voltar ao reino um dia quando Catarina estiver em desgraça.
Ainda fingindo lamentar a traição de seu noivo para o pai, Catarina recebe o consolo de Augusto que diz não acreditar na capacidade do Marquês de tê-la traído. Feliz por seu plano ter dado certo, a jovem comemora com Constantino finalmente estar livre de seu ex-noivo Istvan, o Marquês de Córdona.
O próximo passo da ambiciosa princesa é conseguir fazer com que seu pai dê sua mão em casamento ao amante, Constantino.
Opinião do Blogueiro
Eis que encontro um erro no roteiro de Deus Salve o Rei. É incontestável a atuação de Marco Nanini em qualquer trabalho que o ator se dispõe a fazer na televisão, ou em qualquer outro lugar.
O “erro” em questão assim como a crítica, não é sobre a interpretação do profissional e, sim, sobre a forma como se tornou contraditória a posição de seu personagem, Augusto, durante esta parte da trama.
Augusto é um rei benevolente, mas nem por isso ingênuo ou menos inteligente, muito pelo contrário, o Rei de Artena é sábio e extremamente experiente nas áreas de sua vida por já possuir uma certa idade avançada.
Conhecedor do caráter da filha Catarina, ele sabe muito bem que sua herdeira é ambiciosa, astuta e demasiadamente sagaz. Porém o roteiro da novela de uma hora para outra deixou o personagem meio “burro”. Pois como Augusto tão inteligente como é, pode se deixar enganar por um plano tão clichê como o de Catarina? Ainda mais sabendo que sua filha não amava o noivo. Como assim!?… De repente o sábio rei se transformou em um ingênuo homem como o personagem Istvan (que diga-se de passagem é outro personagem muito bem interpretado por Vinícius Calderoni, porém, era tão ingênuo que beirava a burrice e, ninguém é assim, nem mesmo na ficção). Difícil de engolir!
O plano de Catarina favoreceu a personagem de Bruna Marquezine, mas deixou um furo na personalidade do personagem de Nanini, que já havia construído um rei inteligente e demonstrado ao público ser incapaz de cair em um truque tão barato como o da filha, por conhecer muito bem o comportamento da jovem.
Mais atenção autores!

Para mais postagens de Deus Salve o Rei, clique aqui

Comentários