O fim do “VIDEO SHOW”



“QUASE TUDO QUE É MUITO BOM NÃO DURA PARA SEMPRE, DURA TEMPO SUFICIENTE PARA SE TORNAR INESQUECÍVEL!”
– Joaquim Lopes

É MUITO DIFÍCIL DIZER “ADEUS” A ALGO QUE SE AMA MUITO… e é com uma certa tristeza que escrevo este texto de despedida de um dos meus programas mais queridos na televisão brasileira, quem sabe até o meu xodozinho – o VÍDEO SHOW! Desde criança sempre fui um grande noveleiro, e creio que para todos os amantes das telenovelas o fim deste programa, com certeza, irá deixar muitas saudades, pelo menos em mim vai. Quando eu nasci, o VÍDEO SHOW já era um programa de sucesso – sua estreia deu-se em 20 de março de 1983 –, e logo se tornou uma febre entre os noveleiros, porque passou a transmitir as curiosidades que todos nós tínhamos sobre as novelas e não tínhamos acesso – os BASTIDORES!
E eu achava incrível ver tudo aquilo – os erros de gravações; os cenários das novelas; a preparação dos atores; os figurinos; as entrevistas com os artistas; as novidades sobre as próximas tramas; a linha do tempo de determinados artistas, contando a trajetória deles, desde o início de suas respectivas carreiras até a atualidade e muito mais sobre o por trás das câmeras de uma NOVELA. Aquelas matérias sempre me fascinaram! E eu achava tudo aquilo uma verdadeira FÁBRICA DE SONHOS! Foram muitos os memoráveis quadros que o programa eternizou, como: o “DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO”, “FALHA NOSSA” – que eu amava, por sinal –, “POR ONDE ANDA?”, “NOVELÃO DA SEMANA”, “ESPELHO MÁGICO”, onde um anônimo podia se transformar em algum personagem de alguma novela atual, além do “ANTES DA FAMA”, “ÁLBUM DE FAMÍLIA”, “LAR DOCE LAR”, onde se visitava o lar dos entrevistados e se era mostrado um pouco de sua intimidade, e o maravilhoso “MEU VÍDEO É UM SHOW”, que fazia uma retrospectiva hiper nostálgica da carreira do artista convidado, e que eu adorava assistir, entre tantos outros quadros criados pelo programa para nos conectar ainda mais com o mundo mágico que é a criação de programas e novelas da televisão.
Nós sabemos que há coisas erradas também nos bastidores, mas esse não era o foco da atração, por isso, não vem ao caso estar comentando esse tipo de coisa aqui, até porque, o VÍDEO SHOW tinha uma vibe de nos entreter com outro tipo de bastidor – o do espetacular mundo das novelas e de outros programas, e o quanto tudo aquilo era divertido… E eu não poderia deixar de fora o “VIDEO GAME”, comandado por Angélica – e confesso que não perdia um. Eu amava a disputa entre os artistas para saber quem sabia mais sobre televisão, além de ficar em casa, em frente à TV, respondendo para eu mesmo as perguntas que a Angélica fazia a eles e, modéstia à parte, eu acertava quase todas! Quantos momentos maravilhosos eu tive com esse programa, e quantos momentos incríveis ele me proporcionou! O VIDEO SHOW era, é, e sempre será um programa inesquecível, que, de fato, eu sentirei eternas saudades.
Mas a vida continua, e se tem outra coisa que eu não posso deixar de escrever e homenagear são os maravilhosos apresentadores que passaram pela atração. No início, lá em 83, o programa começou sendo comandado pela atriz Tássia Camargo, com a finalidade de comemorar os 18 anos da TV GLOBO e, de lá pra cá, mais de 60 artistas também estiveram à frente do programa, que passou dos domingos para os sábados e, como sabemos, durante muito tempo se consolidou de segunda à sexta. Mas teve uma dupla que se destacou, além de ter dado muito certo juntos, quando o assunto era bastidores da televisão brasileira – MIGUEL FALABELLA e CISSA GUIMARÃES, “a garota que quebra o coco, mas não arrebenta a sapucaia”, essa era a frase que definia a nossa CISSA! E os dois realmente formavam uma incrível dupla, levantando o astral do programa. E quem não se lembra daquelas reflexões do MIGUEL no fim de cada programa. Aquilo também merece ser eternizado.
Além deles, tivemos vários outros apresentadores que fizeram as nossas tardes mais agradáveis – ANDRÉ MARQUES, ANA FURTADO, MÁRCIO GARCIA, BRUNO DE LUCA, GEOVANNA TOMINAGA, OTAVIANO COSTA, MÔNICA IOZZI (amo!), JOAQUIM LOPES, SOPHIA ABRAHÃO e até a gagá da SUSANA VIEIRA, entre tantos outros, pois a lista é grande! E eles, com certeza, merecem ser homenageados também. Inclusive, essa foi uma das minhas grandes críticas ao último programa da atração – a falta de homenagem para aqueles que fizeram com carinho esse programa de 35 anos de existência. Isso foi muito DESRESPEITOSO com eles e com os telespectadores também. Além da equipe da GLOBO faltar ao respeito com o próprio VÍDEO SHOW, quando fez do último dia do programa mais um dia qualquer, sem nenhuma timeline sobre a trajetória da existência dele durante suas mais de três décadas no ar. ABSURDO!
Assim, tivemos um programa muito chinfrim para a sua despedida, tirando as inúmeras homenagens enviadas pelos apresentadores que já passaram pelo programa – aquilo foi muito emocionante! Mas eu nunca vou me cansar de enaltecer o VÍDEO SHOW, porque para mim ele foi um programa mais que importante para os noveleiros, e foi com muita dor no coração que eu assisti a seus últimos momentos. E quando a Sophia se emocionou ao se despedir, eu também caí em prantos! E não me conformo com o fim do programa. Não imagino mais as tardes sem os bastidores das novelas, e eu me pergunto: como eu fico sem isso? Sinceramente, a gente sobrevive, é claro, mas isso não quer dizer que não seja difícil e doloroso de superar. Eu sei que para muitos a atração já tenha ido tarde demais, porém, ainda que ela tenha sofrido altos e baixos, e que andava patinando na audiência, eu jamais desejaria que o programa acabasse. E tampouco acho que colocar “A GRANDE FAMÍLIA”, um programa que já acabou por ter saturado demais, no lugar do VÍDEO SHOW, vá resolver o problema de ibope. Me poupe, né?
Sendo assim, eu homenageio esse programa – que totalizou 7366 programas (Eita!), que se imortalizou com a canção “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”, de Michael Jackson – com todo o amor e carinho do meu coração, porque eu sei o quanto ele foi importante e, para mim, continuará sendo para toda a história da televisão brasileira. Então, faço das palavras de RENATA CERIBELLI as minhas…

“VÍDEO SHOW mora no meu coração, e tenho o maior orgulho de ter feito parte da sua história, que é também parte da história da TV no Brasil”
– Renata Ceribelli

PARA SEMPRE TE AMAREI “VIDEO SHOW”! A NOSTALGIA JÁ COMEÇOU.


Para mais Postagens Especiais, clique aqui.

Comentários