Verão 90 – A festa de lançamento da PopTV



“THIS IS THE RHYTHM OF THE NIGHT!”
A MELHOR FESTA DE TODAS AS NOVELAS QUE EU JÁ ASSISTI! Eu venho me emocionando muito com “VERÃO 90”, e não é por conta de nenhuma cena dramática do folhetim. Na verdade, a minha emoção vem da delicadeza que toda a equipe da novela está tendo com a reprodução da década de 90 na trama, afinal de contas, a história é sobre essa época deliciosa que marcou a vida de muitos brasileiros. E assistir as cenas da novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral é uma verdadeira viagem no tempo! Porque os detalhes em cada momento fazem toda a diferença, e eu realmente me sinto nos anos 90, essa década que também marcou os primeiros aninhos da minha vida de uma maneira especial – com as músicas que embalavam a época, os figurinos, o estilo de vida, as gírias, as danças, e, é claro, as festas. É tudo muito nostálgico em “VERÃO 90! Isso não dá pra negar.
E quando toca certa música da época, ou eu vejo aquela cena onde os personagens usam e/ou contracenam com objetos muito usados naquela década – como aquele aparelho telefônico de disco da casa da Manu, em que, na época, você precisava fazer um verdadeiro exercício com os dedos, ao girar os números para completar uma chamada –, eu acabo me emocionando. Sem falar nos orelhões da década, que você ainda precisava inserir uma ficha para conseguir ligar para alguém, ou, então, as fitas cassetes, as VHS, os pequenos aparelhos de rádio FM, o fusquinha azul de Manuzita, os tênis all star, que estavam em alta na década, e que na novela são usados tanto pelos personagens jovens quanto pelos adultos, os óculos de sol, que hoje são retrô, e que também, por sinal, estão super em alta novamente… entre tantas outras coisas já utilizadas em cena na novela, o que faz de “VERÃO 90” uma agradável volta no tempo – tão agradável, que é impossível você não se sentir nos incríveis anos 90. A Globo está impecável nos detalhes!
Uma prova desse cuidado todo da equipe com uma novela fiel à década, proposta no folhetim, foi o capítulo da festa de lançamento da PopTV, que, exceto por ser um evento mega VIP, estava igualmente idêntica a qualquer BALADA da época. E eu me lembro bem daquelas que eu “frequentava” – risos –, porque minha irmã mais velha precisava me levar junto com ela, a tiracolo, em todas as que ia com o namorado ou com os amigos, caso quisesse ir a alguma, pois nossa mamãe me usava como uma espécie de espião, para depois ficar sabendo tudo o que rolou na discoteca. E tadinha da minha irmã, eu quase sempre estragava tudo, porque depois de tomar meu refri KS, eu já estava bêbado de sono e queria logo ir embora para casa dormir. E isso era tipo: muito cedo! Mas chega de falar da minha infância nostálgica nos anos 90 – acho que deu pra sacar que estou amando “VERÃO 90”, né? –, e vamos partir para essa festa incrível que foi o lançamento da PopTv.
Teve de tudo nessa super, mega, hiper, big FESTA – azaração, armação, escândalo, descobertas, fugidinhas para sexo, muito luxo, glamour, discussão, muita música boa, muita gente feliz, outras nem tanto… enfim, teve tudo o que uma boa festa de novela tem – e não só de novela, às vezes, na vida real também é assim. Depois de roubarem as camisetas-convite para entrar na festa, Vanessa e Jerônimo se conhecem, quando ele sugere uma bebida para ela no bar da Doutor Spock. Mas Vanessa nem da bola pra ele, porque ela pensa que Jerônimo é só mais um penetra. Só que após sacar a movimentação em torno dele, ela acaba descobrindo que ele é “Rogê”, o cara que está “representando” a PopTV americana no Brasil. Porque foi assim que Jerônimo conseguiu ir à festa: roubando uma das camisetas e se passando por representante do canal americano de clipes. E grande parte dos holofotes estavam sobre ele. Então, Vanessa se interessa por aquele falso ricaço, e os dois terminam transando no Quin’s Palace, depois de flertarem.
Logo, havia mais azaração e armação no ar, com Quinzinho se disfarçando de segurança da Doutor Spock para conseguir uma chance com Dandara, a bela dançarina de lambada por quem ele ficou encantado, quando a viu fazer sua sensual apresentação na festa, ao som de “Preta”, de BETO BARBOSA. E a ideia do disfarce, se deu após ele notar que não teria chance nenhuma com ela, depois que Dandara dispensa Candé, que também tenta algo com ela, mas acaba fracassando, porque ele se apresenta como um dos diretores da PopTv e oferece um emprego melhor para ela. Só que Dandara não ficaria com Candé nem que ele “fosse o último homem do mundo”, porque mesmo sem nunca ter visto a cara dele, ela sabe que ele foi um dos playboyzinhos que acusou seus amigos negros, Diego e Catacra, de roubarem camisetas-convite para a inauguração da PopTV. Então, sem saber quem de fato era Quinzinho, ela deu aquela moral para ele. E os dois acabaram indo parar naquela suíte maravilhosa de um motel para fazer aquilo lá, sacou?
Já os barracos ficaram a cargo de Manuzita mesmo, que flagra Nicole lascando aquele beijaço roubado em João, porque Quinzinho desapareceu da festa, sem cumprir com o exigido por ela – irem embora juntos do lugar –, e ela resolveu que, por conta disso, beijaria o primeiro que aparecesse na sua frente. Então, a confusão estava armada, pois Manu queria saber quem era aquela garota, e João, mesmo afirmando que não conhecia Nicole, acabou na maior saia justa. Logo, Manu arma aquela cena – mesmo com a VJ pedindo desculpas por não saber que João estava acompanhado –, a eterna Patotinha joga bebida em Nicole, e as duas discutem. Mas antes que tudo se resolva, o bate-boca chama a atenção, quando Nicole chama Manu de “maluca” – “Você beija o meu namorado e eu que sou maluca?”.
Assim, ainda tínhamos Mercedes, que repreendeu Gisela pela incompetência da filha em não conseguir se manter casada com Herculano, depois que descobre o interesse do genro em outra mulher, Janaína – “A criatura me nasce com esse rosto, esse corpo, esse sobrenome, e não me consegue segurar nem um ex-ator de pornochanchada”. Então, bêbada, como sempre, Gisela arma aquele bafão, ao fazer, muito louca, aquele quase strip-tease, mas é salva por Herculano, que evita mais um escândalo da ex-mulher. Mas no meio de todos esses acontecimentos, tivemos o melhor dessa festa: as músicas que a embalaram! E eu me arrepiei muito, ao som de “The Rhythm of the Night”, de CORONA – gente, como eu dancei, e tentei cantar corretamente, essa música na infância (Risos). E ainda tivemos outros grandes hits que embalaram este maravilhoso capítulo, e que quase me levaram às lágrimas, com tanta nostalgia! E foram elas: “Please Don’t Go” (na versão DOUBLE YOU), “Saideira” (SKANK), entre tantas outras que me fizeram amar este momento da novela, em especial.
Mas a sessão nostalgia não parou. E foi um máximo ver Nicole como VJ da PopTV, quando ela anuncia que o canal vai entrar no ar. Então, tivemos aquelas claríssimas alusões às vinhetas antigas da MTV, um verdadeiro canal de clipes no Brasil, que, aliás, também teve uma inauguração bem parecida com a da novela – ou melhor dizendo: a trama fez uma cópia maravilhosa do canal jovem brasileiro da década de 90. E aquele chroma Key intencionalmente mal recortado, com um clipe inicial mostrando cenas da “corrida espacial”, reforçou ainda mais a lembrança da MTV, afinal de contas, a PopTV é inspirada nela. E como foi bom ver imagens de CAZUZA, ainda na época do BARÃO VERMELHO, na tela, cantando “Pro dia nascer feliz”.
Também tivemos aquele elenco de apoio, se passando pelos TITÃS, quando Herculano pede para que João lhe faça um favor e anuncie o show da banda, porque Nicole, depois de levar um bolo de Quinzinho, abandona a festa, a inauguração do canal e tudo mais. Então, aquela foi a chance de João provar que era bom também como VJ. E ele anuncia os TITÃS na maior vibe, fazendo a galera vibrar. Antes disso, Herculano já havia se esbarrado com ele na discoteca, para conversar sobre a ideia de transformarem o “Onda Cavada”, o antigo programa de João na Maremoto FM, num programa de TV, porque Herculano sabia que esse sempre foi o sonho do garoto. E ele acabou juntando o útil ao agradável, pois além de João ajudá-lo com seu novo trabalho na PopTV, ele também ajudaria o filho da mulher que ama, a Janaína, a, quem sabe, realizar seu sonho. Assim, João salva a inauguração da PopTV, mesmo que ainda pense que a ideia de Herculano, de ajudá-lo a ir para a TV, seja para se reaproximar de Janaína.
E pra fechar a festa, a cantora “mascarada”, que claramente sabíamos que era a Kika – e eu devo admitir que se as autoras da trama investirem no talento musical de Jeniffer Nascimento, para a novela, eu ficarei muito grato e feliz –, arrasou em sua performance, descendo do teto, ousando no estilo e também na tremenda voz. Como é bom ouvir Jeniffer Nascimento cantando! Bom, verdadeiramente, muita coisa rolou nessa festa, não? Foi um capítulo inesquecível da novela! Que me emocionou, me transportou para os anos 90, mais uma vez, além de deixar os fãs das maravilhas da década e da novela na maior vibe “CHOCANTE”.

Para mais postagens de Verão 90, clique aqui

Comentários

  1. Verão 90 vai deixar saudades, assim como Boogie Oogie!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda a certeza! Foi uma novela maravilhosa, não é mesmo?

      Excluir
    2. Eu ainda não assisti Boogie Oogie. Mas já dei uma olhada na temática da trama na época, e espero um dia poder assistir...

      Excluir

Postar um comentário