Deus Salve o Rei – Afonso e Amália, os novos pais de Levi



Afonso (Romulo Estrela) conheceu o pai de Levi (Tobias Carrieres) durante o tempo em que passou preso, na masmorra do castelo de Artena, por ter agredido um soldado ao defender Amália (Marina Ruy Barbosa) do abuso de autoridade que o membro da guarda real exercia sobre os feirantes. Dividindo a mesma cela, os dois acabaram se tornando amigos e o pai do garoto confessou que não via seu filho já fazia muito tempo, e que estava preso há anos por ter roubado comida para sua família. O moribundo homem faleceu nos braços do novo amigo depois que Afonso prometeu encontrar Levi e cuidar do menino quando saísse da prisão. Por força do destino, enquanto voltavam da lua de mel, Afonso e Amália encontraram o garoto e sua mãe, Samara (Naruna Costa), no caminho para Artena, eles ajudaram a consertar a carroça quebrada em que eles andavam, e Afonso nem imaginava que o menino era o filho de seu amigo morto que ele havia prometido proteger.
Um tempo depois, Afonso e Amália fazem amizade com Samara e o menino, e ele acaba descobrindo quem Levi realmente é, o filho de Elias, e o garoto que ele precisa ajudar a cuidar. Ele, então, começa a cumprir com sua palavra e ajuda a mãe do menino em sua educação escolar, tarefa nada fácil, já que Levi não gostou nada de ter que estudar depois que Afonso passou a levá-lo para ser educado no castelo de Artena, após se tornar Comandante do exército do reino de Augusto (Marco Nanini). Porém, os laços afetivos entre os dois foi crescendo cada vez mais. Levi passou a ver Afonso como um pai, e a admirá-lo como homem, além de criar esperanças de vê-lo casado com sua mãe, quando Amália perdeu sua memória ao ser enfeitiçada por Brice (Bia Arantes), e todos ficarem sem saber o que de fato aconteceu com a plebeia, depois que ela decidiu pedir a anulação de seu casamento com o ex-príncipe de Montemor, mas nada disso dá certo, pois Amália reata com Afonso ao recuperar sua memória.
Para o azar do garoto, sua mãe também falece vítima da guerra entre Montemor e Artena. Durante o conflito, Levi foge para lutar ao lado de Afonso, pois ele quer ser um guerreiro como o amigo, e pensa já que pode contribuir na batalha com a sua bravura. Desesperadas, Amália e Samara saem em busca do garoto em meio “ao fogo cruzado”. A guerra havia chegado à cidade, e tudo estava um caos, Amália encontra Levi e consegue tirá-lo do meio da batalha, mas Samara é atingida por uma flecha nas costas e o menino presencia a mãe ser ferida. (Um verdadeiro choque para uma criança.) Gravemente enferma, Samara morre, mas antes pede para que Amália, sua amiga, cuide de seu filho, e é claro que a plebeia não poderia negar um último pedido, no leito de morte, de Samara. Quando a jovem vai falar com Levi, ele já sabe o que aconteceu com sua mãe, e sua revolta com Deus é até compreensível, tão jovem e, ao mesmo tempo, aparentemente tão desamparado, Amália tenta consolá-lo, mas Levi nunca a viu com bons olhos, para ele a plebeia é alguém que estragou o projeto de família que ele tinha em mente, de Afonso se casar com sua mãe e o assumir como pai. Realmente é difícil para ele substituir a mãe de imediato por outra mulher que não representava nada para ele, porém, com toda sabedoria do mundo, Amália tem paciência, e dá a Levi o tempo necessário para absorver tanto sofrimento, pois ela sabe o quanto está sendo difícil para ele se sentir culpado pela morte da mãe, pois se não tivesse fugido nada daquilo teria acontecido, e é linda a forma como ela, vai aos poucos, com toda calma, conquistando seu espaço no coração do garoto, sempre cuidando dele e o protegendo com todo o amor, mesmo com ele sendo rude com ela por diversas vezes.
Percebendo que Afonso e Amália podem ser uma ameaça para seus planos de subir ao poder como rainha de Montemor, Catarina (Bruna Marquezine) arma um plano para tirar o foco do irmão de Rodolfo (Johnny Massaro), e da jovem plebeia, de seus atos de ambição. A dissimulada princesa de Artena descobre através de Lucíola (Carolina Ferman), sua dama de companhia, que Levi possui um tio, Emídio (Rogério de Brito), que há muito não vê. Catarina sabe que se fizer com que a atenção de Afonso esteja em Levi, ela conseguirá livremente seguir seu caminho rumo ao seu objetivo. Ela, então, consegue se encontrar às escondidas com Emídio e lhe oferece um valioso broche para que ele suma com o garoto de Montemor, e não demora muito para sua tática entrar em ação. O tio do garoto aparece de surpresa na casa de Amália e, fingindo ser um homem de bem, declara que irá levar o sobrinho para viver com ele. Levi não gosta nada da ideia de ter que se separar de Afonso, que para ele já é como um pai, um protetor, alguém que ele confia e que já ama. Todos desconfiam do aparecimento repentino de Emídio, e acabam de mãos atadas, pois com um parente eles não podem mais ser os tutores de Levi ainda que tenham explicado ao tio do garoto que foi a própria mãe do menino, Samara, quem havia feito o pedido para que eles cuidassem do mesmo, e que nunca havia mencionado a existência de um irmão.
Esperta e inteligente, Amália conversa com Levi sobre o tio e descobre que ele não é um bom homem, o garoto revela que se lembra pouco da presença de seu parente, mas que o tio e sua mãe não se davam muito bem e viviam brigando. Porém, o momento mais tocante da conversa se dá quando Levi revela meio sem jeito, que gostaria de permanecer em Montemor com Afonso e com ela. Foi lindo ouvir Levi dizer essas palavras, foi uma forma de declarar que ele aceitou Amália como uma mãe, e ela se sente impotente diante da situação, Levi tem um tio, e ela, junto com Afonso, não pode impedir que ele seja levado. Mais triste que tudo isso, foi ver a jovem plebeia dizer a Afonso, com lágrimas nos olhos, que é como se ela tivesse perdendo um filho pela segunda vez, uma vez que ela teve um aborto espontâneo quando foi enfeitiçada por Brice e sofreu uma queda brusca. Foi de partir o coração! Levi se revolta contra eles ao dizer que aquilo era tudo o que eles queriam desde o início, se livrarem dele, e mais uma vez entendemos sua atitude, ele ama Afonso e Amália e, por meio de sua rebeldia tenta pedir socorro, expressar o quanto ele ama os dois e quer ficar junto com eles, o quanto ele precisa de uma família estruturada com pessoas que o amem de verdade. (Chorei!)
Para não ir embora com o tio, Levi foge da casa de Amália, deixando todos preocupados e seu tio acusando Afonso e sua amada, juntamente com a família, de estarem escondendo o garoto. Uma procura por Levi começa na cidade, Afonso vê Lucíola conversando com Emídio e a desconfiança sobre as intenções do parente do menino aumentam. Por fim, o mercenário tio o encontra escondido debaixo de tecidos em uma carroça e o sequestra. Mas a tentativa de levar o menino não teve sucesso, Afonso e Amália os encontram e ele consegue impedir o garoto de ser levado a força pelo tio tentando resolver tudo de forma pacífica, mas, no entanto, foi necessário usar a força para salvar seu protegido, afinal de contas, Afonso prometeu cuidar de Levi. 
Porém, o plano não para por aí, Emídio consegue sequestrar o sobrinho mais uma vez, Afonso monta em seu cavalo e o segue ao vê-lo fugir levando Levi em uma carroça. Uma frenética perseguição começa por entre as estradas do reino, (Adrenalina pura! Eu adoro essas cenas de ação que a novela faz em certos momentos!) Afonso é atingido por um pedaço de madeira que Emídio lança em seu rosto o derrubando do cavalo, em seguida, para salvar Levi, Amália chega em sua carroça deixando seu amado conduzi-la o mais depressa possível (Linda! Amália é o tipo de mocinha que eu adoro, destemida e corajosa). Emídio já tinha um plano traçado, vender Levi para um comprador de meninos, só que ele não contava com a astúcia do garoto de conseguir se desamarrar e fugir. Levi corre em meio a floresta com seu tio atrás dele tentando capturá-lo.
Por fim, Levi chega à beira de um penhasco e não tem mais para onde fugir, ele é surpreendido pelo tio, no mesmo instante, Afonso chega ao local, Emídio empurra Levi para o penhasco deixando o garoto pendurado. Que aflição! Todos já sabíamos que tudo iria acabar bem, mas a adrenalina da cena me deixou com o coração na boca. Afonso e Emídio lutam com suas espadas enquanto Levi faz o possível para conseguir se sustentar na beira do penhasco e não cair. Afonso vence a luta e o tio de Levi acaba tendo um destino trágico, Emídio acaba caindo do penhasco e morrendo, e Afonso consegue salvar seu protegido. Amália que havia ficado para trás para ajudar a libertar outros meninos que seriam escravizados pelo comprador, chega à beira do penhasco preocupada, ela se sente aliviada ao constatar que Levi e Afonso estão bem. A jovem plebeia encontra o broche que Catarina deu a Emídio como pagamento pelo serviço que ele não conseguiu realizar caído ao chão. Por se tratar de uma joia feminina, ela deduz para Afonso que Catarina pode estar envolvida no sequestro de Levi, pois seu amado já havia visto o tio do garoto conversando com Lucíola, juntando as pontas do quebra-cabeça, a plebeia percebe que a princesa de Artena está tramando alguma coisa.
Felizmente tudo acaba bem, pelo menos até aqui, e de agora em diante, Levi não têm mais motivos para duvidar do amor de Amália por ele, muito menos para rejeitá-la como mãe, logo, Afonso e Amália se tornam os novos pais do garoto. Eu achei incrível a elaboração desta parte da trama, Tobias Carrieres é uma criança muito talentosa, e centralizar esta parte da trama nele foi maravilhoso! Ele merecia este espaço, o jovem ator já havia demonstrado seu talento para à atuação ao interpretar “Jesus” na minissérie Justiça, onde demonstrou seu desempenho ao lado da esplêndida Adriana Esteves, que é um verdadeiro ARRASO.
Parabéns!

Para mais postagens de Deus Salve o Reiclique aqui

Comentários

  1. Acho lindaaa a relação do casal com Levi, principalmente o jeito carinhoso e maternal que Amalia trata o menino. Isso está sendo bem evidente nessa fase em que eles estão presos no cativeiro armado por Virgilio. Acho encantadoras as cenas entre eles. Amalia tem sido uma mãezona. Levi tem um jeito mais tímido, mas se percebe o quanto ele tbm ama Amalia. Tobias é um otimo ator. Espero que ele concorra ao prêmio de Melhores do Ano em Faustão como ator mirim. Gabriella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Unknown! Tudo bem? Que bom te ver por aqui. Seja bem-vindo sempre que quiser... eu também amo ver os três juntos em cena, e também espero que ele concorra e ganhe o prêmio do Melhores. Ele merece! Abraços.

      Excluir

Postar um comentário