Deus Salve o Rei – Saulo recupera a visão e tenta reconquistar Selena



Às vezes é preciso perder coisas na vida para dar valor a outras. Não é o caso de Saulo (João Vithor Oliveira). O arrogante, prepotente, indisciplinado, aluno da academia militar de Montemor parecia ter mudado seu comportamento depois que ficou cego, e até que em alguns aspectos ele realmente se transformou, mas ao que tudo indica Saulo ainda continua se sentindo o “bam-bam-bam” entre os colegas, e esse comportamento me incomoda. Eu realmente espero que ele tenha motivos para ser assim, pois pouco sabemos sobre seu passado, dessa forma, me vejo na obrigação de dar um voto de confiança a ele.
Durante a guerra entre Montemor e Artena, o jovem e exímio guerreiro (Exímio guerreiro ele realmente é. Saulo é o “cara” quando o assunto é luta.) estava lutando contra um soldado do exército inimigo quando foi atingido e acabou batendo a cabeça fortemente no chão; o resultado disso? Saulo ficou cego no mesmo instante. A partir daquele momento tudo mudou em sua vida, que se enveredou por um caminho mais tenso e deprimente. Saulo terminou o romance que havia acabado de começar com Selena (Marina Moschen), que até então, estava apaixonada por ele: não foi difícil entender o motivo de ter tomado tal decisão, ele era o melhor aluno da academia, tinha uma carreira brilhante pela frente e estava se relacionando com uma garota maravilhosa, mas de uma hora para outra se sentiu inútil e sem motivos para dar continuidade em seu namoro, e também em sua carreira militar. O jovem abandonou tudo para viver jogado “as traças”, sem expectativa nenhuma de vida, e qualquer um de nós, talvez, passaríamos pelo mesmo estado emocional que ele diante de uma situação como essa.
Mas Saulo nunca esteve sozinho, ele contou com o apoio de seus verdadeiros amigos: Ulisses (Giovanni De Lorenzi) e Selena que estavam do seu lado o tempo todo, e foi muito humana a forma como o cozinheiro, de certa forma, cuidou do amigo em uma cena em que ele leva comida para Saulo na rua, e eles conversam sobre seus problemas, pois Ulisses também estava passando por um momento difícil com sua saída da academia para seguir sua carreira de cozinheiro, e sabia o que teria que enfrentar para realizar esse sonho. Selena, por sua vez, não desistiu de colocar ânimo na vida de Saulo, e ela teve atitudes lindas para tentar fazer ele enxergar que a vida não acabava só porque ele havia ficado cego, embora seja complicado recobrar a vida normal tão rapidamente, e a guerreira sabia disso, por isso, ela teve toda a paciência necessária com ele e fez a sua parte de amiga, mesmo tendo levado um fora dele; Selena teve uma atitude nobre ao levar o jovem cego para ver esculturas de madeira em uma barraca na feira, a dona da barraca diz que as esculturas são feitas por seu esposo, que também é cego, e a jovem sabia que isso poderia surtir algum efeito no rapaz (É um momento lindo!). Aos poucos Saulo vai retomando sua rotina e colocando um pouco de vida em sua própria vida.
Mesmo passando por dificuldades, pois sofreu preconceito ao procurar emprego por sua atual condição, (Que absurdo! As pessoas deveriam se colocar mais no lugar do próximo, e dar chances para enxergar que pessoas com algum problema físico podem ter a mesma capacidade que qualquer um) Saulo não contou apenas com a ajuda de seus melhores amigos, Romero (Marcello Airoldi) o ajudou a ter mais confiança em si mesmo: o instrutor da academia passou a treinar Saulo para que ele notasse que sua capacidade como um guerreiro não havia acabado (ao menos Romero fez algo útil para alguém, já que pelo próprio filho, Ulisses, ele não andou fazendo nada além de criticar sua decisão de ser cozinheiro), mas essa preocupação toda de Romero, e sua dedicação para com Saulo me chamou atenção… sabemos que de longe o capitão do exército (na época ele ainda era capitão) sempre deixou claro o quanto Saulo era o seu preferido, por ser o melhor aluno, e me parece que tudo o que Romero quer é transferir suas expectativas de querer ter um filho na carreira militar para Saulo, como se o jovem fosse o filho que Ulisses não está sendo para ele (isso me deixa irritado). Mas, também, parece que tem algo a mais nessa história… Será que Romero teria algum outro tipo de ligação com Saulo? Tipo, pai e filho? Não sei. Quem sabe!? Bom, Saulo passou a treinar mesmo achando tudo muito ridículo e se sentindo incapaz, mas Romero conseguiu fazer com que ele se tornasse um bom guerreiro ao despertar no rapaz outros sentidos que lhe poderiam ser bem uteis em uma batalha como, por exemplo: a audição.
É maravilhoso ver Saulo se saindo cada vez melhor nos exercícios, provando que pode ser como qualquer um, ele até consegue dar uma flechada em uma laranja quando Romero a lança no ar, apenas por seguir com os ouvidos o barulho da fruta cortando o vento. Porém, quando ele menos espera, as coisas começam a mudar ao seu redor, o jovem começa a ver vultos, e enxergar chamas de fogo quando está perto delas, como a labareda que ele viu, na festa dos plebeus, no dia do casamento de Rodolfo e Catarina, quando um homem fez pirofagia para animar a festa. Sua visão deu indícios de que estava voltando, e de fato voltou. Durante um treino na academia, ele treina com Selena e começa a falar coisas que só alguém que poderia ver estaria percebendo; Saulo finge ainda estar cego enquanto treina luta de espada e escudo com a jovem, ele começa a se sair bem, o que a deixa impressionada, mas é quando ele diz que percebeu que ela não amarrou muito bem o cinto, que Selena nota que o amigo voltou a enxergar. Todos se alegram e comemoram a novidade.
Saulo está de volta!
Mas parece que ficar cego não serviu de nada para que ele aprendesse a ser um humano melhor, junto com sua visão, voltou também sua arrogância. Saulo tenta reconquistar Selena, mas a jovem parece estar em outra; mais precisamente em outro, Tiago (Vinícius Redd), que está caidinho por ela (devo confessar que entre Saulo e Tiago, fico com Tiago mesmo.) Quando o arqueiro de Artena treina com ela, espada e escudo, ele, sem querer, desfere um golpe mais forte na jovem a derrubando. Saulo, que já havia percebido que algo estava rolando entre eles, e com ciúmes, vai tirar satisfações com Tiago dizendo: “O que você pensa que está fazendo? Isso é um exercício! Não é para golpear tão forte… Isso é que dá a academia aceitar gente de fora… Um refugiado de Artena… que nunca será um soldado”. Mas Selena o coloca em seu lugar quando diz que é como qualquer aluno, e que não precisa que ninguém a defenda. (Acho que Saulo perdeu essa) Ele teve sua chance com Selena, mas decidiu dispensá-la, e as coisas não são bem assim, só porque está, novamente, se sentindo útil que será fácil reconquistá-la, ou que ela irá correr para os seus braços, novamente, assim como um dia quis estar neles.
Ao que tudo indica, a jovem agora tem outra paixão e Saulo terá que ficar chupando dedo.

Para mais postagens de Deus Salve o Reiclique aqui

Comentários